Estudo de Atos 17:27 – Comentado e Explicado

Tudo isso para que procurem a Deus e se esforcem por encontrá-lo como que às apalpadelas, pois na verdade ele não está longe de cada um de nós.
Atos 17:27

Comentário de Albert Barnes

Que eles deveriam buscar o Senhor – grego: buscar o Senhor. O objetivo de colocá-los na terra – de agrupá-los como habitação entre suas obras – era que eles contemplassem sua sabedoria em suas obras e, assim, chegassem a um conhecimento de sua existência e caráter. Todas as nações, embora morem em diferentes regiões e climas, têm, portanto, a oportunidade de se familiarizar com Deus, Romanos 1: 19-20 . O fato de as nações não aprenderem o caráter do verdadeiro Deus mostra sua grande estupidez e maldade. O desígnio de Paulo nisso foi, sem dúvida, reprovar a idolatria dos atenienses. O argumento é o seguinte: “Deus deu a cada nação sua oportunidade apropriada para aprender seu caráter. A idolatria, portanto, é loucura e maldade, uma vez que é possível descobrir a existência do Deus único a partir de suas obras. ”

Se haply e? ??a ?e ei ara geIf talvez – implique que era possível encontrar Deus, embora isso pudesse ser acompanhado com alguma dificuldade. Deus nos colocou aqui para que possamos fazer a prova, e tornou possível assim encontrá-lo.

Eles podem sentir-se atrás dele – A palavra usada aqui ???af?se?a? pselapheseian significa apropriadamente “tocar, manusear” Lucas 24:39 ; Hebreus 12:18 , e depois verificar as qualidades de um objeto pelo sentido do tato. E como o sentido do tato é considerado uma certa maneira de determinar a existência e as qualidades de um objeto, a palavra significa “procurar diligentemente, para que possamos conhecer distintamente e com certeza”. A palavra tem esse sentido aqui. Significa “procurar Deus diligentemente e com precisão, aprender sua existência e perfeições”. O siríaco traduz: “Para que procurem a Deus e o encontrem de suas criaturas”.

E encontre-o – Encontre as provas de sua existência. Familiarize-se com suas perfeições e leis.

Embora ele não esteja longe … – Isto parece ser afirmado pelo apóstolo para mostrar que era possível encontrá-lo; e que mesmo aqueles que estavam sem revelação não precisam se desesperar em se familiarizar com sua existência e perfeições. Ele está perto de nós:

(1) Porque as provas de sua existência e poder estão ao nosso redor em todos os lugares, Salmo 19: 1-6 .

(2) porque ele preenche todas as coisas no céu e na terra por sua presença essencial, Salmo 139: 7-10 ; Jeremias 23: 23-24 ; Amós 9: 2-4 ; 1 Reis 8:27 . Devemos aprender então:

(1) Ter medo do pecado. Deus está presente conosco e vê tudo.

(2) ele pode proteger os justos. Ele está sempre com eles.

(3) ele pode detectar e punir os iníquos. Ele vê todos os seus planos e pensamentos e registra todos os seus feitos.

(4) devemos procurá-lo continuamente. É o design para o qual ele nos criou; e ele nos deu oportunidades abundantes para aprender sua existência e perfeições.

Comentário de Joseph Benson

Lucas 20: 27-40 . Então veio a ele alguns dos saduceus – Esses versículos são explicados em geral, em Mateus 22: 23-33 e Marcos 12: 18-26 . Os filhos deste mundo – Os habitantes da terra; casar e são dados em casamento – Como estando todos sujeitos à lei da mortalidade, de modo que a espécie precisa ser continuamente reparada. Mas aqueles que obtêm esse mundo – O mundo em que as almas santas entram na morte; ou seja, paraíso; e a ressurreição dos mortos – Deve-se observar, nosso Senhor, de acordo com o estilo judaico daquele período, que chama apenas a ressurreição que é uma ressurreição para a glória. Eles são filhos de Deus – Em um sentido mais eminente quando se levantam novamente, depois de terem recebido a manifestação pública de sua adoção, mencionados em Romanos 8:23 ; a redenção do seu corpo. Agora que os mortos ressuscitaram, Moisés – Assim como os outros profetas; mostrou, quando ele chama, & c. – Ou seja, quando ele recita as palavras que Deus falou de si mesmo, eu sou o Deus de Abraão, etc. – Não se pode dizer adequadamente que Deus é o Deus de qualquer um que pereceu totalmente. Ele não é um Deus dos mortos, etc. – Ou, como a cláusula pode ser adequadamente traduzida, não existe um Deus dos mortos, mas dos vivos – Ou seja, o termo Deus implica uma relação que não pode existir entre ele e os mortos; que, no sentido dos saduceus, são espíritos extintos, que não podiam adorá-lo nem receber dele bons. Pois todos vivem para ele – todos os que o têm como Deus, vivem e desfrutam dele. Esta frase não é um argumento para o que foi antes; mas a própria proposição que deveria ser provada. E a consequência é aparentemente justa. Pois, como todos os fiéis são filhos de Abraão, e a promessa divina de ser um Deus para ele e sua semente é imposta a eles, implica sua existência e felicidade contínuas em um estado futuro, tanto quanto o de Abraão. E como o corpo é uma parte essencial do homem, implica tanto sua ressurreição quanto a deles; e assim derruba todo o esquema da doutrina sadduceana. Eles não querem fazer nenhuma pergunta – os saduceus não. Um dos escribas fez o mesmo depois.

Comentário de E.W. Bullinger

Que eles deveriam procurar = Procurar.

o senhor . Os textos leem “Deus” .

se App-118.

haply = pelo menos.

sentir depois = tatear. Grego. pselaphao. Somente aqui, Lucas 24:39 . Hebreus 12:18 . 1 João 1: 1 .

ser . Grego. huparcho. Veja a nota em Lucas 9:48 . Compare “ver” etc., Atos 17:24 .

every = each. Associação de figura de linguagem . App-6.

Comentário de John Calvin

27. Que eles possam buscar a Deus. Esta sentença tem dois membros; ou seja, que é dever do homem buscar a Deus; segundo, que o próprio Deus vem ao nosso encontro e se mostra com tais sinais manifestos, que não podemos ter desculpa para a nossa ignorância. Portanto, lembremo-nos de que aqueles homens abusam perversamente desta vida e de que são indignos de habitar na terra, que não aplicam seus estudos para procurá-lo; como se todo tipo de bestas brutas caísse daquela inclinação que eles têm naturalmente, que por boas causas deveria ser chamada monstruosa. E, certamente, nada é mais absurdo do que o fato de os homens desconhecerem seu Autor, que é dotado de entendimento principalmente para esse uso. E devemos observar especialmente a bondade de Deus, porque ele se insinua tão familiarmente, que até os cegos podem tatear atrás dele. Por qual causa a cegueira dos homens é mais vergonhosa e intolerável, que, em uma manifestação tão manifesta e evidente, é tocada sem sentir a presença de Deus. Onde quer que olhem para cima ou para baixo, precisam de luz sobre imagens vívidas e também infinitas do poder, sabedoria e bondade de Deus. Pois Deus não sombriamente sombrio sua glória na criação do mundo, mas ele tem gravado em toda parte tais marcas manifestas, que até mesmo os cegos podem conhecê-las tateando. Por isso, concluímos que os homens não são apenas cegos, mas bloqueios; quando, sendo ajudados por esses excelentes testemunhos, eles não aproveitam nada. –

No entanto, aqui surge uma questão: se os homens podem naturalmente chegar ao verdadeiro e misericordioso conhecimento (298) de Deus. Para Paulo nos dá a entender que a própria lentidão deles é a causa que eles não conseguem perceber que Deus está presente; porque, apesar de fecharem os olhos, ainda assim eles podem tatear atrás dele. Eu respondo que a ignorância e o bloqueio deles se misturam com tanta perversidade, que, sendo nulos de julgamento correto, eles passam sem entender todos os sinais da glória de Deus que aparecem manifestamente no céu e na terra. Sim, visto que o verdadeiro conhecimento de Deus é um dom singular dele, e a fé (pela qual ele é justamente conhecido) vem apenas da iluminação do Espírito, segue-se que nossas mentes não podem penetrar até agora, tendo a natureza apenas para nosso guia. Paulo também não intromete neste lugar a capacidade dos homens, mas ele apenas mostra que eles não têm desculpa, quando são tão cegos em tão clara luz, como ele diz no primeiro capítulo aos romanos ( Romanos 1: 20. ) Portanto, embora os sentidos dos homens os falhem na busca de Deus, eles não têm manto por sua culpa, porque, embora ele se ofereça para ser tratado e apalpado, eles continuam, não obstante, em um dilema; – (299) sobre o que falamos mais no décimo quarto capítulo ( Atos 14:17 .) –

Embora ele não esteja longe de todos nós. Até o fim, ele pode mais tocar a desolação dos homens, ele diz que Deus não deve ser procurado por muitos bandidos, nem precisamos fazer uma longa jornada para encontrá-lo; porque todo homem o encontrará em si mesmo, se é que ele dará ouvidos. Pela experiência de que estamos convencidos de que nossa estupidez não é sem culpa, que tivemos por culpa de Adão. Pois, embora nenhum canto do mundo seja nulo do testemunho da glória de Deus, ainda não precisamos ficar sem nós mesmos para nos apoderarmos dele. Pois ele afeta e move cada um de nós interiormente com seu poder de tal maneira que nosso bloqueio é semelhante a um monstro, e, ao senti-lo, não o sentimos. A esse respeito, alguns dos filósofos chamavam o homem de pequeno mundo, [um microcosmo;] porque ele é acima de todas as outras criaturas um símbolo da glória de Deus, reabastecido com infinitos milagres. –

Liquidam “, claro.

Attoniti “, em espanto estúpido.

Comentário de Adam Clarke

Que eles deveriam buscar o Senhor – Esta é uma conclusão tirada da declaração anterior. Deus, que é infinitamente grande e auto-suficiente, se manifestou como criador do mundo, criador, preservador e governador dos homens. Ele lhes designou sua porção e lhes distribuiu suas habitações e as várias bênçãos de sua providência, a fim de que o procurassem em todas as suas obras.

Sinta-se depois dele – ???af?se?a? a?t?? , Para que eles possam tatear atrás dele, como uma pessoa faz o seu caminho que é cego ou com os olhos vendados. Os gentios, que não tiveram uma revelação, devem procurar Deus, como princípio da vida espiritual, para que possam achar que ele é um Espírito e a fonte de toda felicidade intelectual; e o apóstolo parece afirmar que ninguém precisa se desesperar para encontrar essa fonte de bondade, porque ele não está longe de todos nós.

Comentário de Thomas Coke

Atos 17:27 . Que eles devem procurar o Senhor, Dr. Heylin apresenta este versículo: Que eles devem buscar a Deus para sentir e encontrá-lo: que de fato já não está longe de nenhum de nós. A palavra ‘ ??, aqui, diz ele, é o mesmo que a palavra ?t? . Veja cap. Atos 26: 8 . A palavra , ??af?se?a? importa, realmente sentindo. Por isso, é processado para mim, Lucas 24:39 . A mesma palavra é usada Juízes 16:26, onde diz Sansão, me permita que eu sinta os pilares. Eu fui especial, diz o Dr. Heylin, em minhas observações sobre este versículo, porque desejo muito chamar a atenção do leitor para ele.

Comentário de John Wesley

Para que busquem ao Senhor, se por acaso possam sentir atrás dele, e o encontrem, embora ele não esteja longe de todos nós:

Se haply – O caminho está aberto; Deus está pronto para ser encontrado. Mas ele não colocará força sobre o homem; eles podem sentir depois dele – Isso ocorre no meio entre procurar e encontrar. Sentir-se o mais baixo e mais grosseiro de todos os nossos sentidos, é adequadamente aplicado ao baixo conhecimento de Deus; embora ele não esteja longe de todos nós – Não precisamos ir muito longe para procurá-lo ou encontrá-lo. Ele está muito perto de nós; em nós. É apenas a razão perversa que pensa que ele está longe.

Referências Cruzadas

1 Reis 8:27 – “Mas será possível que Deus habite na terra? Os céus, mesmo os mais altos céus, não podem conter-te. Muito menos este templo que construí!

Salmos 19:1 – Os céus declaram a glória de Deus; o firmamento proclama a obra das suas mãos.

Salmos 139:1 – Senhor, tu me sondas e me conheces.

Jeremias 23:23 – “Sou eu apenas um Deus de perto”, pergunta o Senhor, “e não também um Deus de longe?

Atos dos Apóstolos 14:17 – Contudo, não ficou sem testemunho: mostrou sua bondade, dando-lhes chuva do céu e colheitas no tempo certo, concedendo-lhes sustento com fartura e enchendo de alegria os seus corações”.

Atos dos Apóstolos 15:17 – para que o restante dos homens busque o Senhor, e todos os gentios sobre os quais tem sido invocado o meu nome, diz o Senhor, que faz estas coisas’

Romanos 1:20 – Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis;

Romanos 2:4 – Ou será que você despreza as riquezas da sua bondade, tolerância e paciência, não reconhecendo que a bondade de Deus o leva ao arrependimento?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *