Estudo de Jeremias 51:50 – Comentado e Explicado

Escapai da espada; parti, não vos detenhais. Na terra longínqua, não vos esqueçais do Senhor, e seja Jerusalém o sonho de vossos corações.
Jeremias 51:50

Comentário de Albert Barnes

Longe – Ou, de longe, da Caldéia, longe da habitação do Senhor em Jerusalém. O verso é um pedido renovado aos judeus para deixar Babilônia e viajar para casa, assim que Cyrus lhes conceder permissão.

Comentário de Joseph Benson

Jeremias 51: 50-51 . Vós que escapastes da espada – Nomeadamente, a espada que desperdiçou Babilônia. Vá embora, não fique parado – Isto é falado aos judeus, que, seguindo o conselho dado a eles, Jeremias 51:45 , retiraram-se da Babilônia no tempo, e assim escaparam da espada pela qual eles poderiam ter caído. E aqui eles são aconselhados a fugir ainda mais e mais longe; mas no meio de tudo para lembrar seu país natal, e em particular Jerusalém, e o Deus que eles haviam adorado ali; e orar pela restauração da cidade e do templo; e que ele se vingaria dos babilônios por colocá-los em ruínas. Estamos confusos, porque ouvimos reprovação – O profeta aqui representa as palavras ou pensamentos dos piedosos exilados, quando ouviram os babilônios falando de Jeová com desprezo e zombando deles por adorá-lo, que, segundo disseram, cidade e templo de suas mãos, ou preservá-los de serem destruídos. Pois estrangeiros entram nos santuários da casa do Senhor . A palavra santuários, no plural, também é usada nos Salmos 73:17 , embora nosso inglês leia ali santuário. Provavelmente, as várias cortes do templo são destinadas a santuários.

Comentário de Adam Clarke

Vocês que escaparam da espada – os judeus.

Deixe Jerusalém entrar em sua mente – Ore por sua restauração; e abraçar a primeira oportunidade oferecida de voltar para lá.

Comentário de John Calvin

O Profeta novamente pede aos fiéis que fuja rapidamente da Caldéia; mas ele diz: Aqueles que permanecem da espada Ele então sugere que o massacre seria tal, que incluiria muitos do povo de Deus e que eles seriam destruídos. E sabemos que muitos deles mereciam um final tão triste; mas o Profeta agora se volta para se dirigir àqueles que foram preservados por meio do favor especial de Deus. Ele então pede que eles partam e não fiquem parados ou fiquem.

Agora, dissemos ontem qual era o objetivo dessa exortação, mesmo que os fiéis pudessem ter certeza de seu livre retorno ao seu próprio país, do qual, no entanto, eles pensavam que estavam perpetuamente excluídos; pois eles estavam totalmente desesperados com a libertação, apesar de tantas vezes ter sido prometido. Essa exortação, então, contém uma promessa; e, entretanto, o Profeta nos lembra que, embora Deus tenha infligido um castigo temporário ao povo escolhido, sua vingança contra os babilônios seria perpétua. Pois Deus não apenas modera seu rigor para com os fiéis quando os castiga, mas também lhes dá uma questão feliz, para que todas as aflições deles se tornem úteis para a salvação, como Paulo também nos ensina. ( Romanos 8:28 .) Em resumo, os castigos infligidos por Deus a seus filhos são muitos remédios; pois ele sempre consulta a segurança deles, mesmo quando manifesta sinais de sua ira. Mas o caso com os ímpios é diferente; pois todos os seus castigos são perpétuos, mesmo aqueles que parecem ter um fim. Como assim? porque eles levam à ruína eterna. É isso que o Profeta quer dizer quando pede aos que ficaram para fugir da Caldéia, conforme observamos ontem, quando ele disse: Fugi da indignação da ira de Deus. Há, então, uma comparação implícita entre o castigo que traz ruína final aos réprobos e o castigo temporário infligido por Deus a seus filhos.

Ele pede que se lembrem de Jeová de longe. Alguns aplicam isso aos setenta anos, mas, na minha opinião, em um sentido muito restrito. Duvido então, mas não que o Profeta ordene que tenham esperança e olhem para Deus, por mais distantes que tenham sido afastados dele, como se ele estivesse totalmente alienado deles. Os israelitas foram então levados para terras distantes, como se Deus nunca quisesse restaurá-los. Como, então, a distância era tão grande entre a Caldéia e a Judéia, o que mais poderia surgir na mente dos miseráveis ??exilados, a não ser que Deus estivesse longe deles, de modo que era em vão procurá-lo ou invocá-lo? O Profeta evita essa falta de fé e aumenta sua confiança, para que não deixem de fugir para Deus, embora tenham sido levados a terras distantes: lembre-se de Jeová de longe

Então ele acrescenta: Que Jerusalém suba no seu coração; isto é, embora muitos obstáculos possam interceptar sua fé, pense em Jerusalém. A condição das pessoas exigia que elas fossem assim animadas, pois, de outra forma, como já foi dito, centenas de vezes se desesperavam e, portanto, tornaram-se tortuosas em suas calamidades. Então, o Profeta testifica que um acesso a Deus estava aberto a eles e que, embora eles fossem removidos para longe, ele ainda os cuidava e estava pronto para oferecer ajuda sempre que necessário. E pela mesma razão, ele lhes pede que direcionem suas vidas. mentes a Jerusalém, de modo a preferir o Templo de Deus a todo o mundo, e nunca descansar quieto até que Deus os restaurasse, e a liberdade lhes foi dada de adorá-lo ali.

Agora, esta passagem merece atenção especial, pois se aplica a nós neste dia; pois quando a dispersão da Igreja ocorre, pensamos que somos abandonados por Deus, e também concluímos que ele está longe de nós, e é procurado em vão. Como, então, estamos inclinados a desconfiar, a tornar-se rapidamente tórridos em nossas calamidades, como se estivéssemos muito distantes de Deus, e como se ele não voltasse os olhos para olhar para nossas misérias, vamos aplicar a nós mesmos o que é dito aqui, até para lembrar de Jeová de longe; isto é, quando parecemos estar envolvidos em extrema miséria, quando Deus esconde seu rosto de nós e parece estar distante; em resumo, quando pensamos que somos abandonados e as circunstâncias parecem provar isso, ainda devemos enfrentar todos esses obstáculos até que nossa fé triunfe e empregar nossos pensamentos para lembrar de Deus, embora ele possa estar aparentemente alienado de nós. Vamos também aprender a direcionar nossa mente para a Igreja; por mais miserável que seja nossa condição, ela é ainda melhor do que a felicidade que os ímpios buscam para si no mundo. Quando, portanto, vemos os ímpios se lisonjeando com seus bens, quando os vemos satisfeitos e encantados como se Deus estivesse lidando com indulgência com eles, então Jerusalém vem à nossa mente, isto é, vamos preferir o estado da Igreja. , que ainda podem ser tristes e deformadas, e como evitaríamos, se seguíssemos nossas próprias inclinações. Que então a condição da Igreja venha à nossa mente, ou seja, abraçemos as misérias comuns aos piedosos, e seja mais agradável estarmos conectados com os filhos de Deus em todas as suas aflições do que ficarmos embriagados. com a prosperidade daqueles que apenas se deleitam com o mundo e são ao mesmo tempo amaldiçoados por Deus. Esta é a melhoria que devemos fazer do que é ensinado aqui. Segue agora, –

Comentário de E.W. Bullinger

o Senhor. Hebraico. Jeová. (com “eth). App-4.

Comentário de John Wesley

Os que escaparam da espada, vão embora, não fiquem parados; lembre-se do Senhor de longe, e deixe Jerusalém entrar em sua mente.

Vós , judeus, deixem a Babilônia assim que a liberdade for proclamada.

Lembrese – E lembre-se na Judéia das grandes coisas, tanto da justiça quanto da misericórdia, que Deus fez.

Referências Cruzadas

Deuteronômio 4:29 – E lá procurarão o Senhor, o seu Deus, e o acharão, se o procurarem de todo o seu coração e de toda a sua alma.

Deuteronômio 30:1 – Quando todas essas bênçãos e maldições que coloquei diante de vocês lhes sobrevierem, e elas os atingirem onde quer que o Senhor, o seu Deus, os dispersar entre as nações,

Esdras 1:3 – Qualquer do seu povo que esteja entre vocês, que o seu Deus esteja com ele, e que vá a Jerusalém de Judá reconstruir o templo do Senhor, o Deus de Israel, o Deus que em Jerusalém tem a sua morada.

Neemias 1:2 – Hanani, um dos meus irmãos, veio de Judá com alguns outros homens, e eu lhes perguntei acerca dos judeus que restaram, os sobreviventes do cativeiro, e também sobre Jerusalém.

Neemias 2:3 – eu disse ao rei: “Que o rei viva para sempre! Como não estaria triste o meu rosto, se a cidade em que estão sepultados os meus pais está em ruínas, e as suas portas foram destruídas pelo fogo? “

Salmos 102:13 – Tu te levantarás e terás misericórdia de Sião, pois é hora de lhe mostrares compaixão; o tempo certo é chegado.

Salmos 122:6 – Orem pela paz de Jerusalém: “Vivam em segurança aqueles que te amam!

Salmos 137:5 – Que a minha mão direita definhe, ó Jerusalém, se eu me esquecer de ti!

Isaías 48:20 – Deixem a Babilônia, fujam do meio dos babilônios! Anunciem isso com gritos de alegria e o proclamem. Enviem-no aos confins da terra; digam: “O Senhor resgatou seu servo Jacó”.

Isaías 51:11 – Os resgatados do Senhor voltarão. Entrarão em Sião com cântico; alegria eterna coroará suas cabeças. Júbilo e alegria se apossarão deles, tristeza e suspiro deles fugirão.

Isaías 52:2 – Sacuda para longe a sua poeira; levante-se, sente-se entronizada, ó Jerusalém. Livre-se das correntes em seu pescoço, ó cidade cativa de Sião.

Isaías 52:11 – Afastem-se, afastem-se, saiam daqui! Não toquem em coisas impuras! Saiam dela e sejam puros, vocês, que transportam os utensílios do Senhor.

Jeremias 29:12 – Então vocês clamarão a mim, virão orar a mim, e eu os ouvirei.

Jeremias 31:21 – “Coloque marcos e ponha sinais nas estradas, Preste atenção no caminho que você trilhou. Volte, ó Virgem, Israel! Volte para as suas cidades.

Jeremias 44:28 – Serão poucos os que escaparão da espada e voltarão do Egito para a terra de Judá. Então, todo o remanescente de Judá que veio residir no Egito saberá qual é a palavra que se realiza, a minha ou a deles.

Jeremias 50:8 – “Fujam da Babilônia; saiam da terra dos babilônios e sejam como os bodes que lideram o rebanho.

Jeremias 51:6 – “Fujam da Babilônia! Cada um por si! Não sejam destruídos por causa da iniqüidade dela. É hora da vingança do Senhor; ele pagará a ela o que ela merece.

Jeremias 51:45 – “Saia dela, meu povo! Cada um salve a sua própria vida, da ardente ira do Senhor.

Daniel 9:2 – No primeiro ano do seu reinado, eu, Daniel, compreendi pelas Escrituras, conforme a palavra do Senhor dada ao profeta Jeremias, que a desolação de Jerusalém iria durar setenta anos.

Daniel 9:16 – Agora Senhor, conforme todos os teus feitos justos, afasta de Jerusalém, da tua cidade, do teu santo monte, a tua ira e a tua indignação. Os nossos pecados e as iniqüidades de nossos antepassados fizeram de Jerusalém e do teu povo motivo de zombaria para todos os que nos rodeiam.

Zacarias 2:7 – “Atenção, ó Sião! Escapem, vocês que vivem na cidade da Babilônia!

Apocalipse 18:4 – Então ouvi outra voz do céu que dizia: “Saiam dela, vocês, povo meu, para que vocês não participem dos seus pecados, para que as pragas que vão cair sobre ela não os atinjam!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *