Estudo de Lucas 2:9 – Comentado e Explicado

Um anjo do Senhor apareceu-lhes e a glória do Senhor refulgiu ao redor deles, e tiveram grande temor.
Lucas 2:9

Comentário de Albert Barnes

A glória do Senhor – é o mesmo que uma “grande” glória – isto é, uma aparência esplêndida ou “luz”. A palavra “glória” costuma ser a mesma que luz, 1 Coríntios 15:41 ; Lucas 9:31 ; Atos 22:11 . As palavras “Senhor” e “Deus” são frequentemente usadas para denotar “grandeza” ou “intensidade”. Assim, “árvores de Deus” significam grandes árvores; “Colinas de Deus”, colinas altas ou elevadas, etc. Então, “a glória do Senhor” aqui significa uma aparência luminosa extremamente grande ou brilhante, talvez não muito diferente do que Paulo viu no caminho para Damasco.

Comentário de Joseph Benson

Lucas 2: 9-12 . E eis que o anjo do Senhor veio sobre elesepest? a?t??? , estava de pé sobre eles, isto é, apareceu em uma forma visível, de pé no ar acima de suas cabeças; e a glória do Senhor brilhou ao seu redor – Não apenas uma grande luz, mas um esplendor tão glorioso como o usado para representar a presença de Deus, e foi frequentemente acompanhado por uma hoste de anjos, como aqui, Lucas 2:13 . E eles estavam com muito medo – Em uma aparência tão incomum e tão terrível. E o anjo disse – Da maneira mais branda e mais condescendente; Não temas – Assim, o anjo Gabriel havia encorajado Zacarias e Maria, Lucas 1:12 ; Lucas 1:30 . Como se ele dissesse: O desígnio de minha aparência para você não tem nada de terrível, mas o contrário: pois eis que trago boas notícias de grande alegria – A expressão original aqui é peculiar, e?a??e????µa? ?µ?? ?a?a? µe?a??? , eu evangelizo para você grande alegria. Então a Vulgata. Ou anuncio a você boas novas, que serão motivo de grande alegria, e que não apenas para você e para a nação judaica em geral, mas para todas as pessoas, para toda a raça humana: para você e toda a humanidade, nasce neste dia, neste dia bem-vindo e abençoado, um Salvador – que Isaías, 1º, Libertador da ignorância e loucura, da culpa, condenação e ira, da depravação e fraqueza, nas quais toda a raça humana está envolvida através da queda de seus primeiros pais e suas próprias transgressões; em outras palavras, do pecado e de todas as suas consequências: 2d, um restaurador (o que s?t?? também significa) para o favor e a imagem de Deus, e comunhão com ele, perdida na mesma queda: e, 3d, um preservador (como a mesma palavra também implica,) a saber, para a vida eterna; alguém tão disposto quanto capaz de manter aqueles que perseverantemente crêem nele, pela fé, até a salvação final ; impedi- los de cair e apresentá-los irrepreensíveis diante da presença de sua glória com grande alegria. Quem é Cristo – o Messias, o profeta, sacerdote e rei do seu povo divinamente designado; sua sabedoria, justiça, santificação e redenção; e que está suficientemente qualificado para sustentar esses ofícios e personagens indescritivelmente importantes, porque ele é o Senhor, Deus, assim como o homem, Deus manifesto na carne, o Senhor que no princípio lançou os fundamentos da terra, etc., Hebreus 1 : 10 ; e sem quem nada do que foi feito foi feito, João 1: 3 ; Colossenses 1:16 . A mensagem se refere a Isaías 9: 6: Para nós nasce uma criança, para nós um filho é dado. E isto será um sinal para você – O anjo lhes dá um sinal para a confirmação de sua fé neste importante assunto. Você encontrará o bebê envolto em panos, etc. – Sem dúvida, eles esperariam que lhe dissessem que o encontrariam, apesar de um bebê, vestido com roupas finas e deitado no estado, na melhor casa da cidade, com um numeroso trem de atendentes: não, você o encontrará deitado em uma manjedoura . E certamente eles podem conhecê-lo por esse sinal, pois que outro bebê poderia ser encontrado em uma condição tão cruel? Se os pastores tivessem encontrado o Messias deitado numa manjedoura, poderia tê-los escandalizado. Era, portanto, muito apropriado que o anjo os avisasse dessa circunstância e fizesse o sinal pelo qual eles deveriam distingui-lo. Quando Cristo esteve aqui na terra, ele se distinguiu e se tornou notável por nada mais do que os exemplos de sua humilhação.

Comentário de E.W. Bullinger

eis Figura do discurso Asterismos (App-6), para chamar a atenção para o evento maravilhoso.

o anjo = um anjo. Sem art. Veja nota em Lucas 1:11 . App-179.

SENHOR = Jeová (App-98).

veio = ficou parado. Grego. ephistemi. Usado dezoito vezes por Luke. Compare Lucas 24: 4 . Atos 12: 7 ; Atos 23:11 .

a glória: a Shekinah, que simbolizava a presença divina. Ver Êxodo 24:16 . 1 Reis 8:10 . Isaías 6: 1-3 . Atos 7:55 .

estavam com muito medo = temiam um grande medo. Figura do discurso Polyptoton. App-6. Veja nota em Gênesis 26:28 .

Comentário de John Calvin

9. E eis que o anjo do Senhor veio sobre eles. Ele diz que a glória do Senhor (145) brilhava ao redor dos pastores, pelos quais eles percebiam que ele era um anjo. (146) Pois seria de pouco proveito contar a um anjo o que é relatado por Lucas, se Deus não tivesse testemunhado, por algum sinal externo, que o que eles ouviam procedia dEle. O anjo parecia, não de uma forma comum, ou sem majestade, mas cercado pelo brilho da glória celestial, afetar poderosamente as mentes dos pastores, para que pudessem receber o discurso que lhes era dirigido, como proveniente da boca de O próprio Deus. Daí o medo, do qual Lucas logo fala, pelo qual Deus geralmente humilha o coração dos homens (como eu já expliquei anteriormente) e os dispõe para receber sua palavra com reverência.

Comentário de Adam Clarke

O anjo do Senhor veio sobre eles – Ou, estava de pé sobre eles, epest? . É provável que o anjo tenha aparecido no ar a uma pequena distância acima deles, e que dele os raios da glória do Senhor brilharam ao redor deles, à medida que os raios de luz são projetados do sol.

Eles estavam com muito medo – aterrorizados com a aparência de um ser tão glorioso, e provavelmente temendo que ele fosse um mensageiro da justiça, vindo a denunciar os julgamentos divinos ou puni-los imediatamente, por pecados com os quais suas consciências não falhariam, em tal ocasião, para censurá-los.

Comentário de Thomas Coke

Lucas 2: 9 . Veio sobre eles Parou sobre eles, – epest? a?t???, pairava no ar sobre suas cabeças, cercado por uma refulgência gloriosa; como aquela Shechiná, que durante o tabernáculo e o templo de Salomão era o símbolo da presença divina.

Comentário de Scofield

anjo

(Veja Scofield “ Hebreus 1: 4 “)

Referências Cruzadas

Exodo 16:7 – e amanhã cedo verão a glória do Senhor, porque o Senhor ouviu a queixa de vocês contra ele. Quem somos nós para que vocês reclamem a nós? “

Exodo 16:10 – Enquanto Arão falava a toda a comunidade, todos olharam em direção ao deserto, e a glória do Senhor apareceu na nuvem.

Exodo 40:34 – Então a nuvem cobriu a Tenda do Encontro, e a glória do Senhor encheu o tabernáculo.

Juízes 6:11 – Então o Anjo do Senhor veio e sentou-se sob a grande árvore de Ofra, que pertencia ao abiezrita Joás. Gideão, filho de Joás, estava malhando o trigo num tanque de prensar uvas, para escondê-lo dos midianitas.

1 Reis 8:11 – de forma que os sacerdotes não podiam desempenhar o seu serviço, pois a glória do Senhor encheu o seu templo.

Isaías 6:3 – E proclamavam uns aos outros: “Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos, a terra inteira está cheia da sua glória”.

Isaías 6:4 – Ao som das suas vozes os batentes das portas tremeram, e o templo ficou cheio de fumaça.

Isaías 35:2 – irromperá em flores, mostrará grande regozijo e cantará de alegria. A glória do Líbano lhe será dada, como também o resplendor do Carmelo e de Sarom; verão a glória do Senhor, o resplendor do nosso Deus.

Isaías 40:5 – A glória do Senhor será revelada, e, juntos, todos a verão. Pois é o Senhor quem fala”.

Isaías 60:1 – “Levante-se, refulja! Porque chegou a sua luz, e a glória do Senhor raia sobre você.

Ezequiel 3:23 – Então me levantei e fui para a planície. E lá estava a glória do Senhor, glória como a que eu tinha visto junto ao rio Quebar. Prostrei-me, rosto em terra,

Mateus 1:20 – Mas, depois de ter pensado nisso, apareceu-lhe um anjo do Senhor em sonho e disse: “José, filho de Davi, não tema receber Maria como sua esposa, pois o que nela foi gerado procede do Espírito Santo.

Lucas 1:11 – Então um anjo do Senhor apareceu a Zacarias, à direita do altar do incenso.

Lucas 1:12 – Quando Zacarias o viu, perturbou-se e foi dominado pelo medo.

Lucas 1:28 – O anjo, aproximando-se dela, disse: “Alegre-se, agraciada! O Senhor está com você! “

João 12:41 – Isaías disse isso porque viu a glória de Jesus e falou sobre ele.

Atos dos Apóstolos 22:6 – “Por volta do meio-dia, eu me aproximava de Damasco, quando de repente uma forte luz vinda do céu brilhou ao meu redor.

Atos dos Apóstolos 26:13 – Por volta do meio-dia, ó rei, estando eu a caminho, vi uma luz do céu, mais resplandecente que o sol, brilhando ao meu redor e ao redor dos que iam comigo.

Atos dos Apóstolos 27:23 – Pois ontem à noite apareceu-me um anjo do Deus a quem pertenço e a quem adoro, dizendo-me:

2 Coríntios 3:18 – E todos nós, que com a face descoberta contemplamos a glória do Senhor, segundo a sua imagem estamos sendo transformados com glória cada vez maior, a qual vem do Senhor, que é o Espírito.

2 Coríntios 4:6 – Pois Deus que disse: “Das trevas resplandeça a luz”, ele mesmo brilhou em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo.

1 Timóteo 3:16 – Não há dúvida de que é grande o mistério da piedade: Deus foi manifestado em corpo, justificado no Espírito, visto pelos anjos, pregado entre as nações, crido no mundo, recebido na glória.

Hebreus 12:21 – O espetáculo era tão terrível que até Moisés disse: “Estou apavorado e trêmulo! “

Apocalipse 18:1 – Depois disso vi outro anjo que descia do céu. Tinha grande autoridade, e a terra foi iluminada por seu esplendor.

Apocalipse 20:11 – Depois vi um grande trono branco e aquele que nele estava assentado. A terra e o céu fugiram da sua presença, e não se encontrou lugar para eles.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *