Estudo de Êxodo 15:25 – Comentado e Explicado

Moisés clamou ao Senhor, e o Senhor indicou-lhe um madeiro que ele jogou na água. E esta tornou-se doce. Foi nesse lugar que o Senhor deu ao povo preceitos e leis, e ali o provou.
Êxodo 15:25

Comentário de Thomas Coke

Êxodo 15:25 . E ele clamou ao Senhor; e o Senhor mostrou-lhe uma árvore, etc. – Assim que os israelitas sentiram o mínimo inconveniente, mostraram essa disposição murmurante e descontente, que marca tão fortemente seu caráter. Seus murmúrios contra Moisés, Êxodo 15:24 eram, na realidade, murmúrios contra DEUS. Moisés, no entanto, era mais sábio; e, em fervorosa oração, aplicada a Jeová, que sozinho pode ajudar na hora da angústia. O Senhor ouviu sua oração e apontou para ele uma árvore em particular , que provavelmente era de tal eficácia natural, a ponto de produzir o fim desejado; adoçando essas águas amargas. É, acredito, impossível dizer de que espécie era essa árvore; e, portanto, conjecturas são vãs. Plínio (lib. Xiv. C. 2.) e outros naturalistas nos informam que há madeira que produzirá esse efeito: o milagre, portanto, provavelmente, consistiu em Jeová apontar para Moisés essa espécie específica de madeira. Nesta visão, o autor de Eclesiástico considera: Não era a água, diz ele, adocicada com madeira, para que sua virtude pudesse ser conhecida? CH. Êxodo 38: 5 . Ver 2 Reis 2: 21-22 ; 2 Reis 4:41 . Demétrio, um escritor pagão, citado por Eusébio, (Praep. Evan. Lib. Ix. C. 29.) relata esse fato da mesma maneira que Moisés. Alguns são de opinião que Jeová adoçou essas águas por seu próprio poder imediato; e que a árvore, ou madeira, que foi lançada neles, era apenas um sinal externo , e não o meio do milagre realizado nesta ocasião. Veja Conexão de Shuckford, vol. iii. p. 7. Os pais fizeram algumas comparações engenhosas entre esta madeira e a cruz de Cristo. Veja a Bibliothec da Parker. & c. no local.

Lá ele fez – um estatuto e uma ordenança, etc. – Parece mais natural entender essas palavras como endereçadas por Jeová a Moisés; pois, ele os provou, certamente deveria ser prestado, ele o provou, de acordo com o próximo versículo: e Moisés pode ser considerado aqui, como o representante de todo o povo. Veja cap. Êxodo 16: 28-29 . O Senhor, provando-o ou julgando -o, por esta circunstância da árvore, e tendo-o encontrado fiel, estabelece aqui, como seu estatuto fixo e ordenança determinada , que se ele e as pessoas comprometidas com sua carga continuassem fiéis a seus mandamentos, ele os livraria de toda doença maligna e toda calamidade; e preserva-os em saúde, como ele era capaz de fazer, sendo o Senhor da saúde ; porque eu sou o Senhor, que te dá saúde; aludindo àquela saúde ou doçura, que ele acabara de dar, por sua interposição divina, às águas amargas. A saúde dos israelitas era tão notável naquele tempo, que o salmista nos diz que não havia uma pessoa débil entre eles, Salmos 105: 37 . Junius traduz isso: eu sou Deus, teu Salvador. Ver Jeremias 7: 22-23 . Não falei a vossos pais, nem os ordenei no dia em que os tirei da terra do Egito, em holocaustos ou sacrifícios; mas isto lhes ordenou, dizendo: Obedeçam à minha voz, e eu serei o seu Deus e sereis meu povo; e andai de todos os modos que lhes ordenei, para que vos seja bem: uma passagem que induza alguém a acreditar, que este era o estatuto e ordenança originais que DEUS projetou para o seu povo; e que, se estivessem menos descontentes e refratários, não teriam sido carregados com um jugo de cerimônias tão oneroso: de fato, somos informados de que isso lhes foi imposto pela dureza de seus corações. Houbigant traduz este versículo, Moisés orou ao Senhor, que lhe mostrou uma árvore; sendo lançado na água, a água ficou doce. E ali, depois de prová-lo, fez com ele a seguinte aliança, para que fosse observada: Êxodo 15:26 . Se queres, etc. Veja cap. Êxodo 16: 4 .

Comentário de Adam Clarke

Ele clamou ao Senhor – Moisés não era apenas o líder deles, mas também o mediador. De oração e dependência do Todo-Poderoso, a grande massa de israelitas parece ter pouco conhecimento naquele momento. Moisés, portanto, tinha muito a suportar com a fraqueza deles, e o misericordioso Senhor sofria muito.

O Senhor mostrou a ele uma árvore – o que não era essa árvore: alguns pensam que a árvore era extremamente amarga, como a quassia; e que Deus agiu nisto como ele geralmente faz, corrigindo contrários por contrários, o que, entre os médicos antigos, era uma máxima favorita, Clavus clavo expellitur . Os Targums de Jônatas e Jerusalém dizem que, quando Moisés orou, “a Palavra do Senhor mostrou-lhe a árvore ?????? ardiphney , na qual ele escreveu o grande e precioso nome de (Jeová), e depois a jogou nas águas, e as águas se tornaram doces “Mas o que a árvore ardiphney era, não somos informados.

Muitos supõem que esta árvore que curou as águas amargas era simbólica da cruz do nosso Redentor abençoado, que tem sido o meio de curar a natureza infectada e por meio da qual os males e amargos da vida são adocicados e tornados subservientes ao meio ambiente. melhores interesses dos seguidores de Deus. Qualquer que seja a metáfora, isso é verdade; e daí o maior dos apóstolos glorificado na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo foi crucificado para ele e ele para o mundo.

Parece que essas águas foram adocicadas apenas para aquela ocasião, como o Dr. Shaw relata que elas ainda são salobras, o que parece ser ocasionado pela abundância de natron que prevalece no solo circundante. Assim, podemos inferir que a causa natural de sua amargura ou salobra foi autorizada a retomar suas operações, quando a ocasião que ocasionou a mudança necessária deixou de existir. Assim, Cristo simplesmente transformou aquela água em vinho que deveria ser levado para ser levado ao mestre da festa; o restante da água nos potes restantes como antes. Como a água do Nilo era tão peculiarmente excelente, à qual eles estavam acostumados há muito tempo, eles não podiam suportar facilmente o que era indiferente. Veja a nota de Clarke em Êxodo 7:18 .

Lá ele fez para eles – Embora seja provável que os israelitas estejam aqui destinados, a palavra ?? lo não deve ser traduzida para eles, mas para ele, pois esses estatutos foram dados a Moisés para que ele os entregasse ao povo.

Lá ele os provou – ???? nissahu , ele O provou. Por esse murmúrio do povo, ele provou a Moisés, para ver, falando à maneira dos homens, se ele seria fiel e, no meio das provações às quais ele provavelmente seria exposto, se ele continuaria confiando em o Senhor, e procure toda a sua ajuda dele.

Comentário de John Calvin

25. E ele chorou. Por isso, concluímos que somente Moisés orou devidamente quando o povo se levantou tumultuamente contra ele, e que aqueles que não eram dignos do ar comum eram abundantemente abastecidos com água doce. Nisto brilhou a inestimável misericórdia de Deus, que se dignou a mudar a natureza da água com o objetivo de suprir homens perversos, rebeldes e ingratos. Ele poderia ter lhes dado água doce para beber a princípio, mas desejou que o amargo fizesse sobressair a amargura que espreitava em seus corações. Ele também pode ter corrigido, por Sua mera vontade, o mal nas águas, para que se tornassem doces espontaneamente. Não é certo por que Ele preferiu aplicar a árvore, exceto reprovar sua impiedade tola, mostrando que Ele tem muitos remédios em Seu poder para todo mal. Também surge uma questão sobre a árvore, se ela possuía inerentemente a propriedade que ela exercia. Mas, embora argumentos prováveis ??possam ser apresentados de ambos os lados, inclino-me bastante à opinião de que havia realmente um poder natural oculto na árvore e, ainda assim, que o sabor da água foi milagrosamente corrigido; porque teria sido tão rápido coletar uma quantidade suficiente da árvore para purificar um rio; pois 600.000 homens, juntamente com suas esposas, filhos e gado, não se contentariam com um pequeno riacho. Mas não sou levada por nenhuma razão insignificante para pensar que essa propriedade existia anteriormente na árvore; porque é óbvio que uma espécie específica foi apontada para Moisés, mas isso não nos impede de acreditar que uma maior eficácia do que o habitual lhe foi conferida, de modo que as águas sejam imediatamente adocicadas quando colocadas nelas. O que se segue na segunda parte do versículo admite uma dupla significação, a saber: ou seja, enquanto Deus havia ordenado um estatuto, mas que Ele foi tentado pelo povo; ou, porque Deus foi tentado pelo povo, portanto Ele ordenou o estatuto. Se o primeiro sentido for preferido, o crime será aumentado pela comparação; pois a impiedade do povo era ainda pior porque, sendo ensinados pela voz de Deus, ainda no mesmo lugar eles deram as rédeas ao seu espírito rebelde. Mas eu prefiro abraçar o último sentido, a saber, que Deus castigou o pecado do povo por quem Ele foi tentado. De fato, era uma espécie de tentação de Deus, porque eles não apenas duvidavam de quem deveria lhes dar água, mas nessas palavras manifestavam seu desespero. Mas porque no mesmo contexto é dito: “lá ele fez um estatuto para eles, e ali os tentou (ou provou)”, o nome de Deus parece ser o assunto em ambas as cláusulas, e é predicado pelo povo. que eles receberam a ordenança e foram provados. Assim, o significado será que, depois de Deus ter experimentado o Seu povo, pela falta de água, Ele ao mesmo tempo os admoestou por Sua palavra, para que, a partir de então, se submetessem de maneira mais instrutiva e obediente aos Seus mandamentos.

Comentário de Joseph Benson

Êxodo 15:25 . Ele clamou ao Senhor – Moisés fez o que eles deveriam ter feito. Ele fez um pedido ao Senhor por ajuda nessa angústia. É o maior alívio dos cuidados dos magistrados e ministros, quando os que estão sob seu comando os deixam inquietos, para que possam recorrer a Deus pela oração. Ele é o guia dos guias da igreja; e ao pastor principal, os pastores inferiores devem, em todas as ocasiões, aplicar-se. O Senhor mostrou a ele uma árvore – Que árvore era incerta. E embora alguns tenham pensado que tinha uma virtude peculiar para tornar as águas amargas doces, porque é dito, Deus mostrou a ele a árvore, mas desde que elas foram amaciadas imediatamente após lançá-las nelas, e que de modo a corrigir o gosto deles por muitas centenas de milhares de pessoas, sem mencionar os numerosos rebanhos e manadas, parece perfeitamente evidente que esse efeito deve ter sido milagroso e que a árvore era apenas um sinal, e não os meios da cura, assim como a serpente de bronze em outro caso. Que essa árvore não seja considerada um emblema da cruz de Cristo e das bênçãos adquiridas por ela, que, quando as recebemos com fé, adoçam nossas provações mais amargas com a paz e o amor de Deus, a paz de consciência e a animação, alegres esperanças de bem-aventurança eterna? Lá, ele fez deles um estatuto e uma ordenança – Deus, agora tendo-os aliviado do jugo duro e de ferro dos egípcios, coloca seu doce e fácil jugo sobre eles, e tendo se comprometido a ser seu rei, protetor e líder, ele afirma sua sujeição a si mesmo e a suas leis e estatutos. Parece, no entanto, que tudo o que ele fez agora foi dar a eles algumas sugestões gerais de sua vontade, anteriores à promulgação de sua lei. De acordo com a tradição dos judeus, o estatuto e a ordenança agora dados eram: eles deveriam observar o sábado e fazer justiça. Lá, ele os provou ou tentou – isto é, ambos experimentaram a fé pela dificuldade mencionada agora, a saber, a falta de água e a futura obediência por esse comando geral, depois ramificaram-se em diversos detalhes.

Referências Cruzadas

Exodo 14:10 – Ao aproximar-se o faraó, os israelitas olharam e avistaram os egípcios que marchavam na direção deles. E, aterrorizados, clamaram ao Senhor.

Exodo 16:4 – Disse, porém, o Senhor a Moisés: “Eu lhes farei chover pão do céu. O povo sairá e recolherá diariamente a porção necessária para aquele dia. Com isso os porei à prova para ver se seguem ou não as minhas instruções.

Exodo 17:4 – Então Moisés clamou ao Senhor: “Que farei com este povo? Estão a ponto de apedrejar-me! “

Deuteronômio 8:2 – Lembre-se de como o Senhor, o seu Deus, os conduziu por todo o caminho no deserto, durante estes quarenta anos, para humilhá-los e pô-los à prova, a fim de conhecer suas intenções, se iriam obedecer aos seus mandamentos ou não.

Deuteronômio 8:16 – e o sustentou no deserto com maná, que os seus antepassados não conheciam, para humilhá-los e prová-los, a fim de que tudo fosse bem com vocês.

Deuteronômio 13:3 – não dêem ouvidos às palavras daquele profeta ou sonhador. O Senhor, o seu Deus, está pondo vocês à prova para ver se o amam de todo o coração e de toda a alma.

Josué 24:21 – O povo, porém, respondeu a Josué: “De maneira nenhuma! Nós serviremos ao Senhor”.

Juízes 2:22 – Eu as usarei para pôr Israel à prova e ver se guardarão o caminho do Senhor e se andarão nele como o fizeram os seus antepassados”.

Juízes 3:1 – São estas as nações que o Senhor deixou para pôr à prova todos os israelitas que não tinham visto nenhuma das guerras em Canaã

Juízes 3:4 – Essas nações foram deixadas para que por elas os israelitas fossem postos à prova, se obedeceriam aos mandamentos que o Senhor dera aos seus antepassados por meio de Moisés.

2 Reis 2:21 – ele foi à nascente, jogou o sal ali e disse: “Assim diz o Senhor: ‘Purifiquei esta água. Não causará mais mortes nem deixará a terra improdutiva’ “.

2 Reis 4:41 – Então Eliseu pediu um pouco de farinha, colocou no caldeirão e disse: “Sirvam a todos”. E já não havia mais perigo no caldeirão.

Salmos 50:15 – e clame a mim no dia da angústia; eu o livrarei, e você me honrará. “

Salmos 66:10 – Pois tu, ó Deus, nos submeteste à prova e nos refinaste como a prata.

Salmos 81:7 – Na sua aflição vocês clamaram e eu os livrei, do esconderijo dos trovões lhes respondi; eu os pus à prova nas águas de Meribá. Pausa

Salmos 91:15 – Ele clamará a mim, e eu lhe darei resposta, e na adversidade estarei com ele; vou livrá-lo e cobri-lo de honra.

Salmos 99:6 – Moisés e Arão estavam entre os seus sacerdotes, Samuel, entre os que invocavam o seu nome; eles clamavam pelo Senhor, e ele lhes respondia.

Provérbios 17:3 – O crisol é para a prata e o forno é para o ouro, mas o Senhor prova o coração.

Jeremias 9:7 – Portanto, assim diz o Senhor dos Exércitos: “Vejam, sou eu que os refinarei e os provarei. Que mais posso eu fazer pelo meu povo?

Jeremias 15:1 – Então o Senhor me disse: “Ainda que Moisés e Samuel estivessem diante de mim, intercedendo por este povo, eu não lhes mostraria favor. Expulse-os da minha presença! Que saiam!

1 Coríntios 1:18 – Pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus.

1 Pedro 1:6 – Nisso vocês exultam, ainda que agora, por um pouco de tempo, devam ser entristecidos por todo tipo de provação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *