Estudo de Mateus 19:13 – Comentado e Explicado

Foram-lhe, então, apresentadas algumas criancinhas para que pusesse as mãos sobre elas e orasse por elas. Os discípulos, porém, as afastavam.
Mateus 19:13

Comentário de Albert Barnes

Depois foram trazidos filhinhos – Veja também Marcos 10: 13-16 ; Lucas 18: 15-17 . Provavelmente estes foram trazidos por alguns de seus seguidores, que desejavam não apenas se dedicar a Jesus, mas tudo o que tinham – seus filhos, assim como eles mesmos. Todos os judeus estavam acostumados a dedicar seus filhos a Deus pela circuncisão. Era natural, portanto, sob a nova dispensação, que isso fosse feito. Lucas diz que eles eram crianças. Sem dúvida eram aqueles que não tinham idade suficiente para escolher por opção, mas a vinda deles foi um ato dos pais.

Coloque as mãos sobre eles e ore – Era costume entre os judeus, quando se buscavam bênçãos para os outros em oração, colocar as mãos na cabeça da pessoa que orava, implicando um tipo de consagração a Deus. Veja Gênesis 48:14 ; Mateus 9:18 . Eles também tinham muita confiança nas orações de homens piedosos, acreditando que os abençoados por um santo ou por um profeta seriam felizes. Veja Números 22: 6 ; Lucas 2:28 .

Os discípulos os repreenderam – ou seja, os reprovaram ou disseram que era impróprio. Isso eles fizeram, provavelmente:

1.por acharem que eram jovens demais; ou,

2. porque eles pensavam que seriam problemáticos para o seu Mestre.

Comentário de Joseph Benson

Mateus 19: 13-15 . Então foram trazidas a ele crianças pequenas – Lucas diz: ß?ef? , bebês. Não é dito por quem eles foram trazidos, mas provavelmente foi por seus pais ou responsáveis: e aqui, primeiro, eles testemunharam seu respeito por Cristo e o valor que atribuíram a seu favor e bênção: e, 2d, manifestaram seu amor para seus filhos, sem duvidar, mas seria em benefício deles neste mundo e no próximo ter as bênçãos e orações do Senhor Jesus, a quem consideravam pelo menos uma pessoa extraordinária, um homem santo e um profeta, se não também como o Messias, e as bênçãos de tais pessoas foram valorizadas e desejadas. Observem, leitor, aqueles que glorificam a Cristo, vindo a ele, devem glorificá-lo ainda mais, trazendo seus filhos para ele da mesma forma, e todos sobre os quais têm influência. Que ele deve colocar as mãos sobre eles e orar – Parece ter sido habitual entre os judeus, quando uma pessoa orava por outra que estivesse presente, colocar a mão sobre a cabeça da pessoa; e essa imposição de mãos era uma cerimônia usada nos tempos antigos, especialmente nas bênçãos paternas: assim Jacó, quando abençoou e adotou os filhos de José, pôs as mãos sobre as cabeças deles, Gênesis 48: 14-20 . E os discípulos os repreenderam – Ou seja, aqueles que trouxeram os filhos; provavelmente pensando em tal emprego sob a dignidade de seu Mestre. Mas Jesus disse: Sofrem crianças pequenas virem a mim – Marcos diz que, quando Jesus viu, ou seja, observando seus discípulos repreendendo aqueles que trouxeram as crianças, ele ficou muito descontente, a saber, encontrar seus discípulos tão defeituosos em benevolência para com eles. objetos cuja inocência e desamparo lhes conferia grande afeição por pessoas de anos mais maduros. Ele ordenou que, portanto, deixassem que as crianças fossem trazidas a ele; dizendo: Porque assim é o reino dos céus – A Igreja de Deus na terra, e seu reino nos céus, é composto por pessoas que se parecem com crianças pequenas em suas disposições; e as crianças, mesmo em um sentido natural, têm o direito de serem admitidas em seu reino, o evangelho autorizando os ministros de Cristo a admitir os filhos de pais crentes em sua igreja pelo batismo, e aqueles que morrem na infância são sem dúvida herdeiros da eternidade. glória. E ele impôs as mãos sobre eles, como ele queria fazer, e os abençoou, Marcos 10:16 ; recomendou-os de maneira solene à bênção e favor divinos.

Comentário de E.W. Bullinger

crianças pequenas = crianças pequenas. Plural grego de pagamento . App-108. Compare Marcos 10: 13-15 . Lucas 18:16 , Lucas 18:17 .

deve colocar = deve colocar, como em Mateus 19:15 .

e orar = e deve orar. Grego. proseuchomai. App-134.

repreendido = repreendido.

Comentário de John Calvin

Essa narrativa é altamente útil; pois mostra que Cristo recebe não apenas aqueles que, movidos pelo santo desejo e fé, se aproximam livremente dele, mas aqueles que ainda não têm idade para saber quanto precisam da Sua graça. Essas crianças ainda não têm entendimento para desejar sua bênção; mas quando lhe são apresentados, ele os recebe gentil e gentilmente e os dedica ao Pai (611) por um solene ato de bênção. Devemos observar a intenção daqueles que apresentam os filhos; pois se não houvesse uma convicção arraigada em suas mentes, que o poder do Espírito estivesse à sua disposição, que ele pudesse derramar sobre o povo de Deus, não seria razoável apresentar seus filhos. Não há espaço, portanto, para duvidar, que eles lhes solicitem a participação de sua graça; e assim, por meio de amplificação, Lucas adiciona a partícula também ; como se ele tivesse dito que, depois de terem experimentado as várias maneiras pelas quais ele ajudava os adultos, eles formaram uma expectativa em relação às crianças , que, se ele lhes impusesse as mãos , não o abandonariam sem ter recebido parte do dons do Espírito. A imposição de mãos (como dissemos em uma ocasião anterior) era um sinal antigo e bem conhecido de bênção ; e, portanto, não há razão para pensar se eles desejam que Cristo, ao empregar aquela cerimônia solene, ore pelas crianças. Ao mesmo tempo, como os inferiores são abençoados pelos melhores ( Hebreus 7: 7 ), eles atribuem a ele o poder e a honra do mais alto Profeta.

Mateus 19:13 . Mas os discípulos os repreenderam. Se uma coroa (612) tivesse sido colocada em sua cabeça, eles a teriam admitido de bom grado e com aprovação; pois eles ainda não compreendiam seu cargo real. Mas eles consideram indigno de seu caráter receber filhos ; e seu erro não queria plausibilidade; pois o que o mais alto Profeta e o Filho de Deus tem a ver com bebês? Mas, portanto, aprendemos que aqueles que julgam a Cristo de acordo com o sentimento de sua carne são juízes injustos; pois constantemente o privam de suas excelências peculiares e, por outro lado, atribuem, sob a aparência de honra, o que nada lhe pertence. Daí surgiu uma imensa massa de superstições, que apresentou ao mundo um Cristo fantasioso. (613) E, portanto, aprendamos a não pensar nele de outra maneira que não seja o que ele mesmo ensina, e a não lhe atribuir um caráter diferente do que ele recebeu do Pai. Vemos o que aconteceu com o papai. Eles pensaram que estavam conferindo uma grande honra a Cristo, se se curvassem diante de um pequeno pedaço de pão; mas aos olhos de Deus foi uma abominação ofensiva. Novamente, porque eles não consideraram suficientemente honroso para ele desempenhar o cargo de advogado para nós, eles fizeram para si mesmos inúmeros intercessores; mas assim o privaram da honra de Mediador.

Comentário de Adam Clarke

Então foram trazidas a ele filhinhos – Estes são chamados por Lucas, Lucas 18:15 , ta ß?ef? , bebês, crianças muito pequenas; e foi por esse motivo, provavelmente, que os discípulos repreenderam os pais, achando-os jovens demais para receber o bem. Veja em Marcos 10:16 ; (Nota).

Que ele colocasse as mãos – Era um costume comum entre os judeus colocar as mãos nas cabeças daqueles a quem abençoavam ou por quem oravam. Isso parece ter sido feito por meio de dedicação ou consagração a Deus – a pessoa sendo considerada a propriedade sagrada de Deus para sempre. Muitas vezes, Deus acrescentou um testemunho de sua aprovação, comunicando alguma influência extraordinária do Espírito Santo. Esse rito é praticado há muito tempo entre os cristãos, quando as pessoas são designadas para qualquer ofício sagrado. Mas essa consagração dos filhos a Deus parece ter se esgotado. Não é de admirar que a grande massa de crianças seja tão iníqua, quando tão poucas, sejam submetidas aos cuidados de Cristo por pais humildes, oradores e crentes. Todo pai que teme a Deus crie seus filhos nesse medo; e, pelo batismo, que cada um seja dedicado à santa trindade. Tudo o que é solenemente consagrado a Deus permanece sob sua proteção e bênção.

Comentário de Thomas Coke

Mateus 19:13 . Então foram trazidas a ele filhinhos Grotius observa que era costume dos judeus levar seus filhos a pessoas de notável santidade, receber suas bênçãos e aproveitar o benefício de suas orações; um costume que é preservado entre eles até hoje. A imposição das mãos foi uma cerimônia com a qual os profetas antigos sempre acompanhavam suas orações em favor de outros. Essa ação de nosso Salvador pode ser realizada apenas em conformidade com o costume mencionado acima; no entanto, há outros que imaginam que essas crianças foram trazidas por certas pessoas que, vendo as muitas maravilhas realizadas por Cristo, pensaram que talvez seu poder fosse eficaz na prevenção, como na remoção de distorções; e, portanto, propôs que seus filhos fossem protegidos por suas orações de todos os males. Qualquer que fosse o desígnio deles, os discípulos os repreendiam; prendendo-os muito problemáticos, e pensando que, sob a dignidade de um profeta tão grande, se preocupar com essas pequenas criaturas, que eram incapazes de receber instruções dele. Wetstein pensa que, estando profundamente engajados no discurso relativo à primazia e tendo muitas perguntas curiosas a favor de seu Mestre, ficaram descontentes ao serem interrompidos fora de estação.

Comentário de John Wesley

Então lhe foram trazidos filhinhos, para que lhes impusesse as mãos e orasse; e os discípulos os repreenderam.

Que ele colocasse as mãos neles – Esse foi um ritual que foi usado muito cedo, para orar por uma bênção para os jovens. Veja Gênesis 48: 14,20 .

Os discípulos os repreenderam – isto é, os que os trouxeram: provavelmente pensando que tal emprego estava abaixo da dignidade de seu Mestre. Marcos 10:13 ; Lucas 18:15 .

Referências Cruzadas

Gênesis 48:1 – Algum tempo depois, disseram a José: “Seu pai está doente”; e ele foi vê-lo, levando consigo seus dois filhos, Manassés e Efraim.

Gênesis 48:9 – Respondeu José a seu pai: “São os filhos que Deus me deu aqui”. Então Israel disse: “Traga-os aqui para que eu os abençoe”.

1 Samuel 1:24 – Depois de desmamá-lo, levou o menino, ainda pequeno, à casa do Senhor, em Siló, com um novilho de três anos de idade, uma arroba de farinha e uma vasilha de couro cheia de vinho.

Salmos 115:14 – Que o Senhor os multiplique, a vocês e aos seus filhos.

Jeremias 32:39 – Darei a eles um só pensamento e uma só conduta, para que me temam durante toda a sua vida, para o seu próprio bem e o de seus filhos e descendentes.

Mateus 16:22 – Então Pedro, chamando-o à parte, começou a repreendê-lo, dizendo: “Nunca, Senhor! Isso nunca te acontecerá! “

Mateus 18:2 – Chamando uma criança, colocou-a no meio deles,

Mateus 20:31 – A multidão os repreendeu para que ficassem quietos, mas eles gritavam ainda mais: “Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de nós! “

Marcos 10:13 – Alguns traziam crianças a Jesus para que ele tocasse nelas, mas os discípulos os repreendiam.

Lucas 9:49 – Disse João: “Mestre, vimos um homem expulsando demônios em teu nome e procuramos impedi-lo, porque ele não era um dos nossos. “

Lucas 9:54 – Ao verem isso, os discípulos Tiago e João perguntaram: “Senhor, queres que façamos cair fogo do céu para destruí-los? “

Lucas 18:15 – O povo também estava trazendo criancinhas para que Jesus tocasse nelas. Ao verem isto, os discípulos repreendiam os que as tinham trazido.

Atos dos Apóstolos 2:39 – Pois a promessa é para vocês, para os seus filhos e para todos os que estão longe, para todos quantos o Senhor, o nosso Deus chamar”.

1 Coríntios 7:14 – Pois o marido descrente é santificado por meio da mulher, e a mulher descrente é santificada por meio do marido. Se assim não fosse, seus filhos seriam impuros, mas agora são santos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *