Estudo de Isaías 52:8 – Comentado e Explicado

Ouve! Tuas sentinelas elevam a voz, e todas juntas soltam alegres gritos, porque vêem com seus próprios olhos o Senhor voltar a Sião.
Isaías 52:8

Comentário de Albert Barnes

Teus vigias – Essa linguagem é tirada do costume de colocar vigias nas muralhas de uma cidade ou em torres elevadas, que podiam ver se um inimigo se aproximava e quem, é claro, seria o primeiro a discernir um mensageiro à distância. vindo anunciar boas notícias. A idéia é que haveria tanta alegria com o anúncio do retorno dos exilados, como se aqueles que estavam no muro vissem o tão esperado arauto nas colinas distantes, chegando a anunciar que estavam prestes a voltar, e que a cidade e o templo estavam prestes a ser reconstruídos. Foi originalmente aplicável ao retorno da Babilônia. Mas contém também a verdade geral de que aqueles que são designados para vigiar Sião e seus interesses se alegrarão com todos os sinais do favor de Deus ao seu povo, e especialmente quando ele os abençoar após longos períodos de escuridão, depressão e calamidade. Portanto, não é de modo algum que se afaste do espírito desta passagem aplicá-la à alegria dos ministros da religião nas visitas da misericórdia divina a uma igreja e a um povo. ‹Levanta a voz. Ou seja, com alegria.

Com a voz juntos eles cantam – Eles devem misturar seus louvores e ações de graças. A idéia é que todos os que são designados para guardar Sião devam sentir um interesse comum em seu bem-estar e se alegrar quando o Senhor vier visitar e abençoar seu povo. O hebraico aqui é mais abrupto e enfático do que nossa tradução comum o faria. É literalmente: ‹A voz dos teus vigias! Eles levantam a voz juntos; eles cantam ‘- como se o profeta de repente tivesse ouvido um grito. É o grito exultante dos vigias de Sião; e vem como uma voz, sem discórdia, sem ruídos.

Pois eles verão olho no olho – Lowth mostra isso: ‘Para face a face eles verão.’ Noyes: Pois com seus próprios olhos verão. Jerome o traduz, Oculo ad oculum – ‹Olho no olho. A Septuaginta a processa, ?f?a?µ?? p??? ?f?a?µ???, ?.t.?. Ophthalmoi pros ophthalmous etc ‹Os olhos olharão para os olhos quando o Senhor tiver misericórdia de Sião. Os intérpretes foram divididos em relação ao seu significado. O sentido pode ser que eles vejam cara a cara, isto é, distintamente, claramente, como quando um está perto do outro; ou pode significar que eles devem estar unidos – devem contemplar o mesmo objeto ou olhar constantemente para a mesma coisa. Rosenmuller, Gesenius, Forerius, Junius. e outros entendem isso no sentido anterior. Assim, os caldeus: Pois verão com seus próprios olhos as grandes coisas que o Senhor fará quando devolver sua própria glória a Sião. A frase em hebraico não ocorre em nenhum outro lugar, exceto em Números 14:14 , que nossos tradutores deram: ‘Pois tu, Senhor, és visto cara a cara’. Hebraico, ‘Olho no olho;’ isto é, perto, abertamente, manifestamente, sem nenhum véu ou meio de interposição.

; Ezekiel 20:35 ; Acts 25:16 ; 1 Corinthians 13:12 ; 2 John 1:12 ; 3 John 1:14 ). A expressão ‘cara a cara’, que significa abertamente, claramente, manifestamente, como alguém vê quem é próximo de alguém, ocorre freqüentemente na Bíblia (ver Gênesis 32:30 ; Êxodo 33:11 ; Deuteronômio 5: 4 ; Deuteronômio 34: 10 ; Juízes 6:22 ; Provérbios 27:19 ; Ezequiel 20:35 ; Atos 25:16 ; 1 Coríntios 13:12 ; 2 João 1:12 ; 3 João 1:14 ). Assim, a frase boca a boca ocorre em um sentido semelhante Números 12: 8 . Parece-me que há pouca dúvida de que este é o sentido aqui, e que o profeta quer dizer que as grandes e maravilhosas ações do Senhor seriam vistas de maneira aberta e manifesta, e que os vigias teriam ocasião para se alegrar. Outra razão para essa opinião, além do fato de estar de acordo com o uso comum, é que a frase ‘ver olho no olho’, no sentido de estar unida e harmoniosa, não é muito inteligível. Não é fácil formar uma imagem ou concepção do vigia nessa atitude como denotando harmonia. Olhar nos olhos um do outro não indica necessariamente harmonia, pois as pessoas costumam fazer isso para outros fins. A idéia, portanto, é que, quando o Senhor trouxer de volta e abençoar seu povo, os vigias teriam uma exibição completa e gloriosa de sua misericórdia e bondade, e o resultado seria que eles se alegrariam grandemente e celebrariam seu nome em conjunto. De acordo com essa interpretação, não significa que os ministros da religião tenham as mesmas visões precisas ou adotem as mesmas doutrinas, por mais verdade que isso possa ser, ou por mais desejável que seja em si mesma, mas que eles teriam uma opinião aberta, clara e clara. manifestação brilhante da presença de Deus, e elevaria suas vozes juntamente com exultação e louvor.

Quando o Senhor trouxer novamente Sião – Sião aqui denota o povo que habitava em Jerusalém; e a idéia é quando o Senhor voltar a restaurá-los em sua própria terra. Não é um desvio do sentido da passagem, no entanto, aplicá-la de uma maneira mais geral e usá-la como demonstração de que qualquer interposição de sinal de Deus em favor de seu povo deve ser uma ocasião de alegria e deve levar os ministros da religião exultam em Deus e louvam o seu nome.

Comentário de Joseph Benson

Isaías 52: 8 . Teus vigias elevarão a voz – Em parte para dar aviso a todas as pessoas dessas boas novas, e em parte por exultação, para cantar os louvores a Deus por este glorioso tempo e exercício de misericórdia. Se considerarmos esta passagem como referindo-se à libertação de Babilônia, pelos vigias aqui, devemos entender os profetas que profetizaram no momento ou depois da libertação, como Ageu e Zacarias: mas se as boas-novas forem interpretadas de a publicação da paz e da salvação pelo evangelho, depois pelos vigias seus ministros, e especialmente os apóstolos e evangelistas, e outros primeiros mensageiros de Cristo. Pois eles olharão nos olhos – Os profetas que testemunharão a libertação dos judeus do cativeiro verão um acordo e uma correspondência exata entre a profecia e o evento pelo qual é realizada, entre a promessa e a execução. Ainda pode ser afirmado com mais propriedade que os pregadores do evangelho se viram quando o Messias se manifestou na carne, e viram sua glória, a glória do unigênito do Pai, cheia de graça e verdade, João 1:14 ; quando viram com os olhos, olharam e suas mãos seguraram a palavra da vida; quando a vida se manifestou, e eles a viram e prestaram testemunho, e puderam mostrar a outros a vida eterna que estava com o Pai e que foi manifestada aos homens, 1 João 1: 2 . E sendo testemunhas oculares e auditivas das palavras e obras de Cristo, seu testemunho se tornou mais certo e mais valioso. Acrescente a isso que os verdadeiros ministros do evangelho em geral, e até os cristãos comuns, que recebem o Espírito de sabedoria e revelação ( Ef 1:17 ), têm uma visão mais distinta e clara da graça de Deus em Cristo do que o Antigo Testamento. santos poderiam ter. Quando o Senhor trouxer novamente Sião – Quando Deus concluirá a obra de tirar sua igreja do cativeiro, iniciada no retorno de Babilônia e aperfeiçoada pela vinda de Cristo ao mundo. O bispo Lowth, no entanto, lê a cláusula: Quando Jeová volta a Sião; uma tradução que o texto hebraico certamente ostentará. Assim, o caldeu: Quando ele devolver sua presença a Sião. “Deus é considerado como tendo abandonado seu povo durante o cativeiro; e, na restauração, retornando com eles para Sião, sua antiga habitação. ” Mas em um grau muito mais alto, Deus estava presente em sua igreja, quando ele se manifestou na carne, e eles poderiam chamá-lo de Emanuel, Deus conosco.

Comentário de Adam Clarke

Teus vigias levantam a voz “Todos os vigias levantam a voz” – Há uma dificuldade na construção deste lugar que, penso, nenhuma das versões antigas ou intérpretes modernas esclareceu satisfatoriamente. Renderizada palavra por palavra, fica assim: “A voz dos teus vigias: eles elevam a sua voz”. O sentido do primeiro membro, considerado elíptico, é fornecido de várias maneiras por vários expositores; por nenhum, como me parece, de qualquer maneira que seja fácil e natural. Estou convencido de que há um erro no presente texto e que a verdadeira leitura é ???? ?? col tsophayich , todos os teus vigias, em vez de ???? ??? kol tsophayich , a voz dos teus vigias. O erro foi fácil com a semelhança no som das duas letras ? caph e ? koph . E em um MS. o oph koph está em risco. Essa correção retifica perfeitamente o sentido e a construção. – EU.

Eles verão olho no olho – isso não pode ser aplicado aos profetas e apóstolos; um prevendo e o outro descobrindo na predição a verdade da profecia. O significado de ambos os Testamentos é melhor compreendido, colocando-os frente a frente.

Quando o Senhor trouxer novamente Sião “Quando Jeová voltar a Sião” – Assim os caldeus: ????? ?????? ???? ?? cad yethib shechinteih letsiyon “, quando ele colocar a shechiná em Sião”. Deus é considerado como tendo abandonado seu povo durante o cativeiro; e na restauração, voltando com eles para Sião, sua antiga habitação. Veja Salmo 60: 1 ; Isaías 40: 9 e observe.

Comentário de John Calvin

8. A voz dos teus vigias. Ele continua seu argumento; pois ele mostra que haverá tal restauração do povo, que os mensageiros se arriscarão ousadamente a proclamá-lo. Erguer a voz tem o mesmo significado com a frase “nas montanhas”, que ele empregava anteriormente. (Verso 7.) O assunto não será oculto, mas é tão claro e evidente que atrairá admiração universal. Os que falam do que é duvidoso murmuram inaudivelmente (41) e não se atrevem a “elevar a voz”; mas aqui não haverá nada duvidoso ou incerto.

O Profeta tomou emprestada a metáfora de sentinelas que são comumente colocadas nas cidades, embora a designação de “vigias” seja geralmente dada a todos os Profetas, porque elas são colocadas, por assim dizer, nas torres de vigia, para vigiar a segurança das pessoas. pessoas. Quando ele diz que eles elevarão a voz, ele quer dizer que haverá silêncio durante o cativeiro, porque a voz dos Profetas não será ouvida; pois, embora avisem a todos em particular, ainda assim não haverá liberdade de expressão. Daí também Jeremias diz: “Colocarei minha boca no pó”. ( Lamentações 3:29 ) Mas quando o Senhor quiser agradar a liderar o povo, a boca dos vigias, que antes eram mudos, será aberta para proclamar que eles têm a liberdade de retornar; pois eles não falam dentro de muros privados, nem dão consolo moderado, mas proclamam abertamente essa salvação. Sobre esse assunto, falei plenamente no início do quadragésimo capítulo. (42)

Olho no olho ; isto é, abertamente. Isso se estende, de fato, à conversão espiritual; mas, por esse motivo, não nos afastemos do sentido literal, para não incluir também o benefício que o Senhor conferiu aos povos antigos; pois, quando ele restabeleceu os judeus à liberdade e empregou o ministério de Zorobabel, Esdras e Neemias, essas coisas foram cumpridas. No entanto, ao mesmo tempo, eles devem continuar até a vinda de Cristo, pela qual a Igreja foi reunida em todas as partes do mundo. Mas devemos também avançar para a última vinda de Cristo, pela qual todas as coisas serão perfeitamente restauradas.

Comentário de John Wesley

Teus vigias elevarão a voz; juntos cantarão com a voz; porque verão os olhos nos olhos, quando o SENHOR trouxer novamente Sião.

Teus vigias – Teus ministros, que descrevem a aproximação deste rei celestial.

Ergue a tua voz – Para dar aviso a todas as pessoas dessas boas novas; e por meio de exultação, cantar os louvores a Deus por este dia glorioso.

Olho – Distintamente e familiarmente, seus olhos contemplando os olhos deste rei da glória. Eles serão testemunhas oculares e auditivas das palavras e obras de Cristo e, portanto, seu testemunho será mais certo e valioso.

Traga novamente – Quando Deus concluir a obra de trazer sua igreja para fora do cativeiro.

Referências Cruzadas

Cânticos 3:3 – As sentinelas me encontraram quando faziam as suas rondas na cidade. “Vocês viram aquele a quem o meu coração ama? “, perguntei.

Cânticos 5:7 – As sentinelas me encontraram enquanto faziam a ronda na cidade. Bateram-me, feriram-me; e tomaram o meu manto, as sentinelas dos muros!

Isaías 12:4 – Naquele dia vocês dirão: “Louvem ao Senhor, invoquem o seu nome; anunciem entre as nações os seus feitos, e façam-nas saber que o seu nome é exaltado.

Isaías 24:14 – Erguem as vozes, cantam de alegria; desde o Ocidente aclamam a majestade do Senhor.

Isaías 26:1 – Naquele dia este cântico será entoado em Judá: Temos uma cidade forte; Deus estabelece salvação como muros e trincheiras.

Isaías 27:2 – Naquele dia, cantem sobre a vinha frutífera:

Isaías 30:26 – A luz da lua brilhará como o sol, e a luz do sol será sete vezes mais brilhante, como a luz de sete dias completos, quando o Senhor cuidar das contusões do seu povo e curar as feridas que lhe causou.

Isaías 35:10 – e os que o Senhor resgatou voltarão. Entrarão em Sião com cantos de alegria; duradoura alegria coroará suas cabeças. Júbilo e alegria se apoderarão deles, e a tristeza e o suspiro fugirão.

Isaías 40:9 – Você, que traz boas novas a Sião, suba num alto monte. Você, que traz boas novas a Jerusalém, erga a sua voz com fortes gritos, erga-a, não tenha medo; diga às cidades de Judá: “Aqui está o seu Deus! “

Isaías 48:20 – Deixem a Babilônia, fujam do meio dos babilônios! Anunciem isso com gritos de alegria e o proclamem. Enviem-no aos confins da terra; digam: “O Senhor resgatou seu servo Jacó”.

Isaías 56:10 – As sentinelas de Israel estão cegas e não têm conhecimento; todas elas são como cães mudos, incapazes de latir. Deitam-se e sonham; só querem dormir.

Isaías 58:1 – “Grite alto, não se contenha! Levante a voz como trombeta. Anuncie ao meu povo a rebelião dele, e à comunidade de Jacó, os seus pecados.

Isaías 62:6 – Coloquei sentinelas em seus muros, ó Jerusalém; jamais descansarão, dia e noite. Vocês que clamam pelo Senhor, não se entreguem ao repouso,

Jeremias 6:17 – Coloquei sentinelas entre vocês e disse: Prestem atenção ao som da trombeta! Mas vocês disseram: ‘Não daremos atenção’.

Jeremias 31:6 – Porque vai chegando o dia em que os sentinelas gritarão nas colinas de Efraim: ‘Venham e subamos a Sião, à presença do Senhor, do nosso Deus’ “.

Jeremias 32:39 – Darei a eles um só pensamento e uma só conduta, para que me temam durante toda a sua vida, para o seu próprio bem e o de seus filhos e descendentes.

Jeremias 33:11 – as vozes de júbilo e de alegria, do noivo e da noiva, e as vozes daqueles que trazem ofertas de ação de graças para o templo do Senhor, dizendo: “Dêem graças ao Senhor dos Exércitos, pois ele é bom; o seu amor leal dura para sempre”. Porque eu mudarei a sorte desta terra como antigamente’, declara o Senhor.

Ezequiel 3:17 – “Filho do homem”, disse ele, “eu o fiz sentinela para a nação de Israel; por isso ouça a palavra que digo e leve-lhes a minha advertência.

Ezequiel 33:7 – “Filho do homem, eu o fiz uma sentinela para a nação de Israel; por isso ouça a minha palavra, e advirta-os em meu nome.

Sofonias 3:9 – “Então purificarei os lábios dos povos, para que todos eles invoquem o nome do Senhor e o sirvam de comum acordo.

Zacarias 12:8 – Naquele dia o Senhor protegerá os que vivem em Jerusalém, de forma que o mais fraco dentre eles será como Davi, e a família de Davi será como Deus, como o anjo do Senhor que vai adiante deles.

Atos dos Apóstolos 2:1 – Chegando o dia de Pentecoste, estavam todos reunidos num só lugar.

Atos dos Apóstolos 2:46 – Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração,

Atos dos Apóstolos 4:32 – Da multidão dos que creram, uma era a mente e um o coração. Ninguém considerava unicamente sua coisa alguma que possuísse, mas compartilhavam tudo o que tinham.

1 Coríntios 1:10 – Irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo suplico a todos vocês que concordem uns com os outros no que falam, para que não haja divisões entre vocês, e, sim, que todos estejam unidos num só pensamento e num só parecer.

1 Coríntios 13:12 – Agora, pois, vemos apenas um reflexo obscuro, como em espelho; mas, então, veremos face a face. Agora conheço em parte; então, conhecerei plenamente, da mesma forma como sou plenamente conhecido.

Efésios 1:17 – Peço que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o glorioso Pai, lhes dê espírito de sabedoria e de revelação, no pleno conhecimento dele.

Hebreus 13:17 – Obedeçam aos seus líderes e submetam-se à autoridade deles. Eles cuidam de vocês como quem deve prestar contas. Obedeçam-lhes, para que o trabalho deles seja uma alegria e não um peso, pois isso não seria proveitoso para vocês.

Apocalipse 5:8 – Ao recebê-lo, os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro. Cada um deles tinha uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos;

Apocalipse 18:20 – Celebre o que se deu com ela, ó céus! Celebrem, ó santos, apóstolos e profetas! Deus a julgou, retribuindo-lhe o que ela fez a vocês ’ “.

Apocalipse 19:4 – Os vinte e quatro anciãos e os quatro seres viventes prostraram-se e adoraram a Deus, que estava assentado no trono, e exclamaram: “Amém, Aleluia! “

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *