Estudo de Lamentações 1:18 – Comentado e Explicado

Sade. O Senhor é justo, porque fui rebelde à sua voz. Escutai todos vós, ó povos, e vede a minha dor. Minhas virgens e meus jovens foram conduzidos para o exílio.
Lamentações 1:18

Comentário de Albert Barnes

Pessoas – povos, nações pagãs.

Comentário de Joseph Benson

Lamentações 1: 18-19 . O Senhor é justo, porque eu me rebelei, etc. – Ele não me faz mal em lidar assim comigo, nem posso acusá-lo de qualquer injustiça. Observe, leitor, quaisquer que sejam os problemas que Deus nos agrada, devemos reconhecer que neles ele é justo: não o conhecemos nem a nós mesmos, se não reconhecermos isso. Jerusalém possui a eqüidade das ações de Deus, confessando a iniqüidade dela. Ouça, peço a você, todas as pessoas – Veja nota em Lamentações 1:12 . Minhas virgens e meus rapazes foram levados para o cativeiro – Assim é dito, 2 Crônicas 36:17 , que os caldeus “não tinham compaixão de rapazes ou moças”. Liguei para meus amantes, mas eles me enganaram – Eles provaram como os riachos no verão para o viajante sedento, Jó 6:15 . Pretendem-se os egípcios e seus outros aliados, que a cortejaram em sua prosperidade e prometeram sua assistência, mas no dia de sua adversidade e necessidade foram alienados dela e a expulsaram. Assim, somos geralmente enganados e decepcionados com aquelas criaturas em que depositamos nossos corações e confiamos. Felizes aqueles que fizeram de Deus seu amigo e se mantêm em seu amor, pois ele não os enganará! Meus sacerdotes e meus anciões desistiram do fantasma na cidade – A fome consumiu tanto as pessoas mais honradas quanto as mais más. Enquanto eles procuravam sua carne para aliviar suas almas – Enquanto eles procuravam pão para mantê-los vivos. O LXX. adicione, ?a? ??? e???? , e não encontrou nenhum, com quem o siríaco concorda. Mas nenhuma dessas palavras aparece nas cópias hebraicas, embora a coisa esteja implícita, pois elas não teriam morrido se tivessem encontrado o que procuravam.

Comentário de John Calvin

Jerusalém novamente reconhece e expressa com mais clareza que sofreu um castigo justo. Antes ela confessara que seus inimigos eram cruéis pelo mandamento de Deus; mas era necessário apontar novamente a causa dessa crueldade, mesmo que ela provocasse por muito tempo a ira de Deus.

Ela diz, primeiro, que Deus era justo ou justo (144) porque ela provocou a boca dele . Pela boca de Deus devemos entender a doutrina profética, como é bem conhecida. Mas a frase é enfática, pois quando a palavra de Deus foi proclamada pela boca dos profetas, foi desprezada como um som vazio. Como, então, a doutrina profética não tem sua própria majestade atribuída a ela, Deus chama o que seus servos declaram sua boca. Esse modo de falar é retirado de Moisés e geralmente ocorre em seus escritos. Jeová , então, é justo ; como assim? porque eu provoquei sua boca . E era mais doloroso e menos desculpável provocar a boca de Deus do que simplesmente ofender a Deus. Os ímpios freqüentemente ofendem a Deus quando trabalham sob ignorância; mas quando o Senhor se agrada de abrir a boca para recordar os que erram e mostrar o caminho da salvação, e então os homens se precipitam, como se projetava, em pecados, é certamente uma marca de extrema impiedade. Portanto, entendemos por que o Profeta menciona a boca de Deus, ou o ensino dos profetas, até para exagerar a maldade de Jerusalém, que tão obstinadamente desconsiderou Deus falando por seus profetas.

A grandeza de sua tristeza é novamente deplorada; e o que se segue é dirigido a todas as nações: Ouça, peço a todos os povos; veja minha tristeza . E qual foi o motivo dessa grande tristeza? porque , diz ela, minhas virgens e meus jovens foram levados ao cativeiro . Isso pode parecer uma coisa leve; pois um relato anterior foi dado sobre outras calamidades, que eram muito mais graves; e o exílio em si é apenas um castigo moderado. Mas devemos ter em mente o que afirmamos anteriormente, que os judeus habitavam naquela terra, como se tivessem sido colocados ali pela mão de Deus, que Jerusalém seria um descanso perpétuo, que lhes fora concedido de cima; em suma, era como uma promessa da herança eterna. Quando, portanto, foram levados ao cativeiro, foi como se Deus os tivesse expulsado do céu e os banido do seu reino. Pois os judeus não teriam sido privados daquela terra, se Deus não os tivesse rejeitado e demonstrado sua alienação deles. Foi então o mesmo que repúdio. Portanto, não é de admirar que Jerusalém tenha lamentado tanto porque seus filhos e filhas foram levados ao exílio.

Comentário de E.W. Bullinger

é. Hebraico = Ele é.

pessoas = povos.

Referências Cruzadas

Exodo 9:27 – Então o faraó mandou chamar Moisés e Arão e disse-lhes: “Desta vez eu pequei. O Senhor é justo; eu e o meu povo é que somos culpados.

Deuteronômio 28:32 – Os seus filhos e as suas filhas serão entregues a outra nação e os seus olhos se consumirão à espera deles, dia após dia, sem que você possa erguer uma só mão para trazê-los de volta.

Deuteronômio 29:22 – Os seus filhos, os seus descendentes e os estrangeiros que vierem de terras distantes verão as desgraças que terão caído sobre a terra e as doenças com que o Senhor a terá afligido.

Deuteronômio 32:4 – Ele é a Rocha, as suas obras são perfeitas, e todos os seus caminhos são justos. É Deus fiel, que não comete erros; justo e reto ele é.

Juízes 1:7 – Então Adoni-Bezeque disse: “Setenta reis com os polegares das mãos e dos pés cortados apanhavam migalhas debaixo da minha mesa. Agora Deus me retribuiu por aquilo que lhes fiz”. Eles o levaram para Jerusalém, onde morreu.

1 Samuel 12:14 – Se vocês temerem, servirem e obedecerem ao Senhor, e não se rebelarem contra suas ordens, e, se vocês e o rei que reinar sobre vocês seguirem o Senhor, o seu Deus, tudo lhes irá bem!

1 Samuel 15:23 – Pois a rebeldia é como o pecado da feitiçaria, e a arrogância como o mal da idolatria. Assim como você rejeitou a palavra do Senhor, ele o rejeitou como rei”.

1 Reis 9:8 – E, embora agora este templo seja imponente, todos os que passarem por ele ficarão espantados e perguntarão: ‘Por que o Senhor fez uma coisa dessas a esta terra e a este templo? ’

1 Reis 13:21 – Ele bradou ao homem de Deus que tinha vindo de Judá: “Assim diz o Senhor: ‘Você desafiou a palavra do Senhor e não obedeceu à ordem que o Senhor, o seu Deus, lhe deu.

Esdras 9:13 – Depois de tudo o que nos aconteceu por causa de nossas más obras e por causa de nossa grande culpa, apesar de que, ó Deus, tu nos puniste menos do que os nossos pecados mereciam e ainda nos deste um remanescente como este,

Neemias 1:6 – que os teus ouvidos estejam atentos e os teus olhos estejam abertos para ouvir a oração que o teu servo está fazendo dia e noite diante de ti em favor de teus servos, o povo de Israel. Confesso os pecados que nós, os israelitas, temos cometido contra ti. Sim, eu e o meu povo temos pecado contra ti.

Neemias 9:26 – “Mas foram desobedientes e se rebelaram contra ti; deram as costas para a tua Lei. Mataram os teus profetas, que os tinham advertido que se voltassem para ti; e te fizeram ofensas detestáveis.

Neemias 9:33 – Em tudo o que nos aconteceu foste justo; agiste com lealdade mesmo quando fomos infiéis.

Salmos 107:11 – pois se rebelaram contra as palavras de Deus e desprezaram os desígnios do Altíssimo.

Salmos 119:75 – Sei, Senhor, que as tuas ordenanças são justas, e que por tua fidelidade me castigaste.

Salmos 145:17 – O Senhor é justo em todos os seus caminhos e é bondoso em tudo o que faz.

Jeremias 12:1 – Tu és justo, Senhor, quando apresento uma causa diante de ti. Contudo, eu gostaria de discutir contigo sobre a tua justiça. Por que o caminho dos ímpios prospera? Por que todos os traidores vivem sem problemas?

Jeremias 22:8 – “De numerosas nações muitos passarão por esta cidade e perguntarão uns aos outros: ‘Por que o Senhor fez uma coisa dessas a esta grande cidade? ’

Jeremias 25:28 – Mas se eles se recusarem a beber, diga-lhes: ‘Assim diz o Senhor dos Exércitos: Vocês vão bebê-lo!

Jeremias 49:12 – Assim diz o Senhor: “Se aqueles para quem o cálice não era reservado tiveram que bebê-lo, por que você deveria ficar impune? Você não ficará sem castigo, mas irá bebê-lo.

Lamentações 1:5 – Seus adversários são os seus chefes; seus inimigos estão tranqüilos. O Senhor lhe trouxe tristeza por causa dos seus muitos pecados. Seus filhos foram levados ao exílio, prisioneiros dos adversários.

Lamentações 1:12 – “Vocês não se comovem, todos vocês que passam por aqui? Olhem ao redor e vejam se há sofrimento maior do que o que me foi imposto e que o Senhor trouxe sobre mim no dia em que se acendeu a sua ira.

Lamentações 3:42 – “Pecamos e nos rebelamos, e tu não nos perdoaste.

Ezequiel 14:22 – Contudo, haverá alguns sobreviventes; filhos e filhas que serão retirados dela. Eles virão a vocês, e, quando vocês virem a conduta e as ações deles, vocês se sentirão consolados com relação à desgraça que eu trouxe sobre Jerusalém.

Daniel 9:7 – “Senhor, tu és justo, e hoje estamos envergonhados. Sim, nós, o povo de Judá, de Jerusalém e de todo o Israel, tanto os que estão perto como os que estão distantes, em todas as terras pelas quais nos espalhaste por causa de nossa infidelidade para contigo.

Daniel 9:9 – O Senhor nosso Deus é misericordioso e perdoador, apesar de termos sido rebeldes;

Daniel 9:14 – O Senhor não hesitou em trazer desgraça sobre nós, pois o Senhor, o nosso Deus, é justo em tudo o que faz; ainda assim nós não o temos ouvido.

Sofonias 3:5 – No meio dela está o Senhor, que é justo e jamais comete injustiça. A cada manhã ele ministra a sua justiça, e a cada novo dia ele não falha, mas o injusto não se envergonha da sua injustiça.

Romanos 2:5 – Contudo, por causa da sua teimosia e do seu coração obstinado, você está acumulando ira contra si mesmo, para o dia da ira de Deus, quando se revelará o seu justo julgamento.

Romanos 3:19 – Sabemos que tudo o que a lei diz, o diz àqueles que estão debaixo dela, para que toda boca se cale e todo o mundo esteja sob o juízo de Deus.

Apocalipse 15:3 – e cantavam o cântico de Moisés, servo de Deus, e o cântico do Cordeiro: “Grandes e maravilhosas são as tuas obras, Senhor Deus todo-poderoso. Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei das nações.

Apocalipse 16:5 – Então ouvi o anjo que tem autoridade sobre as águas dizer: “Tu és justo, tu, o Santo, que és e que eras, porque julgaste estas coisas;

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *