Estudo de Gênesis 19:19 – Comentado e Explicado

Já que vosso servo encontrou graça diante de vós, e usastes comigo de grande bondade, conservando-me a vida, vede, eu não me posso salvar na montanha, porque o flagelo me atingiria antes, e eu morreria.
Gênesis 19:19

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 19:19 . Não posso escapar, para que, etc. – Ló traiu a fraqueza de sua fé, como se visse uma maneira melhor de segurança para si mesmo do que Deus apontou, ou como se duvidasse da suficiência da proteção divina. Ele pede dois motivos para obter permissão para ir à cidade de Zoar; 1º, porque estava próximo, não tão longe quanto as montanhas; e 2º, porque era pequeno, com menos habitantes e, portanto, provavelmente menos depravado que os outros.

Comentário de Adam Clarke

Não posso escapar para a montanha – ele viu a destruição tão perto, que imaginou que não deveria ter tempo suficiente para chegar à montanha antes que ela chegasse. Ele não considerou que Deus não pudesse dar ordens às suas criaturas que seria impossível para elas cumprirem; mas a pressa e a perturbação de sua mente, ao mesmo tempo, explicam e desculpam essa supervisão grosseira.

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 19:19 . Não posso escapar, para que, etc. – Ló traiu a fraqueza de sua fé, como se visse uma maneira melhor de segurança para si mesmo do que Deus apontou, ou como se duvidasse da suficiência da proteção divina. Ele pede dois motivos para obter permissão para ir à cidade de Zoar; 1º, porque estava próximo, não tão longe quanto as montanhas; e 2º, porque era pequeno, com menos habitantes e, portanto, provavelmente menos depravado que os outros.

Comentário de John Calvin

19. Eis que agora o servo encontrou graça aos teus olhos . Embora Ló tenha visto duas pessoas, ele ainda dirige seu discurso a uma. De onde inferimos que ele não confiava nos anjos; porque ele estava bem convencido de que eles não tinham autoridade própria e que a salvação dele não foi posta em suas mãos. Ele usa, portanto, a presença deles apenas como um espelho, no qual a face de Deus pode ser contemplada. Além disso, Ló comemora a bondade de Deus, não tanto pelo testemunho de sua gratidão, como por adquirir maior confiança em pedir mais. Pois desde que a bondade de Deus não se esgota nem se cansa de doar; quanto mais prontos encontrarmos para ele dar, mais confiantes nos tornamos, esperando o que é bom. E isso realmente é propriedade da fé, receber encorajamento (425) para o futuro, a partir da experiência do favor passado. E Ló não erra neste ponto; mas ele age precipitadamente ao ir além da palavra em prol da satisfação própria. Portanto, eu disse que sua oração, embora fluísse da fonte da fé, ainda atraía algo turvo da lama do afeto carnal. Então, confiando na misericórdia de Deus, não hesitemos em esperar todas as coisas dele; especialmente aqueles que ele próprio prometeu e que ele nos permite escolher.

Não posso fugir para a montanha . Ele realmente não se enfurece contra Deus, com malícia determinada, como costumam fazer os iníquos; todavia, porque ele não repousa sobre a palavra de Deus, ele desliza e quase cai. Por que ele teme a destruição na montanha, onde deveria ser protegido pelas mãos de Deus, e ainda espera encontrar uma morada segura naquele lugar, que fica próximo a Sodoma e desagradável à vingança semelhante, por conta de seus habitantes impuros e maus? Mas essa é realmente a natureza dos homens, que eles escolhem buscar sua segurança no próprio inferno, e não no céu, sempre que seguem sua própria razão. Vemos, então, o quanto Lot erra, ao ver e desconfiar de uma montanha infectada sem contágio de iniqüidade e escolher uma cidade que, cheia de crimes, não podia deixar de ser odiosa a Deus. Ele finge que é pequeno, para que ele possa obter mais facilmente seu pedido. Como se ele tivesse dito, que ele só queria um canto onde pudesse estar em segurança. Isso teria sido correto, se ele não tivesse recusado o asilo divinamente concedido a ele e inventado precipitadamente outro para si.

Referências Cruzadas

Gênesis 12:13 – Diga que é minha irmã, para que me tratem bem por amor a você e minha vida seja poupada por sua causa”.

Deuteronômio 31:17 – Naquele dia se acenderá a minha ira contra eles e eu me esquecerei deles; esconderei deles o meu rosto, e eles serão destruídos. Muitas desgraças e sofrimentos os atingirão, e naquele dia perguntarão: “Será que essas desgraças não estão acontecendo conosco porque o nosso Deus não está mais conosco? “

1 Samuel 27:1 – Davi, contudo, pensou: “Algum dia serei morto por Saul. É melhor fugir para a terra dos filisteus. Então Saul desistirá de procurar-me por todo o Israel, e escaparei dele”.

1 Reis 9:9 – E a resposta será: ‘Porque abandonaram o Senhor, o seu Deus, que tirou os seus antepassados do Egito, e se apegaram a outros deuses, adorando-os e prestando-lhes culto; por isso o Senhor trouxe sobre eles toda esta desgraça’ “.

Salmos 18:1 – Eu te amo, ó Senhor, minha força.

Salmos 40:1 – Coloquei toda minha esperança no Senhor; ele se inclinou para mim e ouviu o meu grito de socorro.

Salmos 77:7 – “Irá o Senhor rejeitar-nos para sempre? Jamais tornará a mostrar-nos o seu favor?

Salmos 103:1 – Bendiga ao Senhor a minha alma! Bendiga ao Senhor todo o meu ser!

Salmos 106:1 – Aleluia! Dêem graças ao Senhor porque ele é bom; o seu amor dura para sempre.

Salmos 107:43 – Reflitam nisso os sábios e considerem a bondade do Senhor.

Salmos 116:1 – Eu amo o Senhor, porque ele me ouviu quando lhe fiz a minha súplica.

Salmos 116:11 – Em pânico eu disse: “Ninguém merece confiança”.

Mateus 8:25 – Os discípulos foram acordá-lo, clamando: “Senhor, salva-nos! Vamos morrer! “

Marcos 9:19 – Respondeu Jesus: “Ó geração incrédula, até quando estarei com vocês? Até quando terei que suportá-los? Tragam-me o menino”.

Romanos 8:31 – Que diremos, pois, diante dessas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?

1 Timóteo 1:14 – contudo, a graça de nosso Senhor transbordou sobre mim, juntamente com a fé e o amor que estão em Cristo Jesus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *