Estudo de Ezequiel 20:40 – Comentado e Explicado

É na minha montanha santa, na montanha de Israel – oráculo do Senhor Javé -, é lá que me prestará culto toda a casa de Israel, todos desta nação. Lá vos farei uma acolhida favorável. Lá receberei vossas oferendas e as primícias dos vossos dons, com tudo o que me apresentardes.
Ezequiel 20:40

Comentário de Albert Barnes

Isso aponta para a consumação indicada pela visão do templo.

Na montanha da altura – Ou, sobre uma montanha muito alta Ezequiel 40: 2 . Compare Isaías 2: 2-3 .

A casa de Israel, todos eles – Toda a separação entre Israel e Judá cessará. Isso aponta para tempos ainda futuros, quando, no reino do Messias, judeus e gentios serão reunidos em um reino – o reino de Cristo. Jerusalém é a Igreja de Cristo Gálatas 4:26 , na qual os filhos de Israel finalmente serão reunidos, e assim a profecia será cumprida Apocalipse 21: 2 .

Versículos 45-49

Este parágrafo está no texto hebraico Septuaginta e Vulgata no início de Ezequiel 20:46

Neste verso ocorrem três sinônimos hebraicos para “sul”, denotando:

(1) a região à direita, Teman 1 Samuel 23:24 ;

(2) a região de secura, Negeb Josué 15: 4 ;

(3) a região do brilho, Darom Deuteronômio 33:23 .

A variedade de termos ajuda a força do aplicativo. Chebar fica no norte da Babilônia; do norte, os caldeus atacaram a Judéia (veja a nota de Ezequiel 1: 4 ).

Comentário de Joseph Benson

Ezequiel 20: 40-42 . Pois na minha montanha sagrada, etc. – A colina sagrada de Sião, sagrada através da indicação de Deus para o lugar de seu templo. A montanha do cume de Israel – Veja Ezequiel 17:23 ; Miquéias 4: 1 . Embora o monte Sião não fosse uma das montanhas mais altas de Israel, mas Deus manifestando sua presença ali em seu templo, foi mais honrado do que qualquer outra montanha. Lowth, e vários outros comentaristas, acham que a Igreja Cristã está aqui, e denominou o santo monte de Deus em alusão ao templo de Jerusalém, construído no monte Moriah, uma parte do monte Sião; (veja notas em Ezequiel 17:23 e Isaías 2: 2 😉 e que o profeta aqui prediz a conversão dos judeus ao cristianismo, e sua união com os gentios convertidos na igreja de Deus. Ao mesmo tempo, porém, eles supõem que, após a conversão e o retorno ao seu país, certos privilégios pertencerão à Jerusalém terrestre, como a metrópole dessa nação. Toda a casa de Israel, todas elas, me servirão – Ou seja, toda a casa de Israel que for restaurada, me servirá em Jerusalém. Não haverá mais tal separação como quando as dez tribos abandonaram a adoração a Deus em Jerusalém. Lá eu os aceitarei, e exigirei suas ofertas, etc. – Exigir significa o mesmo com aceitar, por uma metonímia da causa do efeito; assim como a busca às vezes é usada para encontrar: ver Isaías 65: 1 . No mesmo sentido, diz-se que Deus não requer tais instâncias de adoração, das quais ele não se deleita, Isaías 1:11 . As ofertas significam em geral tudo o que é dedicado ao serviço de Deus. Aqueles que supõem que o profeta está aqui predizendo a conversão dos judeus ao cristianismo, consideram-no como “expressando a adoração cristã pelas oblações das religiões que eram próprias do seu tempo; como os outros profetas freqüentemente descrevem o estado da Igreja Cristã, por representações tiradas do templo e serviço judaicos. ” – Veja Lowth. Aceitarei você com seu doce sabor – Isso é mencionado em oposição ao doce sabor de suas ofertas aos ídolos. As palavras podem ser traduzidas, terei prazer em você, como em um sabor agradável; ou, como no sabor de uma oferta de expiação. Quando eu te trazer para fora – Ou, como pode ser melhor traduzido, Quando eu te tirar para fora do povo; isto é, também: 1º, quando eu o retirei do cativeiro para sua própria terra; ou 2d, quando eu te converti a Cristo e te uni à Igreja Cristã. E eu serei santificado em você diante dos gentios – conquistarei honra em meu nome pelas maravilhosas obras, sejam de justiça ou misericórdia, que mostrarei a você; e as nações me considerarão um Deus grande e santo, quando observarem minha libertação de você e sua obediência a mim. E sabereis que eu sou o Senhor – ou Jeová; isto é, aquele que faz SER o que ele disse SERÁ, e quem cumpre suas promessas. Quando eu o trouxer para o país, etc. – Na terra que eu jurava dar a seus pais e sua posteridade: ver Ezequiel 20: 5 .

Comentário de Adam Clarke

Pois no meu santo monte – Chegará o dia em que todos os verdadeiros israelitas receberão Aquele a quem eu enviei para ser o verdadeiro sacrifício pela vida do mundo; e trará a Jerusalém – a pura igreja cristã, suas ofertas, que eu aceitarei ali, porque me agradecerão por meu presente indizível.

Comentário de E.W. Bullinger

na montanha: ie Mcriah e Lion. Veja App-68. Compare Isaías 2: 2 ; Isaías 5: 4 , Isaías 5: 1-7 ; Isaías 62: 1-9 ; Isaías 65: 17-25 ; Isaías 66: 20-23 .

exigir = procurar.

ofertas = ofertas elevadas. Hebraico. terumah . App-43.

primícias de suas oblações: ou seja, presentes ou presentes de primícias. Hebraico. mas “eth . Não é a mesma palavra que em Ch. Ezequiel 44:45 , e ela, que é terumah = oferta alçada.

Comentário de John Calvin

Deus agora direciona seu discurso para os eleitos, ou o remanescente em quem ele deseja que sua Igreja sobreviva. Até agora ele falou de todo o corpo do povo: ele diz, embora devesse libertá-los da mão dos gentios, mas essa redenção seria apenas parcial, porque eles deveriam perecer no deserto e nunca desfrutar da terra prometida . No geral, ele mostra que aqueles a quem foi dado um retorno livre ao seu país não eram menos estranhos do que se fossem exilados na época e sempre permaneceram fora da lei, pois sua impiedade impedia sua restauração. Deus agora se dirige aos verdadeiros israelitas, que não eram apenas naturalmente descendentes de seus pais, mas eram filhos genuínos e espirituais, pois Paulo distingue entre os filhos de Abraão que nasceram segundo a carne e a promessa. ( Romanos 9: 7. ) Por esse motivo, também é dito nos Salmos 73: 0 . – E certamente Deus é bom para Israel – para aqueles que são retos de coração para o Profeta aqui afirma que Deus é misericordioso com os israelitas; mas como muitos hipócritas se gabam de ser membros da Igreja, para corrigi-los, ele restringe a sentença, e não considera nenhuma, como israelitas verdadeiros, exceto os íntegros de coração. Portanto, o mesmo se repete nos Salmos 15: 0 e 24: 0 . – Quem subirá ao monte do Senhor? Mas os perversos e os iníquos se misturavam aos sinceros adoradores; no entanto, o Profeta os exclui da lista dos fiéis, uma vez que ele diz que ninguém deveria ter um posto fixo no santuário de Deus, a menos que o som no coração e o limpo na mão. No mesmo sentido, também o Profeta ensinou anteriormente que, embora os hipócritas se orgulhassem orgulhosamente de serem o povo de Deus, seus nomes não estavam escritos no catálogo secreto dos justos. ( Ezequiel 13: 9. ) Vemos agora quão bem as coisas que parecem inconsistentes concordam, a saber: que o Senhor redimiu Israel da tirania dos gentios não os beneficiaria, e ainda assim, que eles deveriam entrar no monte de Israel e adorá-lo sinceramente. Israel é aqui colocado diante de nós sob uma dupla luz: pois muitos eram israelitas em nome; mas aqui o Profeta está tratando dos eleitos, a quem Paulo chama de remanescente da graça. ( Romanos 11: 5. )

Na montanha, diz ele, da minha santidade, na montanha alta de Israel. Ele não chama a montanha alta, porque era mais alta que outras, pois sabemos que havia muitas montanhas elevadas na terra da Judéia; e Sião era apenas uma pequena colina; mas já vimos em outros lugares que era preferível a montanhas elevadas, porque se destacava em dignidade. Aqui nosso Profeta não considera a altura do monte Sião, mas a glória singular com a qual foi adornada; como se ele tivesse dito que Deus residia ali, e sua glória brilhava sobre toda a grandiosidade do mundo. Enquanto isso, não duvido que esse epíteto se oponha obliquamente aos altos, que foram consagrados em todos os lugares, como vimos anteriormente. Visto que, portanto, o povo havia erguido altares em todos os lugares elevados de todos os tipos, aqui Deus opõe uma montanha elevada a todos estes, cuja altura enganou aqueles miseráveis ??que se pensavam quando ali, mais perto do céu. Esta é, portanto, a razão pela qual ele a chama de montanha alta. Ele diz: toda a casa de Israel me adorará, eu digo, toda a terra . Não é de surpreender que toda a casa de Israel seja colocada aqui sem exceção, porque, como eu disse, o Profeta não compreende todos aqueles que se vangloriavam desse título, mas ele apenas se refere aos puros adoradores de Deus, que eram os espirituais. filhos de Abraão. Mas aqui Deus descreve o acordo de fé entre todos os fiéis, como se ele tivesse dito que o povo seria novo e não seguiria várias especulações, como antes vagavam, cada um depois de suas próprias superstições, mas deveria haver uma regra comum para todos. Portanto, somos ensinados por esta passagem que nossa adoração não agrada a Deus, exceto que somos inclinados a um simples acordo de fé e a celebração de seu nome com a nossa boca. Os ímpios freqüentemente aderem a diferentes modos de crença, mas não têm consideração por Deus: mas aqui devemos sustentar o princípio de que Deus não pode ser adorado a menos que a doutrina de sua lei floresça. Toda a casa de Israel , eu digo, na terra. Ele significa com essas palavras que toda a terra de Israel, há tanto tempo contaminada por muita sujeira, deve ser tão sagrada que somente a adoração pura e perfeita de Deus deve ser vista ali. Na terra , então, expurgado de toda a contaminação pela qual era antes poluído, ele acrescenta uma promessa: lá serei favorável a você. Anteriormente, vimos que todos os sacrifícios das pessoas foram rejeitados, e isso por uma razão, porque eles os misturaram com suas próprias invenções. Agora, Deus declara que ele seria propício a eles, porque ele seria puramente adorado, e seu serviço não será mais viciado pelos comentários perversos dos homens. Vemos aqui, portanto, que a complacência ou favor de Deus é acompanhada de um detestamento de todas as superstições, como mencionamos anteriormente. Portanto, como Deus abomina tudo o que é acrescentado ao simples ensino da lei, ele afirma que será propício onde for puramente adorado de acordo com a lei. Ele acrescenta, e lá exigirei suas oblações : a pessoa mudou, mas o sentido flui prontamente: ele diz, exigirei suas oblações : ele coloca um tipo de oblação, mas inclui todas, como será visto em o fim do verso. Embora eu confesse que dois tipos diferentes de ofertas são significados pelas palavras ????? , theromeh e, ????? , thenopheh , eles são frequentemente aceitos para qualquer tipo de oferta quando usados ??separadamente, uma parte sendo colocada para o todo, como eu disse. Ele diz, então, que as ofertas lhe agradeciam, e ele implica que, pela palavra exigir, porque vimos que os dons do povo foram recusados ??quando corrompidos por superstições estrangeiras, e diz-se que Deus exige os dons que ele aprova. E as primícias de seus dons , ele diz, isto é, a flor ou excelência de seus dons, em todas as suas santificações , isto é, em toda a minha adoração. Significa, no geral, quando os israelitas se comprometem com a simples doutrina da lei, sua obediência é tão grata a Deus, que seus dons o agradam, suas ofertas são levadas em consideração e toda sua adoração é aceita. Agora segue –

Comentário de John Wesley

Porque no meu santo monte, no monte das alturas de Israel, diz o Senhor DEUS, toda a casa de Israel, todos eles na terra, me servirá; ali os aceitarei, e exigirei a tua ofertas e primícias das tuas oblações, com todas as tuas coisas sagradas.

Minha montanha sagrada – Sião, a colina sagrada de Deus, Salmo 2: 6 . Santo por designação, e o próprio Deus designando-o para seu templo e presença.

Da altura – Sião, a mais baixa que muitas outras colinas, ainda estava acima de todas pela presença peculiar de Deus.

Na terra – Sua própria terra.

Suas ofertas – Quando eu te trouxer para a terra, exigirei suas ofertas como antigamente: você verá meu templo construído, Jerusalém cheia de habitantes e minha adoração restaurada.

Referências Cruzadas

Salmos 2:6 – “Eu mesmo estabeleci o meu rei em Sião, no meu santo monte”.

Salmos 68:15 – Os montes de Basã são majestosos; escarpados são os montes de Basã.

Isaías 2:2 – Nos últimos dias o monte do templo do Senhor será estabelecido como o principal; será elevado acima das colinas, e todas as nações correrão para ele.

Isaías 56:7 – esses eu trarei ao meu santo monte e lhes darei alegria em minha casa de oração. Seus holocaustos e seus sacrifícios serão aceitos em meu altar; pois a minha casa será chamada casa de oração para todos os povos”.

Isaías 60:7 – Todos os rebanhos de Quedar se reunirão junto de você, e os carneiros de Nebaiote a servirão; serão aceitos como ofertas em meu altar, e adornarei o meu glorioso templo.

Isaías 66:20 – Também dentre todas as nações trarão os irmãos de vocês ao meu santo monte, em Jerusalém, como oferta ao Senhor. Virão a cavalo, em carros e carroças, e montados em mulas e camelos”, diz o Senhor. “Farão como fazem os israelitas quando apresentam as suas ofertas de cereal, trazendo-as em vasos cerimonialmente puros;

Isaías 66:23 – De uma lua nova a outra e de um sábado a outro, toda a humanidade virá e se inclinará diante de mim”, diz o Senhor.

Jeremias 31:12 – Eles virão e cantarão de alegria nos altos de Sião; ficarão radiantes de alegria pelos muitos bens dados pelo Senhor: o cereal, o vinho novo, o azeite puro, as crias das ovelhas e das vacas. Serão como um jardim bem regado, e não mais se entristecerão.

Ezequiel 17:23 – Nos montes altos de Israel eu o plantarei; ele produzirá galhos e dará fruto e se tornará um cedro viçoso. Pássaros de todo tipo se aninharão nele; encontrarão abrigo à sombra de seus galhos.

Ezequiel 37:22 – Eu os farei uma única nação na terra, nos montes de Israel. Haverá um único rei sobre todos eles, e eles nunca mais serão duas nações nem estarão divididos em dois reinos.

Joel 3:17 – “Então vocês saberão que eu sou o Senhor, o seu Deus, que habito em Sião, o meu santo monte. Jerusalém será santa; e estrangeiros jamais a conquistarão”.

Obadias 1:16 – Assim como vocês beberam do meu castigo no meu santo monte, também todas as nações beberão sem parar. Beberão até o fim, e serão como se nunca tivessem existido.

Miquéias 4:1 – Nos últimos dias acontecerá que o monte do templo do Senhor será estabelecido como o principal entre os montes; e se elevará acima das colinas, e os povos a ele acorrerão.

Zacarias 8:20 – Assim diz o Senhor dos Exércitos: “Povos e habitantes de muitas cidades ainda virão,

Malaquias 1:11 – Pois do oriente ao ocidente grande é o meu nome entre as nações. Em toda parte incenso e ofertas puras são trazidos ao meu nome, porque grande é o meu nome entre as nações”, diz o Senhor dos Exércitos.

Malaquias 3:4 – Então as ofertas de Judá e de Jerusalém serão agradáveis ao Senhor, como nos dias passados, como nos tempos antigos.

Hebreus 12:20 – pois não podiam suportar o que lhes estava sendo ordenado: “Até um animal, se tocar no monte, deve ser apedrejado”.

Hebreus 13:15 – Por meio de Jesus, portanto, ofereçamos continuamente a Deus um sacrifício de louvor, que é fruto de lábios que confessam o seu nome.

1 Pedro 2:5 – vocês também estão sendo utilizados como pedras vivas na edificação de uma casa espiritual para serem sacerdócio santo, oferecendo sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus, por meio de Jesus Cristo.

Apocalipse 12:1 – Apareceu no céu um sinal extraordinário: uma mulher vestida do sol, com a lua debaixo dos seus pés e uma coroa de doze estrelas sobre a cabeça.

Apocalipse 21:10 – Ele me levou no Espírito a um grande e alto monte e mostrou-me a Cidade Santa, Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *