Estudo de 1 Coríntios 1:14 – Comentado e Explicado

Graças a Deus, não batizei nenhum de vós, à exceção de Crispo e Gaio.
1 Coríntios 1:14

Comentário de Albert Barnes

Agradeço a Deus … – Por que Paulo não se batizou, veja em 1 Coríntios 1:17 . Para ele, agora era um assunto de reflexão agradecida que ele não o fizera. Ele não havia dado nenhuma ocasião à suspeita de que pretendia se estabelecer como líder de uma seita ou partido.

Mas Crispo – Crispo tinha sido o principal governante da sinagoga em Corinto; Atos 18: 8 .

E Caio – Caio residia em Corinto, e em sua casa Paulo residia quando ele escreveu a Epístola aos Romanos; Romanos 16:23 . Também é possível que a Terceira Epístola de João tenha sido dirigida a esse homem; ver 3 João 1: 1 . E se sim, então provavelmente Diotrephes 3 John 1: 9 , mencionado como alguém que adorava “ter a preeminência”, havia sido uma das causas das dificuldades em Corinto. As outras pessoas em Corinto provavelmente foram batizadas por Silas e Timóteo.

Comentário de E.W. Bullinger

batizado . App-115.

nenhum . Grego. oudeis.

mas = exceto. Grego. ei eu .

Crispus . Ver Atos 18: 8 .

Gaius . Ver Atos 19: 2 . Romanos 16:23 .

Comentário de John Calvin

14. Agradeço ao meu Deus. Nessas palavras, ele reprova muito a perversidade dos coríntios, o que tornou necessário que ele evitasse, de certo modo, algo tão sagrado e honrado como o da administração do batismo. Paulo, de fato, teria agido com propriedade e de acordo com a natureza de seu ofício, embora já tivesse batizado tantos. Ele se alegra, no entanto, por ter acontecido o contrário, e reconhece que foi ordenado, na providência de Deus, que eles não pudessem ter ocasião disso para se gloriar nele, ou que ele não tivesse nenhuma semelhança com aqueles ambiciosos. homens que se esforçaram dessa maneira para conquistar seguidores. Mas e se ele tivesse batizado muitos? Não teria havido mal nisso, mas (como eu disse) há uma forte repreensão contra os coríntios e seus falsos apóstolos, na medida em que um servo do Senhor encontrou ocasião para se alegrar por ter se abstido de uma obra. , caso contrário, bom e louvável, para que não se torne uma ocasião de dano a eles.

Comentário de Adam Clarke

Agradeço a Deus por não ter batizado nenhum de vocês – Nenhum dos que agora vivem em Corinto, exceto Crispo, o governante da sinagoga, Atos 18: 8 . E Caio, a mesma pessoa provavelmente com quem Paulo se alojou, Romanos 16:23 ; (Nota). O Dr. Lightfoot observa: “Se for Gaius, ou Caius, a quem a terceira epístola de João foi escrita, o que é muito provável quando o primeiro verso dessa epístola ( 3 João 1: 1 😉 é comparado com Romanos 16:23 parece provável que João escreveu sua primeira epístola aos Coríntios. Eu escrevi, diz ele, para a Igreja – Que Igreja? Certamente deve ter sido alguma Igreja em particular que o apóstolo tem em vista, e a Igreja onde o próprio Caio E se isso for verdade, podemos procurar Diotrephes ( 3 João 1: 9 😉 na Igreja de Corinto, e o autor do cisma de que o apóstolo reclama. Veja a Introdução, Seção 8.

Comentário de John Wesley

Agradeço a Deus por não ter batizado nenhum de vocês, a não ser Crispo e Caio;

Agradeço a Deus – (uma frase piedosa para o comum, “me alegro”) que, no curso de sua providência, eu não batizei nenhum de vocês, a não ser Crispo, que já foi o governante da sinagoga, e Caio.

Referências Cruzadas

Atos dos Apóstolos 18:8 – Crispo, chefe da sinagoga, creu no Senhor, ele e toda a sua casa; e dos coríntios que o ouviam, muitos criam e eram batizados.

Romanos 16:23 – Gaio, cuja hospitalidade eu e toda a igreja desfrutamos, envia-lhes saudações. Erasto, administrador da cidade, e nosso irmão Quarto enviam-lhes saudações.

1 Coríntios 1:4 – Sempre dou graças a meu Deus por vocês, por causa da graça que lhes foi dada por ele em Cristo Jesus.

1 Coríntios 14:18 – Dou graças a Deus por falar em línguas mais do que todos vocês.

2 Coríntios 2:14 – Mas graças a Deus, que sempre nos conduz vitoriosamente em Cristo e por nosso intermédio exala em todo lugar a fragrância do seu conhecimento;

Efésios 5:20 – dando graças constantemente a Deus Pai por todas as coisas, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo.

Colossenses 3:15 – Que a paz de Cristo seja o juiz em seus corações, visto que vocês foram chamados a viver em paz, como membros de um só corpo. E sejam agradecidos.

Colossenses 3:17 – Tudo o que fizerem, seja em palavra ou em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai.

1 Tessalonicenses 5:18 – Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.

1 Timóteo 1:12 – Dou graças a Cristo Jesus, nosso Senhor, que me deu forças e me considerou fiel, designando-me para o ministério,

Filemom 1:4 – Sempre dou graças a meu Deus, lembrando-me de você nas minhas orações,

3 João 1:1 – O presbítero ao amado Gaio, a quem amo na verdade.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *