Estudo de Atos 19:10 – Comentado e Explicado

Isto durou dois anos, de tal maneira que todos os habitantes da Ásia, judeus e gentios, puderam ouvir a palavra do Senhor.
Atos 19:10

Comentário de Albert Barnes

Isto continuou – Esta instrução pública.

Pelo espaço … – Por dois anos inteiros.

Então, tudo isso isto é, a grande massa do povo.

Que habitava na Ásia – Na província da Ásia Menor, da qual Éfeso era a cidade principal. O nome Ásia foi usado algumas vezes para denotar essa única província. Veja as notas em Atos 2: 9 . Éfeso era a capital; e havia, é claro, um fluxo constante e grande de pessoas lá para fins de comércio e adoração.

Ouviu a palavra do Senhor Jesus – Ouviu a doutrina a respeito do Senhor Jesus.

Comentário de E.W. Bullinger

pelo espaço de = for. Grego. epi. App-104.

os que habitaram = os moradores. Grego. katoikeo. Veja nota em Atos 2: 5 .

palavra . Grego. logotipos. App-121.

Jesus . Os textos omitem.

Gregos . Grego. Hellen. Compare 2 Timóteo 1:15 com Atos 19:10 .

Comentário de John Calvin

10. Todos os que habitaram. Lucas não quis dizer que os homens da Ásia vieram lá ouvir Paulo; mas que o cheiro de sua pregação foi espalhado por toda a Ásia e que a semente foi semeada em toda parte; para que seu trabalho fosse frutífero não apenas para uma cidade, mas também para lugares distantes; e isso acontece muitas vezes, que quando a verdade de Deus é pregada em um só lugar, soa onde a voz do ministro não pode soar, espalhando-se por toda parte; porque é entregue de mão em mão, e um ensina ao outro. Pois um homem não era suficiente, a menos que todo homem fosse diligente em espalhar a fé. –

Comentário de Adam Clarke

Pelo espaço de dois anos – A escola de Tyrannus era sua capela regular; e é provável que ele tenha ensinado o cristianismo, como Tyrannus ensinou línguas ou ciências.

Todos eles – na Ásia ouviram a palavra – Significado, provavelmente, a Ásia proconsular, cuja extensão está na nota de Atos 16: 6 .

Judeus e gregos – Pois, embora ele tenha parado de pregar nas sinagogas dos judeus, eles continuaram a ouvi-lo na escola de Tirano. Mas é provável que Paulo não tenha se confinado a esse lugar, mas andado pelas diferentes cidades e vilas; sem o qual, como toda a Ásia poderia ter ouvido a palavra? Pelos gregos, devemos entender não apenas os prosélitos do portão, mas os pagãos em geral.

Comentário de John Wesley

E isso continuou no espaço de dois anos; de modo que todos os que habitavam na Ásia ouviram a palavra do Senhor Jesus, judeus e gregos.

Todos os que o desejavam entre os habitantes da Ásia proconsular, agora ouviam a palavra: São Paulo havia sido proibido de pregá-la na Ásia antes, Atos 16: 6 . Mas agora chegou a hora.

Referências Cruzadas

Atos dos Apóstolos 16:6 – Paulo e seus companheiros viajaram pela região da Frígia e da Galácia, tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de pregar a palavra na província da Ásia.

Atos dos Apóstolos 18:4 – Todos os sábados ele debatia na sinagoga, e convencia judeus e gregos.

Atos dos Apóstolos 18:11 – Assim, Paulo ficou ali durante um ano e meio, ensinando-lhes a palavra de Deus.

Atos dos Apóstolos 20:18 – Quando chegaram, ele lhes disse: “Vocês sabem como vivi todo o tempo em que estive com vocês, desde o primeiro dia em que cheguei à província da Ásia.

Atos dos Apóstolos 20:20 – Vocês sabem que não deixei de pregar-lhes nada que fosse proveitoso, mas ensinei-lhes tudo publicamente e de casa em casa.

Atos dos Apóstolos 20:31 – Por isso, vigiem! Lembrem-se de que durante três anos jamais cessei de advertir a cada um de vocês disso, noite e dia, com lágrimas.

Romanos 1:16 – Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê: primeiro do judeu, depois do grego.

Romanos 10:12 – Não há diferença entre judeus e gentios, pois o mesmo Senhor é Senhor de todos e abençoa ricamente todos os que o invocam,

Romanos 10:18 – Mas eu pergunto: Eles não a ouviram? Claro que sim: “A sua voz ressoou por toda a terra, e as suas palavras, até os confins do mundo”.

1 Coríntios 1:22 – Os judeus pedem sinais miraculosos, e os gregos procuram sabedoria;

Gálatas 3:28 – Não há judeu nem grego, escravo nem livre, homem nem mulher; pois todos são um em Cristo Jesus.

Colossenses 3:11 – Nessa nova vida já não há diferença entre grego e judeu, circunciso e incircunciso, bárbaro e cita, escravo e livre, mas Cristo é tudo e está em todos.

2 Timóteo 1:15 – Você sabe que todos os da província da Ásia me abandonaram, inclusive Fígelo e Hermógenes.

1 Pedro 1:1 – Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, aos eleitos de Deus, peregrinos dispersos no Ponto, na Galácia, na Capadócia, na província da Ásia e na Bitínia,

Apocalipse 1:4 – João às sete igrejas da província da Ásia: A vocês, graça e paz da parte daquele que é, que era e que há de vir, dos sete espíritos que estão diante do seu trono,

Apocalipse 1:11 – que dizia: “Escreva num livro o que você vê e envie a estas sete igrejas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *