Estudo de Jeremias 33:8 – Comentado e Explicado

Purificá-los-ei de todos os pecados que contra mim cometeram, e lhes perdoarei todas as iniqüidades de que se tornaram culpados, revoltando-se contra mim.
Jeremias 33:8

Comentário de Thomas Coke

Jeremias 33: 8 . E eu os purificarei “Não lembrarei mais de sua iniqüidade, ou iniqüidade de seus pais; seu cativeiro e os males que eles sofreram serão sob minha graça uma espécie de batismo para purificá-los”. Mas, como Houbigant bem observa, Deus só perdoará todas as iniqüidades dos judeus quando eles entrarem na igreja cristã, e então as nações ficarão surpresas: veja o próximo versículo; onde, em vez de, devem ter medo e tremer, ele lê: devem se admirar e se surpreender; e, em vez disso , nesse versículo, eles e eles.

Comentário de Adam Clarke

Eu os purificarei – Essas promessas de perdão e santidade devem ser referidas ao seu estado sob o Evangelho, quando tiverem recebido Jesus como o Messias prometido.

Comentário de John Calvin

Ele diz primeiro que os purificaria de todas as iniqüidades e depois que seria propício a todas as iniqüidades deles. Sem dúvida, repete a mesma coisa; mas as palavras não são supérfluas, pois era necessário lembrar seriamente os judeus de seus muitos vícios, dos quais eles realmente estavam conscientes e, no entanto, não se arrependeram. Como então eles seguiram perversamente suas próprias vontades, era necessário que o Profeta os incitasse bruscamente, para que eles pudessem saber que estavam expostos à destruição eterna, se a misericórdia de Deus, e que de maneira alguma comum, não ajudasse. Aqui, então, ele representa a grandeza de seus pecados, para que, por outro lado, exalte a misericórdia de Deus.

Pela palavra purificar, pode-se entender a regeneração, e isso pode parecer provável para aqueles que não estão familiarizados com a linguagem das Escrituras; mas er?? , theer, significa propriamente expiar. Isso, então, não se refere à regeneração, mas ao perdão, portanto, eu disse, que o Profeta menciona duas coisas aqui no mesmo sentido: que Deus os purificaria da iniquidade, e que ele perdoaria todas as iniqüidades. Vemos agora a razão pela qual o Profeta usou tantas palavras para testemunhar que Deus seria tão misericordioso com eles a ponto de perdoar seus pecados, mesmo porque eles, embora carregados de muitos vícios, ainda atenuavam sua hediondez, como sempre fazem os hipócritas. O favor de Deus, então, nunca teria sido apreciado pelos judeus se a atrocidade de sua culpa não tivesse sido claramente conhecida por eles. E essa também foi a razão pela qual ele disse: perdoarei todas as iniqüidades que ele dissera antes; purificarei-as de toda iniqüidade; então ele acrescentou: perdoarei todas as suas iniqüidades. Por essa mudança no número, o Profeta mostra a massa e a variedade de seus pecados, como se ele tivesse dito, que os montes de males eram tão multiplicados, que não havia necessidade comum. misericórdia em Deus para recebê-los em favor.

Ele diz ainda: Pelos quais pecaram contra mim e pelos quais agiram perversamente contra mim. Essas palavras confirmam o que eu já disse, que os judeus foram severamente reprovados pelo Profeta, para que pudessem primeiro considerar e refletir sobre eles. o que eles mereciam; e segundo, que eles possam exaltar o favor de Deus de acordo com seu valor.

Ao mesmo tempo, devemos observar que os judeus tiveram sua atenção direcionada ao primeiro e principal campo de confiança, para que pudessem ter alguma esperança de restauração; pois a origem de todas as bênçãos de Deus, ou a fonte da qual todas as coisas boas fluem, é o favor de Deus em se reconciliar conosco. Ele pode, de fato, nos fornecer abundantemente tudo o que desejamos, embora ele mesmo esteja alienado de nós, como vemos ser o caso dos ímpios, que freqüentemente abundam em todas as coisas boas; e, portanto, eles se gloriam e se gabam como se tivessem Deus como se fosse, de certa maneira, ligado a eles. Mas tudo o que Deus concede e concede aos ímpios, não pode, propriamente falando, ser considerado uma evidência de seu favor e graça; mas ele os torna mais imperdoáveis, enquanto os trata com tanta indulgência. Então não há bem salvador, mas o que flui do amor paterno de Deus.

Agora devemos ver como Deus se torna propício para nós. Ele se torna assim quando não imputa nossos pecados a nós. Pois, exceto que o perdão é anterior, ele deve necessariamente ser adverso para nós; enquanto ele nos olha como somos, ele não encontra em nós nada além do que merece vingança. Portanto, somos sempre amaldiçoados diante de Deus até que ele enterre nossos pecados. Por isso, eu disse que a primeira fonte de todas as coisas boas que se espera é aqui brevemente divulgada aos judeus, mesmo o favor gratuito de Deus em reconciliá-las consigo mesmo. Vamos então aprender a direcionar todos os nossos pensamentos à misericórdia de Deus sempre que buscarmos o que nos parece necessário. Pois se pegarmos como se fosse as bênçãos de Deus, e não considerarmos de onde procedem, seremos capturados por uma isca: como os peixes pela voracidade deles se estrangulam, (pois arrebentam o anzol como se fosse comida) também os ímpios, que com avidez se apegam às bênçãos de Deus, e não se importam que ele seja propício a elas; eles os engolem como se fossem sua própria ruína. Para que todas as coisas possam passar para a nossa salvação, aprendamos a começar sempre com o amor paterno de Deus e saibamos que a causa desse amor é sua bondade imensurável, através da qual ele nos reconcilia livremente. ele mesmo por não nos imputar nossos pecados.

Também podemos reunir outra doutrina desta passagem – que, se a tristeza de nossos pecados nos aterrorizar, toda a desconfiança deve ser superada, porque Deus não promete sua misericórdia apenas aos pecadores que caíram levemente, por ignorância ou erro. , mas mesmo para quem amontoou pecados em pecados. Portanto, não há razão para que a grandeza de nossos pecados nos domine; mas podemos nos aventurar a fugir à esperança do perdão, pois vemos que é oferecido indiscriminadamente a todos, mesmo àqueles que foram extremamente iníquos diante de Deus, e não apenas pecaram, mas também se tornaram apóstatas, de modo que eles não cessaram de todo o modo de provocar a vingança de Deus. Segue-se, –

Comentário de E.W. Bullinger

Eu vou limpar. Este é o fundamento de toda a bênção.

iniqüidade. Singular. = os princípios. Hebraico. “avah. App-44.

pecou. . . pecou. Hebraico. chata “. App-44.

iniqüidades. Plural = os atos. Hebraico. “avah. App-44.

transgredido = rebelado. Hebraico. paxá “. App-44.

Referências Cruzadas

Salmos 51:2 – Lava-me de toda a minha culpa e purifica-me do meu pecado.

Salmos 65:3 – Quando os nossos pecados pesavam sobre nós, tu mesmo fizeste propiciação por nossas transgressões.

Salmos 85:2 – Perdoaste a culpa do teu povo e cobriste todos os seus pecados. Pausa

Isaías 4:2 – Naquele dia o Renovo do Senhor será belo e glorioso, e o fruto da terra será o orgulho e a glória dos sobreviventes de Israel.

Isaías 44:22 – Como se fossem uma nuvem, varri para longe suas ofensas; como se fossem a neblina da manhã, os seus pecados. Volte para mim, pois eu o resgatei. “

Isaías 56:7 – esses eu trarei ao meu santo monte e lhes darei alegria em minha casa de oração. Seus holocaustos e seus sacrifícios serão aceitos em meu altar; pois a minha casa será chamada casa de oração para todos os povos”.

Jeremias 31:34 – Ninguém mais ensinará ao seu próximo nem ao seu irmão, dizendo: ‘Conheça ao Senhor’, porque todos eles me conhecerão, desde o menor até o maior”, diz o Senhor. “Porque eu lhes perdoarei a maldade e não me lembrarei mais dos seus pecados. “

Jeremias 50:20 – Naqueles dias, naquela época”, declara o Senhor, “se procurará pela iniqüidade de israel, mas nada será achado, pelos pecados de Judá, mas nenhum será encontrado, pois perdoarei o remanescente que eu poupar.

Ezequiel 36:25 – Aspergirei água pura sobre vocês, e vocês ficarão puros; eu os purificarei de todas as suas impurezas e de todos os seus ídolos.

Ezequiel 36:33 – ” ‘Assim diz o Soberano Senhor: No dia em que eu os purificar de todos os seus pecados, eu restabelecerei as suas cidades, e as ruínas serão reconstruídas.

Joel 3:21 – Sua culpa de sangue, ainda não perdoada, eu a perdoarei. ” O Senhor habita em Sião!

Miquéias 7:18 – Quem é comparável a ti, ó Deus, que perdoas o pecado e esqueces a transgressão do remanescente da sua herança? Tu que não permaneces irado para sempre, mas tens prazer em mostrar amor.

Zacarias 13:1 – “Naquele dia uma fonte jorrará para os descendentes de Davi e para os habitantes de Jerusalém, para purificá-los do pecado e da impureza.

Hebreus 9:11 – Quando Cristo veio como sumo sacerdote dos benefícios agora presentes, ele adentrou o maior e mais perfeito tabernáculo, não feito pelo homem, isto é, não pertencente a esta criação.

1 João 1:7 – Se, porém, andamos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.

Apocalipse 1:5 – e de Jesus Cristo, que é a testemunha fiel, o primogênito dentre os mortos e o soberano dos reis da terra. Ele que nos ama e nos libertou dos nossos pecados por meio do seu sangue,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *