Estudo de Ezequiel 2:1 – Comentado e Explicado

Filho do homem, dizia-me, fica de pé, porque eu te falo!
Ezequiel 2:1

Comentário de Albert Barnes

Filho do homem – Esta frase (que ocorre em outras partes das Escrituras) é aplicada especialmente a Ezequiel e Daniel, os profetas do cativeiro. Ezequiel é assim lembrado de sua humanidade, no momento em que lhe é especialmente permitido ter contato com Deus.

Comentário de Thomas Coke

Ezequiel 2: 1 . Ele me disse Ou seja, a Pessoa Divina ou Filho de Deus, a quem o profeta tinha visto em glória na visão anterior. Filho do homem é aqui entendido como o mesmo com um homem comum e comum. Ver Salmos 8: 4 . E, portanto, a maioria dos comentaristas entende isso como aplicado ao profeta, para lembrá-lo de sua fragilidade e mortalidade, e da distância infinita entre Deus e o homem. Veja Calmet.

Comentário de Joseph Benson

Ezequiel 2: 1-2 . E ele – Que estava sentado no trono, o Filho de Deus, cujo mensageiro Ezequiel está aqui designado para ser para os cativos judeus agora na Caldéia; disse-me: Filho do homem – Um título noventa e cinco vezes, pelo menos, dado a Ezequiel nesta profecia, a fim de, como supõe a maioria dos comentaristas, lembrá-lo de sua fragilidade e mortalidade e mantê-lo humilde. , em meio a tantas visões e revelações divinas que o concederam a Deus: veja Salmos 8: 4 . Fique em pé – Levante-se, não tema, e coloque-se em uma postura de atender ao que lhe direi. E com esse comando Deus enviou um poder, permitindo que ele se levantasse e permanecesse. E o espírito entrou em mim – O mesmo espírito que acionou os seres vivos e as rodas; quando ele falou comigo – Enquanto ele estava falando as palavras, ou, assim que foram ditas.

Comentário de Adam Clarke

E ele me disse: No último versículo do capítulo anterior, descobrimos que o profeta ficou tão impressionado com a visão da glória de Deus na carruagem mística, que “ele caiu de cara”; e, enquanto estava nessa postura de adoração, ouviu a voz mencionada aqui. É evidente, portanto, que a atual divisão desses capítulos está errada. Ou o primeiro deveria terminar com as palavras: “Esta foi a aparência da semelhança da glória do Senhor”, Ezequiel 1:28 ; ou o primeiro verso deste capítulo deve ser adicionado ao anterior, e isso começa com o segundo verso.

Comentário de John Calvin

Aqui o Profeta narra que ele foi escolhido pelo mandamento de Deus. Pois Deus nunca prostrou seu povo, a fim de deixá-lo deitado na terra, mas continuamente o ressuscita. Quanto aos réprobos, eles ficam tão assustados com a visão de Deus que caem completamente e nunca mais se levantam. Mas é diferente com os fiéis, porque o orgulho da carne é corrigido neles; então Deus estende a mão para eles e os restaura, por assim dizer, da morte para a vida. E essa diferença devemos marcar diligentemente, porque vemos os ímpios muitas vezes temerem a voz de Deus. Mas se o desprezam desdenhosamente ao falar, ficam assustados com a mão dele quando aparecem alguns sinais de sua ira e vingança: mas, no entanto, permanecem sem vida. Da mesma maneira, os fiéis temem a voz de Deus, mas o resultado é completamente diferente, como vemos aqui: porque depois que Deus os humilhou, ele ordena que sejam de boa coragem e mostra que ele não pretendia mais que estabelecê-los. pelo seu poder. Ao mesmo tempo, o Profeta ensina que nada foi realizado por essa voz até que o Espírito fosse adicionado. Deus realmente trabalha eficientemente com suas próprias palavras, mas devemos sustentar que essa eficácia não está contida nas próprias palavras, mas procede do instinto secreto do Espírito. O Profeta, portanto, mostra-nos as duas verdades. Por um lado, ele diz: ouvi a voz de Deus, e fiquei de pé: Deus assim desejava animar sua confiança; mas acrescenta que não foi ressuscitado pela voz, até que o Espírito o colocasse em pé.

Essa obra do Espírito, então, se une à palavra de Deus. Mas é feita uma distinção, para que possamos saber que a palavra externa não tem utilidade por si só, a menos que seja animada pelo poder do Espírito. Se alguém se opõe, que a palavra era inútil, porque não é eficaz por si só, a solução está à mão, que se Deus adota esse método de ação, não há razão para que a oponhamos. Mas temos uma resposta ainda mais clara: como Deus sempre opera no coração dos homens pelo Espírito, sua palavra não é. sem fruta; porque, como Deus nos ilumina pelo sol, e ainda assim ele é o Pai das Luzes, e o esplendor do sol é inútil, exceto quando Deus o usa como instrumento, então devemos concluir a respeito de sua palavra, porque o Espírito Santo penetra nossos corações, e assim ilumina nossas mentes. Todo poder de ação, então, reside no próprio Espírito, e, portanto, todo louvor deve ser inteiramente referido somente a Deus. Enquanto isso, o que. há objeção ao Espírito de Deus usando instrumentos? Afirmamos, portanto, que quando Deus fala, ele acrescenta a eficácia de seu Espírito, pois sua palavra sem ela seria infrutífera; e, no entanto, a palavra é eficaz, porque o instrumento deve estar unido ao autor da ação. Essa doutrina, assim brevemente exposta, pode ser suficiente para refutar objeções tolas, que estão sempre na boca de muitos que se preocupam com o livre arbítrio do homem: eles dizem que podemos atender à palavra que nos é oferecida ou rejeitá-la. : mas vemos o que o Profeta diz. Se algum de nós está apto a prestar obediência a Deus, o Profeta certamente se destacou nessa disposição, e ainda assim a palavra de Deus não teve eficácia em seu caso, até que o Espírito lhe deu forças para se levantar. não está em nosso poder obedecer ao que Deus nos ordena, exceto que esse poder procede dele. Agora segue –

Comentário de E.W. Bullinger

Ele disse . Veja Ezequiel 1:28 , ie Aquele que foi entronizado ( Ezequiel 2:26 ).

Filho do homem = filho de Adão. Hebraico. Ben Adam. App-14. Usado por Ezequiel (exatamente cem vezes) por Jeová, sempre sem o Artigo. No NT usado por Cristo (por si mesmo) oitenta e seis vezes na versão autorizada (oitenta e três vezes na versão revisada, omitindo Mateus 18:11 ; Mateus 25:13 ; Lucas 9:56 ). Usada por outros de Cristo duas vezes ( João 12:34 ), tornando a Versão Autorizada totalizando oitenta e oito, e a Versão Revisada totalizando oitenta e cinco. Sempre com o artigo no NT Ver notas nos Salmos 8: 4 , Mateus 8:20 e Apocalipse 14:14 . Sem o Artigo, denota um ser humano, um descendente natural de Adão. Em Ezequiel, é usado em contraste com os seres vivos celestes (Eze 1). Com o Artigo (como usado em Cristo), denota “o segundo Homem” , “o último Adão”, substituindo dispensacionalmente o lugar que “o primeiro homem” perdeu, e sucedendo, portanto, ao domínio universal sobre a terra. que havia sido comprometido com Adão ( Gênesis 1:26 , Salmos 8: 4-8 ). No NT, fora dos Quatro Evangelhos, é usado apenas em Atos 7:56 . Hebreus 2: 6 . Apocalipse 1:13 ; Apocalipse 14:14 . E, ao lado de Ezequiel, é usado no AT. somente de Daniel ( Daniel 8:17 ) permanece, etc. Compare Daniel 10:11 . Apocalipse 1:17 . Lembrando-nos que ele não era um falso profeta, nem se auto-chamou e enviou. Tal falou “de seu próprio coração” ( Ezequiel 13: 2 , Ezequiel 13: 3 ). Compare Jeremias 23:16 .

Comentário de John Wesley

E ele me disse: Filho do homem, põe-te em pé, e eu falarei contigo.

E – Aquele que estava sentado no trono, Jesus Cristo.

Filho do homem – Uma frase que é noventa e cinco vezes, pelo menos, usada nesta profecia para mantê-lo humilde, que teve grandes revelações.

Stand – Levante-se, não tema. E com esse mandamento Deus enviou um poder que o capacitava a se levantar e permanecer.

Referências Cruzadas

Salmos 8:4 – pergunto: Que é o homem, para que com ele te importes? E o filho do homem, para que com ele te preocupes?

Ezequiel 1:28 – Tal como a aparência do arco-íris nas nuvens de um dia chuvoso, assim era o resplendor ao seu redor. Essa era a aparência da figura da glória do Senhor. Quando a vi, prostrei-me com o rosto em terra, e ouvi a voz de alguém falando.

Ezequiel 2:3 – Ele disse: “Filho do homem, vou enviá-lo aos israelitas, nação rebelde que se revoltou contra mim; até hoje eles e os seus antepassados têm se revoltado contra mim.

Ezequiel 2:6 – E você, filho do homem, não tenha medo dessa gente nem das suas palavras. Não tenha medo, ainda que o cerquem espinheiros, e você viva entre escorpiões. Não tenha medo do que disserem, nem fique apavorado ao vê-los, embora sejam uma nação rebelde.

Ezequiel 2:8 – Mas você, filho do homem, ouça o que lhe digo. Não seja rebelde como aquela nação; abra a boca e coma o que lhe vou dar”.

Ezequiel 3:1 – E ele me disse: “Filho do homem, coma este rolo; depois vá falar à nação de Israel”.

Ezequiel 3:4 – Depois ele me disse: “Filho do homem, vá agora à nação de Israel e diga-lhe as minhas palavras.

Ezequiel 3:10 – E continuou: “Filho do homem, ouça atentamente e guarde no coração todas as palavras que eu lhe disser.

Ezequiel 3:17 – “Filho do homem”, disse ele, “eu o fiz sentinela para a nação de Israel; por isso ouça a palavra que digo e leve-lhes a minha advertência.

Ezequiel 4:1 – “Agora, filho do homem, apanhe uma tabuinha de barro, coloque-a à sua frente e nela desenhe a cidade de Jerusalém.

Ezequiel 5:1 – “Agora, filho do homem, apanhe uma espada afiada e use-a como navalha de barbeiro para rapar a cabeça e a barba. Depois tome uma balança de pesos e reparta o cabelo.

Ezequiel 7:2 – “Filho do homem, assim diz o Soberano Senhor à nação de Israel: Chegou o fim! O fim chegou aos quatro cantos da terra de Israel.

Ezequiel 12:3 – “Portanto, filho do homem, arrume os seus pertences para o exílio e, durante o dia, à vista de todos, parta, e vá para outro lugar. Talvez eles compreendam, embora sejam uma nação rebelde.

Ezequiel 13:2 – “Filho do homem, profetize contra os profetas de Israel que estão profetizando agora. Diga àqueles que estão profetizando pela sua própria imaginação: ‘Ouçam a palavra do Senhor!

Ezequiel 14:3 – “Filho do homem, estes homens ergueram ídolos em seus corações e puseram tropeços ímpios diante de si. Devo deixar que me consultem?

Ezequiel 14:13 – “Filho do homem, se uma nação pecar contra mim por infidelidade, estenderei contra ela o meu braço para cortar o seu sustento, enviar fome sobre ela e exterminar seus homens e seus animais.

Ezequiel 15:2 – “Filho do homem, em que a madeira da videira é melhor do que o galho de qualquer das árvores da floresta?

Ezequiel 16:2 – “Filho do homem, confronte Jerusalém com suas práticas detestáveis

Ezequiel 17:2 – “Filho do homem, apresente uma alegoria e conte uma parábola à nação de Israel.

Ezequiel 20:3 – “Filho do homem, fale com os líderes de Israel e diga-lhes: ‘Assim diz o Soberano Senhor: Vocês vieram consultar-me? Juro pela minha vida que não deixarei que vocês me consultem, palavra do Soberano Senhor’.

Ezequiel 37:3 – Ele me perguntou: “Filho do homem, esses ossos poderão tornar a viver? ” Eu respondi: “Ó Soberano Senhor, só tu o sabes”.

Daniel 8:17 – Quando ele se aproximou de mim, fiquei aterrorizado e caí prostrado. E ele me disse: “Filho do homem, saiba que a visão refere-se aos tempos do fim”.

Daniel 10:11 – E ele disse: “Daniel, você é muito amado. Preste bem atenção ao que vou lhe falar; levante-se, pois eu fui enviado a você”. Quando ele me disse isso, pus-me de pé, tremendo.

Daniel 10:19 – Ele disse: “Não tenha medo, você, que é muito amado. Que a paz seja com você! Seja forte! Seja forte! ” Ditas essas palavras, senti-me fortalecido e disse: “Fala, meu senhor, visto que me deste forças”.

Mateus 16:13 – Chegando Jesus à região de Cesaréia de Filipe, perguntou aos seus discípulos: “Quem os homens dizem que o Filho do homem é? “

Mateus 17:7 – Mas Jesus se aproximou, tocou neles e disse: “Levantem-se! Não tenham medo! “

João 3:13 – Ninguém jamais subiu ao céu, a não ser aquele que veio do céu: o Filho do homem.

João 3:16 – “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.

Atos dos Apóstolos 9:6 – Levante-se, entre na cidade; alguém lhe dirá o que você deve fazer”.

Atos dos Apóstolos 26:16 – Agora, levante-se, fique de pé. Eu lhe apareci para constituí-lo servo e testemunha do que você viu a meu respeito e do que lhe mostrarei.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *