Estudo de Salmos 132:14 – Comentado e Explicado

É aqui para sempre o lugar de meu repouso, é aqui que habitarei porque o escolhi.
Salmos 132:14

Comentário de Albert Barnes

Este é o meu descanso para sempre – Minha casa; minha morada permanente. Não vou mais me afastar de um lugar para outro – como quando a arca foi carregada no deserto, e como tem sido desde então; mas Sião será agora o lugar fixo da religião. Veja as notas no Salmo 68:16 .

Aqui vou morar … – Permanentemente; constantemente.

Comentário de Adam Clarke

Este é o meu descanso para sempre – Aqui a Igreja Cristã é mais indubitavelmente significada. Este é o lugar de Deus para sempre. Depois disso, nunca haverá outra dispensação; O cristianismo fecha e completa todas as comunicações do céu para a terra. Deus não tem nada maior para dar à humanidade deste lado do céu; nem o homem precisa de nada melhor; nem sua natureza é capaz de algo mais excelente.

Comentário de John Calvin

14. Este é o meu descanso para sempre. A mesma verdade é aqui colocada na boca de Deus, para dar peso adicional; e é declarado que não foi em vão que o templo havia sido erigido, pois Deus mostraria com eficácia e por testemunhos práticos o deleite que ele tinha na adoração de seu próprio compromisso. O descanso de Deus, ou a sua morada, são expressões que indicam que ele está presente com os homens na manifestação de seu poder. Assim, ele habitou em Sião, no sentido de que ali seu povo o adorava de acordo com a prescrição de sua lei, e encontrou além do benefício do serviço em sua resposta favorável a seus pedidos. Eventualmente foi visto, de uma maneira muito impressionante, que essa era a promessa de um Deus infalível, depois que o Templo foi derrubado, o altar derrubado e todo o quadro do serviço jurídico interrompido, a glória do Senhor depois retornou a ele mais uma vez e permaneceu lá até o advento de Cristo. Todos sabemos de que maneira perversa e vergonhosa os judeus abusaram da promessa divina que é feita aqui, com a impressão de que necessariamente colocava Deus sob a obrigação de favorecê-los, aproveitando a ocasião, se, no orgulho de seus corações, para desprezar , e até perseguem cruelmente os Profetas. Lutero, por esse motivo, chama de “a promessa sangrenta”; pois, como todos os hipócritas que tornam o santo nome de Deus oculto pela iniqüidade, não hesitaram, quando acusados ??dos piores crimes, em insistir que estava além do poder dos profetas tirar deles privilégios que Deus havia concedido. Com eles, afirmar que o Templo poderia ser despojado de sua glória era equivalente a acusar Deus de falsidade e impeachment de sua fidelidade. Sob a influência desse espírito de vaidosa confiança, eles fizeram esforços tão inconcebíveis ao derramar sangue inocente. Se o Diabo de Roma estivesse armado com pretensões tão esplêndidas, que limites seriam fixados em sua audácia? Do jeito que está, vemos quão ferozmente e com que orgulho sangrento arrogam o nome da Igreja, enquanto ultrajam toda a religião, com desprezo aberto a Deus e flagrante violação da humanidade. Mas e daí? caso contrário, a hierarquia cairia, e isso deve permanecer, se Cristo não abandonasse sua esposa, a Igreja! A refutação de tal fundamento não está longe de ser procurada. A Igreja não se limita a um único lugar: agora que a glória do Senhor brilha por toda a terra, seu descanso é onde Cristo e seus membros estão. É necessário que entendamos corretamente o que o salmista diz sobre a eterna continuação do templo. O advento de Cristo foi “o tempo da reforma”, e as figuras do antigo Testamento, em vez de serem então provadas ou tornadas vãs, foram substanciadas e receberam sua satisfação nele. Se ainda se objeta que o monte Sião é aqui mencionado como a residência eterna de Deus, é suficiente responder que o mundo inteiro se tornou um monte Sião ampliado no advento de Cristo.

Referências Cruzadas

1 Reis 8:13 – Na realidade construí para ti um templo magnífico, um lugar para nele habitares para sempre! “

1 Reis 8:27 – “Mas será possível que Deus habite na terra? Os céus, mesmo os mais altos céus, não podem conter-te. Muito menos este templo que construí!

Salmos 68:18 – Quando subiste em triunfo às alturas, levaste cativo muitos prisioneiros; recebeste homens como dádivas, até mesmo rebeldes, para estabeleceres morada, ó Senhor Deus.

Salmos 76:2 – Sua tenda está em Salém; o lugar da sua habitação está em Sião.

Salmos 87:2 – o Senhor ama as portas de Sião mais do que qualquer outro lugar de Jacó.

Salmos 132:8 – Levanta-te, Senhor, e vem para o teu lugar de descanso, tu e a arca onde está o teu poder.

Salmos 135:21 – Bendito seja o Senhor desde Sião, aquele que habita em Jerusalém. Aleluia!

Isaías 8:18 – Aqui estou eu com os filhos que o Senhor me deu. Em Israel somos sinais e símbolos da parte do Senhor dos Exércitos, que habita no monte Sião.

Isaías 11:10 – Naquele dia as nações buscarão a Raiz de Jessé, que será como uma bandeira para os povos, e o seu lugar de descanso será glorioso.

Isaías 12:6 – Gritem bem alto e cantem de alegria, habitantes de Sião, pois grande é o Santo de Israel no meio de vocês”.

Isaías 57:15 – Pois assim diz o Alto e Sublime, que vive para sempre, e cujo nome é santo: “Habito num lugar alto e santo, mas habito também com o contrito e humilde de espírito, para dar novo ânimo ao espírito do humilde e novo alento ao coração do contrito.

Isaías 66:1 – Assim diz o Senhor: “O céu é o meu trono, e a terra, o estrado dos meus pés. Que espécie de casa vocês me edificarão? É este o meu lugar de descanso?

Joel 3:21 – Sua culpa de sangue, ainda não perdoada, eu a perdoarei. ” O Senhor habita em Sião!

Sofonias 3:17 – O Senhor, o seu Deus, está em seu meio, poderoso para salvar. Ele se regozijará em você, com o seu amor a renovará, ele se regozijará em você com brados de alegria”.

Efésios 2:22 – Nele vocês também estão sendo juntamente edificados, para se tornarem morada de Deus por seu Espírito.

Hebreus 12:22 – Mas vocês chegaram ao monte Sião, à Jerusalém celestial, à cidade do Deus vivo. Chegaram aos milhares de milhares de anjos em alegre reunião,

Apocalipse 21:23 – A cidade não precisa de sol nem de lua para brilharem sobre ela, pois a glória de Deus a ilumina, e o Cordeiro é a sua candeia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *