Estudo de Êxodo 3:18 – Comentado e Explicado

Eles ouvirão a tua voz. Irás então com os anciãos de Israel à presença do rei do Egito e lhe direis: o Senhor, o Deus dos hebreus, nos apareceu. Deixa-nos, pois, ir para o deserto, a três dias de caminho, para oferecer sacrifícios ao Senhor, nosso Deus.
Êxodo 3:18

Comentário de Albert Barnes

Viagem de três dias – isto é, uma jornada que ocuparia três dias em ir e voltar. Essa era uma demanda de acordo com os costumes egípcios. A recusa de Faraó e os procedimentos subsequentes foram revelados a Moisés ao mesmo tempo; mas é importante observar que o primeiro pedido que o Faraó rejeitou poderia ter sido atendido sem nenhum dano ao Egito, ou qualquer risco de os israelitas passarem pela fronteira fortemente fortificada.

Comentário de Thomas Coke

Êxodo 3:18 . O Senhor Deus dos hebreus se encontrou conosco – ele nos chamou, de acordo com a leitura que o Dr. Kennicott propõe. Eles deveriam pedir apenas três dias de jornada, como prova do Faraó, como o contexto e a sequência mostram. O Monte Sinai estava a três dias de viagem do Egito.

Comentário de Adam Clarke

Eles ouvirão sua voz – Essa garantia foi necessária para encorajá-lo em uma empresa tão perigosa e importante.

Viagem de três dias para o deserto – Evidentemente pretendendo o Monte Sinai, que tem a fama de ser uma viagem de três dias, o caminho mais curto, a partir da terra de Goshen. Nos tempos antigos, as distâncias eram calculadas pelo tempo necessário para ultrapassá-las. Assim, ao invés de quilômetros, distâncias etc., dizia-se, a distância de um lugar para outro era de tantos dias, tantas horas de jornada; e continua o mesmo em todos os países onde não há estradas ou rodovias regulares.

Comentário de John Calvin

18. E eles ouvirão a tua voz. (44) A tradução literal é: “Eles ouvirão a tua voz”, que muitos consideram uma promessa de Deus de que devem ser obedientes; mas o sentido dado no latim, “depois que eles ouvirem a tua voz”, parece mais consoante, que antes de tudo os ordene pela boca de Moisés, e que então o acompanhem levando a mensagem ao faraó. Pois, antes que uma tarefa tão difícil lhes fosse imposta, era desejável que a autoridade de Deus lhes fosse proposta, para que pudessem prosseguir com o coração inabalável. A soma da mensagem é que eles deveriam buscar permissão do Faraó para ir e se sacrificar; mas, para que não pensem que o fazem por mero impulso infundado, eles desejam pressupor que Deus se encontrou com eles e lhes deu o comando. Pois a palavra que expressa seu encontro com eles significa que ele se apresentou voluntariamente. Eles já haviam realmente clamado antes, e freqüentemente apelavam à fidelidade e misericórdia de Deus; ainda assim, foi uma reunião voluntária com eles, quando, ao contrário da esperança de todos, ele prometeu que seria seu libertador, pois, como já dissemos, eles clamaram mais pela urgência de suas aflições do que pela confiança em oração. Um pretexto é sugerido a eles, pelo qual a suspeita e a raiva podem ser afastadas de si mesmas; pois uma permissão gratuita para partir completamente, pela qual uma perda grave teria surgido para o tirano, nunca teria sido concedida. Além disso, ao recusar uma exigência tão equitativa, despojou-se de seu direito e poder reais, pois, assim, reteve Sua devida honra do rei dos reis; pois, embora os israelitas estivessem sob seu domínio, seu domínio ainda não se estendeu a ponto de defraudar a Deus sua adoração por direito. Também era conveniente que o povo se afastasse sem a permissão do rei por razões muito boas, para que a partir de então a licença de rebelião não fosse concedida a outros súditos. Faraó de fato suspeitava diferentemente, que o sacrifício era uma mera falsa pretensão; mas desde que essa desconfiança procedeu de sua tirania, sua ingratidão foi suficientemente proclamada por ela, porque, por meio de sua má consciência, ele proibiu que Deus fosse servido. Quaisquer que sejam seus sentimentos, ainda assim os milagres pelos quais o comando foi seguido devem ter ensinado a ele que sua missão procedeu de Deus. Se os israelitas tivessem meramente falado, e nenhuma confirmação de suas palavras tivesse sido dada, ele poderia ter se protegido naturalmente contra o engano; mas quando Deus mostrou abertamente que ele foi o autor desta partida e que ele ordenou o sacrifício além dos limites do Egito, todos os motivos de desculpa foram retirados; e assim a partida do povo é colocada fora do alcance da calúnia. Se qualquer objeto que seja alheio à natureza de Deus aceitar qualquer arte ou pretensão, a resposta é fácil: ele não foi obrigado a abrir o seu conselho ao tirano. Eles confundem quem supõe que haja um tipo de falsidade implícita nessas palavras; pois Deus não desejava que seu povo usasse qualquer engano, ele apenas ocultou do tirano (como tinha o direito perfeito de fazer) o que estava prestes a efetuar; e assim detectou e trouxe à tona sua obstinação. Em uma palavra, Deus entrou nas listas para os israelitas, não em uma controvérsia terrena, mas para a religião, à qual todos os direitos dos reis devem ceder. Mas Jeová chama a si mesmo de Deus dos hebreus, para que Faraó o conheça como o Deus peculiar daquela nação, e que a forma de adoração deles seja diferente dos costumes do Egito e, de fato, que ele seja o único Deus verdadeiro. , e todos os outros são fictícios.

Comentário de Joseph Benson

Êxodo 3: 18-19 . Ele se encontrou conosco – apareceu para nós, declarando sua vontade, de que deveríamos fazer o que se segue. Tenho certeza de que ele não vai deixar você ir – Deus envia seus mensageiros àqueles cuja obstinação ele prevê, para que possa parecer que ele os fará voltar e viver.

Comentário de John Wesley

E ouvirão a tua voz; e tu e os anciãos de Israel virás ao rei do Egito, e direis a ele: O SENHOR Deus dos hebreus se encontrou conosco; e agora vamos, nós rogamos a ti, três dias de jornada ao deserto, para que possamos sacrificar ao Senhor nosso Deus.

Ele se encontrou conosco – apareceu para nós, declarando sua vontade, de que deveríamos fazer o que se segue.

Referências Cruzadas

Gênesis 12:1 – Então o Senhor disse a Abrão: “Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei.

Gênesis 15:1 – Depois dessas coisas o Senhor falou a Abrão numa visão: “Não tenha medo, Abrão! Eu sou o seu escudo; grande será a sua recompensa! “

Gênesis 17:1 – Quando Abrão estava com noventa e nove anos de idade o Senhor lhe apareceu e disse: “Eu sou o Deus Todo-poderoso; ande segundo a minha vontade e seja íntegro.

Gênesis 48:3 – Então disse Jacó a José: “O Deus Todo-poderoso apareceu-me em Luz, na terra de Canaã, e ali me abençoou,

Exodo 3:12 – Deus afirmou: “Eu estarei com você. Esta é a prova de que sou eu quem o envia: quando você tirar o povo do Egito, vocês prestarão culto a Deus neste monte”.

Exodo 3:16 – “Vá, reúna as autoridades de Israel e diga-lhes: O Senhor, o Deus dos seus antepassados, o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, apareceu a mim e disse: Eu virei em auxílio de vocês; pois vi o que lhes tem sido feito no Egito.

Exodo 4:24 – Numa hospedaria ao longo do caminho, o Senhor foi ao encontro de Moisés e procurou matá-lo.

Exodo 4:31 – e eles creram. Quando o povo soube que o Senhor decidira vir em auxílio deles e tinha visto a sua opressão, curvou-se em adoração.

Exodo 5:1 – Depois disso Moisés e Arão foram falar com o faraó e disseram: “Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: ‘Deixe o meu povo ir para celebrar-me uma festa no deserto’ “.

Exodo 5:3 – Eles insistiram: “O Deus dos hebreus veio ao nosso encontro. Agora, permite-nos caminhar três dias no deserto, para oferecer sacrifícios ao Senhor, o nosso Deus; caso contrário, ele nos atingirá com pragas ou com a espada”.

Exodo 7:16 – Diga-lhe: O Senhor, o Deus dos hebreus, mandou-me dizer-lhe: Deixe ir o meu povo, para prestar-me culto no deserto. Mas até agora você não me atendeu.

Exodo 8:25 – Então o faraó mandou chamar Moisés e Arão e disse: “Vão oferecer sacrifícios ao seu Deus, mas não saiam do país”.

Exodo 8:27 – Faremos três dias de viagem no deserto, e ofereceremos sacrifícios ao Senhor nosso Deus, como ele nos ordena. “

Exodo 9:1 – Depois o Senhor disse a Moisés: “Vá ao faraó e diga-lhe que assim diz o Senhor, o Deus dos hebreus: Deixe o meu povo ir para que me preste culto.

Exodo 9:13 – Disse o Senhor a Moisés: “Levante-se logo cedo, apresente-se ao faraó e diga-lhe que assim diz o Senhor, o Deus dos hebreus: Deixe o meu povo ir para que me preste culto.

Exodo 10:3 – Dirigiram-se, pois, Moisés e Arão ao faraó e lhe disseram: “Assim diz o Senhor, o Deus dos hebreus: ‘Até quando você se recusará a humilhar-se perante mim? Deixe ir o meu povo, para que me preste culto.

Exodo 10:24 – Então o faraó mandou chamar Moisés e disse: “Vão e prestem culto ao Senhor. Deixem somente as ovelhas e os bois; as mulheres e as crianças podem ir”.

Exodo 13:17 – Quando o faraó deixou sair o povo, Deus não o guiou pela rota da terra dos filisteus, embora este fosse o caminho mais curto, pois disse: “Se eles se defrontarem com a guerra, talvez se arrependam e voltem para o Egito”.

Exodo 19:1 – No dia em que se completaram três meses que os israelitas haviam saído do Egito, chegaram ao deserto do Sinai.

Exodo 25:22 – Ali, sobre a tampa, no meio dos dois querubins que se encontram sobre a arca da aliança, eu me encontrarei com você e lhe darei todos os meus mandamentos destinados aos israelitas.

Exodo 29:42 – “De geração em geração esse holocausto deverá ser feito regularmente à entrada da Tenda do Encontro, diante do Senhor. Nesse local eu os encontrarei e falarei com você;

Exodo 30:6 – Coloque o altar em frente do véu que se encontra diante da arca da aliança, diante da tampa que está sobre ele, onde me encontrarei com você.

Exodo 30:36 – Moa parte dele, até virar pó, e coloque-o diante das tábuas da aliança, na Tenda do Encontro, onde me encontrarei com você. O incenso lhes será santíssimo.

Números 17:4 – Deposite-as na Tenda do Encontro, em frente da arca das tábuas da aliança, onde eu me encontro com vocês.

Números 23:3 – E Balaão disse a Balaque: “Fique aqui junto ao seu holocausto, enquanto eu me retiro. Talvez o Senhor venha ao meu encontro. O que ele me revelar eu lhe contarei”. E foi para um monte.

Números 23:15 – Balaão disse a Balaque: “Fique aqui ao lado de seu holocausto enquanto vou me encontrar com ele ali adiante”.

Josué 1:17 – Assim como obedecemos totalmente a Moisés, também obedeceremos a você. Somente que o Senhor, o seu Deus, seja com você, como foi com Moisés.

2 Crônicas 30:12 – Já em Judá a mão de Deus esteve sobre o povo dando-lhes unidade de pensamento para executarem o que o rei e os seus oficiais haviam ordenado, conforme a palavra do Senhor.

Salmos 110:3 – Quando convocares as tuas tropas, o teu povo se apresentará voluntariamente. Trajando vestes santas, desde o romper da alvorada os teus jovens virão como o orvalho.

Isaías 64:5 – Vens ajudar aqueles que praticam a justiça com alegria, que se lembram de ti e dos teus caminhos. Mas, prosseguindo nós em nossos pecados, tu te iraste. Como, então, seremos salvos?

Jeremias 2:2 – “Vá proclamar aos ouvidos de Jerusalém: “Eu me lembro de sua fidelidade quando você era jovem: como noiva, você me amava e me seguia pelo deserto, por uma terra não semeada.

Jeremias 2:6 – Eles não perguntaram: ‘Onde está o Senhor, que nos trouxe do Egito e nos conduziu pelo deserto, por uma terra árida e cheia de covas, terra de seca e de trevas, terra pela qual ninguém passa e onde ninguém vive? ’

Jeremias 26:5 – e se não ouvirem as palavras dos meus servos, os profetas, os quais tenho enviado a vocês vez após vez, embora vocês não os tenham ouvido,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *