Estudo de Jeremias 12:16 – Comentado e Explicado

Se aprenderem a seguir os caminhos prescritos ao meu povo, e a jurar em meu nome, Pela vida de Deus!, tal como ensinaram meu povo a jurar por Baal, então terão direito de cidadania no meio do meu povo.
Jeremias 12:16

Comentário de John Calvin

Vemos que isso se refere aos gentios, que antes eram estrangeiros na graça de Deus; antes, eles alimentavam o ódio mais terrível pelo seu povo escolhido. Em suma, Deus declara que ele seria misericordioso e propício a essas nações miseráveis, cuja salvação não havia esperança, pois haviam sido rejeitadas por ele, e muitas e muitas vezes, e de várias maneiras, provocaram sua vingança; e, embora ele fale de vizinhos, como vimos, essa predição geralmente pertence ao mundo inteiro e foi finalmente cumprida no chamado dos gentios; pois Deus então reuniu uma Igreja indiscriminadamente, tanto dos judeus quanto dos gentios.

Mas uma condição é aqui estabelecida: se os gentios, que até então se opunham à verdadeira adoração a Deus, recebessem sua lei. Na verdade, sabemos o quanto odiava a religião verdadeira, especialmente pelas nações vizinhas; pois seu ódio aumentou, porque viram que suas superstições eram condenadas por esse povo. Como eles haviam ficado muito irritados com Deus e contra a pura doutrina de sua lei, ele agora exige uma mudança neles; Se eles aprenderem, ele diz, os caminhos do meu povo Pelos caminhos do seu povo, ele entende o que havia ordenado. De fato, o povo de Israel se afastara da religião verdadeira; mas Deus aqui se refere a si mesmo, e não à conduta perversa deles, pois a lei não havia sido abolida pela maldade e ingratidão de seu povo. Vemos, portanto, que, pelos caminhos de seu povo, não devemos entender os glosos que os judeus haviam inventado, mas a própria lei que Deus lhes havia dado. Portanto, a autoridade dos homens não pode ser estabelecida, como se eles tivessem poder para estruturar uma religião para si mesmos; mas Deus quer dizer apenas que somente por seu bom prazer os judeus haviam aprendido o que era certo. Em resumo, Jeremias entende os caminhos do povo passivamente, não aqueles que o povo havia inventado para si mesmos, mas como os que haviam recebido de cima.

É então acrescentado que eles podem jurar em meu nome. A expressão faz parte do todo, pois nele está incluída toda a adoração e serviço de Deus. Jurar, como já dissemos em outros lugares, faz parte da adoração de Deus e da verdadeira religião, pois professamos que nós mesmos e nossa vida estamos nas mãos de Deus quando juramos por seu nome; e também referimos julgamento a ele, e reconhecemos que ele é realmente Deus, na medida em que conhece nossos corações e juízes de coisas ocultas. Todas essas coisas estão incluídas no juramento. Portanto, não é de admirar que, neste local e em muitos outros lugares, toda a religião seja designada por essa expressão, de acordo com o que é dito em outros lugares,

“Juram todos em meu nome: Vivo eu, diz Jeová; para mim dobrará todo joelho, e por mim jurará toda língua. ”
( Isaías 45:23 )

E como no altar, em outro lugar, entende-se a adoração a Deus, assim aqui por palavrões. O significado é: se os gentios se tornassem tão modificados que submetessem o pescoço ao jugo da lei e se deixassem governar por Deus, seriam feitos participantes da misericórdia de que os judeus desfrutavam antes.

A seguir segue a forma comum de jurar: Viver Jeová Assim, as Escrituras falam por toda parte; e por essas palavras os homens não apenas testemunham que juram pela vida de Deus, mas também atribuem a ele a eternidade, como se dissesse: “Somente Deus existe:” pois nenhuma vida é encontrada em nenhum lugar, exceto em Deus. Dizem que homens, de fato, e animais brutos, e até árvores, vivem; mas nas árvores há apenas vigor sem os sentidos, nos brutos os sentidos sem razão e entendimento; mas nos homens a vida é leve; todavia, eles não vivem por si mesmos, mas derivam a vida de Deus, de acordo com o que vemos na terra, no qual a luz brilha; mas sabemos que realmente não há luz onde moramos, a não ser o que desce e nos é transmitido pelos raios do sol. Da mesma maneira, pode-se dizer que a vida habita nos homens, sendo transmitida a eles pelo poder oculto de Deus. Nem os anjos, propriamente falando, vivem de si mesmos. Vemos, portanto, o significado das palavras: Viva vive Jeová É aqui estabelecida a eternidade de Deus; ele também é de propriedade do juiz do mundo; e, além disso, o que quer que ele reivindique por si mesmo, os homens testemunham, assim, que é justamente e por direito que é devido.

Depois, como eles ensinaram meu povo a jurar por Baal As corrupções dos pagãos haviam prevalecido grandemente entre o povo escolhido; e a maior parte, quando viram que as nações prosperaram, deixou de lado todo cuidado pela adoração verdadeira e pela religião sincera. Como naquela época os judeus haviam sido tão dedicados às superstições dos pagãos, o Profeta diz, falando em nome de Deus: “Se os gentios, que até agora haviam ensinado meu povo a jurar por Baal, os levaram para si mesmos idolatria e formas fictícias e falsas de adoração, começam agora a jurar pelo meu nome, fielmente a me adorarem sozinhas; elas serão edificadas no meio do meu povo. ” A metáfora da construção é muito comum; mas neste lugar Deus não sugere mais do que que os gentios se tornariam parte de seu rebanho, quando abandonassem suas superstições e adotassem a adoração pura prescrita na lei. Isso também não deve ser aplicado a nenhum lugar em particular, como alguns explicaram friamente, mas “no meio do povo” é o mesmo que ele havia dito: “Vou contar essas nações como meu povo, como parte da minha Igreja ”, de acordo com o que é dito nos Salmos – que, embora os tiranos e sidônios, egípcios e outros que haviam sido nações hostis tenham nascido aqui e ali, ainda assim se gabariam de terem nascido em Jerusalém. quando Deus os possuía como membros de seu próprio povo. ( Salmos 138: 3 ) (69) Segue-se:

Existe aqui um exemplo claro de que ´ é traduzido como “então” e não pode ser interpretado de outra forma, – “Se aprenderem, eles aprenderão etc., então serão construídos” etc. etc. Na primeira cláusula, também existe uma correspondência impressionante entre o galês e o ?? , – “(lang. cy) Os gan ddysgu y disgant.” – Ed

Comentário de E.W. Bullinger

as = de acordo com.

construído = reconstruído. Veja a nota em Números 13:22 .

Referências Cruzadas

Deuteronômio 10:20 – Temam o Senhor, o seu Deus, e sirvam-no. Apeguem-se a ele e façam os seus juramentos somente em nome dele.

Josué 23:7 – Não se associem com essas nações que restam no meio de vocês. Não invoquem os nomes dos seus deuses nem jurem por eles. Não lhes prestem culto nem se inclinem perante eles.

Salmos 106:35 – em vez disso, misturaram-se com as nações e imitaram as suas práticas.

Cânticos 1:8 – Se você, a mais linda das mulheres, se você não o sabe, siga a trilha das ovelhas e faça as suas cabritas pastarem junto às tendas dos pastores.

Isaías 9:18 – Porque a impiedade queima como fogo; consome roseiras bravas e espinheiros, põe em chamas os matagais da floresta, fazendo nuvens de fumaça.

Isaías 19:23 – Naquele dia haverá uma estrada do Egito para a Assíria. Os assírios irão para o Egito, e os egípcios para a Assíria, e os egípcios e os assírios cultuarão juntos.

Isaías 45:23 – Por mim mesmo eu jurei, a minha boca pronunciou com toda integridade uma palavra que não será revogada: Diante de mim todo joelho se dobrará; junto a mim toda língua jurará.

Isaías 56:5 – a eles darei, dentro de meu templo e dos seus muros, um memorial e um nome melhor do que filhos e filhas, um nome eterno, que não será eliminado.

Isaías 65:16 – Quem pedir bênção para si na terra, que o faça pelo Deus da verdade; quem fizer juramento na terra, que o faça pelo Deus da verdade. Porquanto as aflições passadas serão esquecidas e estarão ocultas aos meus olhos.

Jeremias 4:2 – se você jurar pelo nome do Senhor, com fidelidade, justiça e retidão, então as nações serão por ele abençoadas e nele se gloriarão. “

Jeremias 5:2 – Embora digam: ‘Juro pelo nome do Senhor’, ainda assim estão jurando falsamente. “

Sofonias 1:5 – aqueles que no alto dos terraços adoram o exército de estrelas, que se prostram jurando pelo Senhor, e também por Moloque;

Zacarias 2:11 – “Muitas nações se unirão ao Senhor naquele dia e se tornarão meu povo. Então você será a minha habitação e você reconhecerá que o Senhor dos Exércitos me enviou a você.

Romanos 11:17 – Se alguns ramos foram cortados, e você, sendo oliveira brava, foi enxertado entre os outros e agora participa da seiva que vem da raiz da oliveira,

Romanos 14:11 – Porque está escrito: ” ‘Por mim mesmo jurei’, diz o Senhor, ‘diante de mim todo joelho se dobrará e toda língua confessará que sou Deus’ “.

1 Coríntios 3:9 – Pois nós somos cooperadores de Deus; vocês são lavoura de Deus e edifício de Deus.

Efésios 2:19 – Portanto, vocês já não são estrangeiros nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus,

1 Pedro 2:4 – À medida que se aproximam dele, a pedra viva — rejeitada pelos homens, mas escolhida por Deus e preciosa para ele —

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *