Estudo de Tiago 5:8 – Comentado e Explicado

Tende também vós paciência e fortalecei os vossos corações, porque a vinda do Senhor está próxima.
Tiago 5:8

Comentário de Albert Barnes

Sede também pacientes – como o fazendeiro é. No devido tempo, como ele espera o retorno da chuva, você poderá antecipar a libertação de suas provações.

Estabeleça seus corações – Deixe seus propósitos e sua fé firmes e inabaláveis. Não fique cansado e irritado; mas sustenta com constância tudo o que te é imposto, até que chegue o tempo da tua libertação.

Pois a vinda do Senhor se aproxima – Compare Apocalipse 22:10, Apocalipse 22:12, Apocalipse 22:20; as notas em 1 Coríntios 15:51. É claro, creio, a partir deste local, que o apóstolo esperava que aquilo que ele entendia pela “vinda do Senhor” logo ocorreria; pois deveria ser aquilo pelo qual eles obteriam libertação das provações que então suportaram. Ver Tiago 5: 7. Se isso significa que ele logo viria a julgamento, ou poria um fim à política judaica e estabeleceria seu reino na terra, ou que eles logo seriam removidos pela morte, não pode ser determinado pelo mero uso do língua. A interpretação mais natural da passagem, e uma que concordará com o tempo em que a Epístola foi escrita, é que o tempo previsto para a destruição de Jerusalém, Mateus 24, estava próximo; que já havia indícios de que isso ocorreria em breve; e que havia uma expectativa predominante entre os cristãos de que esse evento seria um alívio para muitas provações de perseguição e seria seguido pela criação do reino do Redentor.

Talvez muitos esperassem que o julgamento ocorresse naquele momento e que o Salvador estabelecesse um reino pessoal na Terra. Mas a expectativa dos outros poderia ter sido apenas – o que é realmente tudo o que está necessariamente implícito nas previsões sobre o assunto – de que haveria depois disso uma rápida e extensa disseminação dos princípios da religião cristã no mundo. A destruição de Jerusalém e do templo contribuiria para isso, pondo fim a todo o sistema de tipos e sacrifícios de judeus; convencendo os cristãos de que não deveria haver um ponto central de reunião, destruindo assim seus preconceitos remanescentes em favor do modo de adoração judaico; e espalhando-os pelo exterior pelo mundo para propagar a nova religião. A epístola foi escrita, supõe-se, uns dez ou doze anos antes da destruição de Jerusalém (Introdução, Seção 3) e não é improvável que já houvesse algumas indicações desse evento que se aproximava.

Comentário de E.W. Bullinger

estabelecer . Veja Romanos 1:11 .

se aproxima = se aproxima. Ver Mateus 3: 2 .

Comentário de John Calvin

8 Estabeleça seus corações . Para que ninguém se oponha e diga que o tempo da libertação foi muito demorado, ele evita essa objeção e diz que o Senhor estava próximo , ou (que é a mesma coisa) que sua vinda estava chegando . Enquanto isso, ele nos ordena a corrigir a suavidade do coração, que nos enfraquece, para não perseverar na esperança. E, sem dúvida, o tempo parece longo, porque somos muito sensíveis e delicados. Devemos, então, reunir forças para que sejamos endurecidos e isso não pode ser melhor alcançado do que pela esperança, e por assim dizer, pela percepção da aproximação do nosso Senhor.

Comentário de Adam Clarke

Sede também pacientes – aguardem a libertação de Deus, como esperam sua generosidade na providência.

Estabeleça seus corações – tenha coragem; não afunde sob suas provações

A vinda do Senhor se aproxima – ?????e · Está próximo. Ele já está a caminho de destruir esse povo perverso, arrasar sua cidade e templo e destruir sua política para sempre; e esse julgamento logo ocorrerá.

Comentário de Thomas Coke

Tiago 5: 8 . Porque a vinda do Senhor se aproxima. O apóstolo por esta frase parece claramente significar: a vinda dos romanos para destruir ou levar cativa a nação judaica: pelo que Deus em sua providência promete, ele mesmo costuma fazer. Veja Mateus 27:33 . Marcos 13:29 . 21:20 . De fato, pode-se perguntar: Que outra vinda do Senhor estava chegando? Não está sugerido, Tiago 5: 1, que grandes males estavam prontos para cair sobre os judeus ricos? Que eles seriam rapidamente punidos por sua cobiça e luxo, e particularmente por perseguirem os cristãos? – E foi cerca de um ano após a redação desta epístola que as guerras judaicas realmente eclodiram, o que acabou com a destruição da nação judaica. . Bem, portanto, pode-se dizer agora que a vinda do Senhor se aproximava. Esse era um motivo muito apropriado pelo qual estimular os cristãos a paciência; pois os judeus eram seus principais perseguidores, e sua destruição se aproximava rapidamente. Tiago 5: 9 . Rancor não, etc.] ?? ste?a?ete, não geme de raiva ou inveja; não reclame. A impaciência um com o outro é aqui condenada, enquanto a impaciência sob o tratamento que eles encontraram de seus inimigos e perseguidores é condenada no verso anterior; e o juiz pode estar na porta, pronto para condenar os culpados entre os cristãos, bem como para vingá-los de seus adversários.

Comentário de John Wesley

Sede também pacientes; estabelece os vossos corações; porque a vinda do Senhor se aproxima.

Estabeleça seus corações – Com fé e paciência.

Pela vinda do Senhor – Para destruir Jerusalém.

Está quase – E também é a última vez que ele chega aos olhos de um crente.

Referências Cruzadas

Gênesis 49:18 – “Ó Senhor, eu espero a tua libertação!

Salmos 27:14 – Espere no Senhor. Seja forte! Coragem! Espere no Senhor.

Salmos 37:7 – Descanse no Senhor e aguarde por ele com paciência; não se aborreça com o sucesso dos outros, nem com aqueles que maquinam o mal.

Salmos 40:1 – Coloquei toda minha esperança no Senhor; ele se inclinou para mim e ouviu o meu grito de socorro.

Salmos 130:5 – Espero no Senhor com todo o meu ser, e na sua palavra ponho a minha esperança.

Lamentações 3:25 – O Senhor é bom para com aqueles cuja esperança está nele, para com aqueles que o buscam;

Miquéias 7:7 – Mas, quanto a mim, ficarei atento ao Senhor, esperando em Deus, o meu Salvador, pois o meu Deus me ouvirá.

Habacuque 2:3 – Pois a visão aguarda um tempo designado; ela fala do fim, e não falhará. Ainda que se demore, espere-a; porque ela certamente virá e não se atrasará”.

Romanos 8:25 – Mas se esperamos o que ainda não vemos, aguardamo-lo pacientemente.

Gálatas 5:22 – Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade,

Filipenses 4:5 – Seja a amabilidade de vocês conhecida por todos. Perto está o Senhor.

1 Tessalonicenses 1:10 – e esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dos mortos: Jesus, que nos livra da ira que há de vir.

2 Tessalonicenses 3:5 – O Senhor conduza os seus corações ao amor de Deus e à perseverança de Cristo.

Hebreus 10:25 – Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia.

Hebreus 10:35 – Por isso, não abram mão da confiança que vocês têm; ela será ricamente recompensada.

Tiago 5:9 – Irmãos, não se queixem uns dos outros, para que não sejam julgados. O Juiz já está às portas!

1 Pedro 4:7 – O fim de todas as coisas está próximo. Portanto, sejam criteriosos e sóbrios; dediquem-se à oração.

Apocalipse 22:20 – Aquele que dá testemunho destas coisas diz: “Sim, venho em breve! ” Amém. Vem, Senhor Jesus!

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *