Estudo de Atos 5:39 – Comentado e Explicado

mas se provier de Deus, não podereis desfazê-la. Vós vos arriscaríeis a entrar em luta contra o próprio Deus. Aceitaram o seu conselho.
Atos 5:39

Comentário de Albert Barnes

Mas se é de Deus – Se Deus é o “autor” desta religião. A partir disso, parece que Gamaliel supôs que era pelo menos possível que essa religião fosse divina. Ele demonstrou uma mente muito mais sincera do que o resto dos judeus; mas ainda não parece que ele estivesse inteiramente convencido. Os argumentos que não podiam deixar de escalonar o Sinédrio judeu foram os retirados da ressurreição de Jesus, o milagre no dia de Pentecostes, a cura do homem coxo no templo e a libertação dos apóstolos da prisão.

Você não pode derrubá-lo – porque:

(1) Deus tem poder onipotente e pode executar seus propósitos;

(2) Porque ele é imutável e não será desviado de seus planos, 23: 13-14 .

O plano que Deus forma “deve” ser cumprido. Todos os artifícios do homem são fracos quando se opõem a ele, e ele pode rasgá-los em pedaços em um instante. A previsão de Gamaliel foi cumprida. As pessoas se opuseram ao cristianismo em todos os sentidos, mas em vão. Eles o insultaram; persegui-lo; recorreram à argumentação e ao ridículo; atirar, fagot e espada; eles pediram a ajuda da ciência; mas tudo foi em vão. Quanto mais ela é esmagada, mais ela cresce e ainda existe com tanta vida e poder como sempre. A “preservação” dessa religião em meio a tanta e variada oposição prova que ela é de Deus. Nenhum julgamento mais severo “pode” aguardá-lo do que já foi experimentado; e, como sobreviveu a tantas tempestades e provações, temos todas as evidências de que, de acordo com as previsões, ele está destinado a viver e encher o mundo. Veja Mateus 16:18 ; Isaías 54:17 ; Isaías 55:11 notas; Nota de Daniel 4:35 .

Para que – Se você continuar se opondo a isso, pode ser que você se oponha a Deus.

Haply – Talvez. No grego, isso é “para que a qualquer momento”; isto é, em algum momento futuro, quando for tarde demais para retirar suas ações, etc.

Você deve ser encontrado – Parece que você tem se oposto a Deus.

Até para lutar contra Deus – o grego Te?µ???? Theomachoi “aqueles que disputam com Deus”. A palavra não ocorre em nenhum outro lugar do Novo Testamento. Lutar contra Deus é opor-se a ele ou manter uma atitude de hostilidade contra ele. É uma atitude que tem mais caráter de medo e certamente será acompanhada com uma derrubada. Nenhuma condição pode ser mais terrível do que uma oposição ao Todo-Poderoso; nenhuma derrubada mais terrível do que o que deve seguir tal oposição. Compare Atos 9: 5 ; Atos 23: 9 . A oposição ao “evangelho” nas Escrituras é uniformemente considerada como oposição a Deus, Mateus 12:30 ; 11:23 . Pode-se dizer que as pessoas “lutam contra” Deus das seguintes maneiras ou nos seguintes assuntos:

(1) Quando eles se opõem ao seu “evangelho”, sua pregação, seus planos, sua influência entre as pessoas; quando eles tentam impedir sua difusão, ou retirar suas famílias e amigos de sua influência.

(2) quando eles se opõem às “doutrinas” da Bíblia. Quando ficam zangados com o fato de as verdadeiras verdades da religião serem pregadas, e se deixam irritar e excitar com a “falta de vontade” de que essas doutrinas sejam verdadeiras e sejam apresentadas às pessoas. No entanto, isso não é incomum. As pessoas, por natureza, não amam essas doutrinas e muitas vezes ficam indignadas por serem pregadas. Alguns dos sentimentos mais irados que as pessoas já surgiram dessa fonte; e o homem nunca pode encontrar a paz até que esteja “disposto” a que a verdade de Deus exerça sua influência sobre sua própria alma, e se regozije por ser crida e amada por outros.

(3) as pessoas se opõem à “lei” de Deus. Parece-lhes demasiado “severo” e “severo”. Condena-os; e eles não querem que isso lhes seja aplicado. Não há nada que um pecador goste “menos” do que ele faz da pura e santa Lei de Deus.

(4) pecadores lutam contra a “providência” de Deus. Quando ele os aflige, eles se rebelam. Quando ele tira sua saúde, propriedade ou amigos, eles reclamam. Eles o consideram duro e cruel; e em vez de encontrar a paz pela “submissão”, eles agravam muito seus sofrimentos e infundem uma mistura de absinto e fel na taça, reclamando e repelindo. Não há paz na aflição, mas no sentimento de que Deus está “certo”. E até que essa crença seja acalentada, os iníquos serão como o mar agitado que não pode descansar, cujas águas lançam lama e terra, Isaías 57:20 . Essa oposição a Deus é tão perversa quanto tola. O Senhor deu e tem o direito de remover nossos confortos; e devemos ficar quietos e saber que ele é Deus.

(5) pecadores lutam contra Deus quando resistem às influências de seu Espírito; quando “se opõem” a pensamentos sérios; quando procuram companheiros e prazeres maus ou frívolos, em vez de se submeterem a Deus; e quando eles rejeitam todos os pedidos de seus amigos para se tornarem cristãos. Todos esses podem ser os apelos que Deus está fazendo para que as pessoas estejam preparadas para encontrá-lo. E, no entanto, é comum os pecadores, assim, reprimirem a convicção e se recusarem a pensar em seu bem-estar eterno. Nada pode ser um ato de maldade e loucura mais diretas e deliberadas do que isso. Sem a ajuda do Espírito Santo, ninguém pode ser salvo; e resistir a suas influências é afastar a única perspectiva de vida eterna. Fazer isso é fazê-lo sobre o túmulo; não sabendo que outra hora de vida pode ser concedida; e não sabendo que “se” a vida for prolongada, o Espírito voltará a lutar com o coração. Em vista deste versículo, podemos observar:

1. Que o caminho da sabedoria é se submeter imediatamente aos requisitos de Deus. Sem isso, devemos esperar conflitos com ele, perigo e ruína. Nenhum homem pode se “opor” a Deus sem se arriscar a cada minuto.

2. A submissão a Deus deve ser completa. Deve estender-se a toda doutrina e demanda; toda lei e todo ato do Todo-Poderoso. Em todos os seus requisitos, e em todas as aflições, devemos nos submeter a ele, pois somente assim encontraremos paz.

Os infiéis e escarnecedores nada ganharão se oporem a Deus. Até agora, eles foram frustrados e malsucedidos; e eles ficarão quietos. Nenhum de seus planos teve sucesso; e a esperança de destruir a religião cristã, após os esforços de quase dois mil anos, deve ser vã e recuará com tremenda vingança sobre aqueles que a fazem.

Comentário de E.W. Bullinger

E se. Grego. ei . App-118.

não pode = não é (App-105.) capaz de.

derrubar. Grego. kataluo, como em Atos 5:38 .

para que haply. Grego. mepote, composto de mim . App-105.

lutar contra Deus = Deus-lutadores. Grego. Theomachos.

Comentário de Adam Clarke

Mas se for de Deus, você não pode derrubá-lo – Porque o conselho dele não pode falhar; e seu trabalho não pode ser neutralizado. Se ele determinar que essa doutrina deve prevalecer, é inútil tentarmos suprimi-la.

Para que não sejais achados – para lutar contra Deus – ??p?te ?a? ?e?µa??? e??e??te . Alguns pensaram que viram um paralelo a essas palavras no discurso de Diomede, quando, vendo Marte, associado a Hector, se opôs aos gregos, ele julgou mais vã a oposição e desejou que suas tropas se retirassem da batalha.

?? da?e? pa?a e?? ?e ?e??, ?? ?????? aµ??e? · p

?a? ??? ?? pa?a ?e???? ????, ß??t? a?d?? e?????.p

???a p??? ???a? tet?aµµe??? a?e? ?p?ss? & # 0; ???ete, µ?de Te??? µe?ea??eµe? ?f? µa?es?a? .

Ilíada, lib. v. 603.

Protegido sempre por algum poder divino;

E Marte participa desse momento ao seu lado,

Em forma de homem. Ye ainda se aposenta,

Mas ainda enfrentando seus inimigos: nem salário de batalha,

Ainda que feroz, mas infrutífero, com os deuses.

Cowper.

Referências Cruzadas

Gênesis 24:50 – Labão e Betuel responderam: “Isso vem do Senhor; nada lhe podemos dizer, nem a favor, nem contra.

Exodo 10:3 – Dirigiram-se, pois, Moisés e Arão ao faraó e lhe disseram: “Assim diz o Senhor, o Deus dos hebreus: ‘Até quando você se recusará a humilhar-se perante mim? Deixe ir o meu povo, para que me preste culto.

2 Samuel 5:2 – No passado, mesmo quando Saul era rei, eras tu quem liderava Israel em suas batalhas. E o Senhor te disse: ‘Você pastoreará o meu povo Israel, e será o seu governante’ “.

1 Reis 12:24 – ‘Assim diz o Senhor: Não saiam à guerra contra os seus irmãos israelitas. Voltem para casa, todos vocês, pois fui eu que fiz isso’ “. E eles obedeceram à palavra do Senhor e voltaram para as suas casas, conforme o Senhor tinha ordenado.

2 Reis 19:22 – De quem você zombou e contra quem blasfemou? Contra quem você levantou a voz e contra quem ergueu o seu olhar arrogante? Contra o Santo de Israel!

Jó 15:25 – porque agitou os punhos contra Deus, e desafiou o Todo-poderoso,

Jó 34:29 – Mas, se ele permanecer calado, quem poderá condená-lo? Se esconder o rosto, quem poderá vê-lo? No entanto, ele domina igualmente sobre homens e nações,

Jó 40:9 – Seu braço é como o de Deus, e sua voz pode trovejar como a dele?

Isaías 43:13 – ” Desde os dias mais antigos eu o sou. Não há quem possa livrar alguém de minha mão. Agindo eu quem pode desfazer? “

Isaías 45:9 – “Ai daquele que contende com seu Criador, daquele que não passa de um caco entre os cacos no chão. Acaso o barro pode dizer ao oleiro: ‘O que você está fazendo? ’ Será que a obra que você faz pode dizer: ‘Ele não tem mãos? ’

Isaías 46:10 – Desde o início faço conhecido o fim, desde tempos remotos, o que ainda virá. Digo: Meu propósito ficará de pé, e farei tudo o que me agrada.

Daniel 4:35 – Todos os povos da terra são como nada diante dele. Ele age como lhe agrada com os exércitos dos céus e com os habitantes da terra. Ninguém é capaz de resistir à sua mão nem de dizer-lhe: “O que fizeste? “

Mateus 16:18 – E eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do Hades não poderão vencê-la.

Lucas 21:15 – Pois eu lhes darei palavras e sabedoria a que nenhum dos seus adversários será capaz de resistir ou contradizer.

Atos dos Apóstolos 6:10 – mas não podiam resistir à sabedoria e ao Espírito com que ele falava.

Atos dos Apóstolos 7:51 – “Povo rebelde, obstinado de coração e de ouvidos! Vocês são iguais aos seus antepassados: sempre resistem ao Espírito Santo!

Atos dos Apóstolos 9:5 – Saulo perguntou: “Quem és tu, Senhor? ” Ele respondeu: “Eu sou Jesus, a quem você persegue.

Atos dos Apóstolos 23:9 – Houve um grande alvoroço, e alguns dos mestres da lei que eram fariseus se levantaram e começaram a discutir intensamente, dizendo: “Não encontramos nada de errado neste homem. Quem sabe se algum espírito ou anjo falou com ele? “

1 Coríntios 1:25 – Porque a loucura de Deus é mais sábia que a sabedoria humana, e a fraqueza de Deus é mais forte que a força do homem.

1 Coríntios 10:22 – Porventura provocaremos o ciúme do Senhor? Somos mais fortes do que ele?

Apocalipse 17:12 – “Os dez chifres que você viu são dez reis que ainda não receberam reino, mas que por uma hora receberão autoridade como reis, juntamente com a besta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *