Estudo de Jeremias 31:1 – Comentado e Explicado

Naquele tempo – oráculo do Senhor – serei o Deus de todas as tribos de Israel, e elas constituirão o meu povo.
Jeremias 31:1

Comentário de Albert Barnes

Ao mesmo tempo – literalmente, naquele momento, ou seja, “o último dia”. mencionado em Jeremias 30:24 .

Comentário de Thomas Coke

Jeremias 31: 1 . Ao mesmo tempo Esta é uma continuação do discurso que foi iniciado no último capítulo. “Esta segunda parte (diz Calmet) respeita principalmente o retorno das dez tribos. Eu mostrei uma dissertação específica, que não apenas Judá, Benjamin e Levi, mas todas as doze tribos, retornaram ao seu próprio país”. Nada é mais expressamente marcado nos profetas do que esse evento; Jeremias aqui o prediz da maneira mais clara. Mas muitos grandes homens consideraram o retorno das dez tribos aqui referidas, como um evento que deve ocorrer nos últimos dias do Evangelho.

Comentário de Joseph Benson

Jeremias 31: 1 . Ao mesmo tempo, diz o Senhor – Nomeadamente, nos últimos dias, mencionou Jeremias 30:24 . Eu serei o Deus de todas as famílias de Israel – não apenas das duas tribos, mas de todas as tribos; não somente da casa de Arão e das famílias de Levi, mas de todas as famílias. E eles serão o meu povo – eu os favoreço e os faço bem; eles serão sujeitos a, e devem me adorar e me obedecer. “Esta segunda parte da profecia”, diz Calmet, “respeita principalmente o retorno das dez tribos. E eu mostrei, em uma dissertação particular, que não apenas Judá, Benjamim e Levi, mas também as doze tribos retornaram ao seu próprio país. ” Sem dúvida, muitos indivíduos das dez tribos retornaram com os judeus da Babilônia, tendo sido incorporados entre eles nos vários lugares em que estavam assentados; no entanto, isso parece ter sido apenas uma realização muito parcial dessa profecia, que, como Blaney observa, “aponta circunstâncias que certamente não foram cumpridas no retorno dos judeus do cativeiro babilônico, e até agora não foram concluídas”. Mas, nos últimos dias, quando a plenitude dos gentios for trazida, todo o Israel será salvo; pois, como Isaías e São Paulo testificam, de Sião sairá o libertador, e afastará a impiedade de Jacó. Isaías 59:19 ; Romanos 11: 26-29 . Veja nota em Jeremias 30:10 .

Comentário de Adam Clarke

Ao mesmo tempo – Esse discurso foi proferido ao mesmo tempo com o primeiro; e, com isso, constitui o livro que Deus ordenou que o profeta escrevesse.

Serei o Deus de todas as famílias de Israel – trarei de volta as dez tribos, assim como seus irmãos, os judeus. A restauração dos israelitas é o assunto principal deste capítulo.

Comentário de E.W. Bullinger

Ao mesmo tempo: ou seja, nos últimos dias ( Jeremias 30:24 ).

o Senhor. Hebraico. Jeová. App-4.

Deus. Hebraico. Elohim. App-4.

de = para.

todos. Não Judá sozinho.

eles serão o meu povo. Referência ao Pentateuco ( Levítico 26:12 ). App-92. Compare Jeremias 30:22 .

Referências Cruzadas

Gênesis 17:7 – Estabelecerei a minha aliança como aliança eterna entre mim e você e os seus futuros descendentes, para ser o seu Deus e o Deus dos seus descendentes.

Levítico 26:12 – Andarei entre vocês e serei o seu Deus, e vocês serão o meu povo.

Salmos 48:14 – que este Deus é o nosso Deus para todo o sempre; ele será o nosso guia até o fim.

Salmos 144:15 – Como é feliz o povo assim abençoado! Como é feliz o povo cujo Deus é o Senhor!

Isaías 11:12 – Ele erguerá uma bandeira para as nações a fim de reunir os exilados de Israel; ajuntará o povo disperso de Judá desde os quatro cantos da terra.

Isaías 41:10 – Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; Eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa.

Jeremias 3:18 – Naqueles dias a comunidade de Judá caminhará com a comunidade de Israel, e juntas voltarão do norte para a terra que dei como herança aos seus antepassados. “

Jeremias 23:6 – Em seus dias Judá será salva, Israel viverá em segurança, e este é o nome pelo qual será chamado: O Senhor é a Nossa Justiça.

Jeremias 30:3 – Certamente vêm os dias’, diz o Senhor, ‘em que mudarei a sorte do meu povo, Israel e Judá, e os farei retornar à terra que dei aos seus antepassados, e eles a possuirão’, declara o Senhor”.

Jeremias 30:10 – ” ‘Por isso, não tema Jacó, meu servo! Não fique assustado, ó Israel! ’, declara o Senhor. ‘Eu o salvarei de um lugar distante, e os seus descendentes, da terra do seu exílio. Jacó voltará e ficará em paz e em segurança; ninguém o inquietará.

Jeremias 30:22 – Por isso vocês serão o meu povo, e eu serei o seu Deus’ “.

Jeremias 30:24 – A ira do Senhor não se afastará até que ele tenha completado os seus propósitos. Em dias vindouros vocês compreenderão isso.

Jeremias 31:33 – “Esta é a aliança que farei com a comunidade de Israel depois daqueles dias”, declara o Senhor: “Porei a minha lei no íntimo deles e a escreverei nos seus corações. Serei o Deus deles, e eles serão o meu povo.

Jeremias 32:38 – Eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus.

Jeremias 33:7 – Mudarei a sorte de Judá e de Israel e os reconstruirei como antigamente.

Jeremias 33:14 – ” ‘Dias virão’, declara o Senhor, ‘em que cumprirei a promessa que fiz à comunidade de Israel e à comunidade de Judá.

Jeremias 33:24 – “Você reparou que essas pessoas estão dizendo que o Senhor rejeitou os dois reinos que tinha escolhido? Por isso desprezam o meu povo e não mais o considera como nação.

Jeremias 50:4 – “Naqueles dias e naquela época”, declara o Senhor, “o povo de Israel e o povo de Judá virão juntos, chorando e buscando o Senhor seu Deus.

Ezequiel 11:20 – Então agirão segundo os meus decretos e serão cuidadosos em obedecer às minhas leis. Eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus.

Ezequiel 34:31 – Vocês, minhas ovelhas, ovelhas da minha pastagem, são o meu povo, e eu sou o Deus de vocês, palavra do Soberano Senhor’ “.

Ezequiel 36:28 – Vocês habitarão na terra que dei aos seus antepassados; vocês serão o meu povo, e eu serei o seu Deus.

Ezequiel 37:16 – “Filho do homem, escreva num pedaço de madeira: ‘Pertencente a Judá e aos israelitas, seus companheiros’. Depois escreva noutro pedaço de madeira: ‘Vara de Efraim, pertencente a José e a toda a nação de Israel, seus companheiros’.

Ezequiel 39:22 – Daquele dia em diante a nação de Israel saberá que eu sou o Senhor, o seu Deus.

Oséias 1:11 – O povo de Judá e o povo de Israel serão reunidos, e eles designarão para si um só líder, e se levantarão da terra, pois será grande o dia de Jezreel.

Zacarias 10:6 – “Assim, eu fortalecerei a tribo de Judá e salvarei a casa de José. Eu os restaurarei porque tenho compaixão deles. Eles serão como se eu nunca os tivesse rejeitado, porque eu sou o Senhor, o Deus deles, e lhes responderei.

Zacarias 13:9 – “Colocarei essa terça parte no fogo, e a refinarei como prata, e a purificarei como ouro. Ela invocará o meu nome, e eu lhe responderei. É o meu povo, direi; e ela dirá: ‘O Senhor é o meu Deus’. “

João 20:17 – Jesus disse: “Não me segure, pois ainda não voltei para o Pai. Vá, porém, a meus irmãos e diga-lhes: Estou voltando para meu Pai e Pai de vocês, para meu Deus e Deus de vocês”.

Romanos 11:26 – E assim todo o Israel será salvo, como está escrito: “Virá de Sião o redentor que desviará de Jacó a impiedade.

Hebreus 12:16 – Não haja nenhum imoral ou profano, como Esaú, que por uma única refeição vendeu os seus direitos de herança como filho mais velho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *