Estudo de Atos 16:13 – Comentado e Explicado

No sábado, saímos fora da porta para junto do rio, onde pensávamos haver lugar de oração. Aí nos assentamos e falávamos às mulheres que se haviam reunido.
Atos 16:13

Comentário de Albert Barnes

E no sábado – Não há dúvida de que nesta cidade havia judeus; No tempo dos apóstolos, eles foram espalhados extensivamente por todo o mundo conhecido.

Ao lado do rio – Que rio era esse não é conhecido. Sabe-se, no entanto, que os judeus estavam acostumados a fornecer água ou a construir suas sinagogas e oratórios perto da água, para a conveniência das numerosas lavagens antes e durante seus serviços religiosos.

Onde a oração – Onde havia um lugar de oração ou onde a oração era comumente oferecida. O grego também suportará, mas o sentido é o mesmo. Lugares de oração foram erigidos pelos judeus nas proximidades de cidades e vilas, e particularmente onde não havia famílias judias o suficiente, ou onde eles foram proibidos pelo magistrado de erguer uma sinagoga. Esses proseuchoe, ou locais de oração, eram simples recintos feitos de pedras, em um bosque ou embaixo de uma árvore, onde haveria um local reformado e conveniente para o culto.

Não era – estava acostumado a ser oferecido, ou onde era estabelecido por costume.

E falou às mulheres … – Isso foi provavelmente antes do início do serviço regular do lugar.

Comentário de E.W. Bullinger

no sábado = no (primeiro) dia dos sábados. Veja a nota em João 20: 1 .

fora de . Grego. exo, sem.

cidade Os textos leem “portão” .

à beira do rio = ao lado (grego. para. App-104.) do rio. Nenhum art. porque o rio (o Gangas) era bem conhecido por Lucas.

onde, etc. Os textos diziam “onde achamos que a oração estaria” . Veja nota em Atos 14:19 .

oração Grego. proseuche. App-134. Aqui um lugar de oração.

falou . Grego. laleo. App-121.

até = para.

recorreu para lá = se uniram.

Comentário de John Calvin

13. No dia dos sábados. Sem dúvida, os judeus procuravam um lugar solitário e, a propósito, quando estavam dispostos a orar, porque sua religião era então em todos os lugares mais odiosa. E Deus, pelo exemplo deles, pretendia nos ensinar que grande relato devemos fazer da profissão de ; que não o abandonamos por medo de inveja ou de perigos. Eles tinham, de fato, em muitos lugares sinagogas, mas não era lícito que se reunissem publicamente em Filipos, que era uma cidade livre de Roma. – (180) Portanto, eles se retiram para um canto secreto, para que possam orar a Deus onde não possam ser espiados; e ainda havia quem se ressentisse disso, para que pensassem que isso causaria problemas e perigo, mas eles preferem a adoração a Deus antes de sua própria quietude e mercadoria. Além disso, podemos reunir com esta palavra sábado, que Lucas fala dos judeus. Em segundo lugar, desde que ele elogie a piedade de Lídia, deve ser que ela seja judia, o que não precisa de muito debate, pois sabemos que foi uma ofensa hedionda para os gregos e romanos celebrar o sábado ou assumir ritos judaicos. Agora, entendemos que os judeus escolheram a margem do rio, mas porque evitavam a companhia dos homens e a visão do povo. Se alguém opõe-se, por que todo homem não orou em sua casa em particular? A resposta está pronta, que este foi um ritual solene de oração, para testemunhar a piedade; e que estando longe – (181) das superstições dos gentios, eles podem exortar um ao outro a adorar somente a Deus, e que possam nutrir a religião recebida dos pais entre si. Ao tocar em Paulo e seus companheiros que vieram recentemente, (182) deve-se pensar que eles vieram para lá não apenas para orar, mas também porque esperam fazer algo de bom. Pois era um lugar adequado para eles ensinarem, longe do barulho; e aconteceu que eles deveriam estar mais atentos ao ouvir a palavra que veio para lá orar. Lucas pôs o dia dos sábados em vez do sábado; onde, seguindo Erasmus, eu o traduzi, não costumava haver oração; o velho intérprete pareceu . E a palavra [ ??µ??es?a? ] tem ambas as significações entre os gregos. No entanto, esse senso é mais adequado para este lugar atual, que eles costumavam fazer para orar lá. –

Falamos com as mulheres. Ou aquele lugar foi designado para as assembléias de mulheres, (183) ou então a religião era fria entre os homens, de modo que eles vieram mais lentamente. Seja como for, vemos que os homens santos não omitem ocasião ou oportunidade, porque se comprometeram a oferecer o evangelho até apenas às mulheres. Além disso, na medida em que me parece provável que homens e mulheres fizeram suas orações juntos, suponho que Lucas os tenha omitido porque eles não ouviam, ou porque eles não lucravam nada ouvindo. –

Colonia Romana “, uma colônia romana.

Remoti “, removido, a uma distância de.

Novi hospites “, novos convidados.

Apenas ” tântum “, omitido.

Comentário de Adam Clarke

Ao lado de um rio, onde a oração costumava ser feita – ?? e??µ??et? p??se??? e??a? , onde foi dito que havia uma proseucha . A proseucha era um lugar de oração, ou um lugar usado para adoração, onde não havia sinagoga. Era um grande edifício descoberto, com assentos, como em um anfiteatro. Edifícios desse tipo que os judeus tinham à beira do mar e às margens dos rios. Veja este assunto considerado amplamente na nota de Lucas 6:12 ; (Nota). Parece que os apóstolos ouviram de alguns dos gentios, ou de alguns dos próprios judeus, que havia um lugar de oração à beira do rio; e eles saíram em busca disso, sabendo que, como era o sábado, eles deveriam encontrar alguns judeus lá.

Falou com as mulheres – Provavelmente isso foi antes do tempo de seu culto público, e enquanto esperavam a assembléia do povo em geral; e Paulo aproveitou a oportunidade para falar sobre Cristo e salvação para as mulheres que ali recorriam.

Comentário de Thomas Coke

Atos 16:13 . E, no sábado, saímos, etc. – Deveria parecer que havia poucos judeus estabelecidos nesta cidade, e aquelas principalmente mulheres, que não podiam se dar ao luxo de ter uma sinagoga; mas onde eles não podiam ter uma sinagoga, costumavam ter um oratório ou uma proseucha; isto é, “um tribunal aberto de oração”, comumente construído à beira-mar ou às margens de um rio, o que eles provavelmente preferiam, como sendo mais aposentados. Alguns dos poetas latinos mencionam proseuchas: (veja Juven. Sat. 3: 50. 215.) e em um deles nosso Salvador deveria ter ido; 6:12 . Alguns traduzem o grego aqui, onde, como sempre, havia um oratório. Esses prosauchas diferiam das sinagogas em vários aspectos : pois, primeiro, nas sinagogas, as orações eram oferecidas em formas públicas, comuns a toda a congregação; mas nas proseuchas eles oravam, como nos átrios do templo, cada um à parte. Em segundo lugar, as sinagogas eram casas cobertas; mas os proseuchas eram tribunais abertos, como os foros, cujas aberturas eram abertas no topo, ou como o tribunal das mulheres, diante do templo de Jerusalém. Terceiro, as sinagogas eram geralmente construídas nas cidades às quais pertenciam; enquanto os proseuchas geralmente ficavam fora da cidade, seja por um rio ou pelo lado do mar, e geralmente em uma colina ou montanha. Um deles estando perto de Filipos, São Paulo e seus assistentes, sabendo muito bem que era costume dos judeus se reunirem ali para sua devoção nos sábados, compareceram lá no primeiro sábado após a chegada deles; e embora os proseuchas fossem comumente usados ??apenas para orações particulares, e não houvesse leitura da lei ou dos profetas neles, nem discursos geralmente feitos lá, ainda assim eles se sentaram, à maneira dos médicos judeus, e discursaram sobre o evangelho doutrina para as mulheres que se reuniram ali e que eram em parte judeus e em parte prosélitos da porta; pois era costume do grande apóstolo dos gentios em todos os lugares começar com tais, e primeiro oferecer o evangelho a eles.

Comentário de Scofield

foi

legalmente, isto é, um local de encontro legal para judeus onde não havia sinagoga.

Comentário de John Wesley

E no sábado saímos da cidade à beira do rio, onde a oração costumava ser feita; e nos sentamos e falamos com as mulheres que ali recorreram.

Saímos pela porta – os judeus costumavam realizar suas assembléias religiosas (por opção ou restrição) a uma distância dos pagãos: à beira do rio – o que também era conveniente para se purificarem.

Onde a oração costumava ser feita – Embora não apareça, alguma casa foi construída lá.

Nós falamos – Inicialmente, de uma maneira familiar. Paulo não começou imediatamente a pregar.

Referências Cruzadas

Mateus 5:1 – Vendo as multidões, Jesus subiu ao monte e se assentou. Seus discípulos aproximaram-se dele,

Mateus 13:2 – Reuniu-se ao seu redor uma multidão tão grande que ele teve que entrar num barco e assentar-se nele, enquanto todo o povo ficou na praia.

Marcos 16:15 – E disse-lhes: “Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas.

Lucas 4:20 – Então ele fechou o livro, devolveu-o ao assistente e assentou-se. Na sinagoga todos tinham os olhos fitos nele;

Lucas 13:10 – Certo sábado Jesus estava ensinando numa das sinagogas,

João 8:2 – Ao amanhecer ele apareceu novamente no templo, onde todo o povo se reuniu ao seu redor, e ele se assentou para ensiná-lo.

Atos dos Apóstolos 13:14 – De Perge prosseguiram até Antioquia da Pisídia. No sábado, entraram na sinagoga e se assentaram.

Atos dos Apóstolos 13:42 – Quando Paulo e Barnabé estavam saindo da sinagoga, o povo os convidou a falar mais a respeito dessas coisas no sábado seguinte.

Atos dos Apóstolos 16:6 – Paulo e seus companheiros viajaram pela região da Frígia e da Galácia, tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de pregar a palavra na província da Ásia.

Atos dos Apóstolos 17:2 – Segundo o seu costume, Paulo foi à sinagoga e por três sábados discutiu com eles com base nas Escrituras,

Atos dos Apóstolos 18:4 – Todos os sábados ele debatia na sinagoga, e convencia judeus e gregos.

Atos dos Apóstolos 20:7 – No primeiro dia da semana reunimo-nos para partir o pão, e Paulo falou ao povo. Pretendendo partir no dia seguinte, continuou falando até à meia-noite.

Atos dos Apóstolos 21:5 – Mas quando terminou o nosso tempo ali, partimos e continuamos nossa viagem. Todos os discípulos, com suas mulheres e filhos, nos acompanharam até fora da cidade, e ali na praia nos ajoelhamos e oramos.

Gálatas 3:28 – Não há judeu nem grego, escravo nem livre, homem nem mulher; pois todos são um em Cristo Jesus.

Colossenses 1:23 – desde que continuem alicerçados e firmes na fé, sem se afastarem da esperança do evangelho, que vocês ouviram e que tem sido proclamado a todos os que estão debaixo do céu. Esse é o evangelho do qual eu, Paulo, me tornei ministro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *