Estudo de Atos 17:3 – Comentado e Explicado

Explicava e demonstrava, à base das Escrituras, que era necessário que Cristo padecesse e ressurgisse dos mortos. E este Cristo é Jesus que eu vos anuncio.
Atos 17:3

Comentário de Albert Barnes

Abertura – d?a?????? dianoigonConsulte Lucas 24:32 . A palavra significa explicar ou desdobrar. Geralmente é aplicado ao que está fechado, como o olho, etc. Então significa explicar o que está oculto ou obscuro. Significa aqui que ele explicou as Escrituras em seu verdadeiro sentido.

E alegando – pa?at???µe??? paratithemenosLaying down the proposition; isto é, sustentando que deve ser assim.

Que Cristo precisa ter sofrido – Que havia aptidão e necessidade em sua morte, como Jesus de Nazaré havia feito. O sentido disso será melhor visto ao reter a palavra “Messias”. “Que havia uma aptidão ou necessidade que o Messias esperado pelos judeus, e previsto em suas Escrituras, deveria sofrer.” Nesse ponto, os judeus não estavam dispostos a admitir; mas era essencial ao seu argumento provar que Jesus era o Messias para mostrar que estava predito que ele morreria pelos pecados das pessoas. Sobre a necessidade disso, veja as notas em Lucas 24: 26-27 .

Sofreram – Que ele deveria morrer.

E que este Jesus – e que este Jesus de Nazaré, que sofreu e ressuscitou, a quem, disse ele, eu te prego, é o Messias.

Os argumentos pelos quais Paulo provavelmente provou que Jesus era o Messias eram:

(1) Que ele correspondia às profecias que o respeitavam nas seguintes informações:

(a) Ele nasceu em Belém, Miquéias 5: 2 .

(b) Ele era da tribo de Judá, Gênesis 49:10 .

(c) Ele descendia de Jessé e da linhagem real de Davi, Isaías 11: 1 , Isaías 11:10 .

(d) Ele veio no tempo predito, Daniel 9: 24-27 .

(e) Sua aparência, caráter, obra etc. correspondiam às previsões, Abertura . Veja nota em Atos 16:14 .

alegando . Literalmente se colocando diante deles. Grego. paratithemi. Ver Atos 14:23 ; Atos 16:34 ; Atos 20:32 . Mateus 13:24 . Marcos 8: 6 , Marcos 8: 7 . 1 Coríntios 10:27 .

Cristo precisa, etc. Literalmente, era necessário que o Messias sofresse e se levantasse

ressuscitado . Grego. anistemi. App-178.

dos mortos . Grego. ek nekron. App-139.

isso, etc. = este é o Cristo, Jesus, a quem proclamo.

Jesus . App-98.

pregar . Grego. Katangello. App-121.

até = para.

Comentário de John Calvin

3. Abertura. Nesse lugar, ele descreve a soma e o assunto da disputa, e derruba dois membros a respeito de Cristo, que ele deve ter morrido e ressuscitado, e que o filho de Maria que foi crucificado é Cristo. Quando a pergunta é relativa a Cristo, há três coisas em questão: se ele é, quem ele é e o que ele é. Se Paulo teve que lidar com os gentios, ele deve ter criado seu começo ainda mais; – (244) porque eles não ouviram nada sobre Cristo; nem profanos concebem que precisam de um mediador. Mas este ponto estava em dúvida entre os judeus, a quem o Mediador foi prometido; portanto Paulo omite isso como supérfluo, que foi recebido pelo consentimento comum de todos os homens. Mas porque não havia nada mais difícil do que fazer com que os judeus confessassem que Jesus que foi crucificado era o Redentor, portanto Paulo começa com isso, que era certo que Cristo morreria, para que ele removesse a pedra de tropeço da cruz. E, no entanto, não devemos pensar que ele recitou a história nua, mas ele adota, sem dúvida, o princípio de que as causas foram mostradas por que Cristo deve ter sofrido e ressuscitado; ou seja, porque ele pregou da ruína da humanidade, do pecado e do castigo, do julgamento de Deus e da maldição eterna em que todos somos envolvidos. Pois até a Escritura nos chama aqui, quando prediz a morte de Cristo. Como Isaías diz não apenas que Cristo deveria morrer, mas claramente expressando, porque [todos] erramos e todos seguiram seu próprio caminho, ele atribui a causa de sua morte, que Deus colocou sobre ele todas as nossas iniqüidades; que o castigo da nossa paz está sobre ele, para que pelos seus açoites sejamos curados; que, ao nos satisfazer, ele comprou a justiça para nós ( Isaías 53: 4 ). Daniel mostra a força e o fruto de sua morte em seu capítulo 9 ( Daniel 9:24 ) quando diz que o pecado deve ser selado, para que a justiça eterna possa ter sucesso. –

E, certamente, não há maneira mais adequada ou eficaz de provar o ofício de Cristo, do que quando os homens, humilhados com o sentimento de suas misérias, vêem que não resta mais esperança, a menos que sejam reconciliados pelo sacrifício de Cristo. Depois, afastando o orgulho, humildemente abraçam a cruz dele, da qual antes estavam cansados ??e envergonhados. Portanto, devemos chegar às mesmas fontes neste dia, das quais Paulo busca [a] prova da morte e ressurreição de Cristo. E essa definição trouxe grande luz ao segundo capítulo. Paulo não tinha sido tão fácil provar, e certamente reunir, que o Filho de Maria é Cristo, a menos que os judeus tivessem sido ensinados antes que tipo de Redentor eles esperavam. E quando isso aparece uma vez, resta apenas que essas coisas sejam aplicadas a Cristo, que as Escrituras atribuem ao Mediador. Mas esta é a soma de nossa fé, que sabemos que o Filho de Maria é aquele Cristo e Mediador que Deus prometeu desde o princípio; isso feito, que sabemos e entendemos por que ele morreu e ressuscitou; que não fingimos para nós nenhum rei terrestre, mas que buscamos nele a justiça e todas as partes de nossa salvação; ambas as coisas que Paulo diz ter provado das Escrituras. Devemos saber que os judeus não eram tão antipáticos, nem tão insolentes, como são hoje. Paulo pode ter extraído argumentos dos sacrifícios e de toda a adoração da lei, enquanto os judeus riem hoje em dia como cães. É sabido o quão inadequados eles alugam e corrompem outros lugares das Escrituras. Naquele dia eles tinham alguma cortesia – (245) neles; também eles reverenciaram um pouco a Escritura, de modo que não eram de todo aqueles que não seriam ensinados; neste dia o véu é posto sobre seus corações ( 2 Coríntios 3:15 ), para que eles não possam ver mais na luz clara do que toupeiras. –

Necessário fuisset altius sumere exordium ”, teria sido necessário voltar mais longe com seu exórdio.

Ingenuitas “, ingenuidade.

Comentário de Adam Clarke

Abertura e alegação – ?a?at??eµ??? , Prova por citações. Seu método parece ter sido o seguinte:

    1º. Ele colecionou as escrituras que falavam do Messias.

2d. Ele os aplicou a Jesus Cristo, mostrando que nele todas essas escrituras foram cumpridas e que ele era o Salvador de quem elas estavam esperando. Ele mostrou também que o Cristo, ou Messias, precisa sofrer – que isso foi predito e era uma marca essencial do verdadeiro Messias. Ao provar esse ponto, ele corrigiu a falsa noção de um Messias triunfante e, assim, removeu o escândalo da cruz.

Comentário de Thomas Coke

Atos 17: 3 . Alledging, Evidentemente mostrando. A importação adequada da palavra pa?at??eµe??? é “colocar uma coisa aberta diante dos olhos dos espectadores”. Grotius e Elsner pensam que as últimas palavras do versículo anterior devem ser unidas ao início disso; assim, abrindo e evidenciando as escrituras, etc.

Comentário de Scofield

Cristo

O Cristo, ou seja, que, de acordo com as Escrituras, o Messias deve morrer e ressuscitar. Que Jesus era o Messias foi a segunda parte de seu argumento.

Referências Cruzadas

Lucas 24:26 – Não devia o Cristo sofrer estas coisas, para entrar na sua glória? “

Lucas 24:32 – Perguntaram-se um ao outro: “Não estavam ardendo os nossos corações dentro de nós, enquanto ele nos falava no caminho e nos expunha as Escrituras? “

Lucas 24:44 – E disse-lhes: “Foi isso que eu lhes falei enquanto ainda estava com vocês: Era necessário que se cumprisse tudo o que a meu respeito estava escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos”.

Lucas 24:46 – E lhes disse: “Está escrito que o Cristo haveria de sofrer e ressuscitar dos mortos no terceiro dia,

Atos dos Apóstolos 1:4 – Certa ocasião, enquanto comia com eles, deu-lhes esta ordem: “Não saiam de Jerusalém, mas esperem pela promessa de meu Pai, da qual lhes falei.

Atos dos Apóstolos 2:16 – Pelo contrário, isto é o que foi predito pelo profeta Joel:

Atos dos Apóstolos 2:36 – “Portanto, que todo Israel fique certo disto: Este Jesus, a quem vocês crucificaram, Deus o fez Senhor e Cristo”.

Atos dos Apóstolos 3:22 – Pois disse Moisés: ‘O Senhor Deus lhes levantará dentre seus irmãos um profeta como eu; ouçam-no em tudo o que ele lhes disser.

Atos dos Apóstolos 9:22 – Todavia, Saulo se fortalecia cada vez mais e confundia os judeus que viviam em Damasco, demonstrando que Jesus é o Cristo.

Atos dos Apóstolos 13:26 – “Irmãos, filhos de Abraão, e gentios que temem a Deus, a nós foi enviada esta mensagem de salvação.

Atos dos Apóstolos 18:28 – pois refutava vigorosamente os judeus em debate público, provando pelas Escrituras que Jesus é o Cristo.

1 Coríntios 15:3 – Pois o que primeiramente lhes transmiti foi o que recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras,

Gálatas 3:1 – Ó gálatas insensatos! Quem os enfeitiçou? Não foi diante dos seus olhos que Jesus Cristo foi exposto como crucificado?

1 Tessalonicenses 1:5 – porque o nosso evangelho não chegou a vocês somente em palavra, mas também em poder, no Espírito Santo e em plena convicção. Vocês sabem como procedemos entre vocês, em seu favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *