Estudo de Atos 8:5 – Comentado e Explicado

Assim Filipe desceu à cidade de Samaria, pregando-lhes Cristo.
Atos 8:5

Comentário de Albert Barnes

Então Filipe – um dos sete diáconos, Atos 6: 5 . Ele é posteriormente chamado de “evangelista”, Atos 21: 8 .

A cidade de Samaria – Isso não significa uma cidade cujo “nome” era Samaria, pois não existia nenhuma cidade na época. Samaria era uma “região”, Mateus 2:22 . A cidade antiga Samaria, a capital daquela região, havia sido destruída por Hircanus, tão completamente que não restava vestígio dela; e ele “tirou”, diz Josefo, “as próprias marcas de que alguma vez houve uma cidade ali” ( Antiq. , livro 13, capítulo 10, seção 3). Herodes, o Grande, depois construiu uma cidade neste local, e chamou de “Sebaste”; isto é, “Augusta”, em homenagem ao imperador Augusto (Josephus, Antiq. , livro 15, capítulo 8, seção 5). Talvez esta cidade tenha a intenção de ser a principal cidade de Samaria; ou possivelmente “Sychar”, outra cidade onde o evangelho já havia sido pregado pelo próprio Salvador, João 4:35 , e naquele campo Felipe agora entrou e foi abençoado. Sua vinda foi acompanhada por um notável “reavivamento da religião”. A palavra traduzida como “pregar” aqui não é a que é usada no versículo anterior. Isso denota “proclamar como um pregoeiro” e é comumente empregado para denotar a pregação do evangelho, assim chamada, Marcos 5:20 ; Marcos 7:36 ; Lucas 8:39 ; Mateus 24:14 ; Atos 10:42 ; Romanos 10:15 ; 1 Coríntios 9:27 ; 1 Coríntios 15:12 ; 2 Timóteo 4: 2 . Argumentou-se que, como se diz que “Filipe” pregou aos samaritanos, que “portanto” todos os “diáconos” têm o direito de pregar, ou que, na economia do Novo Testamento, são uma “ordem” de ministros . Mas isso não é de forma alguma claro. Para:

(1) Não é evidente, nem pode ser mostrado, que o “outro” diácono Atos 6: 1-15 já pregou. Não há registro deles fazendo isso; e a narrativa nos levaria a supor que não.

(2) foram “designados” para um propósito muito diferente Atos 6: 1-5 ; e é justo supor que, como “diáconos”, eles se limitassem ao design de sua nomeação.

(3) não se diz que “Filipe” pregou em virtude de ser um “diácono”. De qualquer coisa “neste” lugar, parece que ele pregou como os outros cristãos – onde quer que estivesse.

(4) mas “em outro lugar” é feita uma distinção expressa entre Filipe e os outros. Uma nova denominação é dada a ele, e ele é expressamente chamado de “evangelista”, Atos 21: 8 . A partir disso, parece que ele pregou, não “porque” ele era um “diácono”, mas porque havia recebido uma “nomeação” especial para esse negócio como evangelista.

(5) esse mesmo ofício, ou posto de professores cristãos, é expressamente reconhecido em outro lugar, Efésios 4:11 . Todas essas considerações mostram que “não há” nas Escrituras sagradas uma ordem de ministros designados para pregar “como diáconos”.

Comentário de E.W. Bullinger

pregado. Grego. kerusso. App-121.

Cristo. ou seja, o Messias App-98.

até = para

Comentário de John Calvin

5. Lucas disse que todos eles pregavam a Palavra de Deus, agora ele menciona somente Filipe, tanto porque sua pregação foi mais proveitosa e eficaz do que a pregação do resto, como também porque seguiram histórias notáveis, que ele acrescentará depois . Ele pôs a cidade de Samaria pela cidade de Samaria, que foi destruída por Hircano, e reconstruída por Herodes, e chamou Sebaste. Leia Josefo, em seu décimo terceiro e décimo quinto livro de antiguidades. Quando ele diz que Filipe pregou a Cristo, ele significa que toda a soma do evangelho está contida em Cristo. O outro discurso que ele usa pouco depois é mais perfeito; no entanto, tudo em efeito. Ele une o reino de Deus e o nome de Cristo; mas porque obtemos essa bondade por meio de Cristo, para que Deus reine em nós e conduza uma vida celestial, sendo renovada em justiça espiritual e morta para o mundo, portanto a pregação de Cristo também contém esse ponto. Mas a soma é esta: que Cristo repara com sua graça o mundo, sendo destruído; que acontece quando ele nos reconcilia com o Pai. Segundo, quando ele nos regenerar pelo seu Espírito, para que o reino de Deus possa ser erigido em nós quando Satanás for posto em fuga. Além disso, enquanto ele declarou anteriormente, que os apóstolos não se afastaram a pé de Jerusalém, deve-se pensar que ele fala de um dos sete diáconos neste lugar, cujas filhas também profetizaram.

Comentário de Adam Clarke

Então Filipe – um dos sete diáconos, Atos 6: 5 , chamado depois, Filipe, o Evangelista, Atos 21: 8 .

A cidade de Samaria – Neste momento não havia cidade de Samaria: de acordo com Josephus, Ant. lib. xiii. boné. 10, seita. 3, Hyrcanus o demoliu tão completamente que não deixou vestígio dele. Herodes, o Grande, depois construiu uma cidade no mesmo local; mas ele chamou de Seßa?? ie Augusta, em cumprimento ao imperador Augusto, como Josephus nos diz, Ant. lib. xv. boné. 8, seita. 5; Guerra, lib. Eu. boné. 2. seita. 7; e com esse nome de Sebasté, ou Augusta, aquela cidade, se quisesse dizer aqui, seria provavelmente chamada, da mesma maneira que a cidade chamada Strato’s Tower (que Herodes construiu na costa do mar e à qual ele deu o nome de Cesareia, em homenagem a Augusto César), é sempre chamado Cesareia, onde quer que seja mencionado nos Atos dos Apóstolos. Bp. Pearce.

Como Sychem era o próprio coração e sede da religião samaritana, e o Monte Gerizim, a igreja catedral dessa seita, é mais provável que ela deva ser planejada do que qualquer outra. Veja Lightfoot. Como os samaritanos receberam a mesma lei com os judeus, como também esperavam o Messias, como Cristo havia pregado e convertido a muitas dessas pessoas, João 4: 39-42 , era muito razoável que as primeiras ofertas de salvação fossem feitas. para eles, antes de qualquer tentativa de evangelizar os gentios. Os samaritanos, de fato, formaram o elo de conexão entre os judeus e os gentios; pois eles eram um povo mestiço, composto de ambos os tipos, e mantinham ritos judaicos e pagãos. Veja o relato deles em Mateus 10: 5 ; (Nota).

Comentário de Thomas Coke

Atos 8: 5 . Então Filipe desceu Temos certeza de que não era o apóstolo Filipe , tanto quanto ele continuou em Jerusalém, e como esse Filipe não tinha o poder de comunicar os dons milagrosos do Espírito Santo pela imposição de mãos. Comp. Atos 8:14 ; Atos 15:17 . Portanto, deve ter sido o diácono; nenhum outro nome, além do apóstolo, foi mencionado nesta história. Em vez de ir para a cidade de Samaria, alguns liam para uma cidade de Samaria, pois não foi especificado qual era a cidade. O modo de expressão, no entanto, parece apontar a capital de Samaria, que era Sechem, ou Sebaste, onde o próprio Cristo havia pregado no início de seu ministério. Ver João 5:40 ., & C. É certo que os samaritanos estavam melhor preparados para receber o evangelho do que a maioria das nações gentias, pois adoravam o Deus verdadeiro e reconheciam a autoridade do Pentateuco. De fato, em alguns aspectos, eles estavam melhor preparados do que o corpo da nação judaica; como não descobrimos, eles tinham noções do reinado temporal do Messias como os judeus ou haviam recebido os princípios sadducianos, que eram preconceitos muito fortes contra a religião cristã.

Comentário de Scofield

cidade de

Os judeus, tendo rejeitado o testemunho de Estevão para com eles, o Evangelho agora começa a sair para “todas as nações”. Cf. Lucas 24:47 .

Comentário de John Wesley

Filipe desceu à cidade de Samaria e pregou a Cristo.

Estevão – Sendo levado embora, Filipe, seu próximo colega, (não o apóstolo), surge em seu lugar.

Referências Cruzadas

Mateus 10:5 – Jesus enviou estes doze com as seguintes instruções: “Não se dirijam aos gentios, nem entrem em cidade alguma dos samaritanos.

João 4:25 – Disse a mulher: “Eu sei que o Messias ( chamado Cristo ) está para vir. Quando ele vier, explicará tudo para nós”.

Atos dos Apóstolos 1:8 – Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra”.

Atos dos Apóstolos 5:42 – Todos os dias, no templo e de casa em casa, não deixavam de ensinar e proclamar que Jesus é o Cristo.

Atos dos Apóstolos 6:5 – Tal proposta agradou a todos. Então escolheram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, além de Filipe, Prócoro, Nicanor, Timom, Pármenas e Nicolau, um convertido ao judaísmo, proveniente de Antioquia.

Atos dos Apóstolos 8:1 – E Saulo estava ali, consentindo na morte de Estêvão. Naquela ocasião desencadeou-se grande perseguição contra a igreja em Jerusalém. Todos, exceto os apóstolos, foram dispersos pelas regiões da Judéia e de Samaria.

Atos dos Apóstolos 8:14 – Os apóstolos em Jerusalém, ouvindo que Samaria havia aceitado a palavra de Deus, enviaram para lá Pedro e João.

Atos dos Apóstolos 8:35 – Então Filipe, começando com aquela passagem da Escritura, anunciou-lhe as boas novas de Jesus.

Atos dos Apóstolos 8:40 – Filipe, porém, apareceu em Azoto e, indo para Cesaréia, pregava o evangelho em todas as cidades pelas quais passava.

Atos dos Apóstolos 9:20 – Logo começou a pregar nas sinagogas que Jesus é o Filho de Deus.

Atos dos Apóstolos 17:2 – Segundo o seu costume, Paulo foi à sinagoga e por três sábados discutiu com eles com base nas Escrituras,

Atos dos Apóstolos 21:8 – Partindo no dia seguinte, chegamos a Cesaréia e ficamos na casa de Filipe, o evangelista, um dos sete.

1 Coríntios 1:23 – nós, porém, pregamos a Cristo crucificado, o qual, de fato, é escândalo para os judeus e loucura para os gentios

1 Coríntios 2:2 – Pois decidi nada saber entre vocês, a não ser Jesus Cristo, e este, crucificado.

1 Coríntios 3:11 – Porque ninguém pode colocar outro alicerce além do que já está posto, que é Jesus Cristo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *