Estudo de Atos 17:4 – Comentado e Explicado

Alguns deles creram e associaram-se a Paulo e Silas, como também uma grande multidão de prosélitos gentios, e não poucas mulheres de destaque.
Atos 17:4

Comentário de Albert Barnes

E consorte – Literalmente, tiveram muito com Paulo e Silas; isto é, eles se uniram a eles e se tornaram seus discípulos. A palavra é comumente aplicada àqueles que são participantes de uma herança.

E dos gregos devotos – gregos religiosos; ou daqueles que adoravam a Deus. São denotados aqueles que renunciaram à adoração de ídolos e que participaram da adoração da sinagoga, mas que não foram totalmente admitidos aos privilégios dos prosélitos judeus. Eles foram chamados, pelos judeus, prosélitos do portão.

E das mulheres principais – Veja as notas em Atos 13:50 .

Comentário de E.W. Bullinger

alguns = certos. Grego. tis. App-123.

de = fora de. Grego. ek. App-104.

acreditado = foram persuadidos. Grego. peitho. App-150. . estavam convencidos, não pelas palavras persuasivas de Paulo “( 1 Coríntios 2: 4 ), mas pela abertura e exposição das Escrituras. Portanto, os tessalonicenses se tornaram um tipo de todos os verdadeiros crentes (ver 1 Tessalonicenses 1: 7 ; 1 Tessalonicenses 2 : 13 ) .Este e versículos: Atos 17:11 , Atos 17:12 ilustram belamente Romanos 10:17 .

consorciado com = fundido no lote com. Grego. proskeroomai. Só aqui.

devoto . Grego. sebomai. App-137. O mesmo que “adorar” ou “religioso”. Compare Atos 13:43 , Atos 13:50 ; Atos 16:14 ; Atos 18: 7 .

multidão . Grego. pethos. Veja nota em Atos 2: 6 .

chefe primeiro . Compare Atos 13:50 . isto é, mulheres das melhores famílias.

Comentário de John Calvin

4. Alguns deles creram. Vemos aqui o fruto da disputa de Paulo. Ele provou categoricamente [claramente] que Jesus era por nós e cuja ressurreição é a vida do mundo. No entanto, apenas alguns judeus acreditam; o resto é cego ao meio-dia e, com ouvidos surdos, recusa a verdade certa e clara. Também vale a pena notar que, enquanto apenas alguns judeus acreditavam, uma grande multidão de gregos, que estavam muito mais longe, veio à . Com que finalidade você pode dizer que eles foram educados na doutrina da lei desde a infância, exceto que eles poderiam estar mais afastados de Deus? Portanto, o Senhor agora começa a mostrar alguns sinais dessa cegueira neles que os profetas muitas vezes denunciaram a eles. Não obstante, ele declara por isso que sua aliança não foi em vão, porque pelo menos reuniu parte desse povo para si mesmo, para que os brilhos da eleição brilhem no restante que foi salvo livremente. Além disso, Lucas ensina que eles não creram nas palavras de Paulo, tão longe que assinaram com um consentimento frio, mas que testemunharam sua sincera afeição, porque se uniram a Paulo e Silas como companheiros, e provocaram contra si mesmos o ódio de sua nação pela livre profissão do evangelho. – (246) Pois o que significa isso ao lado, salvo apenas porque eles professaram que permitiram [aprovar] a doutrina que ele entregou e que eles tomaram parte dele? Pois não há nada mais contrário à fé do que se, quando soubermos [reconhecer] a verdade de Deus, não obstante ficarmos em dúvida, e relutarmos em nos unir a qualquer lado. Se alguém quisesse explicar isso, que eles se uniram a Paulo e Silas, porque desejavam aprender, que poderiam ser melhor instruídos em casa; assim também aparece o calor vivo da fé; e que sempre permanece imóvel, que ninguém realmente acredita em Cristo, exceto somente aquele que se entrega a ele, e luta livre e voluntariamente por sua bandeira. –

De gregos religiosos uma multidão. Por terem aprendido [absorvido] os primeiros princípios da piedade, eles estavam mais próximos do reino de Deus do que outros que sempre [estavam] deitado na imundície da superstição. Não obstante, a pergunta é: como os gregos vieram pela religião, que, sendo enfeitiçados com erros e pontinhos iníquos, estavam sem Deus? como Paulo ensina ( Efésios 2:12 .) Mas devemos saber que, para onde quer que os judeus fossem exilados, havia com eles alguma semente de piedade – (247) e havia algum cheiro [saboroso] de pura doutrina espalhada no exterior. . Por sua miserável dispersão no exterior ter sido tão desviada pelo maravilhoso conselho de Deus, que reuniu aqueles à verdadeira fé que vagavam erradamente. E embora a religião também tenha sido corrupta entre eles com muitas invenções perversas, ainda porque a maioria dos gentios estava cansada de sua loucura, eles estavam por essa pequena quantia – (248) atraídos ao judaísmo, que nada é mais seguro do que a adoração de alguém e o verdadeiro Deus. Portanto, pelos religiosos gregos entendiam aqueles que tinham algum gosto da adoração verdadeira e lícita a Deus, de modo que não eram mais dados à idolatria grosseira. Embora, como eu disse, deva-se pensar que era apenas um gosto leve e obscuro, que estava longe de ser uma verdadeira instrução. Portanto, Lucas indevidamente lhes concede um título tão honroso. Mas, como o Espírito de Deus às vezes concede algum [princípio] rude e primeiro exercício de fé, ou a única [mera] preparação, o nome da fé, assim eles são chamados neste lugar religioso, que, tendo se despedido ídolos, começaram a reconhecer um Deus. –

E embora essa persuasão confusa ou obscura não mereça ser considerada religião, ainda que seja um passo pelo qual nos aproximamos de Deus, ela recebe o nome do consequente, como eles o chamam, ou daquilo que se segue. Sim, o temor cego e supersticioso de Deus às vezes é chamado de religião; não porque seja tão de fato, mas indevidamente, notar a diferença entre uma adoração média a Deus – (249) e um desprezo grave e epicurista. No entanto, vamos saber que a verdade e a sã doutrina da palavra de Deus são a regra da piedade, de modo que não pode haver religião sem a verdadeira luz do entendimento.

Ingenua “, franco, ingênuo.

Dispersum fuisse aliquod prelatis sêmen “, algumas sementes de piedade foram espalhadas.

Hoc compendio “, por este argumento compêndio, viz.

Qualemcunque Dei cultum “, qualquer tipo de adoração divina.

Comentário de Adam Clarke

Os gregos devotos – isto é, gentios que eram prosélitos da religião judaica, a ponto de renunciar à idolatria e viver uma vida moral, mas provavelmente não haviam recebido a circuncisão.

Comentário de John Wesley

E alguns deles creram e se uniram a Paulo e Silas; e dos devotos gregos uma grande multidão, e das principais mulheres não poucas.

Das principais mulheres, não poucas – Nossos pensadores livres se esforçam ao observar que as mulheres são mais religiosas que os homens; e isso, em complemento à religião e às boas maneiras, eles imputam a fraqueza de seus entendimentos. E, de fato, na medida em que a natureza pode ir, imitando a religião, realizando seus atos externos, essa imagem da religião pode fazer uma demonstração mais justa nas mulheres do que nos homens, tanto por causa de suas paixões mais ternas quanto por sua modéstia. faça essas ações parecerem mais vantajosas. Mas no caso da religião verdadeira, que sempre implica assumir a cruz, especialmente em tempos de perseguição, as mulheres estão naturalmente sob uma grande desvantagem, por terem menos coragem do que os homens. Para que abraçar o Evangelho fosse uma evidência mais forte do poder daquele cuja força é aperfeiçoada na fraqueza, pois era necessária uma assistência mais forte do Espírito Santo para que eles superassem seu medo natural.

Referências Cruzadas

Provérbios 9:6 – Deixem a insensatez, e vocês terão vida; andem pelo caminho do entendimento.

Provérbios 13:20 – Aquele que anda com os sábios será cada vez mais sábio, mas o companheiro dos tolos acabará mal.

Cânticos 1:7 – Conte-me, você a quem amo, onde faz pastar o seu rebanho e onde faz as suas ovelhas descansarem ao meio-dia? Se eu não o souber, serei como uma mulher coberta com véu junto aos rebanhos dos seus amigos.

Cânticos 6:1 – Para onde foi o seu amado, ó mais linda das mulheres? Diga-nos para onde foi o seu amado e o procuraremos junto com você!

Zacarias 2:11 – “Muitas nações se unirão ao Senhor naquele dia e se tornarão meu povo. Então você será a minha habitação e você reconhecerá que o Senhor dos Exércitos me enviou a você.

Zacarias 8:20 – Assim diz o Senhor dos Exércitos: “Povos e habitantes de muitas cidades ainda virão,

Atos dos Apóstolos 2:41 – Os que aceitaram a mensagem foram batizados, e naquele dia houve um acréscimo de cerca de três mil pessoas.

Atos dos Apóstolos 2:44 – Todos os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum.

Atos dos Apóstolos 4:23 – Quando foram soltos, Pedro e João voltaram para os seus e contaram tudo o que os chefes dos sacerdotes e os líderes religiosos lhes tinham dito.

Atos dos Apóstolos 5:12 – Os apóstolos realizavam muitos sinais e maravilhas entre o povo. Todos os que creram costumavam reunir-se no Pórtico de Salomão.

Atos dos Apóstolos 13:43 – Despedida a congregação, muitos dos judeus e estrangeiros piedosos convertidos ao judaísmo seguiram Paulo e Barnabé. Estes conversavam com eles, recomendando-lhes que continuassem na graça de Deus.

Atos dos Apóstolos 13:50 – Mas os judeus incitaram as mulheres piedosas de elevada posição e os principais da cidade. E, provocando perseguição contra Paulo e Barnabé, os expulsaram do seu território.

Atos dos Apóstolos 14:1 – Em Icônio, Paulo e Barnabé, como de costume, foram à sinagoga judaica. Ali falaram de tal modo que veio a crer grande multidão de judeus e gentios.

Atos dos Apóstolos 14:4 – O povo da cidade ficou dividido: alguns estavam a favor dos judeus, outros a favor dos apóstolos.

Atos dos Apóstolos 15:22 – Então os apóstolos e os presbíteros, com toda a igreja, decidiram escolher alguns dentre eles e enviá-los a Antioquia com Paulo e Barnabé. Escolheram Judas, chamado Barsabás, e Silas, dois líderes entre os irmãos.

Atos dos Apóstolos 15:27 – Portanto, estamos enviando Judas e Silas para confirmarem verbalmente o que estamos escrevendo.

Atos dos Apóstolos 15:32 – Judas e Silas, que eram profetas, encorajaram e fortaleceram os irmãos com muitas palavras.

Atos dos Apóstolos 15:40 – mas Paulo escolheu Silas e partiu, encomendado pelos irmãos à graça do Senhor.

Atos dos Apóstolos 16:3 – Paulo, querendo levá-lo na viagem, circuncidou-o por causa dos judeus que viviam naquela região, pois todos sabiam que seu pai era grego.

Atos dos Apóstolos 17:12 – E creram muitos dentre os judeus, bem como dentre os gregos, um bom número de mulheres de elevada posição e não poucos homens.

Atos dos Apóstolos 17:17 – Por isso, discutia na sinagoga com judeus e com gregos tementes a Deus, bem como na praça principal, todos os dias, com aqueles que por ali se encontravam.

Atos dos Apóstolos 17:34 – Alguns homens juntaram-se a ele e creram. Entre eles estava Dionísio, membro do Areópago, e também uma mulher chamada Dâmaris, e outros com eles.

Atos dos Apóstolos 18:4 – Todos os sábados ele debatia na sinagoga, e convencia judeus e gregos.

Atos dos Apóstolos 19:10 – Isso continuou por dois anos, de forma que todos os judeus e os gregos que viviam na província da Ásia ouviram a palavra do Senhor.

Atos dos Apóstolos 21:28 – gritando: “Israelitas, ajudem-nos! Este é o homem que ensina a todos em toda parte contra o nosso povo, contra a nossa lei e contra este lugar. Além disso, ele fez entrar gregos no templo e profanou este santo lugar”.

Atos dos Apóstolos 28:24 – Alguns foram convencidos pelo que ele dizia, mas outros não creram.

2 Coríntios 6:17 – Portanto, “saiam do meio deles e separem-se”, diz o Senhor. “Não toquem em coisas impuras, e eu os receberei”

2 Coríntios 8:5 – E não somente fizeram o que esperávamos, mas entregaram-se primeiramente a si mesmos ao Senhor e, depois, a nós, pela vontade de Deus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *