Estudo de Ezequiel 20:5 – Comentado e Explicado

Dize-lhes: eis o que diz o Senhor Javé: no dia em que fiz a escolha de Israel, em que levantei a mão para a raça de Jacó, em que me dei a conhecer a eles no Egito, em que ergui a mão para eles, dizendo: sou eu que sou o Senhor, vosso Deus -,
Ezequiel 20:5

Comentário de Albert Barnes

Levantou minha mão – ou seja, sware, porque a mão foi levantada em ajuste.

Comentário de Thomas Coke

Ezequiel 20: 5 . Quando levantei minha mão Levantar a mão, foi uma cerimônia usada para prestar juramento: o significado aqui é: “Quando entrei em uma aliança solene com eles, de acordo com o juramento que fiz a seus pais”. Mas Houbigant é de opinião que levantar a mão, neste lugar, significa dar-lhes ajuda e libertação. Veja a nota dele. Os versos 15 e 23, no entanto, parecem confirmar a primeira explicação. Entre os judeus, o jurado levantou a mão direita em direção ao céu; o que explica uma passagem no Salmo 144, Ezequiel 20: 8, cuja boca fala vaidade, e a mão direita deles é a mão direita da falsidade. A mesma forma ainda é mantida em algumas partes da Escócia. Veja Paley sobre filosofia moral e política, p. 159. 4to. Essa maneira de prestar juramento é permitida por lei a uma certa descrição de dissidentes protestantes na Irlanda chamados Seceders. 21 e 22 Geo. 3. c. lvii.

Comentário de Joseph Benson

Ezequiel 20: 5 . No dia em que escolhi Israel – quando entrei em uma aliança solene. E levantei minha mão, etc. – Ou seja, juram a eles, sendo este um gesto usado em palavrões: veja a margem e as notas em Gênesis 14:22 e Salmos 144: 8 . “Entre os judeus, o jurado levantou a mão direita em direção ao céu; que explica os Salmos 144: 8 , cuja boca fala vaidade, e a mão direita deles é a mão direita da falsidade. A mesma forma ainda é mantida na Escócia. ” – Filosofia Moral e Política de Paley , p. 159. Essa maneira de prestar juramento é mencionada por Homero, e??et? ?e??a? a?as??? , que mostra que ela tem sido de grande antiguidade, mesmo entre os pagãos. Foi um apelo solene a Deus, como autor da verdade e seu defensor, e também como juiz do coração; implicando um desejo na pessoa que jura, que Deus se vingaria se a verdade fosse violada ou ocultada. Alguns pensam, no entanto, que levantar a mão neste lugar significa dar-lhes ajuda e libertação: mas os versículos 15 e 23 confirmam evidentemente a explicação anterior. E me fiz conhecer a eles – Aparecendo a Moisés, e me mostrando presente entre eles, pelas maravilhas que fiz pela libertação deles. Dizendo: Eu sou o Senhor, seu Deus – eu sou o Deus a quem você deve servir, e ninguém mais.

Comentário de Adam Clarke

Escolhi Israel – Eles não me escolheram por seu Deus, até que eu os tivesse escolhido para ser meu povo.

Eu levantei minha mão – eu me vinculei a uma aliança com eles para continuarem sendo o Deus deles, se eles fossem fiéis, e continuassem sendo o meu povo. Entre os judeus, o jurado levantou a mão direita para o céu; o que explica o Salmo 144: 8 ; : “A mão direita deles é a mão direita da falsidade.” Este é um formulário usado na Inglaterra, Escócia e Irlanda.

Comentário de E.W. Bullinger

quando escolhi Israel, etc. Referência a Pentateuco ( Êxodo 6: 7 ; Êxodo 20: 2. Deuteronômio 7: 6 ). App-92. Colocado pela figura do discurso Metonymy (of Adjunct), App-6, para “I sware” . . Compare os versículos: Ezequiel 20: 6 , Ezequiel 20:15 , Ezequiel 20:23 , Ezequiel 6:28 , Ezequiel 6:42 , Gênesis 14:22 . Deuteronômio 32:40 . Usado sete vezes em Eze 20.

me fez conhecido , & c. Referência a Pentateuco ( Êxodo 6: 3 ),

Egito . Ezequiel fala sobre Israel no Egito mais do que qualquer outro profeta. Ver Ezequiel 25: 8 . , Ezekiel 5:10 ). Neste capítulo ele o menciona sete vezes (versículos: Ezequiel 20: 5 , Ezequiel 20: 6 , Ezequiel 20: 7 , Ezequiel 5: 8 , Ezequiel 5: 8 , Ezequiel 5: 9 , Ezequiel 5:10 ).

o Senhor seu Deus Jeová (App-4.) seu Elohim.

Deus. Hebraico. Elohim . App-4.

Comentário de John Calvin

Deus confirma o que eu disse antes, que os judeus não deveriam ser repreendidos por começarem recentemente a pecar: não era suficiente trazer ofensas recentes diante deles; mas Deus ordena que o Profeta comece com seus pais, como se ele tivesse dito que a nação foi abandonada desde o início, como Estêvão os censura: Sem circuncisão no coração, você ainda resiste ao Espírito Santo, como sempre fizeram seus pais. ( Atos 7:51 .) E Cristo havia dito a mesma coisa antes: você preenche a medida de seus pais. ( Mateus 23:32 .) Também sabemos com que frequência ocorrem repreensões desse tipo nos Profetas. Deus diz, portanto, que desde o momento em que escolheu a semente de Israel, ele havia experimentado tanto a maldade quanto a obstinação do povo; pois ele diz que não foram deixados de lado por erro ou ignorância, mas porque não estavam dispostos a ouvir, quando eram repetidas vezes repreendidos quanto ao seu dever. Portanto, três coisas devem ser marcadas, a saber, que o povo estava ligado a Deus, uma vez que ele os adotara gratuitamente; pois Deus aqui elogia sua eleição gratuita, juntamente com os benefícios singulares que ele havia conferido àquele povo: esse é um ponto. A segunda é que ele não apenas os levou uma vez, mas mostrou o que era certo, para que eles não pudessem errar, exceto com conhecimento de causa e de propósito: esse é o segundo ponto. A terceira é que eles se rebelaram de propósito, porque não quiseram ouvir: pois, se tivessem sido deixados na reunião de duas estradas, seu erro seria desculpável se tivessem virado para a esquerda e não para a direita. Mas se Deus por sua lei brilhou diante deles, que ele estava preparado para direcioná-los diretamente para a marca, e eles se afastaram; assim, sua obstinação e rebelião são claramente detectadas. Esse é o sentido.

Agora, no que diz respeito às palavras, ele diz, que ele escolheu Israel. Mas a eleição, como já toquei brevemente, se opõe a todos os méritos: pois se alguma coisa tivesse sido encontrada no povo que deveria fazer com que eles fossem preferidos a outros, seria incorretamente dito que Deus os havia escolhido. Mas como todos estavam na mesma condição, como Moisés diz em seu cântico ( Deuteronômio 32: 8 ), havia espaço para a graça de Deus, pois ele os separava dos outros por sua própria vontade: pois eles eram exatamente como o resto, e Deus não encontrou nenhuma diferença entre eles; vemos, então, que eles estavam ligados a Deus de maneira mais sagrada, já que ele os juntara a si gratuitamente. Ele agora acrescenta que levantou a mão para a semente de Jacó. O levantamento da mão parece ser tomado aqui em diferentes sentidos. Como era um método habitual de xingar, diz-se que Deus às vezes levanta a mão quando jura. Isso é realmente duro, uma vez que levantar a mão não combina com Deus: pois levantamos a mão quando chamamos Deus para testemunhar; mas Deus jura por si mesmo e não pode levantar a mão acima de si. Mas sabemos que ele usa formas de expressão de acordo com os costumes comuns dos homens: portanto, não há nada de absurdo nessa frase; ele levantou a mão, ou seja, jurou. Portanto, se assim podemos explicar, essa foi uma confirmação da aliança, quando Deus, ao interpor um juramento, prometeu a si mesmo ser o Deus de Israel. Mas desde que ele pouco depois acrescenta, que era conhecido, o outro sentido se adapta muito bem, pois se refere aos benefícios que ele havia conferido ao povo. E o conhecimento verdadeiramente experimental é pretendido, uma vez que Deus realmente provou ser digno de crédito e, assim, ilustrou seu próprio poder em preservar o povo. Por isso, eu disse que levantar a mão deve ser recebido de várias maneiras neste capítulo, uma vez que, se lemos as duas cláusulas conjuntamente, levantei minha mão até a semente da casa de Jacó, e fiquei sabendo delas , verdadeiramente. levantar a mão implicará uma demonstração de poder. Isso também foi dito por meio de um símile; mas logo depois o levantamento da mão deve ser considerado como juramento, pela figura da retórica chamada catacrese, que é o uso de uma palavra com um significado diferente, e, no entanto, não há absurdo.

Levantei minha mão, portanto, para a descendência da casa de Jacó, dizendo: Eu Jeová sou teu Deus. ( Ezequiel 20: 5. )

Vemos, então, que Deus levantou a mão para sancionar a aliança que havia feito; pois quando ele se declara seu Deus, ele os liga a si mesmo, e os reivindica para seu povo peculiar, e assim confirma sua aliança. Mas, ao mesmo tempo, ele levantou a mão ou o braço com tantos milagres realizados na libertação do povo. Ele diz que naquele dia levantei minha mão para, ou em direção a eles, para trazê-los para fora. Mais uma vez, levantar a mão se refere ao poder de Deus, já que ele os trouxe por um braço estendido daquela miserável escravidão. Visto que, portanto, ele levantou a mão, ele as adquiriu como suas, para que não mais fossem livres, mas lhe pertencessem completamente. Depois, acrescenta outros benefícios, já que não apenas os arrancou da tirania do Faraó, mas os levou a uma terra que fluía com leite e mel, que ele havia espionado para eles. Vemos quão brevemente Deus amplia esse benefício notável que ele havia concedido a seu povo. Não apenas ele era seu Redentor, mas procurava um local de residência para eles, não apenas comodamente, mas abundante; pois esta frase é bastante comum com Moisés. No mesmo dia em que os tirei do Egito, os trouxe para uma terra, o desejo de todas as terras; isto é, que é desejável e superior a todas as outras terras. É verdade, de fato, que outras nações não foram menos frutíferas; mas Deus, louvando assim a terra de Canaã. considera-o, vestido e adornado por sua recompensa. Mas não havia nenhuma região sob o céu para ser comparada com a terra de Canaã em um ponto, a saber: Deus a escolheu como sua morada terrena. Como a terra de Canaã superou todas as outras a esse respeito, é merecidamente chamada de desejo de todas as terras, ou desejável além de todas as terras.

Outra cláusula segue agora, que Deus instruiu os judeus em piedade e os retirou de todas as idolatrias às quais eles haviam sido devotados. A instrução foi então anterior, que lhes mostrou o caminho certo da salvação e os lembrou de suas superstições. O significado é que, quando Deus adotou o povo, ele lhes deu a regra de viver piedosamente, para que não fossem lançados aqui e ali, mas. têm um objetivo, para o qual eles podem direcionar todo o curso de sua vida. Eu disse, portanto , a cada um deles : isso parece mais enfático do que se ele tivesse falado com todos de maneira promíscua e geral: mas esse convite familiar deve penetrar mais em suas mentes, quando ele fala individualmente, como se dissesse: que cada um de vocês rejeite suas abominações, e não se polua mais com os ídolos do Egito . Quando, portanto, Deus assim os uniu a si mesmo, ele mostra que não poderia ser adorado por eles a menos que se despedissem de suas idolatias, e formasse a vida inteira de acordo com o estado de sua lei. Ele chama as tentações deles de mácula ou ídolo dos olhos: mas sabemos que o Profeta costuma falar assim, que os incrédulos devem considerar seus ídolos. Por isso, é como se Deus os recordasse de todas as artimanhas de Satanás em que foram seduzidos, e fossem tão devotados a eles que tivessem seus olhos fixos exclusivamente neles. Ele fala pelo nome dos ídolos do Egito: de onde parece facilmente que eles foram corrompidos por desejos depravados, de modo que, na maioria das vezes, adoravam os deuses fictícios do Egito. No entanto, eles se conheciam eleitos pelo Deus verdadeiro e se vangloriavam da circuncisão como símbolo do divórcio de todas as nações. No entanto, embora desejassem ser considerados ilustres por um lado, depois se prostituíram para não diferir em nada dos egípcios. Vemos então que o desejo de piedade estava quase extinto em seus corações, pois eles haviam se contaminado com as superstições do Egito. Para que ele possa retê-los melhor, ele diz ao mesmo tempo que era o Deus deles : pois sem esse princípio os homens são atirados de um lado para outro, pois sabemos que somos mais leves que a vaidade. Portanto, o diabo sempre nos encontrará sujeitos a suas falácias, a menos que Deus nos restrinja a nosso dever, até que ele nos apareça e se mostre o único Deus: vemos então a necessidade desse remédio, para que os homens não sejam levados por idolatria, a saber , o conhecimento do verdadeiro Deus. A terceira cláusula seguirá depois, mas a explicaremos por sua vez.

Comentário de John Wesley

E dize-lhes: Assim diz o Senhor DEUS; No dia em que escolhi Israel, e levantei minha mão até a semente da casa de Jacó, e me fiz conhecer a eles na terra do Egito, quando levantei minha mão para eles, dizendo: Eu sou o Senhor vosso Deus;

Quando eu escolhi – Quando eu mostrei que os tinha escolhido. A história das rebeliões dos filhos de Israel começa desde o início. O mesmo acontece com a história da apostasia do homem por parte de seu Criador. Assim que lemos a história de sua criação, encontramos a de sua rebelião. Então, vemos aqui, foi com Israel; um povo designado para representar o corpo da humanidade, tanto no trato com Deus quanto no trato de Deus com eles.

Levantei minha mão – ou esticou e desnudou meu braço; isto é, ampliou meu poder pela libertação deles.

Quando levantei minha mão, ela demonstrou meu poder em fazer meu juramento e garantir que fizessem o que havia sido prometido mais.

Referências Cruzadas

Gênesis 14:22 – Mas Abrão respondeu ao rei de Sodoma: “De mãos levantadas ao Senhor, Deus Altíssimo, Criador dos céus e da terra, juro

Exodo 3:6 – Disse ainda: “Eu sou o Deus de seu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, o Deus de Jacó”. Então Moisés cobriu o rosto, pois teve medo de olhar para Deus.

Exodo 3:8 – Por isso desci para livrá-lo das mãos dos egípcios e tirá-los daqui para uma terra boa e vasta, onde manam leite e mel: a terra dos cananeus, dos hititas, dos amorreus, dos ferezeus, dos heveus e dos jebuseus.

Exodo 3:16 – “Vá, reúna as autoridades de Israel e diga-lhes: O Senhor, o Deus dos seus antepassados, o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, apareceu a mim e disse: Eu virei em auxílio de vocês; pois vi o que lhes tem sido feito no Egito.

Exodo 4:31 – e eles creram. Quando o povo soube que o Senhor decidira vir em auxílio deles e tinha visto a sua opressão, curvou-se em adoração.

Exodo 6:6 – “Por isso, diga aos israelitas: Eu sou o Senhor. Eu os livrarei do trabalho imposto pelos egípcios. Eu os libertarei da escravidão e os resgatarei com braço forte e com poderosos atos de juízo.

Exodo 6:8 – E os farei entrar na terra que, com mão levantada, jurei que daria a Abraão, a Isaque e a Jacó. Eu a darei a vocês como propriedade. Eu sou o Senhor”.

Exodo 19:4 – ‘Vocês viram o que fiz ao Egito e como os transportei sobre asas de águias e os trouxe para junto de mim.

Exodo 20:2 – “Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te tirou do Egito, da terra da escravidão.

Deuteronômio 4:34 – Ou que deus decidiu tirar uma nação do meio de outra para lhe pertencer, com provas, sinais, maravilhas e lutas, com mão poderosa e braço forte, e com feitos temíveis e grandiosos, conforme tudo o que o Senhor fez por vocês no Egito, como vocês viram com os seus próprios olhos?

Deuteronômio 4:37 – E porque amou os seus antepassados e escolheu a descendência deles, ele foi em pessoa tirá-los do Egito com o seu grande poder,

Deuteronômio 7:6 – Pois vocês são um povo santo para o Senhor, o seu Deus. O Senhor, o seu Deus, os escolheu dentre todos os povos da face da terra para ser o seu povo, o seu tesouro pessoal.

Deuteronômio 11:2 – Lembrem-se hoje de que não foram os seus filhos que experimentaram e viram a disciplina do Senhor, o seu Deus, a sua majestade, a sua mão poderosa, o seu braço forte.

Deuteronômio 14:2 – pois vocês são povo consagrado ao Senhor, ao seu Deus. Dentre todos os povos da face da terra, o Senhor os escolheu para serem o seu tesouro pessoal.

Deuteronômio 32:40 – Ergo a minha mão para os céus e declaro: Juro pelo meu nome que,

Salmos 33:12 – Como é feliz a nação que tem o Senhor como Deus, o povo que ele escolheu para lhe pertencer!

Salmos 103:7 – Ele manifestou os seus caminhos a Moisés, os seus feitos aos israelitas.

Isaías 41:8 – “Você, porém, ó Israel, meu servo, Jacó, a quem escolhi, vocês, descendentes de Abraão, meu amigo,

Isaías 43:10 – “Vocês são minhas testemunhas”, declara o Senhor, “e meu servo, a quem escolhi, para que vocês saibam e creiam em mim e entendam que eu sou Deus. Antes de mim nenhum deus se formou, nem haverá algum depois de mim.

Isaías 44:1 – “Mas escute agora, Jacó, meu servo, Israel, a quem escolhi.

Jeremias 33:24 – “Você reparou que essas pessoas estão dizendo que o Senhor rejeitou os dois reinos que tinha escolhido? Por isso desprezam o meu povo e não mais o considera como nação.

Ezequiel 20:6 – Naquele dia jurei a eles que os tiraria do Egito e os levaria para uma terra que eu havia procurado para eles, terra onde manam leite e mel, a mais linda de todas as terras.

Ezequiel 20:15 – Também, com mão erguida, jurei a eles que não os levaria para a terra que eu lhes dei, terra onde manam leite e mel, a mais linda de todas as terras,

Ezequiel 20:23 – Também, com mão erguida, jurei a eles no deserto que os espalharia entre as nações e os dispersaria por outras terras,

Ezequiel 35:11 – juro pela minha vida, palavra do Soberano Senhor, que tratarei você de acordo com a ira e o ciúme que você mostrou em seu ódio para com eles, e me farei conhecido entre eles quando eu julgar você.

Ezequiel 47:14 – Vocês a dividirão igualmente entre elas. Visto que eu jurei de mão erguida que a daria aos seus antepassados, esta terra se tornará herança de vocês.

Marcos 13:20 – Se o Senhor não tivesse abreviado tais dias, ninguém sobreviveria. Mas, por causa dos eleitos por ele escolhidos, ele os abreviou.

Apocalipse 10:5 – Então o anjo que eu tinha visto de pé sobre o mar e sobre a terra levantou a mão direita para o céu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *