Estudo de Atos 12:7 – Comentado e Explicado

De repente, apresentou-se um anjo do Senhor, e uma luz brilhou no recinto. Tocando no lado de Pedro, o anjo despertou-o: Levanta-te depressa, disse ele. Caíram-lhe as cadeias das mãos.
Atos 12:7

Comentário de Albert Barnes

E eis que o anjo do Senhor – Veja as notas em Atos 5:19 .

Veio sobre ele – grego: estava presente com ele; estava perto dele ?p?st? epesteE uma luz brilhou na prisão – Muitos supuseram que isso era um raio. Mas luz, esplendor e vestimentas brilhantes são comumente representados como acompanhamentos dos seres celestes quando eles visitam a terra, Lucas 2: 9 ; Lucas 24: 4 ; compare Marcos 9: 3 . É altamente provável que essa luz tenha sido discernida apenas por Pedro; e seria para ele uma prova indubitável da interposição divina em seu favor.

E ele feriu Peter do lado – sem dúvida, foi um golpe ou golpe suave para despertá-lo do sono.

E as correntes dele … – Isso poderia ter sido apenas pelo poder divino. Nenhum meio natural foi usado, ou poderia ter sido usado sem despertar a guarda. É uma expressão sublime da facilidade com que Deus pode livrar do perigo e resgatar seus amigos. Compare Atos 16:26 .

Comentário de E.W. Bullinger

eis que Grego. idou. App-133.

veio = se levantou.

luz . Grego. fos. App-130.

prisão . Grego. oikema, habitação. Só aqui. A versão revisada lê “célula” . Aquela era a morada de Pedro. O anjo do Senhor ali.

Peter do lado = lado do Peter.

levantada. . . para cima . Grego. egeiro. App-178.

Levante-se . Grego. anistemi. App-178.

rapidamente = em (grego. en) ou com velocidade.

Comentário de John Calvin

7. Uma luz brilhou. Deve-se pensar que somente Peter viu essa luz e que os soldados dormiram tão profundamente, ou ficaram tão maravilhados que não sentiram nem perceberam nada. E pode haver duas causas para isso. Deus teria a luz para brilhar; ou para que Pedro possa usá-lo, e que as trevas não sejam um obstáculo para ele, ou que seja para ele um sinal e sinal da glória celestial. Pois lemos muitas vezes que os anjos apareciam com um brilho cintilante, mesmo quando o sol brilhava. Certamente, Pedro poderia ter se reunido pela estranha luz de que Deus estava presente, e também ele deveria ter lucrado com isso. Quando, como o anjo fere o lado de Pedro, parece que Deus tem cuidado por ele, que os observa quando eles dormem e os criam quando estão sonolentos. E certamente não havia nada mais infeliz do que nós, se apenas a continuação de nossas orações mantivesse Deus vigiando sobre nós; pois tal é a fraqueza de nossa carne que desmaiamos e codificamos, e mais precisamos de sua ajuda quando nossas mentes, sendo atraídas, não o procuram. O sono é uma certa imagem da morte, e se sufoca e afoga todos os sentidos, o que aconteceria a nós se Deus deixasse de ter respeito por nós? Mas, quando os fiéis vão dormir, comprometem sua segurança com Deus, acontece por esse meio que até o sono deles invoca Deus.

Enquanto ele diz que, imediatamente após o anjo ter dito a palavra, as correntes foram soltas, nós reunimos por isso que existe poder suficiente apenas no mandamento de Deus para remover todos os meios, quando todos os meios parecem estar parados. por todos os lados, de modo que, se ele pretender apaziguar os movimentos e tumultos da guerra, embora o mundo inteiro tenha sido designado como armadura, suas lanças e espadas cairão imediatamente de suas mãos; do outro lado, se ele estiver determinado a punir a nós e aos nossos pecados com a guerra, em um momento (num piscar de olhos), suas mentes, que antes eram dadas à paz, ficarão quentes e colocarão a mão em suas espadas. Embora Lucas estabeleça várias palavras do anjo e também o curso do assunto, ele serve para a maior certeza da história, para que, em todos os aspectos, pareça que Pedro foi entregue por Deus.

Comentário de Adam Clarke

Feriu Peter do lado – Ele o atingiu de uma maneira que era suficiente para acordá-lo do sono.

Suas correntes caíram de suas mãos – As correntes mencionadas acima, pelas quais ele estava preso aos dois soldados.

Comentário de Thomas Coke

Atos 12: 7 . O anjo do Senhor Um anjo do Senhor. Em vez de ferir Peter de lado, o Dr. Heylin lê, toca Peter de lado.

Comentário de John Wesley

E eis que o anjo do Senhor veio sobre ele, e uma luz brilhou na prisão; e feriu Pedro ao lado, e o levantou, dizendo: Levanta-te depressa. E suas correntes caíram de suas mãos.

Suas correntes – com as quais o braço direito estava preso a um dos soldados e o braço esquerdo ao outro.

Referências Cruzadas

Gênesis 19:15 – Ao raiar do dia, os anjos insistiam com Ló, dizendo: “Depressa! Leve daqui sua mulher e suas duas filhas, ou vocês também serão mortos quando a cidade for castigada”.

2 Samuel 22:29 – Tu és a minha lâmpada, ó Senhor! O Senhor ilumina-me as trevas.

1 Reis 19:5 – Depois se deitou debaixo da árvore e dormiu. De repente um anjo tocou nele e disse: “Levante-se e coma”.

1 Reis 19:7 – O anjo do Senhor voltou, tocou nele e disse: “Levante-se e coma, pois a sua viagem será muito longa”.

Salmos 34:7 – O anjo do Senhor é sentinela ao redor daqueles que o temem, e os livra.

Salmos 37:32 – O ímpio fica à espreita do justo, querendo matá-lo;

Salmos 105:18 – Machucaram-lhe os pés com correntes e com ferros prenderam-lhe o pescoço,

Salmos 107:14 – Ele os tirou das trevas e da sombra mortal, e quebrou as correntes que os prendiam.

Salmos 116:16 – Senhor, sou teu servo, Sim, sou teu servo, filho da tua serva; livraste-me das minhas correntes.

Salmos 142:6 – Dá atenção ao meu clamor, pois estou muito abatido; livra-me dos que me perseguem, pois são mais fortes do que eu.

Salmos 146:7 – Ele defende a causa dos oprimidos e dá alimento aos famintos. O Senhor liberta os presos,

Isaías 37:30 – ” ‘A você, Ezequias, darei este sinal: ” ‘Neste ano vocês comerão do que crescer por si, e no próximo o que daquilo brotar. Mas no terceiro ano semeiem e colham, plantem vinhas e comam o seu fruto.

Isaías 60:1 – “Levante-se, refulja! Porque chegou a sua luz, e a glória do Senhor raia sobre você.

Ezequiel 43:2 – e vi a glória do Deus de Israel que vinha do lado leste. Sua voz era como o rugido de águas avançando, e a terra estava refulgente com a sua glória.

Daniel 3:24 – Mas, logo depois o rei Nabucodonosor, alarmado, levantou-se e perguntou aos seus conselheiros: “Não foram três homens amarrados que nós atiramos no fogo? ” Eles responderam: “Sim, ó rei”.

Daniel 6:22 – O meu Deus enviou o seu anjo, que fechou a boca dos leões. Eles não me fizeram mal algum, pois fui considerado inocente à vista de Deus. Também contra ti não cometi mal algum, ó rei”.

Miquéias 7:9 – Por eu ter pecado contra o Senhor, suportarei a sua ira, até que ele apresente a minha defesa e estabeleça o meu direito. Ele me fará sair para a luz; contemplarei a sua justiça.

Habacuque 3:4 – Seu esplendor era como a luz do sol; raios lampejavam de sua mão, onde se escondia o seu poder.

Habacuque 3:11 – O sol e lua pararam em suas moradas, diante do reflexo de tuas flechas voadoras, diante do lampejo da tua lança reluzente.

Atos dos Apóstolos 2:24 – Mas Deus o ressuscitou dos mortos, rompendo os laços da morte, porque era impossível que a morte o retivesse.

Atos dos Apóstolos 5:19 – Mas durante a noite um anjo do Senhor abriu as portas do cárcere, levou-os para fora e

Atos dos Apóstolos 9:3 – Em sua viagem, quando se aproximava de Damasco, de repente brilhou ao seu redor uma luz vinda do céu.

Atos dos Apóstolos 10:30 – Cornélio respondeu: “Há quatro dias eu estava em minha casa orando a esta hora, às três horas da tarde. De repente, colocou-se diante de mim um homem com roupas resplandecentes

Atos dos Apóstolos 12:6 – Na noite anterior ao dia em que Herodes iria submetê-lo a julgamento, Pedro estava dormindo entre dois soldados, preso com duas algemas, e sentinelas montavam guarda à entrada do cárcere.

Atos dos Apóstolos 12:23 – Visto que Herodes não glorificou a Deus, imediatamente um anjo do Senhor o feriu; e ele morreu comido por vermes.

Atos dos Apóstolos 16:26 – De repente, houve um terremoto tão violento que os alicerces da prisão foram abalados. Imediatamente todas as portas se abriram, e as correntes de todos se soltaram.

Atos dos Apóstolos 27:23 – Pois ontem à noite apareceu-me um anjo do Deus a quem pertenço e a quem adoro, dizendo-me:

Efésios 5:14 – Por isso é que foi dito: “Desperta, ó tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e Cristo resplandecerá sobre ti”.

Hebreus 1:14 – Os anjos não são, todos eles, espíritos ministradores enviados para servir aqueles que hão de herdar a salvação?

Apocalipse 18:1 – Depois disso vi outro anjo que descia do céu. Tinha grande autoridade, e a terra foi iluminada por seu esplendor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *