Estudo de Oséias 2:7 – Comentado e Explicado

Perseguirá os seus amantes mas não os alcançará; procurá-los-á, mas não os encontrará. Então dirá: Voltarei para o meu primeiro marido, porque eu era outrora mais feliz que agora.
Oséias 2:7

Comentário de Albert Barnes

E ela seguirá depois – As palavras traduzidas como “sigam e busquem” ( ??? , ???? ) são intensivas e expressam “busca ansiosa e veemente” e “busca diligente”. Expressam, juntos, uma busca, cuja minúcia não é prejudicada por sua veemência, nem sua extensão e amplitude por sua exatidão. Ela procurará em toda parte, minuciosa e cuidadosamente, em toda parte e em todas as coisas, e falhará em todas. Por mil e oitocentos anos, os judeus perseguiram um fantasma, um Cristo, triunfando, à maneira dos reis da terra, e eles alguma vez escaparam deles. A alma pecaminosa muitas vezes luta, em busca do que Deus está retirando, e não cederá, até que, pela perseverante misericórdia de Deus, a busca infrutífera a esgote, e ela a achar sem esperança. Oh, a vontade do homem e a paciência incansável de Deus!

Então ela dirá: eu irei e voltarei – Ela se encoraja trêmula a retornar a Deus. As palavras expressam uma mistura de propósito e desejo. Antes, ela disse: “Venha, deixe-me ir atrás dos meus amantes;” agora, ela diz: “Venha, deixe-me ir e voltar”, como o progical do Evangelho, “eu me levantarei e irei para meu Pai.”

Ao meu primeiro marido – “ Deus é o primeiro marido da alma, que, apesar de puro, Ele, pelo amor do Espírito Santo, uniu-se a Ele. A ele, a alma anseia, quando encontra muitas amarguras, como espinhos, naquelas delícias do tempo e dos sentidos que ela cobiçava. Pois quando a alma começa a ser atormentada pelas tristezas do mundo que ela ama, então ela entende melhor como foi melhor com ela, com seu ex-marido. Aqueles a quem um perverso se desvia, a angústia se converte principalmente. ” “Principalmente, quando não podemos obter neste mundo o que desejamos, quando estamos cansados ??da impossibilidade de buscar nossos desejos terrenos, então o pensamento de Deus retorna à alma; então, o que antes era desagradável, se torna agradável para nós; Aquele cujos comandos foram amargos para a alma, de repente na memória se torna doce para ela, e a alma pecaminosa determina ser uma esposa fiel. ” E Deus ainda garante ser, em seu retorno, o Marido, mesmo da alma adúltera, por mais que se afastasse dEle.

Pois então era melhor comigo do que agora – é a voz do filho pródigo no Evangelho, que o Pai ouve: “Quantos servos contratados de meu Pai têm pão suficiente e de sobra, e eu pereço de fome!” “Eu servirei”, dizia Israel, “o Deus vivo e verdadeiro, não o orgulho das pessoas ou dos espíritos malignos, pois mesmo nesta vida é muito mais doce suportar o jugo do Senhor do que ser servo. de homens.” Em relação às dez tribos, o “então” deve significar o tempo antes da apostasia sob Jeroboão. Deus, nessas palavras, suaviza a severidade de Sua repreensão e de Suas sentenças de aflição, pela doçura da misericórdia prometida. Israel estava tão impaciente com as ameaças de Deus que seus reis e príncipes mataram aqueles a quem Ele lhes enviou. Deus chama sua atenção para as acusações por esse breve temperamento de doçura.

Comentário de Thomas Coke

Oséias 2: 7 . Irei, e voltarei, etc. – Depois de descobrir que seu apego a ídolos e nações idólatras não a valerá, mas a mergulhará em infortúnios, ela, pela graça divina, será levada a um senso de seu dever e da felicidade que ela desfrutava, enquanto apegava-se firmemente ao seu Deus. Ver Isaías 54: 5 . Jeremias 3: 1 ; Jeremias 44:17 ; Jeremias 44:30 . Ezequiel 16:18 :

Comentário de John Wesley

E ela seguirá seus amantes, mas não os alcançará; e ela os procurará, mas não os encontrará; então dirá: irei e voltarei ao meu primeiro marido; pois então era melhor comigo do que agora.

Seus amantes – Ídolos e idólatras.

Ultrapassá-los – mas nunca deve ultrapassar a ajuda desejada.

Ao meu primeiro marido – Deus que havia casado Israel consigo mesmo.

Comentário de E.W. Bullinger

seguir depois = seguir avidamente.

Eu irei, & c. Compare Oséias 6:15 . Lucas 15:18 .

primeiro marido Compare Ezequiel 16: 8 .

do que. Forneça a elipse : “do que é agora” .

Comentário de John Calvin

Deus agora mostra o que acontece quando castiga pessoas endurecidas e rebeldes com pesadas punições. Na primeira cláusula, ele mostra que a perversidade se apega tão completamente a seus corações, que eles não retornam imediatamente a uma mente sã. Ela seguirá seus amantes, ele diz, e os procurará. Aqui o Profeta nos diz que, embora os israelitas devessem ser castigados por punições frequentes, eles ainda continuariam em sua obstinação. Parece, portanto, quão duro era o pescoço e quão incircuncisos de coração eram; e assim os profetas, assim como Moisés, os representaram. E, portanto, aprendemos que, se eles tivessem sido apenas moderadamente corrigidos, não teria sido suficiente para sua emenda. Surpreendente, de fato, era a obstinação deles; pois Deus os havia divorciado e depois os levado a grandes dificuldades; e, no entanto, continuaram seu curso, como se fossem totalmente estúpidos e destituídos de todos os sentimentos. Não é uma loucura prodigiosa, quando os homens correm tão obstinadamente, mesmo quando Deus coloca sua mão tão fortemente contra eles? Tal, no entanto, é representado como tendo sido a obstinação dos israelitas.

O significado então é que, quando fossem subjugados, Deus não suavizaria imediatamente seus corações. Então Deus, apesar de machucado, ainda não os reformou; pois a dureza deles era tão grande que eles não podiam voltar imediatamente a um estado mental dócil; mas, pelo contrário, eles seguiram seus amantes. Pela palavra, segue, está expresso aquele zelo louco que possui idólatras; pois, como vemos, são como homens frenéticos. Como então o supersticioso não conhece limites, nem moderação, mas às vezes um zelo louco se apodera deles, o Profeta diz que Ela seguirá seus amantes e não os ultrapassará . O que significa a última cláusula? Que Deus frustre a esperança dos ímpios, para que eles saibam que em vão adoram falsos deuses e sigam com avidez superstições absurdas. Eles os procurarão , diz ele, e não os encontrarão . Ele sempre fala do povo sob o caráter de uma esposa sem vergonha e infiel.

Vemos então o que o Profeta pretendia fazer: justificar a Deus de toda culpa, para que os homens não suscitassem um clamor, como se ele tratasse mal com eles. Ele mostra que Deus, mesmo quando tão rígido, produz quase nenhum efeito; pois os ímpios, em sua perversidade, lutam contra seus flagelos, e não sofrem para serem trazidos imediatamente à devida ordem.

Mas na segunda cláusula, o Profeta acrescenta, que algum benefício surgiria por muito tempo, que, embora os idólatras abusassem da bondade de Deus e até se endurecessem contra suas varas, ainda assim não seria esse o caso perpetuamente; pois o Senhor daria melhor sucesso. Portanto, ela dirá: irei e voltarei ao meu ex-marido . Aqui o Profeta mostra mais claramente uma esperança de perdão, na medida em que fala do arrependimento do povo; pois sabemos que os homens não se arrependem, pois Deus está sempre pronto para recebê-los quando eles retornam a ele com genuína tristeza. Então o Profeta aqui fala declaradamente do arrependimento do povo, para que os israelitas pudessem saber, que as correções que os homens naturalmente não gostam, seriam lucrativas para eles. É nosso desejo que Deus sempre nos favoreça, e que sejamos nutridos com bondade e ternura em seu seio; entretanto, ele não pode seduzir-nos a si mesmo, por qualquer meio que tente fazê-lo: e, portanto, é que os castigos são amargos para nós, e nossa carne imediatamente murmura. Quando o Senhor levanta o dedo, antes que ele nos atinja, nós instantaneamente gememos e ficamos com raiva, e até rugimos contra ele: em resumo, os homens nunca podem ser trazidos de bom grado para se oferecer para serem castigados por Deus. Portanto, o Profeta agora mostra que a severidade de Deus é proveitosa para nós; pois isso nos leva ao arrependimento longamente: em uma palavra, ele elogia o favor de Deus em sua própria severidade, para que possamos saber que ele favorece nossa salvação, mesmo quando ele parece nos tratar com muita maldade. Ela então dirá: irei e voltarei ao meu ex-marido.

Mas devemos observar que, quando os homens realmente se arrependem, o fazem pela influência especial do Espírito; pois, de outra forma, permaneceriam perpetuamente naquela perversidade de que falamos. Se Deus por cem anos continuamente castigasse homens perversos, eles ainda não mudariam sua disposição; e verdadeiro é o ditado comum: “Os ímpios são quebrados antes que reformados”. Mas quando os homens, depois de muitas advertências, começam a ser sábios, essa mudança ocorre através do Espírito de Deus. Podemos também aprender com esta passagem o que é o verdadeiro arrependimento; isto é, quando aquele que pecou não apenas confessa a si próprio como culpado, e é digno de punição, mas também fica descontente consigo mesmo, e então com desejo sincero volta-se para Deus. Muitos, vemos, estão prontos o suficiente e dispostos a confessar seus pecados e, no entanto, seguem o mesmo caminho. Mas o Profeta mostra aqui que o verdadeiro arrependimento é algo muito diferente: “Eu irei e voltarei”, diz ele. O arrependimento então consiste (como se costuma dizer) no ato em si; isto é, o arrependimento produz uma mudança reformadora no homem, para que ele se reconcilie com Deus, a quem ele havia abandonado.

Vou então voltar para o meu ex-marido . Por quê? Porque era melhor comigo do que agora . O Profeta novamente confirma o que eu disse ultimamente: – que os fiéis não são sensatos, a menos que sejam bem castigados; pois o Profeta não fala aqui dos réprobos, mas da semente remanescente. O povo de Israel deveria ser exterminado; mas o Profeta agora declara que restariam alguns que finalmente se beneficiariam dos castigos de Deus. Desde então, devemos entender o Profeta como falando dos eleitos; portanto, podemos concluir prontamente que os castigos são necessários para nós; pois nos tornamos torcidos em nossos vícios, desde que Deus nos poupe. A menos que, então, pareça que Deus está realmente descontente conosco, nunca chegará à nossa mente que devemos nos arrepender. Vamos agora prosseguir –

Comentário de John Wesley

E ela seguirá seus amantes, mas não os alcançará; e ela os procurará, mas não os encontrará; então dirá: irei e voltarei ao meu primeiro marido; pois então era melhor comigo do que agora.

Seus amantes – Ídolos e idólatras.

Ultrapassá-los – mas nunca deve ultrapassar a ajuda desejada.

Ao meu primeiro marido – Deus que havia casado Israel consigo mesmo.

Referências Cruzadas

Deuteronômio 6:10 – O Senhor, o seu Deus, os conduzirá à terra que jurou aos seus antepassados, Abraão, Isaque e Jacó, que daria a vocês, terra com grandes e boas cidades que vocês não construíram,

Deuteronômio 8:17 – Não digam, pois, em seu coração: “A minha capacidade e a força das minhas mãos ajuntaram para mim toda esta riqueza”.

Deuteronômio 32:13 – Ele o fez cavalgar nos lugares altos da terra e o alimentou com o fruto dos campos. Ele o nutriu com mel tirado da rocha, e com óleo extraído do penhasco pedregoso,

2 Crônicas 28:20 – Quando chegou Tiglate-Pileser, rei da Assíria, causou-lhe problemas em vez de ajudá-lo.

Neemias 9:25 – Conquistaram cidades fortificadas e terra fértil; apossaram-se de casas cheias de bens, poços já escavados, vinhas, olivais e muitas árvores frutíferas. Comeram até fartar-se e foram bem alimentados; eles desfrutaram de tua grande bondade.

Salmos 116:7 – Retorne ao seu descanso, ó minha alma, porque o Senhor tem sido bom para você!

Isaías 30:2 – que descem ao Egito sem consultar-me, para buscar proteção no poder do faraó, e refúgio na sombra do Egito.

Isaías 30:16 – Vocês disseram: ‘Não, nós vamos fugir a cavalo’. E fugirão! Vocês disseram: ‘Cavalgaremos cavalos velozes’. Velozes serão os seus perseguidores!

Isaías 31:1 – Ai dos que descem ao Egito em busca de ajuda, que contam com cavalos. Eles confiam na multidão dos seus carros e na grande força dos seus cavaleiros, mas não olham para o Santo de Israel, nem buscam a ajuda que vem do Senhor!

Jeremias 2:2 – “Vá proclamar aos ouvidos de Jerusalém: “Eu me lembro de sua fidelidade quando você era jovem: como noiva, você me amava e me seguia pelo deserto, por uma terra não semeada.

Jeremias 2:28 – E onde estão os deuses que você fabricou para si? Que eles venham, se puderem salvá-la na hora da adversidade! Porque os seus deuses são tão numerosos como as suas cidades, ó Judá!

Jeremias 2:36 – Por que você não leva a sério a sua mudança de rumo? Você ficará decepcionada com o Egito, como ficou com a Assíria.

Jeremias 3:1 – “Se um homem se divorciar de sua mulher, e, se ela, depois de deixá-lo, casar-se com outro homem, poderá o primeiro marido voltar para ela? Não seria a terra totalmente contaminada? Mas você tem se prostituído com muitos amantes e, agora, quer voltar para mim? “, pergunta o Senhor.

Jeremias 3:22 – “Voltem, filhos rebeldes! Eu os curarei da sua rebeldia. “Sim! Nós viremos a ti, pois tu és o Senhor, o nosso Deus.

Jeremias 14:22 – Entre os ídolos inúteis das nações, existe algum que possa trazer chuva? Podem os céus, por si mesmos, produzir chuvas copiosas? Somente tu o podes, Senhor, nosso Deus! Portanto, a nossa esperança está em ti, pois tu fazes todas essas coisas.

Jeremias 30:12 – “Assim diz o Senhor: ” ‘Seu ferimento é grave, sua ferida, incurável.

Jeremias 31:18 – “Ouvi claramente Efraim lamentando-se: ‘Tu me disciplinaste como a um bezerro indomado, e fui disciplinado. Traze-me de volta, e voltarei, porque tu és o Senhor, o meu Deus.

Jeremias 31:32 – “Não será como a aliança que fiz com os seus antepassados quando os tomei pela mão para tirá-los do Egito; porque quebraram a minha aliança, apesar de eu ser o Senhor deles”, diz o Senhor.

Jeremias 50:4 – “Naqueles dias e naquela época”, declara o Senhor, “o povo de Israel e o povo de Judá virão juntos, chorando e buscando o Senhor seu Deus.

Lamentações 3:40 – Examinemos e submetamos à prova os nossos caminhos, e depois voltemos ao Senhor.

Ezequiel 16:18 – Você também os vestiu com suas roupas bordadas, e lhes ofereceu o meu óleo e o meu incenso.

Ezequiel 20:32 – ” ‘Vocês dizem: “Queremos ser como as nações, como os povos do mundo, que servem à madeira e à pedra”. Mas o que vocês têm em mente jamais acontecerá.

Ezequiel 23:4 – A mais velha chamava-se Oolá, e sua irmã, Oolibá. Elas eram minhas e deram à luz filhos e filhas. Oolá é Samaria, e Oolibá é Jerusalém.

Ezequiel 23:22 – “Portanto, Oolibá, assim diz o Soberano Senhor: Incitarei os seus amantes contra você, aqueles de quem você se afastou desgostosa, e os trarei para atacá-la de todos os lados,

Daniel 4:17 – “A decisão é anunciada por sentinelas, os anjos declaram o veredicto, para que todos os que vivem saibam que o Altíssimo domina sobre os reinos dos homens e os dá a quem quer, e põe no poder o homem mais simples.

Daniel 4:25 – Tu serás expulso do meio dos homens e viverás com os animais selvagens; comerás capim como os bois e te molharás com o orvalho do céu. Passarão sete tempos até que admitas que o Altíssimo domina sobre os reinos dos homens e os dá a quem quer.

Daniel 4:32 – Você será expulso do meio dos homens, viverá com os animais selvagens e comerá capim como os bois. Passarão sete tempos até que admita que o Altíssimo domina sobre os reinos dos homens e os dá a quem quer”.

Daniel 5:21 – Foi expulso do meio dos homens e sua mente ficou como a de um animal; ele passou a viver com os jumentos selvagens e a comer capim como os bois; e o seu corpo se molhava com o orvalho do céu, até reconhecer que o Deus Altíssimo domina sobre os reinos dos homens e coloca no poder a quem ele quer.

Oséias 5:13 – “Quando Efraim viu a sua enfermidade, e Judá os seus tumores, Efraim se voltou para a Assíria, e mandou buscar a ajuda do grande rei. Mas ele não tem condições de curar vocês, nem pode sarar os seus tumores.

Oséias 5:15 – Então voltarei ao meu lugar até que eles admitam sua culpa. E eles buscarão a minha face; em sua necessidade eles me buscarão ansiosamente”.

Oséias 6:1 – “Venham, voltemos para o Senhor. Ele nos despedaçou, mas nos trará cura; ele nos feriu, mas sarará nossas feridas.

Oséias 13:6 – Quando eu os alimentava, ficavam satisfeitos; quando ficavam satisfeitos, se orgulhavam, e então me esqueciam.

Oséias 14:1 – Volte, ó Israel, para o Senhor, para o seu Deus. Seus pecados causaram sua queda!

Lucas 15:17 – “Caindo em si, ele disse: ‘Quantos empregados de meu pai têm comida de sobra, e eu aqui, morrendo de fome!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *