Estudo de Atos 12:11 – Comentado e Explicado

Então Pedro tornou a si e disse: Agora vejo que o Senhor mandou verdadeiramente o seu anjo e me livrou da mão de Herodes e de tudo o que esperava o povo dos judeus.
Atos 12:11

Comentário de Albert Barnes

E quando Pedro chegou a si mesmo – Essa expressão significa naturalmente, quando ele havia superado o espanto e o espanto pela libertação inesperada, de modo a ser capaz de refletir. Ele ficou surpreso com toda a transação. Ele achava que era uma visão: e na rapidez e rapidez com que isso foi feito, ele não teve tempo para uma reflexão fria. Os eventos da providência divina freqüentemente nos dominam e confundem; e tal é a sua rapidez, rapidez e caráter inesperado em seu desenvolvimento que impedem a reflexão calma e coletiva.

Com certeza – Certamente, certamente. Ele considerou todas as circunstâncias; ele viu que estava realmente em liberdade e ficou satisfeito que isso poderia ter sido efetuado apenas pela interposição divina.

A expectativa do povo – A partir disso, parece que o povo desejava sinceramente sua morte; e foi para satisfazer esse desejo que Herodes o havia aprisionado.

Comentário de E.W. Bullinger

quando, etc. Peter, tendo vindo a existir.

para si mesmo = no (grego. en) , ou seja, em seus sentidos corretos. Compare “fora de si” ou “fora de si”.

saber . Grego. oida, como em Atos 12: 9 .

de uma garantia = verdadeiramente. Grego. alethos. Compare o App-175.

enviado = enviado. Grego. exapostello. App-174.

entregou = entregue. Veja nota em Atos 7:10 .

expectativa = olhar ansioso. Grego. prosdokia. Em outros lugares apenas em Lucas 21:26 . Compare o App-133.

Comentário de John Calvin

11. Então Pedro retornando a si mesmo. É palavra por palavra, sendo feito em si mesmo, porque, antes de se surpreender com uma coisa estranha e incrível, ele estava, por assim dizer, sem si mesmo. Mas agora, finalmente, como se fosse um transe, ele sabe que foi libertado da morte. Suas palavras estabelecidas por Lucas contêm um agradecimento; porque ele exalta consigo mesmo o benefício de Deus que experimentou, e do que provou, e ele recomenda isso consigo mesmo, até encontrar outras testemunhas. Ele diz que o anjo foi enviado por Deus, de acordo com o significado comum dos piedosos, que sustentam que os anjos são designados para serem ministros, cuidadosos e encarregados de sua segurança; pois, a menos que ele tivesse sido persuadido, ele não teria falado do anjo. E, no entanto, ele não recomenda o anjo como o autor da graça, mas atribui todo o louvor da obra somente a Deus, nem os anjos nos ajudam a esse fim, para que possam derivar para si mesmos o mínimo de palavras. Glória de Deus. Enquanto ele diz que foi libertado das mãos de Herodes, ele amplifica a bondade e o benefício de Deus, pelo poder de seu inimigo. Para o mesmo fim tende o que ele adiciona aos judeus; pois quanto maior o número de inimigos, mais excelente era a graça de Deus para com seu servo; pois é uma grande questão que somente Deus seja favorável, o ódio mortal de todo o mundo não dê em nada.

Comentário de Adam Clarke

Quando Pedro veio a si mesmo – Tudo o que viu o surpreendeu; ele mal podia creditar seus olhos; ele estava em uma espécie de êxtase; e foi somente quando o anjo o deixou que ele estava totalmente convencido de que tudo era real.

Agora eu sei – que o Senhor enviou seu anjo – O pobre divino alemão é digno de piedade, que se esforçou para convencer a si e a seus compatriotas que toda essa conversa sobre o anjo era mera ilusão; que Pedro foi entregue de uma maneira que ele não podia compreender e, portanto, foi levado a atribuir a uma providência particular de Deus o que provavelmente foi feito pelo prefeito da prisão, que o favoreceu! Mas é o estudo deste escritor banir da palavra de Deus toda influência sobrenatural; e reduzir até os milagres de Cristo a simples operações da natureza, ou ao funcionamento da imaginação e aos preconceitos de um povo fraco e crédulo. Tais homens devem imediatamente se livrar da máscara que cobre tão pouco sua infidelidade e honestamente se declarar, o que são, os inimigos da revelação em geral e da religião cristã em particular. Pedro poderia dizer: Agora tenho certeza de que o Senhor enviou seu anjo e me libertou etc. Não existe nada disso, diz o Sr. E., Pedro foi enganado; não era o Senhor, era o prefeito ou outra pessoa. Agora sabemos que Pedro falou pelo Espírito Santo; mas não temos muitos testemunhos do Sr. E. nem de nenhum de seus associados.

E toda a expectativa dos – judeus – parece que eles se baseavam muito na perspectiva de tê-lo sacrificado, como já tinham James.

Comentário de Thomas Coke

Atos 12:11 . Agora eu sei de uma garantia, etc. – O apóstolo pode ser entendido aqui como aludindo a uma libertação semelhante, cap. Atos 5:19 . O tempo em que ele foi entregue foi muito crítico – sendo a noite anterior ao dia designado para sua execução; e se o apóstolo não tivesse sido miraculosamente libertado, ele provavelmente teria sido morto como Estevão ou Tiago.

Comentário de John Wesley

E quando Pedro voltou a si, disse: Agora sei com certeza que o Senhor enviou seu anjo e me livrou da mão de Herodes e de toda a expectativa do povo dos judeus.

Agora eu sei da verdade – que isso não é uma visão, Atos 12: 9 .

Referências Cruzadas

Gênesis 15:13 – Então o Senhor lhe disse: “Saiba que os seus descendentes serão estrangeiros numa terra que não lhes pertencerá, onde também serão escravizados e oprimidos por quatrocentos anos.

Gênesis 18:13 – Mas o Senhor disse a Abraão: “Por que Sara riu e disse: ‘Poderei realmente dar à luz, agora que sou idosa? ’

Gênesis 26:9 – Então Abimeleque chamou Isaque e lhe disse: “Na verdade ela é tua mulher! Por que me disseste que ela era tua irmã? ” Isaque respondeu: “Porque pensei que eu poderia ser morto por causa dela”.

2 Samuel 22:1 – Davi cantou ao Senhor este cântico, quando este o livrou das mãos de todos os seus inimigos e das mãos de Saul,

2 Crônicas 16:9 – Pois os olhos do Senhor estão atentos sobre toda a terra para fortalecer aqueles que lhe dedicam totalmente o coração. Nisso você cometeu uma loucura. De agora em diante terás que enfrentar guerras”.

Jó 5:19 – De seis desgraças ele o livrará; em sete delas você nada sofrerá.

Jó 31:31 – se os que moram em minha casa nunca tivessem dito: ‘Quem não recebeu de um pedaço de carne? ’,

Salmos 33:18 – Mas o Senhor protege aqueles que o temem, e os que firmam a esperança no seu amor,

Salmos 34:7 – O anjo do Senhor é sentinela ao redor daqueles que o temem, e os livra.

Salmos 34:22 – O Senhor redime a vida dos seus servos; ninguém que nele se refugia será condenado.

Salmos 41:2 – O Senhor o protegerá e preservará a sua vida; ele o fará feliz na terra e não o entregará ao desejo dos seus inimigos.

Salmos 97:10 – Odeiem o mal, vocês que amam o Senhor, pois ele protege a vida dos seus fiéis e os livra das mãos dos ímpios.

Salmos 109:31 – pois ele se põe ao lado do pobre para salvá-lo daqueles que o condenam.

Daniel 3:25 – E o rei exclamou: “Olhem! Estou vendo quatro homens, desamarrados e ilesos, andando pelo fogo, e o quarto se parece com um filho dos deuses”.

Daniel 3:28 – Disse então Nabucodonosor: “Louvado seja o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, que enviou o seu anjo e livrou os seus servos! Eles confiaram nele, desafiaram a ordem do rei, preferindo abrir mão de suas vidas a que prestar culto e adorar a outro deus, que não fosse o seu próprio Deus.

Daniel 6:22 – O meu Deus enviou o seu anjo, que fechou a boca dos leões. Eles não me fizeram mal algum, pois fui considerado inocente à vista de Deus. Também contra ti não cometi mal algum, ó rei”.

Lucas 15:17 – “Caindo em si, ele disse: ‘Quantos empregados de meu pai têm comida de sobra, e eu aqui, morrendo de fome!

Atos dos Apóstolos 5:19 – Mas durante a noite um anjo do Senhor abriu as portas do cárcere, levou-os para fora e

Atos dos Apóstolos 12:7 – Repentinamente apareceu um anjo do Senhor, e uma luz brilhou na cela. Ele tocou no lado de Pedro e o acordou. “Depressa, levante-se! “, disse ele. Então as algemas caíram dos punhos de Pedro.

Atos dos Apóstolos 23:12 – Na manhã seguinte os judeus tramaram uma conspiração e juraram solenemente que não comeriam nem beberiam enquanto não matassem Paulo.

Atos dos Apóstolos 24:27 – Passados dois anos, Félix foi sucedido por Pórcio Festo; todavia, porque desejava manter a simpatia dos judeus, Félix deixou Paulo na prisão.

Atos dos Apóstolos 25:3 – Pediram a Festo o favor de transferir Paulo para Jerusalém, contra os interesses do próprio Paulo, pois estavam preparando uma emboscada para matá-lo no caminho.

Atos dos Apóstolos 25:9 – Festo, querendo prestar um favor aos judeus, perguntou a Paulo: “Você está disposto a ir a Jerusalém e ali ser julgado diante de mim, acerca destas acusações? “

2 Coríntios 1:8 – Irmãos, não queremos que vocês desconheçam as tribulações que sofremos na província da Ásia, as quais foram muito além da nossa capacidade de suportar, a ponto de perdermos a esperança da própria vida.

Hebreus 1:14 – Os anjos não são, todos eles, espíritos ministradores enviados para servir aqueles que hão de herdar a salvação?

2 Pedro 2:9 – Vemos, portanto, que o Senhor sabe livrar os piedosos da provação e manter em castigo os ímpios para o dia do juízo,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *