Estudo de Amós 4:6 – Comentado e Explicado

Por isso, vos permiti a fome em todas as vossas cidades, a penúria de pão em todas as vossas localidades; mas não vos voltastes para mim – oráculo do Senhor.
Amós 4:6

Comentário de Albert Barnes

E eu também lhe dei – Esses eram seus presentes para Deus, sem valor, porque destituídos daquilo que somente Deus exige de Suas criaturas, uma obediência amorosa, simples, sincera e leal. Então, Deus tinha apenas um presente que Ele poderia conceder, um somente do rico armazém de Suas misericórdias, uma vez que todos os demais foram abusados ??- castigo. No entanto, este também é um grande presente de Deus, uma promessa de Seu amor, que não quis que eles perecessem; um fervoroso favores maiores, se eles o tivessem usado. É um grande presente de Deus que Ele cuide de nós, para nos castigar. Os castigos também não eram castigos comuns, mas aqueles que Deus havia avisado na lei, que Ele enviaria e, se se arrependessem, Ele perdoaria entre os castigos. Essa fome que Deus enviara em todos os lugares “em todas as suas cidades” e “em todos os seus lugares”, grandes e pequenas. Israel pensava que seus bezerros, isto é, a natureza, lhes davam essas coisas. “Ela não sabia”, diz Deus, “que eu lhe dei milho, vinho e óleo”; mas disse: “Estas são as minhas recompensas que meus amantes me deram” Oséias 2: 8 , Oséias 2:12 . Nos poderes e operações da “natureza”, eles perdoam a Deus e o Autor da natureza. Foi então o corretivo direto dessa ilusão, que Deus reteve esses poderes e funções da natureza. Assim, Israel poderia aprender, se quisesse, a vaidade de sua adoração, por sua inutilidade. Algumas dessas grandes fomes nos tempos de Elias e Eliseu 2 Reis 8: 1-6 registram as Escrituras; mas os relaciona, somente quando Deus visivelmente interpôs para trazê-los, removê-los ou mitigá-los. Amós aqui fala de outras fomes, que Deus enviou, como predisse na lei, mas que não produziram frutos genuínos de arrependimento.

E você não voltou para Mim – Ele não diz que eles “não retornaram de maneira alguma”, mas que “não voltaram totalmente, de volta a Deus”. Antes, o enfático ditado “você não voltou muito para mim”, de modo a me alcançar, implica que eles retornaram, de certa maneira. A adoração de Israel foi pela metade, interrompendo 1 Reis 18:21 , adoração. Mas uma meia-adoração não é adoração; um meio arrependimento não é arrependimento; arrependimento por um pecado ou um conjunto de pecados não é arrependimento, a menos que a alma se arrependa de tudo o que pode se lembrar, quando desagradou seu Deus. Deus não perdoa pela metade; portanto, nem o homem deve se arrepender. Contudo, de seu único pecado fundamental, a adoração da natureza a Deus, Israel não se arrependeria. E assim, o que eles fizeram não foi todo o arrependimento, sobre o qual Deus, na lei, prometeu perdão; arrependimento que não chegou a nada além de Deus.

Comentário de Thomas Coke

Amós 4: 6 . E eu também dei Por esta causa eu dei, etc. “A fome que eu enviei sobre as cidades e territórios de Israel não trouxe você a um senso de seus pecados ou de quaisquer propósitos sinceros de emenda.” A fome mencionada está registrada em 2 Reis 8: 1 . Veja Calmet.

Comentário de Joseph Benson

Amós 4: 6-8 . E eu também lhe dei – ou, por essa causa, lhe dei limpeza de dentes – Uma expressão que significa escassez de comida ou fome. A fome que lemos em 2 Reis 8: 1 , parece ser a que é aqui mencionada. No entanto, você não voltou para mim – No entanto, você não foi levado a sentir seus pecados, a qualquer tristeza por eles ou a qualquer propósito sincero de correção. Também retive a chuva, quando ainda havia três meses para a colheita – em uma época em que seu país mais precisava e quando costumava cair mais abundantemente. E fiz chover em uma cidade, e não em outra – E, para torná-lo mais notável, fiz chover em cidades ou lugares adjacentes aos seus, ao mesmo tempo em que a seca era tão grande em todos os seus territórios . Isso pode significar que Deus os castigou com a seca ao mesmo tempo em que lançou chuva sobre as cidades de Judá; fazendo uma diferença notável entre Israel e Judá, como o que ele fez anteriormente entre o Egito e a terra de Gósen. Choveu uma peça, etc. – Parece que se fala daquelas partes que são bastante contíguas às terras de outras nações, das quais, embora se tocassem, ainda assim chovia sobre uma e não sobre a outra; a conseqüência disso foi que o único pedaço de terra estava seco ou queimado por falta de umidade, enquanto o adjacente era verde e florescente. Então, duas ou três cidades vagaram, etc. – Então, os habitantes de várias cidades foram para uma cidade ou outra sem o seu território, a fim de obter água para saciar sua sede. Mas eles não estavam satisfeitos – eles não podiam obter uma quantidade suficiente.

Comentário de John Wesley

E também te dei limpeza de dentes em todas as vossas cidades, e falta de pão em todos os vossos lugares; contudo não me voltaste a mim, diz o Senhor.

Um eu – o Senhor que deu muitas bênçãos para levar você ao arrependimento, também tentou o que poderia ser feito pelos julgamentos.

Limpeza dos dentes – Esta é uma descrição da fome.

Comentário de Adam Clarke

Limpeza dos dentes – Escassez de pão, como explicado imediatamente. Não tereis dificuldade em limpar os dentes, pois nada terei para comer.

No entanto, você não voltou para mim, diz o Senhor – Essa repreensão é repetida vezes ao vivo neste capítulo; e nela está fortemente implícito o sofrimento de Deus, seus vários modos de castigo paternal, a ingratidão do povo e sua obstinada maldade. A fome mencionada aqui deve ser aquela que é falada em 2 Reis 8: 1 ; mas é mais provável que tenha sido o mencionado por Joel, pessoal. 1 e 2.

Comentário de E.W. Bullinger

limpeza dos dentes. Colocado pela Figura do discurso Metonímia (do Adjunto), App-6, para a fome.

todavia não tendes . & c. Observe a Estrutura acima, mostrando a Figura para o Amoeboeon de fala (App-6). Compare Isaías 26:11 . Jeremias 5: 3 . Ageu 2:12 .

Comentário de John Wesley

E também te dei limpeza de dentes em todas as vossas cidades, e falta de pão em todos os vossos lugares; contudo não me voltaste a mim, diz o Senhor.

Um eu – o Senhor que deu muitas bênçãos para levar você ao arrependimento, também tentou o que poderia ser feito pelos julgamentos.

Limpeza dos dentes – Esta é uma descrição da fome.

Referências Cruzadas

Levítico 26:26 – Quando eu lhes cortar o suprimento de pão, dez mulheres assarão o pão num único forno e repartirão o pão a peso. Vocês comerão, mas não ficarão satisfeitos.

Deuteronômio 28:38 – Vocês semearão muito em sua terra, mas colherão bem pouco, porque gafanhotos devorarão quase tudo.

1 Reis 17:1 – Ora, Elias, o tesbita da Tisbe de Gileade, disse a Acabe: “Juro pelo nome do Senhor, o Deus de Israel, a quem sirvo, que não cairá orvalho nem chuva nos anos seguintes, exceto mediante a minha palavra”.

1 Reis 18:2 – E Elias foi. Como a fome era grande em Samaria,

2 Reis 4:38 – Depois Eliseu voltou a Gilgal. Nesse tempo a fome assolava a região. Quando os discípulos dos profetas estavam reunidos com ele, ordenou ao seu servo: “Ponha o caldeirão no fogo e faça um ensopado para estes homens”.

2 Reis 6:25 – O cerco durou tanto e causou tamanha fome que uma cabeça de jumento chegou a valer oitenta peças de prata, e uma caneca de esterco de pomba, cinco peças de prata.

2 Reis 8:1 – Eliseu tinha prevenido a mãe do menino que ele havia ressuscitado: “Saia do país com sua família e vá morar onde puder, pois o Senhor determinou uma fome nesta terra, que durará sete anos”.

2 Crônicas 28:22 – Mesmo nessa época em que passou por tantas dificuldades, o rei Acaz tornou-se ainda mais infiel ao Senhor.

Isaías 9:13 – Mas o povo não voltou para aquele que os feriu, nem buscou o Senhor dos Exércitos.

Isaías 26:11 – Erguida está a tua mão, Senhor, mas eles não a vêem! Que vejam o teu zelo para com o teu povo e se envergonhem; que o fogo reservado para os teus adversários os consuma.

Jeremias 5:3 – Senhor, não é fidelidade que os teus olhos procuram? Tu os feriste, mas eles nada sentiram; tu os deixaste esgotados, mas eles recusaram a correção. Endureceram o rosto, mais que a rocha e recusaram arrepender-se.

Jeremias 8:5 – Por que será, então, que este povo se desviou? Por que Jerusalém persiste em desviar-se? Eles apegam-se ao engano e recusam-se a voltar.

Ezequiel 16:27 – Por isso estendi o meu braço contra você e reduzi o seu território; eu a entreguei à vontade das suas inimigas, as filhas dos filisteus, que ficaram chocadas com a sua conduta lasciva.

Oséias 5:15 – Então voltarei ao meu lugar até que eles admitam sua culpa. E eles buscarão a minha face; em sua necessidade eles me buscarão ansiosamente”.

Oséias 6:1 – “Venham, voltemos para o Senhor. Ele nos despedaçou, mas nos trará cura; ele nos feriu, mas sarará nossas feridas.

Oséias 7:14 – Eles não clamam a mim do fundo do coração quando gemem orando em suas camas. Ajuntam-se por causa do trigo e do vinho, mas se afastam de mim.

Joel 2:12 – “Agora, porém”, declara o Senhor, “voltem-se para mim de todo o coração, com jejum, lamento e pranto. “

Amós 4:8 – Gente de duas ou três cidades ia cambaleando de uma cidade a outra em busca de água, sem matar a sede, e ainda assim vocês não se voltaram para mim”, declara o SENHOR.

Ageu 2:17 – Eu destruí todo o trabalho das mãos de vocês, com mofo, ferrugem e granizo, mas vocês não se voltaram para mim”, declara o Senhor.

Zacarias 1:3 – Por isso diga ao povo: Assim diz o Senhor dos Exércitos: ‘Voltem para mim, e eu me voltarei para vocês’, diz o Senhor dos Exércitos.

Apocalipse 2:21 – Dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua imoralidade sexual, mas ela não quer se arrepender.

Apocalipse 9:20 – O restante da humanidade que não morreu por essas pragas, nem assim se arrependeu das obras das suas mãos; eles não pararam de adorar os demônios e os ídolos de ouro, prata, bronze, pedra e madeira, ídolos que não podem ver nem ouvir nem andar.

Apocalipse 16:10 – O quinto anjo derramou a sua taça sobre o trono da besta, cujo reino ficou em trevas. De tanta agonia, os homens mordiam a própria língua,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *