Estudo de Gênesis 6:8 – Comentado e Explicado

Noé, entretanto, encontrou graça aos olhos do Senhor.
Gênesis 6:8

Comentário de Albert Barnes

E Noé encontrou graça aos olhos do Senhor. Noah e sua família são as únicas exceções a essa destruição abrangente. Até aqui, encontramos sugestões distantes e indiretas do favor divino e atos significativos de consideração e aceitação. Agora, pela primeira vez, a própria graça encontra uma língua para expressar seu nome. A graça tem sua fonte no peito divino. A corrente está fluindo para Adão, Eva, Habel, Henok e outros, esperamos, desconhecidos para a fama. Quando chega a Noé, já encontrou um nome, pelo qual é reconhecido entre as pessoas até hoje. É contrário às obras como fonte de bênção. Para onde a graça chega, o mérito não pode estar. Por isso, aprendemos até no caso de Noé que o pecado original afirma sua presença em toda a raça de Adão. Isso completa o círculo da doutrina salvadora em relação a Deus que vem dos tempos antediluvianos. Ele sugere que a semente da mulher, um indivíduo preeminentemente chamado, machucará a cabeça da serpente. Ele veste nossos primeiros pais com casacos de pele – um sincero e um emblema do melhor, a roupa moral da alma. Ele considera Habel e sua oferta. Ele o aceita que na fé faz bem. Ele traduz Enok, que caminhou com ele. Seu Espírito, aprendemos, tem lutado com o homem antediluviano. Aqui está o Espírito de Deus e a semente da mulher. Aqui estão as roupas, relacionadas, aceitando, traduzindo. Aqui, então, a salvação é fornecida e aplicada, iniciada, continuada e concluída. E por último, embora não menos importante, a graça aparece, a fonte eterna do todo. Da parte do homem, também, temos arrependimento, crença, confissão, oferta, invocação do nome do Senhor e caminhada com Deus.

As duas partes do documento que agora estão fechadas são tão distintas uma da outra quanto a seguinte. Combinam, de fato, para formar a preliminar necessária ao quarto documento. A genealogia nos leva ao agente principal na narrativa seguinte; a descrição da corrupção da raça humana fornece a ocasião para sua agência. O terceiro é, portanto, o prólogo, como o quinto é o epílogo, para o quarto documento, no qual reside a ação principal.

Versículos 9-22

– Seção VI – O Dilúvio

XXIII. A Arca

9. d ?? dôr “idade, tempo desde o nascimento até a morte”, aplicada tanto a um indivíduo quanto a toda a raça contemporânea, funcionando paralelamente a algum indivíduo importante. Portanto, a “raça” ou “geração” que vive durante esse tempo.

14. ??? tebâh “arca”. É usado apenas neste vaso da construção de Noé e no pequeno vaso em que Moisés foi colocado Êxodo 2: 3 , Êxodo 2: 5 . A raiz, de acordo com Furst, significa “ser oco”. ??? ‘, que é uma palavra cognata, significa “uma cana”; ??ß?t?? kibotos Septuaginta. G? goper a . ? ., talvez “abeto, cipreste, madeira resinosa”. Ninho, quarto; relacionados: preparar, montar. ”

16. t ?? tsohar “brilhando, luz;” não é o mesmo que o ???? chalôn Gênesis 8: 6 , ou a abertura pela qual Noé soltou o corvo.

18. ???? beri^yt “convênio; relacionados: cortar, comer, escolher, decidir. ”

O fechamento do documento anterior apresenta o tópico de abertura deste. A mesma regra se aplica a tudo o que se passou antes. As gerações dos céus e a terra Gênesis 2: 4 são introduzidas pelo acabamento dos céus e da terra Gênesis 2: 1 ; as gerações do homem na linha de Sheth Genesis 5: 1 , no nascimento de Sheth Genesis 4:25 ; e agora as gerações de Noé, pela observação de que Noé encontrou graça aos olhos do Senhor. A narrativa aqui também, como sempre, reverte a um ponto do tempo antes do estágio descrito no final da passagem anterior. No entanto, não há nada aqui que pareça indicar um novo autor. O parágrafo anterior é histórico e está intimamente ligado ao final do quarto capítulo; e adequadamente se prepara para os procedimentos de Noé, sob a direção divina, aos olhos do dilúvio. Temos agora uma recapitulação do agente e da ocasião, e depois a comissão divina e sua execução.

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 6: 8 . Noé encontrou graça favor obtido ou misericórdia; e as razões seguem no versículo seguinte, por que ele obteve tal favor e tanto respeito de Deus. Ele era um homem justo , uma pessoa justificada, totalmente aceita e aprovada por Deus: ele era um herdeiro da justiça ou retidão que é pela fé; Hebreus 11: 7 . ??? tsadik , respostas para a palavra d??a???, no Novo Testamento; ver Romanos 3:22 , e, eu apreendo, refere-se não apenas à virtude moral da justiça ou retidão, mas àquela justiça que é obtida pela fé em um Redentor e da qual São Paulo (no texto acima dos hebreus ) testemunha que Noé era um herdeiro ou herdeiro: é traduzido como justo, cap. Gênesis 7: 1 . A ti vi justos. Ele também era perfeito, ???? tamim, ie . muito completo em suas gerações, ?????? bedorotau, na ou entre aquela geração de homens com quem ele viveu; en son tems, na época, é a tradução em francês. A palavra usada por gerações aqui é diferente da usada na primeira cláusula do versículo; estas são as gerações de Noé, ????? telloth.

Comentário de Adam Clarke

Noé encontrou graça aos olhos do Senhor – Por quê? Porque ele era: 1. Um homem justo, ???? ??? ish tsaddik , um homem que deu todo o seu devido; pois esse é o significado ideal da palavra original. 2. Ele era perfeito em sua geração – ele era em todas as coisas um caráter consistente, nunca se afastando da verdade em princípio ou prática. 3. Ele andou com Deus – ele não era apenas justo em sua conduta, mas era piedoso e tinha comunhão contínua com Deus. A mesma palavra é usada aqui como antes no caso de Enoque. Veja Gênesis 5:22 .

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 6: 8 . Noé encontrou graça favor obtido ou misericórdia; e as razões seguem no versículo seguinte, por que ele obteve tal favor e tanto respeito de Deus. Ele era um homem justo , uma pessoa justificada, totalmente aceita e aprovada por Deus: ele era um herdeiro da justiça ou retidão que é pela fé; Hebreus 11: 7 . ??? tsadik , respostas para a palavra d??a???, no Novo Testamento; ver Romanos 3:22 , e, eu apreendo, refere-se não apenas à virtude moral da justiça ou retidão, mas àquela justiça que é obtida pela fé em um Redentor e da qual São Paulo (no texto acima dos hebreus ) testemunha que Noé era um herdeiro ou herdeiro: é traduzido como justo, cap. Gênesis 7: 1 . A ti vi justos. Ele também era perfeito, ???? tamim, ie . muito completo em suas gerações, ?????? bedorotau, na ou entre aquela geração de homens com quem ele viveu; en son tems, na época, é a tradução em francês. A palavra usada por gerações aqui é diferente da usada na primeira cláusula do versículo; estas são as gerações de Noé, ????? telloth.

Comentário de John Calvin

8. Mas Noé encontrou graça aos olhos do Senhor. Esta é uma frase hebraica, que significa que Deus foi propício a ele e o favoreceu. Pois assim os hebreus estão acostumados a falar: – ‘Se eu achei graça aos teus olhos’, em vez de ‘se eu sou aceitável para ti’ ou ‘se você me conceder sua benevolência ou favor’. Essa frase precisa ser notada, porque certos homens indoutos inferem com sutileza fútil que se os homens encontram graça aos olhos de Deus, é porque a procuram por sua própria indústria e méritos. Eu reconheço, de fato, que aqui Noé é declarado aceitável a Deus, porque, vivendo de maneira honesta e homilia, ele se manteve puro das poluições comuns do mundo; de onde, porém, ele alcançou essa integridade, mas da graça impedidora de Deus? O início, portanto, desse favor foi uma misericórdia gratuita. Posteriormente, o Senhor, tendo o abraçado uma vez, o reteve sob suas próprias mãos, para que ele não perecesse com o resto do mundo.

Comentário de Joseph Benson

Gênesis 6: 8 . Noé encontrou graça – isto é, ele obteve misericórdia e favor; pois embora ele fosse por natureza corrupto e pecador, ele fora renovado no espírito de sua mente, e pelo arrependimento e uma fé viva obtiveram testemunho de que ele era justo. Isso justifica a justiça de Deus em seu descontentamento contra o mundo e mostra que ele examinou o caráter de todas as pessoas nele, antes de declará-lo universalmente corrupto; pois, havendo um homem bom, ele sorriu para ele.

Comentário de John Wesley

Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor.

Mas Noé encontrou graça aos olhos do Senhor – isso justifica a justiça de Deus em seu descontentamento contra o mundo, e mostra que ele examinou o caráter de todas as pessoas nele, antes de declará-lo universalmente corrupto; por haver um homem bom, ele sorriu para ele.

Referências Cruzadas

Gênesis 19:19 – Seu servo foi favorecido por sua benevolência, pois o senhor foi bondoso comigo, poupando-me a vida. Não posso fugir para as montanhas, se não esta calamidade cairá sobre mim, e morrerei.

Exodo 33:12 – Disse Moisés ao Senhor: “Tu me ordenaste: ‘Conduza este povo’, mas não me permites saber quem enviarás comigo. Disseste: ‘Eu o conheço pelo nome e de você tenho me agradado’.

Salmos 84:11 – O Senhor Deus é sol e escudo; o Senhor concede favor e honra; não recusa nenhum bem aos que vivem com integridade.

Salmos 145:20 – O Senhor cuida de todos os que o amam, mas a todos os ímpios destruirá.

Provérbios 3:4 – Então você terá o favor de Deus e dos homens, e boa reputação.

Provérbios 8:35 – Pois todo aquele que me encontra, encontra a vida e recebe o favor do Senhor.

Provérbios 12:2 – O homem bom obtém o favor do Senhor, mas o homem que planeja maldades o Senhor condena.

Jeremias 31:2 – Assim diz o Senhor: “O povo que escapou da morte achou favor no deserto”. Quando Israel buscava descanso,

Lucas 1:30 – Mas o anjo lhe disse: “Não tenha medo, Maria; você foi agraciada por Deus!

Atos dos Apóstolos 7:46 – que encontrou graça diante de Deus e pediu que ele lhe permitisse providenciar uma habitação para o Deus de Jacó.

Romanos 4:4 – Ora, o salário do homem que trabalha não é considerado como favor, mas como dívida.

Romanos 11:6 – E, se é pela graça, já não é mais pelas obras; se fosse, a graça já não seria graça.

1 Coríntios 15:10 – Mas, pela graça de Deus, sou o que sou, e sua graça para comigo não foi em vão; antes, trabalhei mais do que todos eles; contudo, não eu, mas a graça de Deus comigo.

Gálatas 1:15 – Mas Deus me separou desde o ventre materno e me chamou por sua graça. Quando lhe agradou

2 Timóteo 1:18 – Conceda-lhe o Senhor que, naquele dia, encontre misericórdia da parte do Senhor! Você sabe muito bem quantos serviços ele me prestou em Éfeso.

Tito 2:11 – Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens.

Tito 3:7 – Ele o fez a fim de que, justificados por sua graça, nos tornemos seus herdeiros, tendo a esperança da vida eterna.

Hebreus 4:16 – Assim sendo, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade.

2 Pedro 2:5 – Ele não poupou o mundo antigo quando trouxe o dilúvio sobre aquele povo ímpio, mas preservou Noé, pregador da justiça, e mais sete pessoas.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *