Estudo de Jeremias 18:8 – Comentado e Explicado

Mas se essa nação, contra a qual me pronunciei, se afastar do mal que cometeu, arrependo-me da punição com que resolvera castigá-la.
Jeremias 18:8

Comentário de Albert Barnes

Eu me arrependo do mal … Eu me arrependo do bem – Todas as relações de Deus com a humanidade são aqui declaradas condicionais. Deus não muda, tudo depende da conduta do homem.

Comentário de Thomas Coke

Jeremias 18: 8 . Se aquela nação, contra quem, etc. – Como as ameaças de Deus são condicionais, quando são suspensas por sua longanimidade e misericórdia, ou impedidas pela emenda das pessoas contra as quais são denunciadas; diz-se nas Escrituras que se arrepende: não que a frase implique que haja alguma mudança nele, mas em nós; e que seu comportamento em relação a nós, desde que suas denúncias não fossem condicionais, é o mesmo que se ele se arrependesse ou mudasse de idéia. Mas veja o que foi dito sobre esse assunto na nota de Gênesis 6: 6 .

Comentário de John Calvin

Mas o Profeta fala primeiro de punição; De repente , ele diz, falarei de uma nação e de um reino, para derrubar, extirpar e destruir ; isto é, mesmo aqueles que parecem longe de todo perigo acharão que estão expostos ao meu julgamento. Mas se uma nação, diz ele, se desviar de sua maldade, contra quem eu falei, então me arrependo do mal etc. O Profeta sem dúvida pretendia calar a boca dos judeus, que, como já vimos anteriormente , continuamente contendeu com Deus; pois ele não podia convencê-los de que os castigos eram justos que Deus lhes infligia por seus pecados. Como então eles eram perversos em sua iniquidade, e a hipocrisia também os havia endurecido ainda mais, o Profeta diz aqui em nome de Deus: “Quando eu falar contra uma nação e ameaçar a ruína final, se ela se arrepender, serei imediatamente reconciliada com ela. ; não há, portanto, motivo para os judeus se exporem comigo, como se eu os tivesse tratado muito severamente; pois eles me acharão reconciliável se se arrependerem do coração. ” Segue-se, então, que a obstinação deles foi a causa pela qual Deus agiu em seus julgamentos, pois o arrependimento de Deus não significa outra coisa senão o que as Escrituras dizem em outros lugares: que ele é misericordioso, lento na ira e pronto para perdoar. ( Números 14:18 ; Salmos 103: 8. ) Ele então testemunha aqui que nada impedia os judeus de estarem em um estado melhor, a não ser sua própria perversidade.

Comentário de E.W. Bullinger

mal = calamidade. Hebraico. ra “a”, App-44.

Eu vou me arrepender. Figura do discurso Anthropopatheia.

Referências Cruzadas

Exodo 32:12 – Por que diriam os egípcios: ‘Foi com intenção maligna que ele os libertou, para matá-los nos montes e bani-los da face da terra’? Arrepende-te do fogo da tua ira! Tem piedade, e não tragas este mal sobre o teu povo!

Deuteronômio 32:36 – O Senhor julgará o seu povo e terá compaixão dos seus servos, quando vir que a força deles se esvaiu e que ninguém sobrou, nem escravo nem livre.

Juízes 2:18 – Sempre que o Senhor lhes levantava um juiz, ele estava com o juiz e os salvava das mãos de seus inimigos enquanto o juiz vivia; pois o Senhor tinha misericórdia por causa dos gemidos deles diante daqueles que os oprimiam e os afligiam.

Juízes 10:15 – Os israelitas, porém, disseram ao Senhor: “Nós pecamos. Faze conosco o que achares melhor, mas te rogamos, livra-nos agora”.

1 Reis 8:33 – “Quando Israel, o teu povo, for derrotado por um inimigo por ter pecado contra ti, e voltar-se para ti e invocar o teu nome, orando e suplicando a ti neste templo,

2 Crônicas 12:6 – Os líderes de Israel e o rei se humilharam e disseram: “O Senhor é justo”.

Salmos 90:13 – Volta-te, Senhor! Até quando será assim? Tem compaixão dos teus servos!

Salmos 106:45 – Lembrou-se da sua aliança com eles, e arrependeu-se, por causa do seu imenso amor leal.

Salmos 135:14 – O Senhor defenderá o seu povo e terá compaixão dos seus servos.

Isaías 1:16 – Lavem-se! Limpem-se! Removam suas más obras para longe da minha vista! Parem de fazer o mal,

Jeremias 7:3 – Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Corrijam a sua conduta e as suas ações, eu os farei habitar neste lugar.

Jeremias 15:6 – Você me rejeitou”, diz o Senhor; “Você vive se desviando. Por isso, porei as mãos em você e a destruirei; cansei-me de mostrar compaixão.

Jeremias 26:3 – Talvez eles escutem e cada um se converta de sua má conduta. Então eu me arrependerei e não trarei sobre eles a desgraça que estou planejando por causa do mal que eles têm praticado.

Jeremias 26:13 – Agora, corrijam a sua conduta e as suas ações e obedeçam ao Senhor, ao seu Deus. Então o Senhor se arrependerá da desgraça que pronunciou contra vocês.

Jeremias 36:3 – Talvez, quando o povo de Judá souber de cada uma das desgraças que planejo trazer sobre eles, cada um se converta de sua má conduta e eu perdoe a iniqüidade e o pecado deles”.

Jeremias 42:10 – ‘Se vocês permanecerem nesta terra, eu os edificarei e não os destruirei; eu os plantarei e não os arrancarei, pois muito me pesa a desgraça que eu trouxe sobre vocês.

Ezequiel 18:21 – “Mas, se um ímpio se desviar de todos os pecados que cometeu e obedecer a todos os meus decretos e fizer o que é justo e direito, com certeza viverá; não morrerá.

Ezequiel 33:11 – Diga-lhes: ‘Juro pela minha vida, palavra do Soberano Senhor, que não tenho prazer na morte dos ímpios, antes tenho prazer em que eles se desviem dos seus caminhos e vivam. Voltem! Voltem-se dos seus maus caminhos! Por que iriam morrer, ó nação de Israel? ’

Ezequiel 33:13 – Se eu garantir ao justo que ele vai viver, mas ele, confiando em sua justiça, fizer o mal, nada de justo que fez será lembrado; ele morrerá por causa do mal que fez.

Oséias 11:8 – “Como posso desistir de você, Efraim? Como posso entregar você nas mãos de outros, Israel? Como posso tratá-lo como tratei Admá? Como posso fazer com você o que fiz com Zeboim? O meu coração está enternecido, despertou-se toda a minha compaixão.

Joel 2:13 – Rasguem o coração, e não as vestes. Voltem-se para o Senhor, para o seu Deus, pois ele é misericordioso e compassivo, muito paciente e cheio de amor; arrepende-se, e não envia a desgraça.

Amós 7:3 – Então o SENHOR arrependeu-se e declarou: “Isso não acontecerá”.

Jonas 2:5 – As águas agitadas me envolveram, o abismo me cercou, as algas marinhas se enrolaram em minha cabeça.

Jonas 3:9 – Talvez Deus se arrependa e abandone a sua ira, e não sejamos destruídos”.

Jonas 4:2 – Ele orou ao Senhor: “Senhor, não foi isso que eu disse quando ainda estava em casa? Foi por isso que me apressei em fugir para Társis. Eu sabia que tu és Deus misericordioso e compassivo, muito paciente, cheio de amor e que promete castigar mas depois se arrepende.

Lucas 13:3 – Eu lhes digo que não! Mas se não se arrependerem, todos vocês também perecerão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *