Quanto a mim e minha casa: O Dever da Religião Familiar

Se você é cristão, eu sei algo sobre você.

Você quer mais emoção em sua caminhada com Jesus. Você quer mais vida, mais vigília, mais admiração, mais ambição celestial, mais consistência, mais urgência, mais pecado morto aos seus pés. Você quer mais uma sensação ininterrupta da imensidão absoluta de Deus, sua majestade total, seu amor implacável. Você quer menos clichês e irrealidades, e mais coisas reais.

Você quer viver para mais, com mais poder e propósito. E se você tem uma família, você quer mais habilidade para levá-los a Cristo. Você quer viver em um mundo de adoração e missão com eles. Você quer que sua esposa floresça cada vez mais à medida que ela contempla mais de Jesus. Você quer ouvir seus filhos cantando para Jesus. Você quer fazer orações reais juntos e enfrentar dificuldades como uma família, dizendo como Josafá disse a Deus: “Não sabemos o que fazer, mas nossos olhos estão em você” ( 2 Crônicas 20:12 ). E você quer vê-lo responder poderosamente.

Em outras palavras, você quer uma religião familiar verdadeira e viva que se espalhe em sua vizinhança e em sua igreja local. Mas é possível? Esse desejo, talvez agora negligenciado e faminto, só o visita com sussurros de culpa quando você olha em volta para ver como sua vida realmente é: uma luta pela sobrevivência. 

Mas assim como você quer mais para você e sua família, Deus quer e promete mais também.

1 – Família, viva para Deus

Homem cristão, você tem o prazeroso dever de sustentar sua casa, tanto física quanto espiritualmente. Tal privilégio foi predito há muito tempo, dado não apenas no mandato cultural ( Gênesis 1:28 ), mas no grande mandamento ao povo da aliança de Deus:

Ouça, ó Israel: O Senhor, o nosso Deus, é o único Senhor.
Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças.
Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração.
Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar.
Amarre-as como um sinal nos braços e prenda-as na testa.
Escreva-as nos batentes das portas de sua casa e em seus portões.

Deuteronômio 6:4-9

Esta visão para a família não poderia ser maior: nada menos que um mundo submerso em Deus . Deus levantou a bandeira final: “Ame o Senhor com tudo”.

Ele pretendia que todas as facetas, todos os cantos da vida familiar, fossem inscritos com lembretes de Deus e seu valor imutável. Ele pretendia ser supremo em todas as coisas para a alegria de todo o seu povo e suas famílias.

Os pais passaram diligentemente essa paixão para a próxima geração, orando para que Deus desse novo nascimento. A verdade que torna uma pessoa sábia para a salvação deve ser repetida, repetidas vezes, como um homem golpeia uma lâmina repetidamente para afiá-la, na esperança de que Deus forme filhos que também o amem com tudo.

Mais do que simplesmente transmitir verdades, porém, vemos como um homem fiel cria uma atmosfera na qual atrai seus filhos. O lar permaneceu como um lugar onde as discussões sobre Deus continuam:

  • enquanto você se senta
  • enquanto você anda pelo caminho
  • quando você se deita
  • quando você se levantar

Quando em casa, ou quando viajamos para longe de casa – desde o início da manhã até o deitar à noite – a conversa deveria girar em torno de Deus.

Não deve passar um dia em que os caminhos de Deus, o evangelho de Deus e o retorno de Deus não sejam contemplados e não sejam falados em nossas famílias.

2 – Homens, tenham o coração ardente

A questão é que essa visão para a religião familiar não era algo para ser riscado de uma lista; era um estilo de vida. Não apenas um devocional espremido nas rachaduras, mas uma disposição consistente para adorar. O Deus digno de toda a nossa devoção preenche a esfera do crente, especialmente sua casa. Uma visão que corresponde ao desejo secreto.

Se você é um homem cristão, você carrega especialmente a responsabilidade disso – e, novamente, você o deseja , por mais pesado que seja.

Como eu sei? Porque o texto diz isso.

Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças. E estas palavras que hoje te ordeno estarão em seu coração .

Você será convencido – pai cristão, filho cristão, irmão cristão – a se entregar ao cultivo de um mundo cheio de Deus, quer você tenha ou ainda não tenha sua própria família. E não porque você leu um artigo ou um bom livro, mas porque Deus inscreveu seu grande mandamento ardente em seu coração. Ninguém precisa torcer o braço para querer viver para Cristo em estatura cada vez maior. “Porque todos me conhecerão”

3 – Tenha o Espírito ardente

Na antiga aliança, receber os mandamentos no coração exigia memorização, meditação, oração, obediência. Na nova aliança, esses meios também são empregados, mas de um ponto de partida muito diferente:

“Esta é a aliança que farei com a comunidade de Israel depois daqueles dias”, declara o Senhor: “Porei a minha lei no íntimo deles e a escreverei nos seus corações. Serei o Deus deles, e eles serão o meu povo.

Jeremias 31:33

Seu espírito não queima dentro de você? Você pode se sentir culpado pela preguiça do passado, pode se sentir culpado pela negligência atual, pode precisar cair de joelhos e implorar o perdão de Deus por deixá-lo esquecido no sótão, mas uma coisa é certa se você conhece a Cristo: você deseja fornecer bênção espiritual para sua casa. Perceba o Senhor Jesus estendendo mais graça e proporcionando novas oportunidades. Não resista mais a mergulhar neste prometido mar de bênçãos: “honrarei aos que me honram”

Se você é real, irmão, a lei dele já está gravada em seu coração: você quer cuidar de sua família. Você quer deixar de lado as trivialidades e viver para Cristo. Você quer construir sua casa e preenchê-la com grandes pensamentos e ações amorosas. Você quer a estrela de Belém descansando acima do seu telhado, indicando a presença do Rei. Você quer fornecer alimento espiritual e bebida eterna para aqueles que você mais ama. Você quer dizer com sinceridade e continuamente: “Quanto a mim e minha casa, serviremos ao Senhor”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *