Estudo de Salmos 31:7 – Comentado e Explicado

Exultarei e me alegrarei pela vossa compaixão, porque olhastes para minha miséria e ajudastes minha alma angustiada.
Salmos 31:7

Comentário de Albert Barnes

Ficarei contente e me alegrarei na tua misericórdia – triunfarei e gozo na tua misericórdia; isto é, na misericórdia que ele já havia experimentado e naquilo que ele ainda esperava desfrutar. Ele tinha provas abundantes dessa misericórdia; ele esperava ainda mais provas disso; e ele diz que encontraria sua alegria nisso, e não naquilo que os ídolos poderiam dar.

Pois tu consideraste o meu problema – Nos tempos passados ??e agora. Ele sentiu-se seguro de que sua oração seria considerada e que Deus o aliviaria e libertaria.

Tu conheces a minha alma nas adversidades – Nos problemas que me vieram. Ou seja, Deus viu e conheceu todos os sentimentos de seu coração no tempo da adversidade; sua tristeza e ansiedade; sua esperança e confiança; seu espírito queixoso; seu sentimento de total dependência de Deus e sua crença de que Ele interporia para salvá-lo. Deus não se afastou dele, mas mostrou que ele considerava com interesse todos os seus sentimentos, desejos e esperanças. É muito, na hora da angústia, saber que todos os nossos sentimentos são entendidos por Deus, que Ele vê todas as nossas tristezas e que Ele não será independente delas. Não há estados mentais mais interessantes do que aqueles que ocorrem em adversidades; não há ninguém que possa entender completamente a alma nas adversidades, a não ser Deus; não há ninguém além de Deus que possa satisfazer inteiramente as necessidades da alma em tais épocas.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 31: 7-8 . Tu conheces a minha alma nas adversidades – não se afastou de mim e agiu em minha direção como um estranho, mas me amou e cuidou de mim. Pois o conhecimento geralmente implica afeto. E não me calou – Ou me fez calar; na mão – ou poder; do inimigo – Do qual eu estava em grande e iminente perigo, se você não tivesse me libertado. Puseste o pé em uma grande sala – Abri caminho para eu escapar quando fui cercado por eles, e me libertou.

Comentário de E.W. Bullinger

misericórdia = benignidade ou graça.

considerado = considerado .

minha alma = eu mesmo. Hebraico. nephesh. App-13.

Comentário de Adam Clarke

Tu conheces a minha alma nas adversidades – Quando todos me abandonaram; quando ninguém poderia me ajudar; quando não pude salvar minha própria vida; quando meus inimigos tinham certeza de que eu não poderia escapar; então te achei meu amigo e apoiador. Quando um amigo, assim chamado, acha conveniente não conhecer seu amigo na aflição e na pobreza, então você me reconheceu como seu, todo inútil como eu era. Amizades humanas podem falhar; mas o amigo dos pecadores nunca falha. Cícero define um amigo de verdade, Amicus certus in re incerta cernitor: “Um amigo necessitado é realmente um amigo”. Leitor, esse amigo é o Senhor.

Comentário de John Calvin

7. Ficarei feliz e me alegrarei com a tua bondade. Aqui está inserido um agradecimento, apesar de muitos parecerem que a oração de Davi está suspensa e que ele faz um voto, quando será libertado do perigo presente. Mas como nenhuma condição é anexada, estou bastante inclinado a pensar que, ao parar de uma só vez no meio de sua oração, ele promete a si mesmo uma libertação, pela qual terá abundante matéria para agradecer. Tampouco é de se admirar que sentimentos diferentes estejam misturados nos salmos em que Davi expôs suas próprias tentações, bem como a resistência que sua fé lhes fez, considerando também que, quando ele cantava os louvores a Deus, depois de ter já obtido a libertação dele, ele abraça períodos diferentes em seu cântico, como ele diz aqui, que Deus considerou sua aflição, sugerindo por isso o efeito da assistência que Deus lhe havia concedido. E para que ele possa confirmar isso melhor, ele acrescenta, que ele não havia sido entregue nas mãos de seus inimigos: nas quais há uma antítese implícita, a saber, que quando ele estava cercado por todos os lados por aflições severas, ele estava maravilhosamente entregue por Deus. Isso também é sugerido pela frase a seguir: Puseste meus pés em um lugar grande (642), o que denota uma mudança repentina e inesperada.

Comentário de John Wesley

Ficarei contente e me regozijarei na tua misericórdia; tu conheceste a minha alma nas adversidades;

Conhecido – me amava e cuidava de mim.

Referências Cruzadas

Neemias 9:32 – “Agora, portanto, nosso Deus, ó Deus grande, poderoso e temível, fiel à tua aliança e misericordioso, não fiques indiferente a toda a aflição que veio sobre nós, sobre os nossos reis e os nossos líderes, sobre os nossos sacerdotes e profetas, sobre os nossos antepassados e sobre todo o teu povo, desde os dias dos reis da Assíria até hoje.

Jó 10:9 – Lembra-te de que me moldaste como o barro, e agora me farás voltar ao pó?

Jó 23:10 – Mas ele conhece o caminho por onde ando; se me puser à prova, aparecerei como o ouro.

Salmos 1:6 – Pois o Senhor aprova o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios leva à destruição!

Salmos 9:13 – Misericórdia, Senhor! Vê o sofrimento que me causam os que me odeiam. Salva-me das portas da morte,

Salmos 13:5 – Eu, porém, confio em teu amor; o meu coração exulta em tua salvação.

Salmos 25:18 – Olha para a minha tribulação e o meu sofrimento, e perdoa todos os meus pecados.

Salmos 71:20 – Tu, que me fizeste passar muitas e duras tribulações, restaurarás a minha vida, e das profundezas da terra de novo me farás subir.

Salmos 119:153 – Olha para o meu sofrimento e livra-me, pois não me esqueço da tua lei.

Salmos 142:3 – Quando o meu espírito se desanima, és tu quem conhece o caminho que devo seguir. Na vereda por onde ando esconderam uma armadilha contra mim.

Isaías 43:2 – Quando você atravessar as águas, eu estarei com você; e, quando você atravessar os rios, eles não o encobrirão. Quando você andar através do fogo, você não se queimará; as chamas não o deixarão em brasas.

Isaías 49:13 – Gritem de alegria, ó céus, regozije-se, ó terra; irrompam em canção, ó montes! Pois o Senhor consola o seu povo e terá compaixão de seus afligidos.

Isaías 63:9 – Em toda a aflição do seu povo ele também se afligiu, e o anjo da sua presença os salvou. Em seu amor e em sua misericórdia ele os resgatou; foi ele que sempre os levantou e os conduziu nos dias passados.

Isaías 63:16 – Entretanto, tu és o nosso Pai. Abraão não nos conhece e Israel nos ignora; tu, Senhor, és o nosso Pai, e desde a antigüidade te chamas nosso Redentor.

Jeremias 33:11 – as vozes de júbilo e de alegria, do noivo e da noiva, e as vozes daqueles que trazem ofertas de ação de graças para o templo do Senhor, dizendo: “Dêem graças ao Senhor dos Exércitos, pois ele é bom; o seu amor leal dura para sempre”. Porque eu mudarei a sorte desta terra como antigamente’, declara o Senhor.

Lamentações 3:50 – até que o Senhor contemple dos céus e veja.

Lamentações 5:1 – Lembra-te, Senhor, do que tem acontecido conosco; olha e vê a nossa desgraça.

João 10:27 – As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem.

1 Coríntios 8:3 – Mas quem ama a Deus, este é conhecido por Deus.

Gálatas 4:9 – Mas agora, conhecendo a Deus, ou melhor, sendo por ele conhecidos, como é que estão voltando àqueles mesmos princípios elementares, fracos e sem poder? Querem ser escravizados por eles outra vez?

2 Timóteo 2:19 – Entretanto, o firme fundamento de Deus permanece inabalável e selado com esta inscrição: “O Senhor conhece quem lhe pertence” e “afaste-se da iniqüidade todo aquele que confessa o nome do Senhor”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *