Estudo de Atos 18:8 – Comentado e Explicado

Entretanto Crispo, o chefe da sinagoga, acreditou no Senhor com todos os da sua casa. Sabendo disso, muitos dos coríntios, ouvintes de Paulo, acreditaram e foram batizados.
Atos 18:8

Comentário de Albert Barnes

E Crispo – Ele é mencionado em 1 Coríntios 1:14 como tendo sido um dos poucos a quem Paulo batizou com suas próprias mãos. A conversão de um homem assim deve ter tendido muito a exasperar os outros judeus e a promover o progresso da fé cristã entre os coríntios.

Com toda a sua casa – com toda a sua família, Atos 10: 2 .

E muitos dos coríntios – muitos até nesta cidade voluptuosa e perversa. Talvez o poder do evangelho nunca tenha sido mais sinal do que converter pecadores em Corinto e criar uma igreja cristã em um lugar tão dissoluto e abandonado. Se foi adaptado a um lugar como Corinto; se uma igreja, sob o poder da verdade cristã, pudesse ser organizada ali, ela seria adaptada a qualquer cidade e não haveria alguém tão corrupto que o evangelho não pudesse mudá-lo e purificá-lo.

Comentário de E.W. Bullinger

Crispus . Ver 1 Coríntios 1:14 .

chefe, & c . Grego. archisunagogos. Aqui e Atos 18:17 traduzido governante principal, & c. Em todos os outros lugares, régua, etc. Veja nota em Atos 13:15 .

acreditei . App-150.

acreditado . App-150.

batizado . App-115e App-185.

Comentário de Adam Clarke

Crispo, o principal governante da sinagoga – Essa pessoa ocupava um cargo de considerável consequência; e, portanto, sua conversão ao cristianismo deve ter sido muito irritante para os judeus. Pertencia ao chefe ou governante da sinagoga presidir todas as assembléias, interpretar a lei, decidir sobre coisas lícitas e ilícitas, punir os refratários, excomungar os rebeldes, solenizar casamentos e emitir divórcios. É provável que, na conversão de Crispus, Sóstenes tenha sido escolhido para sucedê-lo.

Muitos dos coríntios – aqueles a quem o historiador sagrado se refere provavelmente eram gentios e foram frutos do trabalho do apóstolo depois que ele deixou de pregar entre os judeus.

Comentário de Thomas Coke

Atos 18: 8-11 . E Crispus, os trabalhos de São Paulo na sinagoga não foram sem sucesso; pois Crispo, um dos governantes da sinagoga, abraçou o cristianismo com toda a família; e depois muitos outros coríntios, quando ouviram a doutrina cristã e suas evidências, abraçaram o evangelho e foram batizados, e sem dúvida foram verdadeiramente convertidos a Deus. Seus ensinamentos tão perto da sinagoga na casa de um gentio incircunciso, e sua conversão pela graça e o recebimento de gentios incircuncisos em plena comunhão com os cristãos judeus exasperaram os judeus incrédulos, que talvez tenham desencorajado até o próprio São Paulo; e como ele já havia plantado uma igreja considerável naquela cidade, ele poderia começar a pensar em deixar o local, como tendo pouca expectativa de trazer um acréscimo considerável ao número de conversos que, sob a bênção divina, ele havia feito até então há. Mas para impedir sua partida e encorajá-lo em sua obra, o próprio Senhor Jesus lhe apareceu em uma visão à noite. Eu tenho muitas pessoas nesta cidade, Atos 18:10 significa que todos aqueles que se renderiam para serem salvos pela graça, fossem quais fossem seus temperamentos e disposições. Ver 1 Coríntios 9:11 .

Comentário de John Wesley

E Crispo, o principal governante da sinagoga, creu no Senhor com toda a sua casa; e muitos dos ouvintes coríntios creram e foram batizados.

E muitos ouvindo – A conversa de Crispo e a pregação de Paulo.

Referências Cruzadas

Gênesis 17:27 – E com ele foram circuncidados todos os de sua casa, tanto os nascidos em casa como os comprados de estrangeiros.

Gênesis 18:19 – Pois eu o escolhi, para que ordene aos seus filhos e aos seus descendentes que se conservem no caminho do Senhor, fazendo o que é justo e direito, para que o Senhor faça vir a Abraão o que lhe havia prometido”.

Josué 24:15 – Se, porém, não lhes agrada servir ao Senhor, escolham hoje a quem irão servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão vivendo. Mas, eu e a minha família serviremos ao Senhor”.

Mateus 28:19 – Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo,

Marcos 5:35 – Enquanto Jesus ainda estava falando, chegaram algumas pessoas da casa de Jairo, o dirigente da sinagoga. “Sua filha morreu”, disseram eles. “Não precisa mais incomodar o mestre! “

Marcos 16:15 – E disse-lhes: “Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas.

Atos dos Apóstolos 2:37 – Quando ouviram isso, os seus corações ficaram aflitos, e eles perguntaram a Pedro e aos outros apóstolos: “Irmãos, que faremos? “

Atos dos Apóstolos 8:12 – No entanto, quando Filipe lhes pregou as boas novas do Reino de Deus e do nome de Jesus Cristo, creram nele, e foram batizados, tanto homens como mulheres.

Atos dos Apóstolos 8:35 – Então Filipe, começando com aquela passagem da Escritura, anunciou-lhe as boas novas de Jesus.

Atos dos Apóstolos 10:2 – Ele e toda a sua família eram piedosos e tementes a Deus; dava muitas esmolas ao povo e orava continuamente a Deus.

Atos dos Apóstolos 13:15 – Depois da leitura da Lei e dos Profetas, os chefes da sinagoga lhes mandaram dizer: “Irmãos, se vocês têm uma mensagem de encorajamento para o povo, falem”.

Atos dos Apóstolos 16:14 – Uma das que ouviam era uma mulher temente a Deus chamada Lídia, vendedora de tecido de púrpura, da cidade de Tiatira. O Senhor abriu seu coração para atender à mensagem de Paulo.

Atos dos Apóstolos 16:34 – Então os levou para a sua casa, serviu-lhes uma refeição e com todos os de sua casa alegrou-se muito por haver crido em Deus.

Atos dos Apóstolos 18:17 – Então todos se voltaram contra Sóstenes, o chefe da sinagoga, e o espancaram diante do tribunal. Mas Gálio não demonstrava nenhuma preocupação com isso.

Romanos 10:14 – Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão, se não houver quem pregue?

1 Coríntios 1:13 – Acaso Cristo está dividido? Foi Paulo crucificado em favor de vocês? Foram vocês batizados em nome de Paulo?

1 Coríntios 1:14 – Dou graças a Deus por não ter batizado nenhum de vocês, exceto Crispo e Gaio;

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *