Estudo de Isaías 43:4 – Comentado e Explicado

Porque és precioso a meus olhos, porque eu te aprecio e te amo, permuto reinos por ti, entrego nações em troca de ti.
Isaías 43:4

Comentário de Albert Barnes

Visto que eras precioso aos meus olhos – Este versículo contém outra razão pela qual Deus os defenderia e libertaria. A razão era que ele os amava como seu povo; e ele estava disposto, portanto, a que outras pessoas fossem vencidas para que pudessem ser salvas.

Tu foste honrado – Isso não se refere tanto ao caráter pessoal deles, como ao fato de que eles foram honrados por ele ser o depositário das preciosas verdades de sua religião. Significa que ele os tornara honoráveis ??pelos favores que lhes eram concedidos; não que eles fossem honoráveis ??em referência ao seu caráter e valor pessoais.

Por isso darei homens por ti – como no caso do Egito, Etiópia e Seba Isaías 43: 3 . Ele faria com que outras nações fossem destruídas, se necessário, a fim de efetuar sua libertação e restaurá-las em sua própria terra. Aprendemos aqui:

1. Que nações e exércitos estão nas mãos de Deus e à sua disposição.

2. Que seu povo é querido pelo seu coração e que é seu propósito defendê-lo.

3. Que as revoluções entre as nações, a ascensão de um império e a queda de outro, costumam promover o bem-estar de sua igreja, defendê-lo em perigo e libertá-lo em tempos de calamidade.

4. Que seu povo confie em Deus como sendo capaz de defendê-los e como tendo formado um propósito para preservá-los e salvá-los.

Expressões semelhantes às usadas neste versículo ocorrem com frequência entre os árabes (ver Rosenmuller in loc ).

Pela tua vida – Margem, Pessoa. Hebraico: Para a tua alma; isto é, por sua causa; ou em seu lugar (veja as notas em Isaías 43: 3 ).

Comentário de Thomas Coke

Isaías 43: 4 . Desde que você era precioso, etc. – Este versículo se refere, de acordo com Vitringa, à libertação de Senaqueribe, por meio da qual Deus mostrou abundantemente que a nação judaica era preciosa e honrosa aos seus olhos; e os homens, na última cláusula, referem-se aos assírios e o povo aos caldeus. Os assírios sofreram um terrível massacre sob o rei Senaqueribe, por causa da igreja; e o império dos caldeus deveria ser derrubado pelos medos e persas, para obter a libertação do povo de Deus: em ambos os casos Deus testemunhou abundantemente que sua igreja era preciosa e honrosa aos seus olhos, e muito amada por ele.

Comentário de John Calvin

4. Porque eras precioso. Outros o interpretam: “Você era honrado, porque eu te levei à honra;” mas acho que Deus atribui a razão pela qual ele entregou o Egito e a Etiópia aos inimigos em seu quarto. Era porque ele os amava, e porque eles eram queridos por ele. Deveria ser explicado assim: “Porque eu te amei, por isso dei um homem por ti”. Por essas palavras, ele exclui todo o valor pessoal da parte do povo, para que não se vangloriem de ter obtido algo por mérito próprio; e, de fato, a causa da salvação, e de todas as bênçãos que recebemos, é o amor imerecido de Deus; é também a causa de toda a nossa excelência; pois, se ele nos julgar de acordo com nossas próprias qualificações, não nos valorizará um canudo. Devemos, portanto, deixar de lado toda idéia de mérito, ou de valor pessoal, da qual não temos nenhuma, e devemos atribuir tudo apenas à graça de Deus. Ele quer dizer que esse amor não é comum quando diz que somos “preciosos”. e pela mesma razão, ele nos chama de “seu primogênito” ( Êxodo 4:22 ) e “seus amigos”. ( João 15:15 .)

Eu darei um homem. Aqui ele não acrescenta nada de novo, mas explica a afirmação anterior e emprega a palavra “homem” coletivamente para “homens”; como se dissesse: “Não haverá homem a quem Deus não tire nem destrua, a fim de preservar seu povo; pois ele define um valor mais alto para um único crente do que para o mundo inteiro. ” Ao mesmo tempo, ele lembra aos crentes que eles são redimidos às custas daqueles que não diferem deles na origem ou na natureza.

Comentário de John Wesley

Visto que foste precioso aos meus olhos, foste honrado e eu te amei; por isso darei homens por ti e pessoas pela tua vida.

Desde – Desde que eu te escolhi pelo meu povo, tive um carinho por você.

Homens – Como desisti dos egípcios, estou pronto para desistir de outros para salvar você, conforme a ocasião exigir.

Referências Cruzadas

Gênesis 12:2 – “Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção.

Exodo 19:5 – Agora, se me obedecerem fielmente e guardarem a minha aliança, vocês serão o meu tesouro pessoal dentre todas as nações. Embora toda a terra seja minha,

Deuteronômio 7:6 – Pois vocês são um povo santo para o Senhor, o seu Deus. O Senhor, o seu Deus, os escolheu dentre todos os povos da face da terra para ser o seu povo, o seu tesouro pessoal.

Deuteronômio 14:2 – pois vocês são povo consagrado ao Senhor, ao seu Deus. Dentre todos os povos da face da terra, o Senhor os escolheu para serem o seu tesouro pessoal.

Deuteronômio 26:18 – E hoje o Senhor declarou que vocês são o seu povo, o seu tesouro pessoal, conforme ele prometeu, e que vocês terão que guardar todos os seus mandamentos.

Deuteronômio 32:9 – Pois o povo preferido do Senhor é este povo, Jacó é a herança que lhe coube.

Salmos 112:9 – Reparte generosamente com os pobres; a sua justiça dura para sempre; seu poder será exaltado em honra.

Salmos 135:4 – Porque o Senhor escolheu a Jacó, a Israel como seu tesouro pessoal.

Jeremias 31:3 – o Senhor lhe apareceu no passado, dizendo: “Eu a amei com amor eterno; com amor leal a atrai.

Oséias 11:1 – “Quando Israel era menino, eu o amei, e do Egito chamei o meu filho.

Malaquias 1:2 – “Eu sempre os amei”, diz o Senhor. “Mas vocês perguntam: ‘De que maneira nos amaste? ’ “Não era Esaú irmão de Jacó? “, declara o Senhor. “Todavia eu amei Jacó,

Malaquias 3:17 – “No dia em que eu agir”, diz o Senhor dos Exércitos, “eles serão o meu tesouro pessoal. Eu terei compaixão deles como um pai tem compaixão do filho que lhe obedece.

João 5:44 – Como vocês podem crer, se aceitam glória uns dos outros, mas não procuram a glória que vem do Deus único?

João 16:27 – pois o próprio Pai os ama, porquanto vocês me amaram e creram que eu vim de Deus.

João 17:23 – eu neles e tu em mim. Que eles sejam levados à plena unidade, para que o mundo saiba que tu me enviaste, e os amaste como igualmente me amaste.

João 17:26 – Eu os fiz conhecer o teu nome, e continuarei a fazê-lo, a fim de que o amor que tens por mim esteja neles, e eu neles esteja”.

Tito 2:14 – Ele se entregou por nós a fim de nos remir de toda a maldade e purificar para si mesmo um povo particularmente seu, dedicado à prática de boas obras.

1 Pedro 1:7 – Assim acontece para que fique comprovado que a fé que vocês têm, muito mais valiosa do que o ouro que perece, mesmo que refinado pelo fogo, é genuína e resultará em louvor, glória e honra, quando Jesus Cristo for revelado.

1 Pedro 2:9 – Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.

Apocalipse 3:9 – Vejam o que farei com aqueles que são sinagoga de Satanás e que se dizem judeus e não são, mas são mentirosos. Farei que se prostrem aos seus pés e reconheçam que eu amei você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *