Estudo de Atos 8:14 – Comentado e Explicado

Os apóstolos que se achavam em Jerusalém, tendo ouvido que a Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram-lhe Pedro e João.
Atos 8:14

Comentário de Albert Barnes

Eles enviaram – isto é, os apóstolos “substituíram” dois de seu número. Isso mostra conclusivamente que não havia “chefe” ou governante entre eles. Eles agiram como sendo iguais em autoridade. A razão pela qual eles enviaram Peter e John foi provavelmente que haveria uma demanda por mais trabalho do que Philip poderia render; uma igreja deveria ser fundada e era importante que pessoas de experiência e sabedoria estivessem presentes para organizá-la e edificá-la. A “colheita” ocorreu em Samaria, da qual o Salvador falou João 4:35 , e era apropriado que eles entrassem nela. Em tempos de reavivamento, muitas vezes há mais a ser feito do que o servo regular de um povo, e é apropriado que ele seja auxiliado do exterior.

Pedro – Isso mostra que “Pedro” não tinha autoridade e primazia como os católicos romanos reivindicam para ele. Ele não exerceu autoridade em “enviar” outros, mas foi ele próprio “enviado”. Ele foi nomeado por sua voz unida, em vez de reivindicar o poder de dirigir “eles”.

E João – Pedro era ardente, seguro, zeloso, precipitado; John era suave, gentil, terno, persuasivo. Havia sabedoria em uni-los neste trabalho, pois os talentos de ambos eram necessários; e as excelências no caráter de um compensariam os defeitos do outro. É notável que os apóstolos enviaram “dois” juntos, como o próprio Salvador havia feito. Veja as notas em Marcos 6: 7 .

Comentário de E.W. Bullinger

enviei. Grego. apostello. App-174.

Comentário de John Calvin

14. Lucas descreve, neste lugar, os procedimentos da graça de Deus nos samaritanos, como ele costuma enriquecer os fiéis continuamente com maiores dons de seu Espírito, pois não devemos pensar que os apóstolos seguiram esse conselho de que Lucas fala, sem o instinto do mesmo Deus que já havia começado seu trabalho em Samaria pelas mãos de Filipe; e ele usa seus instrumentos diversamente para diversas partes de sua obra, de acordo com seu bom prazer. Ele usou Filipe como um instrumento para trazê-los à ; agora ele ordena que Pedro e João sejam ministros para dar o Espírito e, assim, ele promove a unidade de sua Igreja quando um ajuda um ao outro, e não apenas une homem e homem, mas também igrejas inteiras. Ele poderia ter terminado o que havia iniciado por Philip; mas até o fim os samaritanos poderiam aprender a abraçar a comunhão fraternal com a primeira Igreja, ele pretendia uni-los a eles como em um bando; segundo, ele pretendia conceder aos apóstolos (a quem ele havia ordenado pregar o evangelho em todo o mundo – Marcos 16:15 ) esse privilégio, para que todos pudessem crescer juntos em uma fé do evangelho; e sabemos que, de outra forma, era perigoso, pois, visto que os judeus e samaritanos eram muito diferentes em mente e maneiras, estando tão divididos, eles deveriam, dessa maneira, dividir Cristo, ou pelo menos fingir para si mesmos uma nova Igreja.

Nesse período, vemos como os apóstolos foram cuidadosos em ajudar seus irmãos; pois eles não permanecem até que sejam solicitados, mas assumem essa responsabilidade por eles próprios. Os apóstolos não fazem isso por desconfiança, como se suspeitassem que Filipe não cumpriu seu dever com tanta sinceridade quanto deveria; (512) mas eles se puseram à mão para ajudá-lo em seu trabalho, e Pedro e João vieram não apenas para ajudá-lo, e para participar de seus trabalhos, mas também para aprovar o mesmo. Mais uma vez, Filipe não se entristece porque outros homens terminam o edifício que ele havia iniciado, mas eles ajudam um ao outro a ser gentil e fiel; e certamente é somente a ambição que não sofrerá a comunhão sagrada e a transmissão mútua de deveres. (513) Enquanto Lucas diz que Pedro foi enviado pelos demais, podemos concluir que ele não era o principal governante de seus companheiros no cargo; (514), mas se destacou entre eles, que, no entanto, ele estava sujeito e obedeceu ao corpo.

Que estavam em Jerusalém . Isso pode ter um duplo significado, ou seja, que todos os apóstolos estavam em Jerusalém na época, ou que havia um certo residente ali quando o resto foi de um lado para outro; e eu prefiro permitir que este último, pois se pensa que eles se dividiram, que sempre parte do número lhes possa levar diversas embaixadas, conforme a ocasião oferecida, que alguns possam ficar em Jerusalém, como no principal em pé. (515) Novamente, pode ser que depois que todo homem tenha passado algum tempo em sua viagem, eles costumavam se reunir ali. É certo, de fato, que o tempo que passaram em Jerusalém não foi gasto na ociosidade; e, segundo, que eles não estavam ligados a algum lugar, desde que Cristo lhes ordenara que percorressem o mundo inteiro ( Marcos 16:15 ).

Comentário de Adam Clarke

A palavra de Deus – A doutrina do Senhor Jesus Cristo.

Eles enviaram a eles Pedro e João – não havia governante individual entre os apóstolos – nem havia um presidente do conselho; e Pedro, longe de ser o chefe dos apóstolos, é um dos enviados, com a mesma comissão e autoridade que João, para confirmar os samaritanos na fé.

Comentário de Thomas Coke

Atos 8:14 . Eles lhes enviaram Pedro e João: João foi um dos dois que convocou fogo do céu sobre os samaritanos quando se recusaram a entreter a Cristo. Para aspirar, seu zelo o carregou; mas era um zelo sem conhecimento. Depois que o Espírito foi derramado sobre ele, porém, sua mente foi ampliada e seu zelo guiado pelo conhecimento e pela caridade; então ele não tem escrúpulos em ir aos samaritanos, transmitindo a eles o dom do Espírito Santo e reconhecendo-os pelos irmãos cristãos, a quem seu zelo judaico teria queimado e destruído. Como os apóstolos enviaram Pedro junto com João, e ele foi de acordo com a nomeação deles, fica claro que nem ele nem eles tinham noção da supremacia desse apóstolo.

Comentário de John Wesley

Ora, ouvindo os apóstolos que estavam em Jerusalém que Samaria havia recebido a palavra de Deus, enviaram-lhes Pedro e João:

E os apóstolos ouvindo que Samaria – os habitantes daquele país haviam recebido a palavra de Deus – pela fé enviou Pedro e João – aquele que envia deve ser superior, ou pelo menos igual, ao enviado. Segue-se que o colégio dos apóstolos era igual se não superior a Pedro.

Referências Cruzadas

Mateus 13:23 – E, finalmente, o que foi semeado em boa terra: este é aquele que ouve a palavra e a entende, e dá uma colheita de cem, sessenta e trinta por um”.

João 12:48 – Há um juiz para quem me rejeita e não aceita as minhas palavras; a própria palavra que proferi o condenará no último dia.

Atos dos Apóstolos 2:41 – Os que aceitaram a mensagem foram batizados, e naquele dia houve um acréscimo de cerca de três mil pessoas.

Atos dos Apóstolos 3:1 – Certo dia Pedro e João estavam subindo ao templo na hora da oração, às três horas da tarde.

Atos dos Apóstolos 8:1 – E Saulo estava ali, consentindo na morte de Estêvão. Naquela ocasião desencadeou-se grande perseguição contra a igreja em Jerusalém. Todos, exceto os apóstolos, foram dispersos pelas regiões da Judéia e de Samaria.

Atos dos Apóstolos 11:1 – Os apóstolos e os irmãos de toda a Judéia ouviram falar que os gentios também haviam recebido a palavra de Deus.

Atos dos Apóstolos 11:19 – Os que tinham sido dispersos por causa da perseguição desencadeada com a morte de Estêvão chegaram até à Fenícia, Chipre e Antioquia, anunciando a mensagem apenas aos judeus.

Atos dos Apóstolos 15:4 – Chegando a Jerusalém, foram bem recebidos pela igreja, pelos apóstolos e pelos presbíteros, a quem relataram tudo o que Deus tinha feito por meio deles.

Atos dos Apóstolos 17:11 – Os bereanos eram mais nobres do que os tessalonicenses, pois receberam a mensagem com grande interesse, examinando todos os dias as Escrituras, para ver se tudo era assim mesmo.

Gálatas 2:9 – Reconhecendo a graça que me fora concedida, Tiago, Pedro e João, tidos como colunas, estenderam a mão direita a mim e a Barnabé em sinal de comunhão. Eles concordaram em que devíamos nos dirigir aos gentios, e eles, aos circuncisos.

1 Tessalonicenses 2:13 – Também agradecemos a Deus sem cessar, pois, ao receberem de nossa parte a palavra de Deus, vocês a aceitaram não como palavra de homens, mas segundo verdadeiramente é, como palavra de Deus, que atua com eficácia em vocês, os que crêem.

1 Tessalonicenses 3:2 – e, assim, enviamos Timóteo, nosso irmão e cooperador de Deus no evangelho de Cristo, para fortalecê-los e dar-lhes ânimo na fé,

2 Tessalonicenses 2:10 – Ele fará uso de todas as formas de engano da injustiça para os que estão perecendo, porquanto rejeitaram o amor à verdade que os poderia salvar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *