Estudo de Jeremias 48:26 – Comentado e Explicado

Embriagai Moab, porque desafiou o Senhor. Debater-se-á no próprio vômito. E por sua vez tornar-se-á objeto de zombaria.
Jeremias 48:26

Comentário de Albert Barnes

Faça-o bêbado – Com a taça de vinho da fúria de Deus, até o terror privá-lo de seus sentidos.

Comentário de Thomas Coke

Jeremias 48:26 . Moabe também se afundará E aplaude Moab em seus vômitos, para que ele também se torne objeto de escárnio.

Comentário de Joseph Benson

Jeremias 48: 26-27 . Deixe-o bêbado – os julgamentos de Deus são frequentemente representados sob a metáfora de uma xícara de bebidas intoxicantes: veja nota em Jeremias 25:15 . Moabe também se afundará em seu vômito – Os julgamentos que Deus envia sobre ele o exporão ao desprezo de seus inimigos; assim como um homem bêbado é objeto de riso e escárnio dos homens. Pois Israel não era um escárnio para ti? – Não insultaste as calamidades dos judeus quando eles foram levados cativos? Israel está aqui colocado para Judá. Ele foi encontrado entre ladrões? – Embora os pecados de Israel tenham sido grandes aos olhos de Deus, ainda assim, como ele não havia ferido os moabitas, não havia razão para que eles o usassem com o mesmo desprezo e desprezo, como se ele fosse um ladrão comum. ladrão, a quem todos os homens pensam que têm o direito de abusar. Pois desde que o spakest dele, você saltou de alegria – Esta tradução, Blaney observa, parece bastante estranha ao propósito, e não concorda com o significado literal do hebraico, ??? ????? ?? ?????? , que, ele pensa, pode ser apropriado traduzido, para que o insultes com todo o poder das tuas palavras. O sentido da sentença será: “Você encontrou Israel entre ladrões, vindo para roubar suas propriedades, para que você pensasse que tinha o direito de irromper em todos os tipos de insultos contra ele? Compare Ezequiel 25: 8 ; Sofonias 2: 8 ; Sofonias 2:10 . Lowth sugere outra interpretação, que as palavras terão muito bem, e que concorda com a paráfrase de Chaldee, a saber: Para as palavras que você falou contra ele, você será levado em cativeiro. Para esse fim, também o latim vulgar, propõe verba tua quæ adversum ilium locutus es, captivus diceres.

Comentário de John Calvin

O Profeta agora se dirige aos caldeus, que deveriam ser os executores da vingança de Deus: daí ele diz: embriague-se, porque se engrandeceu contra Jeová , ou seja, se levantou em seu orgulho contra Deus. Então o Profeta, como arauto de Deus, encorajou os caldeus a executarem completamente o julgamento de Deus, que havia sido escolhido para ser seus servos. E o endereço teve mais força quando o Profeta mostrou que esse comando foi cometido a ele, como vimos em outros lugares; pois os Profetas mostraram quão eficaz era sua doutrina, quando sitiaram e invadiram cidades, quando deram ordens aos exércitos. Este é o caminho que Jeremias segue agora, quando, como arauto de Deus, convoca os caldeus e ordena-os vigorosamente que cumpram o que Deus aprovou e o que ele havia decretado, até mesmo para embriagar os moabitas com males. O resto amanhã.

Comentário de E.W. Bullinger

chafurdar = cambalear ou mergulhar.

Comentário de John Wesley

Torna-o embriagado; porque se engrandeceu contra o SENHOR; Moabe também se afundará no seu vômito, e também zombará.

Bêbado – Encha-o com o vinho inebriante da vingança de Deus.

Referências Cruzadas

Exodo 5:2 – O faraó respondeu: “Quem é o Senhor, para que eu lhe obedeça e deixe Israel sair? Não conheço o Senhor, e não deixarei Israel sair”.

Exodo 9:17 – Contudo você ainda insiste em colocar-se contra o meu povo e não o deixa ir.

Jó 9:4 – Sua sabedoria é profunda, seu poder é imenso. Quem tentou resisti-lo e saiu ileso?

Salmos 2:4 – Do seu trono nos céus o Senhor põe-se a rir e caçoa deles.

Salmos 59:8 – Mas tu, Senhor, vais rir deles; caçoarás de todas aquelas nações.

Salmos 60:3 – Fizeste passar o teu povo por tempos difíceis; deste-nos um vinho estonteante.

Salmos 75:8 – Na mão do Senhor está um cálice cheio de vinho espumante e misturado; ele o derrama, e todos os ímpios da terra o bebem até a última gota.

Isaías 10:15 – Será que o machado se exalta acima daquele que o maneja, ou a serra se vangloria contra aquele que a usa? Seria como se uma vara manejasse quem a ergue, ou o bastão levantasse quem não é madeira!

Isaías 19:14 – O Senhor derramou dentro deles um espírito que os deixou desorientados; eles levam o Egito a cambalear em tudo quanto faz, como cambaleia o bêbado em volta do seu vômito.

Isaías 29:9 – Pasmem e fiquem atônitos! Ceguem-se a si mesmos e continuem cegos! Estão bêbados, não porém de vinho, cambaleiam, mas não pela bebida fermentada.

Isaías 51:17 – Desperte, desperte! Levante-se, ó Jerusalém, você que bebeu da mão do Senhor o cálice da ira dele, você que engoliu até a última gota, a taça que faz os homens cambalearem.

Isaías 63:6 – Na minha ira pisoteei as nações; na minha indignação eu as embebedei e derramei na terra o sangue delas. “

Jeremias 13:13 – Então você lhes dirá: ‘Assim diz o Senhor: Farei com que fiquem totalmente embriagados todos os habitantes desta terra, bem como os reis que se assentam no trono de Davi, os sacerdotes, os profetas e todos os habitantes de Jerusalém.

Jeremias 25:15 – Assim me disse o Senhor, o Deus de Israel: “Pegue de minha mão este cálice com o vinho da minha ira e faça com que bebam dele todas as nações a quem eu o envio.

Jeremias 25:27 – “A seguir diga-lhes: ‘Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Bebam, embriaguem-se, vomitem, caiam e não mais se levantem, por causa da espada que envio no meio de vocês’.

Jeremias 48:39 – “Como ela foi destruída! Como lamentam! Como Moabe dá as costas, envergonhada! Moabe tornou-se objeto de ridículo e de pavor para todos os seus vizinhos. “

Jeremias 48:42 – Moabe será destruída como nação pois ela desafiou o Senhor.

Jeremias 51:7 – A Babilônia era um cálice de ouro nas mãos do Senhor; ela embriagou a terra toda. As nações beberam o seu vinho; por isso agora, enlouqueceram.

Jeremias 51:39 – Mas, enquanto estiverem excitados, prepararei um banquete para eles e os deixarei bêbados, para que fiquem bem alegres e, então, durmam e jamais acordem”, declara o Senhor.

Jeremias 51:57 – Embebedarei os seus líderes e os seus sábios; os seus governadores, os seus oficiais e os seus guerreiros. Eles dormirão para sempre e jamais acordarão”, declara o Rei, cujo nome é Senhor dos Exércitos.

Lamentações 1:21 – Os meus lamentos têm sido ouvidos, mas não há ninguém que me console. Todos os meus inimigos sabem da minha agonia; eles se alegram com o que fizeste. Quem dera trouxesses o dia que anunciaste para que eles ficassem como eu.

Lamentações 3:15 – Fez-me comer ervas amargas e fartou-me de fel.

Lamentações 4:21 – Alegre-se e exulte, ó terra de Edom, você que vive na terra de Uz. Mas a você também será servido o cálice: você será embriagada e as suas roupas serão arrancadas.

Ezequiel 23:31 – Você seguiu pelo caminho de sua irmã; por essa razão porei o copo dela nas suas mãos.

Ezequiel 23:32 – “Assim diz o Soberano Senhor: “Você beberá do copo de sua irmã, copo grande e fundo; ele causará riso e zombaria, de tão grande que é.

Ezequiel 35:12 – Então você saberá que eu, o Senhor, ouvi todas as coisas desprezíveis que você disse contra os montes de Israel. Você disse: “Eles foram arrasados e nos foram entregues para que os devoremos”.

Daniel 5:23 – Pelo contrário, tu te exaltaste acima do Senhor dos céus. Mandaste trazer as taças do templo do Senhor para que nelas bebessem tu, os teus nobres, as tuas mulheres e as tuas concubinas. Louvaste os deuses de prata, de ouro, de bronze, de ferro, de madeira e de pedra, que não podem ver nem ouvir nem entender. Mas não glorificaste o Deus que sustenta em suas mãos a tua vida e todos os teus caminhos.

Daniel 8:11 – Tanto cresceu que chegou a desafiar o príncipe do exército; suprimiu o sacrifício diário oferecido ao príncipe, e o local do santuário foi destruído.

Daniel 11:36 – “O rei fará o que bem entender. Ele se exaltará e se engrandecerá acima de todos os deuses e dirá coisas jamais ouvidas contra o Deus dos deuses. Ele terá sucesso até que o tempo da ira se complete, pois o que foi decidido irá acontecer.

Naum 3:11 – Você também ficará embriagada; irá esconder-se, tentando proteger-se do inimigo.

Habacuque 2:16 – Beba bastante vergonha, em vez de glória! Sim! Beba você também e se exponha! A taça da mão direita do Senhor lhe é dada. Muita vergonha cobrirá a sua glória.

Sofonias 2:8 – “Ouvi os insultos de Moabe e as zombarias dos amonitas, que insultaram o meu povo e fizeram ameaças contra o seu território.

2 Tessalonicenses 2:4 – Este se opõe e se exalta acima de tudo o que se chama Deus ou é objeto de adoração, a ponto de se assentar no santuário de Deus, proclamando que ele mesmo é Deus.

Apocalipse 16:19 – A grande cidade foi fracionada em três partes, e as cidades das nações se desmoronaram. Deus lembrou-se da grande Babilônia e lhe deu o cálice do vinho do furor da sua ira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *