Estudo de João 1:15 – Comentado e Explicado

João dá testemunho dele, e exclama: Eis aquele de quem eu disse: O que vem depois de mim é maior do que eu, porque existia antes de mim.
João 1:15

Comentário de Albert Barnes

João deu testemunho dele – O evangelista agora retorna ao testemunho de João Batista. Ele havia declarado que a Palavra se encarnou e agora apela ao testemunho de João para mostrar que, assim encarnado, ele era o Messias.

Aquele que vem após mim – Aquele de quem eu sou o precursor, ou cujo caminho vim me preparar. Veja as notas em Mateus 3: 3 .

É o preferido antes de mim – é superior a mim. A maioria dos críticos supõe que as palavras traduzidas como “preferidas” estejam relacionadas a “tempo” e não a “dignidade”; o que significa que, embora ele o tenha procurado publicamente, sendo seis meses mais novo que John, bem como iniciando seu trabalho depois de John, ainda assim ele já existia muito antes dele. A maioria, no entanto, entendeu isso mais corretamente, como nossos tradutores parecem ter feito, como significado, Ele merecia mais honra do que eu.

Ele estava diante de mim – Isso pode se referir a nada além de sua pré-existência, e pode ser explicado apenas na suposição de que ele existia antes de João, ou, como o evangelista havia mostrado antes, desde o início. Ele veio “depois” de João em seu ministério público e em sua natureza humana, mas em sua natureza divina ele existia muito antes de João existir – desde a eternidade. Podemos aprender aqui que é uma marca do verdadeiro espírito de um ministro de Cristo desejar e sentir que Cristo deve sempre ser preferido a nós mesmos. Devemos nos manter fora de vista. O grande objetivo é sustentar o Salvador; e, por mais ministros que possam ser honrados ou abençoados, eles devem estar todos aos pés de Jesus e direcionar todos os homens a ele como objeto indiviso de afeto e honra. É tarefa de todo cristão, bem como de todo ministro cristão, ser testemunha de Cristo e tentar convencer o mundo de que ele é digno de confiança e amor.

Comentário de E.W. Bullinger

chorou = chorou em voz alta. foi. Como em João 1: 1 .

depois de mim . Na ordem do ministério.

é o preferido antes de mim = estar diante de mim (quanto ao tempo).

para = porque.

antes de mim = primeiro: ie (já) diante de mim.

Comentário de John Calvin

15. João testifica . Ele agora relata o que era a pregação de João. Usando o verbo testifieth ( µa?t??e? ) no tempo presente, (27) ele denota um ato contínuo, e certamente essa doutrina deve estar continuamente em vigor, como se a voz de João estivesse continuamente ressoando nos ouvidos dos homens. Da mesma maneira, depois ele usa a palavra chorar , para dizer que a doutrina de João não era de forma alguma obscura ou ambígua, e que ele não murmurou entre alguns homens (28), mas abertamente, e em voz alta, pregou Cristo. A primeira frase tem a intenção de transmitir a afirmação de que ele foi enviado por causa de Cristo e, portanto, que não seria razoável que ele fosse exaltado, enquanto Cristo estava deitado.

Este é ele de quem eu falei . Com essas palavras, ele quer dizer que sua intenção era, desde o início, tornar Cristo conhecido, e que esse era o design de seus discursos públicos; como, de fato, não havia outra maneira de ele exercer seu cargo de embaixador senão chamando seus discípulos para Cristo.

Quem vem atrás de mim . Embora João Batista fosse mais velho que Cristo por alguns meses, ele ainda não fala de idade; mas, como ele havia dispensado o cargo de profeta por um curto período antes de Cristo aparecer em público, ele se tornou o antecessor em relação ao tempo. Com respeito, portanto, à manifestação pública, Cristo veio depois de João Batista. As palavras que se seguem podem ser literalmente traduzidas, ele foi feito diante de mim , pois estava diante de mim ; mas o significado é que Cristo era justamente preferido a João, porque ele era mais excelente . Ele, portanto, entrega seu cargo a Cristo e – como diz o provérbio – “entrega a tocha para ele” ou cede a ele como seu sucessor. Mas, quando ele surgiu mais tarde, John lembra aos ouvintes que não é por isso que ele não deve ser preferido como ele merece. Assim, todos os que são superiores aos outros, seja nos dons de Deus ou em qualquer grau de honra, devem permanecer em sua própria posição, de modo a serem colocados abaixo de Cristo.

Comentário de Adam Clarke

Dele – O personagem glorioso antes mencionado: João Batista, cuja história era bem conhecida pelas pessoas a quem este Evangelho veio no princípio, testemunha nua; e ele chorou, – estando profundamente convencido da importância e verdade do assunto, prestou seu testemunho com o máximo zelo e sinceridade, – dizendo: Este é aquele de quem eu falei, que vem após mim – pois eu não sou outro. do que a voz do clérigo no deserto, Isaías 40: 3 , o precursor do Messias.

Estava diante de mim – Falando pelos profetas, e avisando seus pais a se arrependerem e voltarem a Deus, como eu agora te aviso; pois ele estava diante de mim – ele era da eternidade, e dele eu derivei tanto meu ser quanto meu ministério.

Comentário de Thomas Coke

João 1:15 . João deu testemunho dele, etc. – Isso provavelmente poderia acontecer no momento em que Jesus fez sua primeira aparição entre aqueles que foram batizados por João; quando, nessa oferta, recebeu seu batismo, embora João já tivesse sido um estranho para ele antes, e não o conhecesse por nenhum conhecimento pessoal dele, ainda assim, por alguma impressão poderosa da mente, ele atualmente discerniu que aquele era Ele, a quem ele antes havia ensinado o povo a esperar e de quem ele lhes dera um caráter tão elevado; pois estava claro em seu conhecimento de Jesus que João a princípio teria recusado batizá-lo, como uma honra da qual ele se considerava totalmente indigno. Tampouco se deve duvidar, mas que, quando primeiro, ele conhecia a Pessoa cuja aparência ele havia despertado tantas expectativas por meio de sua pregação, estaria imediatamente pronto a familiarizar seus ouvintes de que era ele que ele pretendia; o que eles próprios já deviam concluir, pela incomum veneração e respeito com que ele era tratado pelo Batista, que sempre fora usado para tratar os homens com a maior clareza. Comp. João 1:27 ; João 1:30 com Mateus 3:14 . Erasmus supõe que São João, nas palavras, Aquele que vem após mim, é o preferido, etc. refere-se às honras que ele sabia terem sido pagas a Jesus em sua infância pelos anjos, que anunciaram seu nascimento aos pastores; pelos próprios pastores; pelos magos orientais; por Simeon e Anna, etc. honras que não poderiam ser comparadas a nada que lhe tivesse acontecido: mas as palavras têm, duvido que não, um significado mais amplo; compreendendo a dignidade superior da natureza, ofício, comissão e exaltação de Cristo como Mediador, como pode ser coletado em Mateus 3:11 à passagem aqui mencionada. O batista acrescenta: Pois ele estava diante de mim; “É oportuno que Jesus seja ressuscitado acima de mim, porque ele é uma Pessoa de natureza superior a mim; pois, embora tenha nascido depois de mim, ele existia diante de mim.” Indubitavelmente, isso se refere ao estado de glória infinita e eterna em que Cristo existia antes de sua encarnação, da qual o Batista fala tão claramente, cap. João 3:31 . Veja o décimo artigo no argumento.

Comentário de Spurgeon

João 1:15 . João deu testemunho dele, e clamou, dizendo: Este foi quem eu falei; aquele que vem depois de mim é o preferido diante de mim; porque ele estava diante de mim.

Ele não estava diante de João na ordem do nascimento humano, mas estava verdadeiramente diante de João, pois tinha uma eternidade preexistente, pois não era outro senão o Filho de Deus não criado.

João 1: 16-21 . E de sua plenitude tudo o que recebemos, e graça por graça. Pois a lei foi dada por Moisés, mas a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo. Ninguém jamais viu Deus; o Filho unigênito, que está no seio do Pai, ele o declarou. E este é o registro de João, quando os judeus enviaram sacerdotes e levitas de Jerusalém para lhe perguntar: quem és? E ele confessou, e não negou; mas confessou, eu não sou o Cristo. E eles perguntaram: o que então? Tu és Elias? E ele disse: eu não sou. Tu és aquele profeta? E ele respondeu; Não.

Como eles queriam dizer: “Tu és, literalmente, o profeta Elias ressuscitado dentre os mortos?

“John disse:” “Eu não sou.” “Tu és aquele profeta de quem Moisés predisse?”

“E ele respondeu: Não.” John deu respostas curtas e nítidas a esses espancadores.

Ele não era um homem de palavras delicadas e períodos polidos, especialmente ao lidar com as pessoas como elas eram.

João 1: 22-23 . Disseram-lhe então: quem és tu, para que possamos responder aos que nos enviaram. Que dizes tu de ti mesmo? Ele disse, eu sou a voz–

Não é “a Palavra”. – Cristo é isso, mas João era “a voz”.

João 1: 23-37 . De quem clama no deserto, endireita o caminho do Senhor, como disse o profeta Esaias. E os que foram enviados eram dos fariseus. E perguntaram-lhe, e disseram-lhe: Por que batizas então, se não és esse Cristo, nem Elias, nem esse profeta? João lhes respondeu, dizendo: Eu batizo com água; mas há um dentre vós, a quem não conheceis; ele é quem prefere me seguir, cuja trava de sapato não sou digna de soltar. Essas coisas foram feitas em Bethabara, além do Jordão, onde João estava batizando. No dia seguinte, João vê Jesus vindo a ele e diz: Eis o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Este é aquele de quem eu disse: Depois de mim vem um homem que é preferido diante de mim, porque ele era antes de mim. E eu não o conhecia: mas que ele deveria se manifestar a Israel, portanto eu vim batizando com água. E João deu testemunho, dizendo: Vi o Espírito descer do céu como uma pomba e pousar sobre ele. E eu não o conhecia: mas aquele que me enviou para batizar em água, o mesmo me disse: Sobre quem verás o Espírito descendo e permanecendo sobre ele, é o mesmo que batiza com o Espírito Santo. E vi e testemunhei que este é o Filho de Deus. Novamente, no dia seguinte, depois que João se levantou, e dois de seus discípulos, e olhando para Jesus enquanto caminhava, ele disse: Eis o cordeiro de Deus! E os dois discípulos o ouviram falar, e seguiram Jesus.

No terceiro capítulo do mesmo evangelho, temos mais um testemunho de João Batista sobre Cristo.

Esta exposição consistia em leituras de Mateus 3: 1-12 ; João 1: 15-37 ; João 3: 22-36 .

Comentário de John Wesley

João deu testemunho dele, e clamou, dizendo: Este foi quem eu falei; aquele que vem depois de mim é o preferido diante de mim; porque ele estava diante de mim.

João chorou – Com alegria e confiança; Foi ele quem eu disse – João havia dito isso antes do batismo de nosso Senhor, embora ele o conhecesse pessoalmente: ele o conheceu primeiro no batismo e depois chorou: Esse é o nome de quem eu disse. etc.

Ele é o preferido antes de mim – em seu escritório: pois ele estava antes de mim – em sua natureza.

Referências Cruzadas

Provérbios 8:22 – “O Senhor me criou como o princípio de seu caminho, antes das suas obras mais antigas;

Isaías 9:6 – Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz.

Miquéias 5:2 – “Mas tu, Belém-Efrata, embora sejas pequena entre os clãs de Judá, de ti virá para mim aquele que será o governante sobre Israel. Suas origens estão no passado distante, em tempos antigos. “

Mateus 3:11 – “Eu os batizo com água para arrependimento. Mas depois de mim vem alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de levar as suas sandálias. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo.

Mateus 3:13 – Então Jesus veio da Galiléia ao Jordão para ser batizado por João.

Marcos 1:7 – E esta era a sua mensagem: “Depois de mim vem alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de curvar-me e desamarrar as correias das suas sandálias.

Lucas 3:16 – João respondeu a todos: “Eu os batizo com água. Mas virá alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de curvar-me e desamarrar as correias das suas sandálias. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo.

João 1:1 – No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus.

João 1:7 – Ele veio como testemunha, para testificar acerca da luz, a fim de que por meio dele todos os homens cressem.

João 1:29 – No dia seguinte João viu Jesus aproximando-se e disse: “Vejam! É o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!

João 1:30 – Este é aquele a quem eu me referi, quando disse: Vem depois de mim um homem que é superior a mim, porque já existia antes de mim.

João 3:26 – Eles se dirigiram a João e lhe disseram: “Mestre, aquele homem que estava contigo no outro lado do Jordão, do qual testemunhaste, está batizando, e todos estão se dirigindo a ele”.

João 5:33 – “Vocês enviaram representantes a João, e ele testemunhou da verdade.

João 8:58 – Respondeu Jesus: “Eu lhes afirmo que antes de Abraão nascer, Eu Sou! “

João 17:5 – E agora, Pai, glorifica-me junto a ti, com a glória que eu tinha contigo antes que o mundo existisse.

Filipenses 2:6 – que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se;

Colossenses 1:17 – Ele é antes de todas as coisas, e nele tudo subsiste.

Hebreus 13:8 – Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e para sempre.

Apocalipse 1:11 – que dizia: “Escreva num livro o que você vê e envie a estas sete igrejas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia”.

Apocalipse 1:17 – Quando o vi, caí aos seus pés como morto. Então ele colocou sua mão direita sobre mim e disse: “Não tenha medo. Eu sou o primeiro e o último.

Apocalipse 2:8 – Ao anjo da igreja em Esmirna escreva: Estas são as palavras daquele que é o Primeiro e o Último, que morreu e tornou a viver.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *