Estudo de Atos 19:4 – Comentado e Explicado

Paulo então replicou: João só dava um batismo de penitência, dizendo ao povo que cresse naquele que havia de vir depois dele, isto é, em Jesus.
Atos 19:4

Comentário de Albert Barnes

João realmente batizou – João realmente batizou.

Com o batismo de arrependimento – Tendo uma referência especial ao arrependimento, ou como uma profissão que eles se arrependeram de seus pecados. Veja as notas em Mateus 3: 6 .

Dizendo ao povo – O objetivo de sua pregação era manchar o povo de seus pecados e prepará-los para a vinda do Messias. Ele, portanto, direcionou a atenção deles principalmente para o que estava por vir, João 1:15 , João 1: 22-27 .

Ou seja, em Cristo Jesus – Estas são as palavras de Paulo, explicando o que João ensinou. João ensinou-os a acreditar no Messias, e Paulo agora lhes mostrou que o Messias era Jesus de Nazaré. O argumento de Paulo é que agora era altamente apropriado que eles professassem publicamente aquele Salvador a quem João prestara esse testemunho explícito. “Jesus é o Messias para quem João veio preparar o caminho; e, ao abraçar a doutrina de João, agora você deve reconhecer publicamente esse Redentor pelo batismo em seu nome.

Comentário de E.W. Bullinger

na verdade = de fato.

batizado . App-115.

arrependimento . Grego. metanoia. App-111.

até = para.

pessoas . Grego. Laos. Veja nota em Atos 2:47 .

isso = para que isso. Grego. hina.

acreditar . App-150.

depois . Gr . meta. App-104.

Cristo Jesus . App-98. Os textos omitem “Cristo” .

Comentário de John Calvin

4. João, na verdade, a advertência de Paulo tendia a esse fim, para que esses homens condenados por sua ignorância desejassem seguir em frente. Ele diz que João pregou sobre Cristo que estava por vir. Portanto, ele enviou seus discípulos, (354) para que, correndo no curso, pudessem ir em direção a Cristo que ainda não havia sido revelado. Portanto, até o fim, esses homens não podem lisonjear-se e recusar-se a seguir em frente, ele mostra que eles ainda estão longe da marca. Pois o sentimento de desejo força os homens a desejarem o que ainda falta. A soma chega a esse fim, como se Paulo tivesse dito Antes que Cristo fosse glorificado, esse poder dele não apareceu – (355) no mundo; quando ele subisse ao céu, ele teria seu reino para florescer assim. Portanto, as graças do Espírito foram muito menos derramadas quando João ainda estava no curso de sua embaixada, que agora declara que Cristo está sentado à direita de seu Pai, desde que ele não se mostrasse abertamente Redentor do mundo. Portanto sabei que você deve ir além; porque estais longe da marca. Para que ele mostre claramente que a dos piedosos que foram ensinados por João deveria ter olhado para Cristo que estava por vir, para que esses homens não fiquem parados, entrando novamente, sem ir mais longe. –

E mesmo assim, também somos ensinados que o batismo de João era um sinal de arrependimento e remissão de pecados e que nosso batismo hoje não difere nada disso, exceto que Cristo já foi revelado e em sua morte e morte. ressurreição, nossa salvação é aperfeiçoada; e assim o batismo foi trazido a seu efeito; porque daquela fonte da morte e ressurreição de Cristo, da qual falei, flui o arrependimento, e ali se refere novamente a fé, para que daí possa buscar a justiça livre. Em suma, Paulo mostra claramente que esse foi o batismo de regeneração e renovação como é o nosso. E porque tanto a purgação quanto a novidade de vida fluem apenas de Cristo, ele diz que foi fundamentado em sua fé, pelas palavras que também somos ensinadas, que daí depende toda a força do batismo, que nos apegamos à fé em Cristo, seja qual for figura do batismo; tão distante está, que o sinal externo derroga ou diminui a graça de Cristo de qualquer maneira. –

Ex carceribus “, da meta.

Viguit “, florescer.

Comentário de Adam Clarke

Que eles deveriam crer naquele que deveria vir depois – João os batizou com o batismo de arrependimento; isso era comum a todos os batismos administrados pelos judeus aos prosélitos; mas dizer-lhes que deveriam acreditar naquele que estava por vir era peculiar ao batismo de João.

Comentário de John Wesley

Então disse Paulo: João realmente batizou com o batismo de arrependimento, dizendo ao povo que cressem naquele que viria depois dele, isto é, em Cristo Jesus.

João batizou – Ou seja, todo o batismo e pregação de João apontou para Cristo. Depois disso, João não é mais mencionado no Novo Testamento. Aqui ele cede completamente a Cristo.

Referências Cruzadas

Mateus 3:11 – “Eu os batizo com água para arrependimento. Mas depois de mim vem alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de levar as suas sandálias. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo.

Mateus 11:3 – “És tu aquele que haveria de vir ou devemos esperar algum outro? “

Mateus 21:25 – De onde era o batismo de João? Do céu ou dos homens? ” Eles discutiam entre si, dizendo: “Se dissermos: ‘do céu’, ele perguntará: ‘Então por que vocês não creram nele? ’

Marcos 1:1 – Princípio do evangelho de Jesus Cristo, o Filho de Deus.

Lucas 1:76 – E você, menino, será chamado profeta do Altíssimo, pois irá adiante do Senhor, para lhe preparar o caminho,

Lucas 3:16 – João respondeu a todos: “Eu os batizo com água. Mas virá alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de curvar-me e desamarrar as correias das suas sandálias. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo.

João 1:15 – João dá testemunho dele. Ele exclama: “Este é aquele de quem eu falei: Aquele que vem depois de mim é superior a mim, porque já existia antes de mim”.

João 1:27 – Ele é aquele que vem depois de mim, cujas correias das sandálias não sou digno de desamarrar”.

João 1:29 – No dia seguinte João viu Jesus aproximando-se e disse: “Vejam! É o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!

João 3:28 – Vocês mesmos são testemunhas de que eu disse: Eu não sou o Cristo, mas sou aquele que foi enviado adiante dele.

João 5:33 – “Vocês enviaram representantes a João, e ele testemunhou da verdade.

Atos dos Apóstolos 1:5 – Pois João batizou com água, mas dentro de poucos dias vocês serão batizados com o Espírito Santo”.

Atos dos Apóstolos 11:16 – Então me lembrei do que o Senhor tinha dito: ‘João batizou com água, mas vocês serão batizados com o Espírito Santo’.

Atos dos Apóstolos 13:23 – “Da descendência desse homem Deus trouxe a Israel o Salvador Jesus, como prometera.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *