Seis maneiras de ver o Espírito Santo

A vida no Espírito pode parecer comum às vezes. É realmente uma das maiores façanhas de Satanás.

Se ele não puder impedir Deus de invadir e reviver uma alma que já morreu, ele fará o que puder para minimizar o que aconteceu. Ele semeia espinhos que perturbam nosso senso de segurança e descanso ( 2 Coríntios 12:7 ). Ele tentará velar a glória de Deus em nós e ao nosso redor ( 2 Coríntios 4:4 ). Ele nos inundará com cuidados, riquezas e prazeres para nos distrair da realidade espiritual ( Lucas 8:14 ). Ele vai aproveitar qualquer vislumbre do pecado: “Veja, você é exatamente quem você era antes” ( Apocalipse 12:10 ).

Satanás pode nos convencer de que uma vida invadida pela presença, ajuda e alegria de Deus – pelo Espírito Santo – não é tão diferente de qualquer outra vida. Ele nos convence a perceber e definir nossas vidas pelo que restou da maldição, e não pelo surgimento da nova criação.

Sim, a vida no Espírito – por enquanto – muitas vezes parece comum. Comemos e bebemos, trabalhamos e dormimos, labutamos e fiamos, e depois fazemos tudo de novo amanhã. Mas nada de agora é igual ao que era , nem mesmo nosso café da manhã ou nosso lanche da tarde. “Quer comais, quer bebais, ou façais outra qualquer coisa , fazei tudo para a glória de Deus” ( 1 Coríntios 10:31 ). Essa glória não pula refeições; ela os invade. E quem nos capacita a comer e beber e fazer tudo para a glória de Deus? O espírito.

Agora, nós comemos com o Espírito. Agora, nós bebemos com o Espírito. Agora, trabalhamos, brincamos e dormimos no Espírito. Agora, andamos pelo Espírito ( Gálatas 5:16 ). Um dia normal pode parecer comum, mas abaixo da superfície de nossas percepções, Deus está tecendo uma vida nova, milagrosa e inacabada em nós – por seu Espírito.

Você tem o espírito

Você se lembra que, se você pertence a Cristo, o Espírito de Deus vive em você ? Ele não paira sobre você esperando para ajudar. Ele não está esperando em uma mesa no céu para você ligar. Ele não está patrulhando bairros à procura de almas necessitadas. Não, quando Deus te libertou da prisão do pecado e da morte, ele não apenas o convidou para a sua presença e família, mas ele veio morar em você. Ele fez um lar para si mesmo em sua alma fraca, quebrada e perdoada.

“Não sabeis que sois templo de Deus”, pergunta o apóstolo Paulo, “e que o Espírito de Deus habita em vós?” ( 1 Coríntios 3:16 ). Você sabe? A normalidade da vida fez você esquecer? Deus está vivendo no ordinário, no seu ordinário.

Paulo escreve em Romanos 8:8-9: “Aqueles que estão na carne não podem agradar a Deus. Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós”. Mesmo que muitos aspectos de sua vida tenham permanecido os mesmos depois que você veio a Cristo – sua família, seu trabalho, seu bairro, seu carro, seu guarda-roupa, até mesmo o que você come no café da manhã – algo fundamental mudou. Alguém fundamental. Deus inundou cada canto familiar e comum de sua vida com Deus – com ele mesmo, com seu Espírito.

Sinta a força da maravilha de Paulo enquanto ele se repete três vezes em apenas alguns versos:

Você, no entanto, não está na carne, mas no Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em você . . . . Se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos habita em vocês , aquele que ressuscitou Jesus Cristo dentre os mortos também vivificará seus corpos mortais por meio do seu Espírito que habita em vocês . ( Romanos 8:9-11 )

Ele é cativado por uma realidade que muitas vezes perdemos. Deus não apenas ama você, protege você, cuida de você e se aproxima de você; ele habita em você. Ele habita em você. Ele habita em você .

Sentir Sua Presença

Se pudéssemos ver tudo o que o Espírito Santo está operando em nós e através de nós, não bocejaríamos ou gemeríamos por causa do “comum” como estamos propensos a fazer. Um dia, teremos olhos e ouvidos atentos a esses milagres, mas, por enquanto, temos que procurá-los — por ele. Mas o que procuramos?

Procuramos a dependência infantil. Paulo continua dizendo em Romanos 8 : “Vocês não receberam o espírito de escravidão para voltarem ao medo, mas receberam o Espírito de adoção como filhos, pelo qual clamamos: ‘Abba! Pai!’ O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus” ( Romanos 8:15-16 ). Sempre que alcançamos com Deus como nosso Pai – como alguém que soberanamente nos ama e cuida de nós como seus filhos – fazemos isso pelo Espírito. Você tem o impulso de orar quando se sente tentado, fraco, confuso ou desanimado? Esse impulso não é comum ou natural; é uma obra de Deus.

Procuramos uma consciência da realidade espiritual. Qualquer coisa que você realmente entenda sobre Deus, sua palavra e sua vontade são dons do Espírito Santo. Qualquer um pode ler as palavras de Deus e talvez até entender o vocabulário, a gramática e a lógica, mas ninguém compreende as realidades a menos que o Espírito se mova. “Ora, não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que vem de Deus, para que compreendamos as coisas que nos são dadas gratuitamente por Deus” ( 1 Coríntios 2:12 ). Nunca compreenderemos completamente tudo o que Deus fez por nós em Cristo, mas o que entendemos agora, entendemos por causa do que Deus fez por nós no Espírito Santo.

Procuramos tentações rejeitadas e pecados vencidos. “Se viverdes segundo a carne, morrereis, mas se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis” ( Romanos 8:13 ). Os humanos morrem de mil maneiras diferentes, mas o pecado morre de uma só: pelo Espírito. Podemos perder o poder dessas mortes porque presumimos, em algum lugar lá no fundo, que podemos vencer o pecado por conta própria – mas não podemos e não vencemos. Se o pecado morre por nossas mãos, é somente porque nossa mão se tornou uma arma poderosa nas mãos do próprio Deus.

Buscamos o amor divino. O Espírito Santo não apenas elimina a maldade remanescente em nós; ele também planta e nutre um jardim de justiça. A evidência mais clara de que ele habita em nós não é a feiúra que ele remove, mas a beleza que ele cria. “O fruto do Espírito é amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio” ( Gálatas 5:22-23 ). Em outras palavras, ele nos torna mais semelhantes a Cristo. Procuramos amor como o dele, alegria como a dele, fidelidade como a dele. “Todos nós, com rosto descoberto, contemplando a glória do Senhor, somos transformados na mesma imagem” – sua imagem – “de um grau de glória para outro. Pois isso vem do Senhor, que é o Espírito” ( 2 Coríntios 3:18 ).

Procuramos dons ou insights específicos que atendam às necessidades da igreja. Todos em quem o Espírito vive receberam habilidades para o bem de outros crentes. Paulo diz da igreja: “Ora, há variedades de dons, mas o mesmo Espírito; e há variedades de serviço, mas o mesmo Senhor; e há variedades de atividades, mas é o mesmo Deus que capacita todas elas em todos. A cada um é dada a manifestação do Espírito para o bem comum” ( 1 Coríntios 12:4-7 ). Para cada um – não apenas alguns ou muitos . Se o Espírito vive em você, então para você também. Então, como Deus atendeu recentemente a uma necessidade específica através de você? Quando ele o faz, ele está te lembrando que ele vive em você, pelo seu Espírito.

Acima de tudo, porém, procuramos o amor por Jesus. “Ninguém pode dizer ‘Jesus é Senhor’”, diz Paulo, “a não ser no Espírito Santo” ( 1 Coríntios 12:3 ). É claro que eles podem dizer isso, mas não com o coração — não com a fé, a alegria, a esperança, o amor . O amor sustentado por Jesus só acontece onde o Espírito vive. Paulo descreve o mesmo milagre em 2 Coríntios 4:6 : “[Deus] resplandeceu em nossos corações para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Jesus Cristo”. Se ainda amamos o que vemos quando olhamos para Jesus, vemos algo que somente o Espírito poderia fazer em nós.

Você vê dependência contínua de Deus em sua vida? Você vê alguma dádiva dele, alguma vitória sobre o pecado, algum amor cristão, paz ou alegria? Você ainda ama o que vê de Jesus? Então seu ordinário não é tão ordinário quanto você pensa, porque o Espírito Santo está vivo e operando em você.

Profecias do Paraíso

Como cristãos, temos – sim, temos – o Espírito Santo. “Você não sabe que o seu corpo é um templo do Espírito Santo dentro de você, que você tem de Deus ?” ( 1 Coríntios 6:19 ). Nós temos o Espírito Santo agora, mas o que experimentamos agora é apenas uma amostra do que está por vir. O Espírito, diz Paulo, “é a garantia da nossa herança até que a adquiramos” ( Efésios 1:14 ). Garantia , o que significa que há mais.

Qualquer bem que o Espírito faça em cada um de nós agora é apenas um aperitivo do que ele fará em todos nós para sempre. O Espírito que vive em nós neste mundo é uma amostra de como será para nós vivermos em seu mundo vindouro. E, no centro de tudo, vamos encontrá -lo . O Cristo cujo Espírito vive em nós será o Cristo que vive conosco .

A vida no Espírito parece mundana quando nos tornamos obtusos diante dos milagres. Sim, vivemos, trabalhamos e amamos entre espinhos e cardos por enquanto, mas fazemos isso pela força e sabedoria de Deus – até o dia em que ele tornar a glória nosso comum.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *