Eu sou real? Um guia básico para a garantia cristã

Logo depois de me tornar um cristão, comecei a me perguntar se realmente era um cristão. A primeira dúvida surgiu inesperadamente, como um relâmpago de um céu sem nuvens. Eu sou real? Eu parecia amar Jesus. Eu parecia confiar nele. Eu parecia ter as marcas de uma vida transformada. Mas , o pensamento se insinuou, assim como Judas .

O tema da garantia é complexo, para dizer o mínimo. Os cristãos genuínos duvidam de sua salvação por muitas razões diferentes, e Deus nutre a segurança por vários meios diferentes. Assim, a palavra necessária para um incrédulo muitas vezes difere da palavra necessária para outro. No entanto, para aqueles que estão se debatendo, como eu, talvez sem saber o que está acontecendo com eles, um guia básico de garantia pode ser útil.

1 – Possibilidade de Garantia

Por garantia , eu simplesmente quero dizer, “a confiança de um cristão de que ele ou ela está em posição correta com Deus, e que isso resultará na salvação final”. Cristãos seguros podem dizer, com convicção forjada pelo Espírito, não apenas “Cristo morreu pelos pecadores”, mas “Cristo morreu por mim ”. Embora o pecado possa atacá-los, e Satanás pode acusá-los, eles sabem que estão perdoados, amados e destinados ao céu. E a primeira palavra a oferecer sobre essa garantia é simplesmente esta: é possível .

Sua pode parecer pequena e seu apego a Cristo instável. Mesmo assim, é possível que você sinta profundamente que ele nunca o expulsará ( João 6:37 ). É possível que você grite “Abba!” com a confiança implícita dos filhos de Deus ( Romanos 8:15-16 ). É possível para você “regozijar-se com alegria e cheia de glória” ( 1 Pedro 1:8 ). É possível que você tenha “confiança para o dia do julgamento” ( 1Jo 4:17 ).

O desejo de Deus pela segurança de seu povo, mesmo para o mais frágil deles, brilha intensamente nas Escrituras. Ele teceu a segurança em seu próprio nome, seja a antiga aliança ( Êx 34:6-7 ) ou a nova ( Mt 1:21 ). Ele falou certeza em promessa de uma boca que “nunca mente” ( Tt 1:2 ). E como ele escreveu uma vez com um arco-íris ( Gênesis 9:13-17 ), e brilhou a segurança através das estrelas ( Gênesis 15:5-6 ), agora ele selou a segurança com o maior sinal de todos: o corpo e o sangue de seu querido Filho. Semana após semana, comemos o pão e bebemos o cálice de sua benignidade em Cristo ( Mateus 26:26-29 ).

Se a nova aliança de Deus é certa (e é), se suas promessas são verdadeiras (e são), e se seu caráter não pode mudar (e não pode), então a plena certeza é possível para todos em Cristo, não importa quão forte nossos medos atuais.

2 – Inimigos da Garantia

Se, então, as Escrituras testificam tão poderosamente a possibilidade de segurança, por que alguém nunca tem certeza – e por que alguns parecem lutar continuamente com isso? Porque a certeza cristã não é apenas possível, mas oposta . Dos inimigos que nos perseguem, três são os principais: Satanás, o pecado e nossa psicologia quebrada.

SATANÁS

Podemos esperar que “o acusador de nossos irmãos, . . . que os acusa dia e noite diante de nosso Deus” para guerrear contra a paz do cristão. E assim ele faz.

Muitos cristãos verdadeiros, por sua vez, ouviram esse terrível se : “Se você é cristão, por que peca tanto? Por que sua fé é tão pequena? Por que seu coração está tão frio?” E embora as acusações de Satanás não possam condenar aqueles a quem Deus justificou ( Romanos 8:33 ), elas certamente podem arruinar nosso conforto.

O diabo sabe que cristãos bem seguros ameaçam o domínio das trevas mais do que qualquer outro. E assim, ele protege sua propriedade com uma de suas armas mais usadas: a dúvida.

PECADO

Ao lado de Satanás, as Escrituras apresentam o pecado como um dos principais inimigos da segurança. Agora, é claro, a segurança nesta vida sempre coexiste com o pecado. “Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós” ( 1 João 1:8 ). No entanto, o pecado habitual, o pecado impenitente ou o pecado particularmente grave escurece nossa segurança com tanta certeza quanto cortinas fechadas escurecem um quarto – e deveria.

“ Nisto conhecemos que o conhecemos”, escreve o apóstolo João, “se guardarmos os seus mandamentos” ( 1 João 2:5 ). E, portanto, quando um padrão de obediência aos mandamentos dá lugar à quebra de mandamentos, e um padrão de arrependimento à teimosia, e um padrão de confissão ao segredo, não podemos “saber que o conhecemos” com a mesma confiança que antes.

Podemos estar seguros nas garras de Jesus, como Pedro estava mesmo quando negou seu Senhor, mas nosso senso dessa segurança é justamente fraco até que “nos voltemos” ( Lc 22:31-32 ), e novamente tenhamos ouvido sua voz perdoadora ( João 21:15-19 ).

PSICOLOGIA

Finalmente, nossa própria psicologia desempenha um papel influente, mas muitas vezes esquecido, na segurança. (Por psicologia , refiro-me geralmente a questões de temperamento, padrões de pensamento e auto-reflexão). João nos adverte que pode chegar o tempo em que “nosso coração nos condena” injustamente ( 1 João 3:19 ) – e os corações de alguns, devido a uma psicologia mais quebrada, condenam com mais frequência.

3 – Meios de Garantia

Tais são os inimigos de uma firme e alegre segurança cristã. Mas, por maiores que sejam, “maior é aquele que está em vós” ( 1 João 4:4 ). Deus não permitirá que Satanás, o pecado e a psicologia caída frustrem a possibilidade de segurança. E assim, ele oferece, através do ministério de seu Espírito, meios pelos quais podemos superar seu ataque e “chegar-nos com um coração verdadeiro em plena certeza de fé” ( Hebreus 10:22 ). E em sua providência, seus três grandes meios se opõem aos nossos três grandes inimigos: as promessas derrotam as acusações de Satanás, a semelhança de Cristo supera as trevas do pecado e o testemunho do Espírito silencia nossa psicologia quebrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *