Estudo de Hebreus 4:3 – Comentado e Explicado

Nós, porém, se tivermos fé, haveremos de entrar no descanso. Ele disse: Eu jurei na minha ira: não entrarão no lugar do meu descanso. Ora, as obras de Deus estão concluídas desde a criação do mundo;
Hebreus 4:3

Comentário de Albert Barnes

Pois nós que acreditamos que entramos em descanso – isto é, é certo que os crentes “entrarão” em descanso. Essa promessa é feita aos “crentes”; e como temos evidências de que “nós” estamos sob a denominação de crentes, seguiremos que temos a oferta de descanso, assim como eles. Que é assim, o apóstolo passa a provar; isto é, ele passa a mostrar, no Antigo Testamento, que havia uma promessa aos “crentes” de que iriam descansar. Como havia tal promessa e havia o perigo de que, por descrença, esse “descanso” pudesse ser perdido, ele passa a mostrar-lhes o perigo e a adverti-lo.

Como ele disse … – veja Hebreus 3:11 . O significado desta passagem é este. “Deus fez uma promessa de descanso para aqueles que acreditam. Aqueles a quem a oferta foi feita pela primeira vez falharam e não entraram. Portanto, deve seguir-se que a oferta se estendeu a outros, uma vez que Deus planejou que alguns entrassem, ou que ele não fosse em vão. Para eles, era uma declaração solene em que os incrédulos não deveriam entrar, e isso implicava que os fiéis entrariam. “Como nós agora”, diz ele, “sustentamos o caráter de“ crentes ”, segue-se que para nós a promessa de descanso agora é feita e podemos participar dela”.

Se eles entrarem … – Ou seja, eles “não” entrarão; veja Hebreus 3:11 . O “descanso” aqui mencionado como reservado aos cristãos deve ser diferente daquele da terra prometida. É algo que pertence aos cristãos agora e, portanto, deve se referir ao “descanso” que permanece no céu.

Embora os trabalhos tenham terminado … – Essa é uma expressão difícil. Quais trabalhos são referidos? pode ser solicitado. Como isso se aplica ao assunto em discussão? Como pode ser uma prova de que resta um “descanso” para aqueles que acreditam agora? Este foi o ponto a ser demonstrado; e essa passagem foi projetada claramente para suportar esse ponto. Como está em nossa tradução, a passagem parece não fazer sentido. Tyndale diz: “E isso ele falou muito depois que as obras foram feitas desde a fundação do mundo;” o que faz muito mais sentido do que nossa tradução. Doddridge explica isso como significado: “E isso pode nos levar a refletir ainda mais sobre o que é dito em outros lugares a respeito de suas obras quando elas foram concluídas desde a fundação do mundo”. Mas é difícil ver por que eles deveriam refletir sobre suas obras naquele momento e como isso afetaria o caso em questão. O professor Stuart supõe que a palavra “descanso” deve ser entendida aqui antes de “obras” e a traduz: “Não entrarei no meu descanso, isto é, descansará dos trabalhos que foram realizados quando o mundo foi fundado”. O professor Robinson (Lexicon) explica como significando: “O resto aqui mencionado, ‘meu descanso’, não poderia ter sido o descanso de Deus em suas obras Gênesis 2: 2 , pois esse descanso, o sábado, já existia desde a criação. do mundo.” O Dr. John P. Wilson (notas da ms.) Declara: “Pois nós que acreditamos, descansamos (ou cessamos) de fato ( ?a?t?? kaitoi) dos trabalhos realizados (entre as pessoas) desde o início do mundo. “ Em meio a essa variedade de interpretação, é difícil determinar o verdadeiro sentido. Mas talvez o pensamento principal possa ser coletado das seguintes observações:

(1) Os judeus, como povo de Deus, tinham um descanso prometido na terra de Canaã. Disso fracassaram com sua incredulidade.

(2) o objetivo do apóstolo era provar que havia uma promessa semelhante feita ao povo de Deus muito tempo depois disso e para a qual “todo” seu povo foi convidado.

(3) que o descanso não era o da terra prometida, era como “Deus tinha a si mesmo” quando terminou a obra da criação. Isso foi especialmente “o descanso dele” – o resto de Deus, sem labuta ou cansaço, e depois que toda a “obra” foi concluída.

(4) seu povo foi convidado para o mesmo “descanso” – o resto de Deus – para participar de sua felicidade; entrar nessa felicidade de que “ele” desfrutou quando terminou o trabalho da criação. A felicidade dos santos era ser “assim”. Seria “no caso deles” também um descanso do trabalho – para ser desfrutado no final de tudo o que “eles” tinham que fazer.

Provar que os cristãos deveriam alcançar “tal” descanso, era o propósito que o apóstolo tinha em vista – mostrando que era uma doutrina geral relativa aos crentes de todas as épocas, que havia uma promessa de descanso para eles. Eu consideraria então a cláusula do meio deste versículo como um parêntese, e tornaria o todo: “Pois nós, que somos crentes, devemos descansar – (o resto) de fato que ocorreu quando as obras foram concluídas na fundação do mundo – como ele disse (em um só lugar), como eu jurei na minha ira que eles não entrarão no meu descanso. ” Esse foi o verdadeiro descanso – tal descanso ou repouso como “Deus” teve quando ele terminou o trabalho da criação – como ele tem agora no céu. Isso dá a mais alta idéia possível da dignidade e conveniência desse “descanso” pelo qual esperamos ansiosamente – pois é para ser o que Deus gosta e é elevar-nos cada vez mais a ele. Que idéia mais exaltada pode haver da felicidade do que participar da calma, da paz, do repouso, da liberdade de paixões furiosas, de labuta cansativa e de cuidados agitadores, dos quais Deus desfruta? Quem, dilacerado por paixões conflitantes aqui, cansado de trabalhar e distraído com cuidado, não deve sentir o privilégio de esperar ansiosamente por esse descanso? Desse descanso, o sábado e a terra prometida eram emblemas. Aqueles a quem a promessa foi feita não entraram, mas alguns “devem” entrar, e a promessa, portanto, pertence a nós.

Comentário de E.W. Bullinger

tem . Omitir.

acreditado . Grego. pisteuo. App-150.

dentro Grego. en. App-104.

se, etc. Veja Hebreus 3:11 .

de . Grego. apo. App-104.

fundação . Veja App-146.

mundo . Grego. Kosmos. App-129.

Comentário de John Calvin

Ele agora começa a embelezar a passagem que ele havia citado de Davi. Até agora, ele a tomou, como dizem, de acordo com a letra, isto é, em seu sentido literal; mas ele agora amplifica e decora; e assim ele prefere aludir a explicar as palavras de Davi. Esse tipo de decoração que Paulo empregou em Romanos 10: 6 , ao se referir a essas palavras de Moisés: “Não digas quem subirá ao céu!” etc. Também não é de fato algo inadequado, ao acomodar as Escrituras a um assunto em questão, para ilustrar em termos figurativos o que é mais simplesmente entregue. Contudo, a soma do todo é esta: que o que Deus ameaça no Salmo quanto à perda de seu descanso também se aplica a nós, na medida em que ele também nos convida a descansar neste dia.

A principal dificuldade desta passagem surge daí, que é pervertida por muitos. O Apóstolo não tinha outra coisa em vista ao declarar que havia um descanso para nós, além de despertar-nos para desejá-lo e também para nos fazer temer, para que não fôssemos excluídos disso pela incredulidade. Ao mesmo tempo, o resto para o qual agora está aberta uma entrada é muito mais valioso do que o da terra de Canaã. Mas vamos agora a detalhes.

3. Porque nós que acreditamos entramos em descanso, ou, porque entramos no resto depois de termos crido, etc. É um argumento do contrário. Somente a descrença nos expulsa; então somente a fé abre uma entrada. De fato, devemos ter em mente o que ele já declarou, que Deus, zangado com os incrédulos, jurou que eles não deveriam participar dessa bênção. Então eles entram onde a incredulidade não atrapalha, desde que Deus os convide. Mas, falando na primeira pessoa, ele os atrai com maior doçura, separando-os dos alienígenas.

Embora as obras, etc. Para definir qual é o nosso descanso, ele nos lembra o que Moisés relata, que Deus, tendo terminado a criação do mundo, imediatamente descansou de suas obras e, finalmente, conclui, que o verdadeiro descanso dos fiéis, que é continuar para sempre, será quando eles descansarem como Deus fez. (69) E, sem dúvida, como a maior felicidade do homem deve estar unida ao seu Deus, esse deve ser o seu fim último ao qual ele deve se referir a todos os seus pensamentos e ações. Isso ele prova, porque Deus, que se diz ter descansado, declarou muito tempo depois que ele não daria seu descanso aos incrédulos; ele teria declarado isso sem propósito, se não tivesse pretendido que os fiéis descansassem segundo seu próprio exemplo. Por isso, ele diz: Resta que alguns devem entrar: pois, se não entrar é o castigo da incredulidade, então uma entrada, como foi dito, está aberta aos crentes.

3. De fato, estamos entrando no restante dos que crêem: como ele disse: “Para que eu jurasse na minha ira, eles nunca entrarão no meu descanso”, quando as obras terminaram desde a fundação de
4. o mundo; (pois ele disse assim em certo lugar do sétimo dia: “E Deus descansou no sétimo dia de todas as suas obras”.
5. e novamente neste lugar: “Eles nunca entrarão no meu
6. descanse; ”) resta então que alguns entrem por causa da incredulidade.

A partícula ?pe? criou a dificuldade, que eu deduzo no sentido de ?pe?ta, e , consequentemente, o argumento é simplesmente o seguinte: Na medida em que Deus jurou que os incrédulos não deveriam descansar muito depois de o resto do sábado ter sido designado; segue como conseqüência necessária que alguns entram nela, embora os incrédulos não tenham entrado. O argumento gira sobre a palavra “descanso”; Era para mostrar que não era o resto do sábado. O argumento nos próximos versículos gira sobre a palavra “hoje”, para mostrar que não era o resto de Canaã.

O quarto e o quinto versos são apenas explicativos da sentença final do precedente e, portanto, devem ser considerados parênteses. – Ed.

Comentário de Adam Clarke

Pois nós que cremos que entramos em descanso – As grandes bênçãos espirituais, as precursoras da glória eterna, que foram todas tipificadas pelo descanso ou felicidade terrena prometida aos antigos israelitas, nós cristãos, crendo em Cristo Jesus, realmente possuímos. Temos paz de consciência e alegria no Espírito Santo; são salvos da culpa e poder do pecado; e assim desfrute de um descanso interior.

Mas este é um descanso diferente do descanso do sétimo dia, ou sábado, que era o tipo original de Canaã, as bênçãos do Evangelho e a glória eterna; vendo que Deus disse, a respeito dos israelitas incrédulos no deserto, jurei na minha ira que eles não entrariam no meu descanso, apesar das obras da criação terem terminado, e o descanso do sétimo dia foi instituído desde a fundação do mundo; consequentemente, os israelitas haviam entrado naquele descanso antes do juramento. Veja Macknight.

Nós que acreditamos, ?? p?ste?sa?te? , é omitido por Crisóstomo e alguns poucos MSS. E, em vez de e?se???µe?a ?a? , pois entramos, AC, vários outros, com a Vulgata e o Copta, lemos e?se???µe?a ??? , portanto, vamos entrar; e assim responde a f?ß???µe? ??? , portanto, temamos, Hebreus 4: 1 ; mas essa leitura não pode se sustentar, a menos que sejam omitidos ?? p?ste?sa?te? , que é reconhecido como genuíno por todos os EM. e versão da nota e importância. O significado parece ser o seguinte: nós judeus, que cremos em Cristo, realmente possuímos esse estado de descanso de felicidade em Deus, produzido pela paz de consciência e alegria no Espírito Santo – que foi tipificado pela felicidade e conforto de sermos. desfrutado pelos hebreus crentes, na posse da terra prometida. Veja antes.

Desde a fundação do mundo – A fundação do mundo, ?ataß??? ??sµ?? , significa a conclusão do trabalho de criação em seis dias. Naqueles dias era o mundo, isto é, todo o sistema de coisas mundanas, iniciado e aperfeiçoado; e este parece ser o sentido da expressão neste lugar.

Comentário de Thomas Coke

Hebreus 4: 3 . Para nós que cremos, etc. – Isso está ligado à parte anterior do versículo anterior: “A nós foram pregadas as boas novas de um descanso, assim como a eles: por todos os que cremos, – ou, todos quem crê, entra em descanso “. A fé é a maneira pela qual os homens devem esperar entrar em qualquer descanso que Deus prometa em uma época ou outra. O resto que foi pregado a eles na antiguidade, eles, por falta de fé e por agir desobedientemente, não entraram; como aparece na declaração de Deus: – Assim, jurou na minha ira que eles não entrarão no meu descanso; mas esse descanso que nos é pregado é um descanso muito superior, um descanso infinitamente mais vantajoso; até um descanso em que o próprio Deus entrou, quando suas obras foram concluídas na criação do mundo; e conseqüentemente é bem diferente do que foi falado dos filhos de Israel no deserto. Não é, portanto, a terra de Canaã que é eminentemente chamada de descanso, mas um estado em que não haverá mais trabalho nem tristeza; Apocalipse 7: 16-17 . O termo ?a? t?? não neste lugar significa embora, mas para realmente, ou para; e o verdadeiro significado é: “Todos os que cremos, ou seja, que perseverantemente acreditam (como toda a epístola prova), devem entrar no descanso de Deus; – não naquilo em que os filhos de Israel entraram e foram então chamou meu descanso, mas aquilo que foi eminentemente chamado; aquilo que foi chamado quando o mundo foi feito. ” Existem então duas coisas diferentes mencionadas sob os termos do meu descanso: a que , no final da criação, quando as obras de Deus terminaram; o outro, quando os israelitas entraram em Canaã. Este último é apenas um pouco, em comparação com o primeiro: para o qual temos as boas novas, significa um estado de perfeita felicidade e repouso de todo trabalho e fadiga onerosa; e este é o estado no qual todos que perseverantemente acreditam e obedecem, devem entrar.

Comentário de John Wesley

Pois nós, que cremos, descansamos, como ele disse: Como eu jurei na minha ira, se eles entrarem no meu descanso; ainda que as obras tenham sido terminadas desde a fundação do mundo.

Pois somente nós que acreditamos entram no resto – a proposição é: resta um descanso para nós. Isso está provado, Hebreus 4: 3-11 , assim: Que o salmo menciona um descanso: ainda não significa: 1. O descanso de Deus da criação; pois isso foi muito antes do tempo de Moisés. Portanto, em seu tempo, esperava-se outro descanso, dos quais os que então ouviram ficaram aquém. Nem é isso. 2. O restante que Israel obteve através de Josué; pois o salmista escreveu depois dele. Portanto é 3. O descanso eterno no céu.

Como ele disse – Mostrando claramente que há um descanso além do que se seguiu ao término da criação.

Embora as obras tenham sido concluídas – Antes: de onde é claro, Deus não falou em descansar delas.

Referências Cruzadas

Gênesis 1:31 – E Deus viu tudo o que havia feito, e tudo havia ficado muito bom. Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o sexto dia.

Exodo 20:11 – Pois em seis dias o Senhor fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles existe, mas no sétimo dia descansou. Portanto, o Senhor abençoou o sétimo dia e o santificou.

Salmos 95:11 – Por isso jurei na minha ira: “Jamais entrarão no meu descanso”.

Isaías 28:12 – ao qual dissera: “Este é o lugar de descanso. Deixem descansar o exausto. Este é o lugar de repouso! ” Mas eles não quiseram ouvir.

Jeremias 6:16 – Assim diz o Senhor: “Ponham-se nas encruzilhadas e olhem; perguntem pelos caminhos antigos, perguntem pelo bom caminho. Sigam-no e acharão descanso”. Mas vocês disseram: ‘Não seguiremos! ’

Mateus 11:28 – “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso.

Mateus 13:35 – cumprindo-se, assim, o que fora dito pelo profeta: “Abrirei minha boca em parábolas, Proclamarei coisas ocultas Desde a criação do mundo”.

Romanos 5:1 – Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo,

Efésios 1:4 – Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença.

Hebreus 3:11 – Assim jurei na minha ira: Jamais entrarão no meu descanso”.

Hebreus 3:14 – pois passamos a ser participantes de Cristo, desde que, de fato, nos apeguemos até o fim à confiança que tivemos no princípio.

Hebreus 9:26 – Se assim fosse, Cristo precisaria sofrer muitas vezes, desde o começo do mundo. Mas agora ele apareceu uma vez por todas no fim dos tempos, para aniquilar o pecado mediante o sacrifício de si mesmo.

1 Pedro 1:20 – conhecido antes da criação do mundo, revelado nestes últimos tempos em favor de vocês.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *