Estudo de Lucas 7:18 – Comentado e Explicado

Os discípulos de João referiram-lhe todas estas coisas.
Lucas 7:18

Comentário de Joseph Benson

7:18 . E os discípulos de João mostraram-lhe estas coisas – Tudo isso enquanto João Batista estava na prisão; Herodes o confinou pela liberdade que teve em reprovar seu comércio adúltero com Herodias, esposa de seu irmão Filipe. Mas seu confinamento não era do tipo mais próximo, pois seus discípulos tinham acesso a ele com frequência. Em uma dessas visitas, eles fizeram um relato da eleição dos doze apóstolos para pregar o evangelho e dos milagres de Cristo, particularmente que ele havia ressuscitado da filha de Jairo e da viúva do filho de Naim; como está claro no que Lucas diz nos versículos seguintes, que traz a história da mensagem de João imediatamente após esses milagres.

Comentário de E.W. Bullinger

mostrou-lhe = trouxe a palavra. Isso se tornou a ocasião da segunda missão de João. Se o Senhor poderia ressuscitar os mortos, por que ele estava na prisão?

Comentário de Adam Clarke

Os discípulos de João o mostraram, etc. – É muito provável que os discípulos de João tenham participado do ministério de nosso Senhor em determinados momentos; e isso, podemos supor, era um caso comum entre os discípulos de diferentes professores judeus. Embora o fanatismo existisse em sua forma mais formidável entre judeus e samaritanos, ainda não achamos que ele tivesse algum lugar entre judeus e judeus, embora fossem de seitas diferentes e ligados a professores diferentes.

Comentário de Spurgeon

7:18 . E os discípulos de João lhe mostraram todas essas coisas.

João estava na prisão e, possivelmente, perturbado em espírito.

7:19 . E João, chamando-o dois de seus discípulos, os enviaram a Jesus, dizendo: és ele quem deve vir? ou procurar outro?

John duvidou, então? Talvez não. Pode ser que ele tenha visto que seus discípulos duvidavam e que desejava que seus medos fossem removidos. É possível, no entanto, que ele próprio tenha dúvidas. Não é incomum que os corações mais corajosos estejam sujeitos a acessos de dúvida. Elijah, lembra-se sentado sob um zimbro no deserto, “e ele pediu para morrer”, embora fosse o homem que nunca morreria. E João, o Elias da dispensação cristã, apesar de um homem de ferro, era apenas um homem, então ele enviou dois de seus discípulos a Jesus, dizendo: “Tu és aquele que deve vir, ou procura outro?”

Lucas 7: 20-22 . Quando os homens vieram a ele, disseram: João Batista nos enviou a ti, dizendo: Tu és aquele que deve vir, ou procura-nos por outro? E naquela mesma hora ele curou muitas de suas enfermidades e pragas, e de espíritos malignos; e para muitos cegos, ele deu vista. Então Jesus, respondendo, disse-lhes: Ide, e diz a João o que tendes visto e ouvido;

Nosso velho provérbio diz que as ações falam mais alto que as palavras; portanto, uma resposta em suas ações seria mais eloquente com esses inquiridores do que uma resposta nas próprias palavras de nosso Senhor. Ele ordenou que olhassem para as evidências de seu Messias que ele lhes dera por suas curas milagrosas, e então lhes disse: “Siga seu caminho e diga a João o que você viu e ouviu”. Seria bom que nossas vidas fossem de tal forma que, se alguém perguntasse o que éramos, deveríamos apenas dizer que eles poderiam nos julgar pelo que viram e ouviram em nossa vida cotidiana e conversas comuns.

Lucas 7: 22-23 . Como os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados, para os pobres o evangelho é pregado. E bem-aventurado é aquele que não se ofender em mim.

Segundo o testemunho de nosso Senhor, a pregação do evangelho aos pobres é uma prova tão grande de seu Messias como a ressurreição dos mortos. Então, quão altamente deve ser valorizado por eles, e quão felizes devem ser os que agora têm o evangelho pregado livremente em seus ouvidos!

7:24 . E quando os mensageiros de João partiram, ele começou a falar ao povo a respeito de João: O que vocês foram ao deserto para ver? Uma cana sacudida pelo vento?

O vento nas margens do Jordão, onde há muitos juncos crescendo; – você viu um homem que se curvaria diante de cada sopro de favor popular ou ira popular? João Batista era um homem assim? Não, certamente não.

7:25 . Mas o que você saiu para ver? Um homem vestido com roupas suaves Eis que os que têm roupas maravilhosas e vivem delicadamente estão nas cortes dos reis.

Eles não pregam arrependimento. Assim como as roupas deles, a doutrina deles também. Eles tentam mostrar um caminho real para o céu – um caminho suave e fácil. Mas João Batista era um pregador desse tipo? Não, ele não era.

Lucas 7: 26-28 . Mas o que você saiu para ver? Um profeta? Sim, eu vos digo, e muito mais que um profeta. Este é ele, de quem está escrito: Eis que envio o meu mensageiro diante do teu rosto, o qual preparará o teu caminho diante de ti. Pois eu vos digo: Entre os que nascem de mulheres, não há profeta maior que João Batista; mas quem é menos no reino de Deus é maior que ele.

Passando para a dispensação de uma luz mais clara, quem é o menor entre os crentes no evangelho de Jesus é, em alguns aspectos, maior que esse homem, que só podia pregar arrependimento e apontar para um Salvador vindouro.

Lucas 7: 29-32 . E todas as pessoas que o ouviram e os publicanos justificaram Deus, sendo batizados com o batismo de João. Mas os fariseus e advogados rejeitaram o conselho de Deus contra si mesmos, não sendo batizados por ele. E o Senhor disse: Para onde então compararei os homens desta geração e como eles são?

São como crianças sentadas no mercado, brincando; o brincar de crianças é geralmente de acordo com os costumes e costumes das pessoas adultas.

7:32 . E chamando um ao outro, e dizendo: Nós nos dirigimos a vós e não dançastes;

“Você não jogaria um jogo divertido quando lhe pedimos.”

7:32 . Nós lamentamos a você, e você não chorou.

“Você não tocaria em funerais ou casamentos.”

7:33 . Pois João Batista não veio nem comer pão nem beber vinho; e dizeis que ele tem demônio.

“Ele veio entre vocês como um asceta, negando a si mesmo, não apenas os luxos da vida, mas também os confortos comuns que os outros desfrutavam, e você diz: ‘Ele tem um diabo'”.

7:34 . O Filho do homem veio comendo e bebendo;

“Ele não finge ser um asceta, vem, pelo contrário, mostrar que nem carne nem bebida podem salvar um homem. O que você diz, então, deste Filho do homem?

Lucas 7: 34-35 . E dizeis: Eis aqui um homem comilão e bebedor de vinho, amigo de publicanos e pecadores! Mas a sabedoria é justificada por todos os seus filhos.

Embora o mundo contemple todos os filhos da sabedoria, independentemente do caminho que eles sigam, e não se agrada de suas maneiras, quaisquer que sejam suas maneiras, ainda assim, a longo prazo, quando toda a sabedoria de Deus se desdobrar, será visto que a aspereza de João e a gentileza e bondade de Jesus estavam ambos no seu devido lugar. Se os peixes não são capturados na pesca do evangelho, às vezes pode ser culpa do pescador, mas com mais freqüência, é culpa do próprio peixe. Aqui temos dois tipos muito diferentes de pescadores, mas nenhum deles atrai todos, embora cada um deles atraia alguns.

Lucas 7: 36-37 . E um dos fariseus desejou que ele comesse com ele. E ele entrou na casa do fariseu e sentou-se para comer. E eis que:

Pois é uma maravilha da graça: “Eis” –

7:37 . Uma mulher na cidade, que era pecadora,

Um pecador por profissão, um pecador público e notório, –

Lucas 7: 37-44 . Quando ela soube que Jesus estava sentado à carne na casa do fariseu, trouxe uma caixa de alabastro; de ungüento, e ficou a seus pés atrás dele, chorando, e começou a lavá-lo com lágrimas, e os enxugou com os cabelos da cabeça dela; beijou-lhe os pés e os ungiu com ungüento. Ora, quando o fariseu que o havia pedido o viu, falou consigo mesmo, dizendo: Este homem, se fosse profeta, saberia quem e que tipo de mulher é essa que o toca: porque ela é uma pecadora. E Jesus, respondendo, disse-lhe: Simão, tenho algo a dizer para ti. E ele disse, Mestre, digamos. Havia um certo credor que tinha dois devedores: um devia quinhentos centavos e o outro cinquenta. E quando eles não tinham nada a pagar, ele sinceramente perdoou a ambos. Diga-me, portanto, qual deles o amará mais? Simão respondeu e disse: Suponho que ele, a quem mais perdoou. E ele lhe disse: Julgou corretamente. E voltou-se para a mulher e disse a Simão que vês esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os meus pés.

“Embora fosse apenas um ato comum de cortesia, como sempre deve ser mostrado a um hóspede, você negligenciou isso;” –

7:44 . Mas ela lavou meus pés com lágrimas e os enxugou com os cabelos da cabeça.

“Ela não lavou meus pés em comum, pois os lavou com lágrimas. Você só teria me trazido um guardanapo de linho, mas ela os enxugou com os cabelos da cabeça.

7:45 . Tu não me deste nenhum beijo

Que geralmente era dado como uma saudação aos convidados naquele momento. Simão não havia dado a Jesus a honra que lhe era devida, que teria sido beijar sua testa.

7:45 . Mas essa mulher desde a época em que entrei não deixou de beijar meus pés.

Cada palavra é enfática para mostrar até onde ela foi além de Simon, que se considerava muito melhor do que ela.

7:46 . Tu não ungiste a minha cabeça;

Outro costume oriental comum com convidados a quem o anfitrião pretendia honrar.

7:46 . Mas esta mulher ungiu meus pés com ungüento.

Ungiu-os, não com azeite comum, mas com uma pomada preciosa e cara.

7:47 . Por isso eu te digo que seus pecados, que são muitos, são perdoados; pois ela amava muito:

“Você sabe que os pecados dela foram muitos, e eu lhe digo que eles foram perdoados, e você pode ver, pelas ações dela, que ela ama muito.”

Lucas 7: 47-48 . Mas a quem pouco é perdoado, o mesmo pouco ama. E ele lhe disse: Teus pecados são perdoados.

Que música aquela frase “Teus pecados foram perdoados” deve ter sido para ela! Ah! diz um: “Eu também gostaria de ouvir essa frase. Além de tudo o mais no mundo inteiro, eu gostaria de ouvir Jesus me dizer: ‘Teus pecados estão perdoados’. Então coloque-se no lugar que essa mulher ocupava.

Quando Joabe se agarrou às pontas do altar, ele teve que morrer ali, mas essa mulher fugiu aos pés de Jesus, e ela não morreu ali; nem você deve, mas a esses pés abençoados, chorando pelo pecado e confiando no grande portador do pecado, você receberá a garantia do perdão: “Teus pecados são perdoados”.

Lucas 7: 49-50 . E os que estavam à mesa com ele começaram a dizer entre si: Quem é este que perdoa pecados também? e ele disse à mulher: A tua te salvou; vá em paz.

Ele não queria que esse jovem convertido, esse iniciante na vida cristã, ouvisse as discussões e controvérsias desses espíritos grosseiros, então ele disse a ela: “Vá em paz; e, querida alma, se você começou a descobrir que, mesmo na Igreja Cristã, há muitas opiniões sobre muitas coisas, não se preocupe com essas coisas. Isto é suficiente para ti: “Tua fé te salvou; vá em paz.” Pode haver alguns que são chamados a disputar esse ou aquele ponto da fé; mas, quanto a ti, pobre criança, se

com o teu coração partido, encontraste o Salvador e, se o amases com um amor interior, caloroso e caloroso, não estraga esse amor entrando num espírito polêmico: “Tua fé te salvou; vá em paz.”

Comentário de John Wesley

E os discípulos de João lhe mostraram todas essas coisas.

Mateus 11: 2 .

Referências Cruzadas

Mateus 11:2 – João, ao ouvir na prisão o que Cristo estava fazendo, enviou seus discípulos para lhe perguntarem:

João 3:26 – Eles se dirigiram a João e lhe disseram: “Mestre, aquele homem que estava contigo no outro lado do Jordão, do qual testemunhaste, está batizando, e todos estão se dirigindo a ele”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *