Estudo de Lucas 9:32 – Comentado e Explicado

Entretanto, Pedro e seus companheiros tinham-se deixado vencer pelo sono; ao despertarem, viram a glória de Jesus e os dois personagens em sua companhia.
Lucas 9:32

Comentário de E.W. Bullinger

com . Sol grego . App-104. Não é a mesma palavra que em Lucas 9:41 .

pesado = oprimido.

quando estavam acordados = ao acordar completamente. Diagregoreo grego . Ocorre apenas aqui.

Comentário de Thomas Coke

Lucas 9: 32-33 . E quando estavam acordados Provavelmente os raios de luz que saíam do corpo de Cristo, especialmente seu semblante, e penetravam na escuridão da noite, junto com as vozes de Moisés e Elias, causavam uma impressão tão grande em seus sentidos, que os elevavam. do seu sono. Os apóstolos, antes e depois da transfiguração, estavam com seu Mestre em muitos lugares deliciosos do país, ouviram muitos sermões mais abençoados e viram muitas obras maravilhosas; no entanto, em nenhum lugar e em nenhuma ocasião, mas isso, eles já ouviram dizer: É bom estarmos aqui. Pedro imaginou, sem dúvida, que Jesus agora assumira sua dignidade; que Elias havia chegado, de acordo com a previsão de Malaquias; e que o reino finalmente se iniciou: portanto, na primeira pressa de seus pensamentos, ele propôs prover alguma acomodação a Jesus e seus augustos assistentes, pretendendo talvez trazer o resto dos discípulos, com a multidão, da planície antes eles, para contemplar sua glória incomparável. Ele achou que isso era melhor para o seu mestre do que ser morto em Jerusalém; a respeito do qual ele não apenas conversara com seus discípulos (ver Lucas 9:22 .), mas também com os mensageiros do céu; e o projeto que Pedro não pôde compreender. Embora a proposta de São Pedro fosse, como observa São Marcos, Marcos 9: 6 é inadequado o suficiente; no entanto, talvez, poucas dessas circunstâncias surpreendentes pudessem ser perfeitamente donas de si mesmas. As tendas que ele propôs construir, deviam ter sido apenas pequenos estandartes, como os usados ??na festa do tabernáculo.

Comentário de John Wesley

Mas Pedro e os que estavam com ele estavam pesados ??com o sono; e, quando acordaram, viram a sua glória e os dois homens que estavam com ele.

Eles viram sua glória – A mesma expressão na qual é descrita por São João, João 1:14 ; e por São Pedro, 2 Pedro 1:16 .

Referências Cruzadas

Exodo 33:18 – Então disse Moisés: “Peço-te que me mostres a tua glória”.

Isaías 60:1 – “Levante-se, refulja! Porque chegou a sua luz, e a glória do Senhor raia sobre você.

Isaías 60:19 – O sol não será mais a sua luz de dia, e você não terá mais o brilho do luar, pois o Senhor será a sua luz para sempre; o seu Deus será a sua glória.

Daniel 8:18 – Enquanto ele falava comigo, caí prostrado, rosto em terra, e perdi os sentidos. Então ele tocou em mim e me pôs de pé.

Daniel 10:9 – Então eu o ouvi falando, e, ao ouvi-lo, caí prostrado, rosto em terra, e perdi os sentidos.

Mateus 26:40 – Então, voltou aos seus discípulos e os encontrou dormindo. “Vocês não puderam vigiar comigo nem por uma hora? “, perguntou ele a Pedro.

Lucas 22:45 – Quando se levantou da oração e voltou aos discípulos, encontrou-os dormindo, dominados pela tristeza.

João 1:14 – Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade.

João 17:24 – “Pai, quero que os que me deste estejam comigo onde eu estou e vejam a minha glória, a glória que me deste porque me amaste antes da criação do mundo.

2 Pedro 1:16 – De fato, não seguimos fábulas engenhosamente inventadas, quando lhes falamos a respeito do poder e da vinda de nosso Senhor Jesus Cristo; pelo contrário, nós fomos testemunhas oculares da sua majestade.

1 João 3:2 – Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser, mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, pois o veremos como ele é.

Apocalipse 22:4 – Eles verão a sua face, e o seu nome estará em suas testas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *