Estudo de 1 Samuel 2:25 – Comentado e Explicado

Se um homem pecar contra outro, Deus o julga; se ele pecar, porém, contra o Senhor, quem intervirá a seu favor? Mas não ouviam a voz do seu pai, porque Deus os queria perder.
1 Samuel 2:25

Comentário de Albert Barnes

O sentido parece ser: se um homem pecar contra outro, o juiz o condenará na devida penalidade, e então ele será livre; mas, se ele pecar contra o Senhor, quem fará o papel de juiz e árbitro por ele? Sua culpa deve permanecer no grande dia do julgamento.

Porque o Senhor os mataria – Há um sentido em que tudo o que acontece é a realização da vontade e prazer soberanos de Deus, e todos os passos anteriores, mesmo quando envolvem causas morais, pelas quais essa vontade e prazer são provocados, são nesse sentido também trazidos por Deus. Como esta verdade, que razão e revelação reconhecem, consiste no livre arbítrio do homem, por um lado; ou, quando as más ações e o castigo de um pecador são alguns dos passos anteriores, com a infinita misericórdia e amor de Deus por outro, é o que não pode ser explicado. Só podemos acreditar firmemente nas duas declarações,

(1) que Deus não tem prazer na morte daquele que morre, e que Ele não deseja a morte de um pecador, mas antes que ele seja convertido e viva;

(2) que os pecados e as punições do pecado são realizações do propósito eterno de Deus (compare as referências marginais e Isaías 6: 9-10 ; Marcos 4:12 ; Romanos 9:15 ). Pode ser explicado dizendo que, no caso de Hophni e Finéias, a vontade de Deus de matá-los foi fundamentada em Sua presciência de sua impenitência; enquanto de outro ponto de vista, no qual a vontade de Deus é o ponto fixo, essa impenitência pode ser vista em sua relação com esse ponto fixo e, portanto, dependente dele, e um passo necessário para ele.

Comentário de Thomas Coke

1 Samuel 2:25 . Se um homem peca contra outro, o juiz, etc. – Ou seja, se um vizinho causa dano a outro, o negócio pode ser ajustado pelo juiz que, interpondo sua autoridade, corrige o assunto; mas se alguém ferir o próprio juiz, como foi o caso presente, quem poderá interceder em seu favor? Houbigant observa que a palavra traduzida o julgará, se seria traduzida de maneira mais adequada e consistente, será implorada; intercedeu com pelo homem. As palavras, porque o Senhor as mataria, são proferidas pelo Dr. Waterland; portanto , o Senhor as mataria; uma tradução melhor que a comum; que ainda pode muito bem ser justificado; como o Senhor, quando as pessoas se tornam incorrigíveis, as entrega à sua própria dureza de coração e sua conseqüente destruição.

REFLEXÕES.— Os caracteres dessas famílias, assim contrastados, parecem mais evidentes. A negligência de Eli, o sumo sacerdote, torna a diligência de Elcana mais notável; e a piedade de Samuel lança uma dupla tristeza sobre a impiedade dos filhos de Eli.

I. Com relação a Elcana e sua família, temos,

1. O retorno deles a Ramah, deixando Samuel para trás, com as bênçãos de Eli sobre eles pelo empréstimo que haviam emprestado ao Senhor, e o efeito dessa bênção ocorrendo em cinco filhos dados a Ana em troca de Samuel. Nota; Nada retorna tão seguramente com interesse, como o que é emprestado ao Senhor e dedicado ao seu serviço.

2. A adoração regular e declarada a Deus em Siló e os cuidados com o filho querido, fornecendo-lhe roupas durante o noviciado no tabernáculo. Nota; (1.) Embora devamos sempre estar em espírito de louvor, ainda assim retornos regulares e declarados para a oração devem ser cuidadosamente mantidos. (2) Uma provisão devida para os filhos é dever dos pais e deve ser o deleite deles, nunca ressentindo a expectativa.

3. O progresso que Samuel fez sob os cuidados e a inspeção de Eli. Embora cercado pelos maus exemplos dos filhos de Eli, ele seguiu atentamente as instruções de Eli e ministrou diante dele em qualquer pequeno serviço em que ele era capaz de ser empregado; e Eli, observando, sem dúvida, seu extraordinário deleite na obra e refletindo sobre as extraordinárias circunstâncias de seu nascimento, cuidou de treiná-lo até o serviço do tabernáculo e colocou nele um éfode de linho, embora não um sacerdote, e antes que ele tivesse a idade normal para ministrar diante do Senhor. À medida que ele aumentava de estatura, seu entendimento e disposições graciosas, como o crescente botão de rosa, revelavam seu doce perfume e atraíam a consideração de Deus e do homem. Nota; (1.) Sob professores cuidadosos e piedosos, podemos esperar as flores da piedade primitiva. (2.) Deus está satisfeito com as graças que ele concede.

II Em relação a Eli e sua casa, somos informados,

1. Seu caráter extremamente ruim. Eles eram filhos de Belial. Embora tenham nascido de um homem tão piedoso e, durante a juventude, criados sob suas orações e instruções, eles se tornaram profanos e devassos. Eles não conheciam o Senhor, não lhe davam atenção, tornavam seu cargo um mero benefício e, embora os sacerdotes fossem ateus, talvez em opiniões, certamente em sua prática. Nota; (1) Os melhores pais costumam viver para se ver no infeliz caso de Eli. A graça não pode ser comunicada senão somente por Deus. (2) Era muito desejável que os filhos de Eli fossem o último desses sacerdotes; mas ainda há muitos de seus sucessores, cuja profissão torna suas imoralidades e infidelidade mais infames e mais criminosas.

2. Os atos particulares de sua iniquidade são registrados para sua vergonha eterna. Eles eram vorazes, profanos e adúlteros. Em vista de tais abominações, não é de admirar que o povo detestasse as ofertas do Senhor onde tal impiedade era praticada, e que Deus, com uma marca profunda, carimbasse sua iniquidade diante dele, para ser lembrado posteriormente para sua eterna confusão. Nota; (1) Um sacerdote voraz é amaldiçoado por Deus e detestado por homens. (2.) Aqueles que fazem da barriga um deus, apenas aumentam sua impiedade pela zombaria de usar o uniforme de Cristo. 3. Abusar o crédito do ofício sagrado, a fim de obter a satisfação do apetite bestial, é o passo mais alto da vilania humana e da maldade abandonada.

3. Sua resistência endurecida à repreensão de seu pai. Ele ouviu falar de suas más ações: os feridos, sem dúvida, reclamaram com ele; mas ele era velho e, portanto, incapaz de inspecionar as preocupações de seu cargo; e seus filhos eram teimosos demais para serem contidos por ele. No entanto, ele se queixa com eles de suas más ações, expõe a má tendência de sua iniquidade, levando o povo de Deus a transgredir e os adverte do terrível perigo disso para suas próprias almas, quando, sem um advogado, eles devem aparecer diante de Deus e receba a condenação eterna que seus crimes provocaram. Mas as palavras significavam pouco para eles; eles precisavam de correção mais severa; e pela indulgência pecaminosa de Eli a eles, Deus o visitará quando se vingar deles: pois, tendo decidido matá-los, Deus os entregara à cegueira e dureza de seus próprios corações; e, portanto, não deram ouvidos a seu pai, mas prosseguiram em suas iniqüidades. Nota; (1) Não existe um caráter mais desesperador do que uma criança desobediente. (2.) Os pais têm muitas vezes muitas razões para culpar sua indulgência e indulgência e indulgência pecaminosas, e não apenas são responsáveis ??pela culpa diante de Deus por reter a vara da correção, mas são feitas aqui para esperá-la pela inutilidade e pelos sofrimentos de seus filhos. (3) Há um pecado até a morte, pelo qual não há súplicas: trememos a cada aproximação a esse estado imperdoável.

III O personagem de Samuel fecha a narrativa. Sua piedade serviu para remover o desgosto que os filhos de Eli haviam dado, e seu comportamento conciliou ainda mais a consideração do povo de Deus, pois parecia mais eminente e exemplar no meio de tanta má companhia. Nota; É um certo consolo, quando uma grande impiedade e maldade se infiltra na igreja de Deus, que algumas luzes ardentes e brilhantes continuam a ser levantadas nela, para que não sejamos como Sodoma, nem nos tornemos semelhantes a Gomorra.

Comentário de Joseph Benson

1 Samuel 2:25 . Se um homem peca contra outro, etc. – Se apenas o homem é injustiçado, o homem pode consertar o assunto e reconciliar as pessoas. Se um homem pecar contra o Senhor – Como você fez, voluntariamente e presunçosamente; quem deve pedir por ele? A ofensa é de natureza tão alta que poucos ou nenhum ousarão interceder por ele, mas o deixarão para o justo julgamento de Deus. As palavras podem ser traduzidas: Quem julgará por ele? Quem deve interpor como árbitro entre Deus e ele? Quem deve compor essa diferença? Ninguém pode ou se atreve a fazê-lo. E, portanto, ele deve ser deixado para o terrível mas justo desagrado de Deus. Eli raciocinou bem; mas o raciocínio não era suficiente, nem qualquer reprovação que ele pudesse ter dado neste caso. Exigia uma interferência mais séria; e ele não deveria ter referido seu castigo a Deus, quando estava em seu poder tê-lo punido. Eles não deram ouvidos, etc., porque o Senhor os mataria Ou, como o hebraico pode ser traduzido, Portanto , o Senhor os mataria. O sentido, no entanto, de acordo com a tradução comum, é bíblico e bom. Eles haviam desconsiderado muitas advertências que, sem dúvida, o pai lhes dera; eles agora endureceram seus corações e pecaram seu dia de graça, e, portanto, Deus os entregou a uma mente reprovada, e decidiu destruí-los, 2 Crônicas 25:16 .

Comentário de E.W. Bullinger

o juiz = Deus. Hebraico. Elohim . App-4. quem. ? Figura do discurso Erotose. App-6.

Comentário de Adam Clarke

– All differences between man and man may be settled by the proper judge; Se um homem peca contra outro – Todas as diferenças entre homem e homem podem ser resolvidas pelo juiz apropriado; mas se um homem pecar contra o juiz supremo, o próprio Deus, quem o reconciliará com o seu Criador? Seu pecado é imediatamente contra o próprio Deus, e é o insulto mais alto que pode ser oferecido, porque está no assunto de sua própria adoração; portanto, você pode esperar seus julgamentos mais pesados.

the Lord , who shall entreat for him ? Mas se um homem pecar contra o Senhor , quem implorará por ele ? – Essa foi uma questão da mais solene importância sob a antiga aliança, especialmente após a morte de Moisés, o mediador. A lei determinou quais pecados deveriam ser punidos com a morte; e supunha-se que não houvesse apelo da decisão pronunciada. 1 João 2: 1 ; é uma resposta para esta pergunta; mas é uma resposta que somente o Evangelho pode dar: Filhinhos, estas coisas vos escrevem para que não pequeis; mas se alguém pecar, temos um advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o justo.

– The particle ?? ki , which we translate because, and thus make their continuance in sin the effect of God’s determination to destroy them, should be translated therefore, as it means in many parts of the sacred writings. Porque o Senhor os mataria – A partícula k? ki , que traduzimos porque, e assim torna sua continuação no pecado o efeito da determinação de Deus em destruí-los, deve ser traduzida, portanto, como significa em muitas partes dos escritos sagrados. Veja Partículas de Noldius, onde é introduzido o próprio texto em questão: Sed non auscultarunt , etc., Ideo voluit Jehova eos interficere ; “Mas eles não deram ouvidos, etc .; portanto, Deus pretendeu destruí-los.” Foi o não ouvir deles que induziu o Senhor a querer sua destruição.

Comentário de John Wesley

Se um homem pecar contra outro, o juiz o julgará; mas se alguém pecar contra o SENHOR, quem o intercederá? Não obstante, eles não deram ouvidos à voz de seu pai, porque o Senhor os mataria.

O juiz – Se apenas o homem é prejudicado, o homem pode corrigi-lo e reconciliar as pessoas.

Contra o Senhor – Como você fez voluntariamente e presunçosamente.

Quem deve … – A ofensa é de natureza tão alta que poucos ou nenhum ousarão interceder por ele, mas o deixarão para o justo julgamento de Deus. As palavras podem ser traduzidas: Quem julgará por ele? Quem deve se interpor como árbitro entre Deus e ele? Quem deve compor essa diferença? Ninguém pode ou ousa fazê-lo, e, portanto, ele deve ser deixado para o terrível, mas justo julgamento de Deus. Agora eles haviam pecado seu dia de graça. Eles há muito endureceram seus corações. E Deus finalmente os entregou a uma mente reprovada e decidiu destruí-los, 2 Crônicas 25:16 .

Referências Cruzadas

Números 15:30 – “Mas todo aquele que pecar com atitude desafiadora, seja natural da terra, seja estrangeiro residente, insulta ao Senhor, e será eliminado do meio do seu povo.

Deuteronômio 2:30 – Mas Seom, rei de Hesbom, não quis deixar-nos passar; pois o Senhor, o Deus de vocês, tornou-lhe obstinado o espírito e endureceu-lhe o coração, para entregá-lo nas mãos de vocês, como hoje se vê.

Deuteronômio 17:8 – Se para os seus tribunais vierem casos difíceis demais de julgar, sejam crimes de sangue, litígios ou agressões, dirijam-se ao local escolhido pelo Senhor, o seu Deus,

Deuteronômio 25:1 – Quando dois homens se envolverem numa briga, terão que levar a causa ao tribunal, e os juízes decidirão a questão, absolvendo o inocente e condenando o culpado.

Josué 11:20 – Pois foi o próprio Senhor que endureceu os seus corações para guerrearem contra Israel, para que ele os destruísse totalmente, exterminando-os sem misericórdia, como o Senhor tinha ordenado a Moisés.

1 Samuel 3:14 – Por isso jurei à família de Eli: ‘Jamais se fará propiciação pela culpa da família de Eli mediante sacrifício ou oferta’ “.

2 Crônicas 25:16 – Enquanto ele ainda falava, o rei o interrompeu: “Por acaso nós o nomeamos conselheiro do rei? Pare! Por que você quer ser morto? ” O profeta parou, mas disse: “Sei que Deus decidiu destruí-lo, porque você fez tudo isso e não deu atenção ao meu conselho”.

Salmos 51:4 – Contra ti, só contra ti, pequei e fiz o que tu reprovas, de modo que justa é a tua sentença e tens razão em condenar-me.

Salmos 51:16 – Não te deleitas em sacrifícios nem te agradas em holocaustos, se não eu os traria.

Salmos 116:10 – Eu cri, ainda que tenha dito: “Estou muito aflito”.

Provérbios 15:10 – Há uma severa lição para quem abandona o seu caminho; quem despreza a repreensão morrerá.

João 12:39 – Por esta razão eles não podiam crer, porque, como disse Isaías noutro lugar:

1 Timóteo 2:5 – Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus,

Hebreus 7:25 – Portanto ele é capaz de salvar definitivamente aqueles que, por meio dele, aproximam-se de Deus, pois vive sempre para interceder por eles.

Hebreus 10:26 – Se continuarmos a pecar deliberadamente depois que recebemos o conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *