Estudo de Salmos 13:2 – Comentado e Explicado

Até quando aninharei a angústia na minha alma, e, dia após dia, a tristeza no coração?
Salmos 13:2

Comentário de Albert Barnes

Quanto tempo – refere-se ao terceiro aspecto do caso, ou à terceira fase do problema, ou seja, que ele estava perplexo e envergonhado, com uma profunda e pesada tristeza em seu coração, e ele pergunta por quanto tempo isso continuaria. . “Devo seguir conselhos em minha alma.” Isso se refere aos métodos que ele se esforçou para conceber para escapar dos problemas. Ele ficou perplexo, perseguido e aparentemente abandonado; e sendo assim aparentemente abandonado, ele foi obrigado a tentar elaborar algum plano para sua própria libertação, sem interposição ou ajuda do alto. Ele estava precisando confiar em si mesmo; e ele pergunta “por quanto tempo” isso deve continuar, ou quando ele pode esperar que Deus interponha para ajudá-lo por seus conselhos e, portanto, para libertá-lo.

Tendo tristeza no meu coração diariamente – Todos os dias; constantemente. Ou seja, não houve intervalo para seus problemas. A tristeza em seu coração parece não ter sido apenas aquilo que foi causado por problemas externos, mas também o que surgiu da dolorosa necessidade de tentar formar planos para seu próprio alívio – planos que pareciam ser em vão.

Até quando meu inimigo será exaltado sobre mim? Esta é a quarta forma ou fase de seu problema, e ele pergunta quanto tempo isso deve continuar. Esta cláusula sugere talvez a forma exata do julgamento. Foi o que surgiu dos desígnios de um inimigo que perseguiu e oprimiu o salmista, e que o fez tão eficazmente que ele parecia ter triunfado sobre ele ou tê-lo completamente em seu poder. Todas as outras formas do julgamento – o fato de ele parecer ter sido esquecido; que Deus aparentemente desviou o rosto; que ele foi deixado para formar planos de libertação que pareciam ser vaidosos, estavam relacionados ao fato aqui mencionado, de que um inimigo o perseguira e sofrera para obter um triunfo sobre ele. Quem era esse inimigo, não sabemos.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 13: 2 . Por quanto tempo devo seguir um conselho, etc. – Ou, de acordo com o original, revolve diversos pensamentos em minha mente? como fazem as pessoas que são reduzidas até a última extremidade e muito ansiosas e incertas que resoluções tomar.

Comentário de E.W. Bullinger

minha alma = eu (hebraico) hebraico. nephesh. App-13.

Comentário de Adam Clarke

Tome conselho em minha alma – estou continuamente estruturando maneiras e meios de libertação; mas todos eles não dão em nada, porque tu não vens para a minha libertação. Quando uma alma sente o peso e a culpa do pecado, tenta inúmeros esquemas de auto-recuperação; mas todos eles são inúteis. Ninguém, exceto Deus, pode falar de paz para uma consciência culpada.

Meu inimigo é exaltado – Satanás parece triunfar enquanto a alma está sob a maldição de uma lei quebrada.

Comentário de John Calvin

2. Quanto tempo devo seguir conselhos em minha alma? Sabemos que os homens na adversidade dão lugar ao descontentamento e olham ao seu redor, primeiro para um quarto e depois para outro, em busca de remédios. Especialmente, ao ver que são destituídos de todos os recursos, eles se atormentam grandemente e são distraídos por uma multidão de pensamentos; e, em grandes perigos, a ansiedade e o medo os obrigam a mudar de propósito de tempos em tempos, quando não encontram nenhum plano sobre o qual possam se fixar com certeza. Davi reclama, portanto, que, ao pensar em diferentes métodos para obter alívio e deliberar consigo mesmo agora de uma maneira e agora de outra, ele está exausto de nada, com a multiplicidade de sugestões que passam por sua mente; e, juntando-se a essa queixa, a tristeza que sentia diariamente, ele aponta a fonte dessa inquietação. Como em doenças graves, os doentes desejam mudar de lugar a cada momento, e quanto mais agudas são as dores que as afligem, mais aptas e ansiosas estão em mudar e mudar; assim, quando a tristeza toma conta do coração dos homens, suas miseráveis ??vítimas são violentamente agitadas por dentro e acham mais tolerável atormentar-se sem obter alívio, do que suportar suas aflições com mentes compostas e tranquilas. O Senhor, de fato, promete dar aos fiéis “o espírito de conselhos” ( Isaías 11: 2 ), mas nem sempre o dá a eles desde o início de qualquer assunto em que estejam interessados, mas os sofre por um tempo. tempo para ficar envergonhado por uma longa deliberação sem chegar a uma decisão determinada (271) ou ficar perplexo, como se estivesse enredado entre espinhos, sem saber para onde se virar (272) ou que caminho seguir. Alguns explicam a palavra hebraica ???? , yomam, como significando o dia todo. Mas parece-me que isso significa outro tipo de continuidade, a saber, que sua tristeza retornou e foi renovada todos os dias. No final do verso, ele deplora outro mal, que seus adversários triunfam sobre ele com mais ousadia, quando o vêem totalmente debilitado, e como foi desperdiçado pelo contínuo langor. Agora, este é um argumento de grande peso em nossas orações; pois não há nada que seja mais desagradável para Deus, e com o qual ele menos suportará, do que a cruel insolência que nossos inimigos demonstram, quando eles não apenas se deleitam vendo-nos na miséria, mas também se elevam contra nós, e trate-nos com mais desdém, mais eles nos vêem oprimidos e aflitos.

Comentário de John Wesley

Por quanto tempo devo seguir conselhos em minha alma, tendo tristeza em meu coração diariamente? até quando o meu inimigo será exaltado sobre mim?

Quanto tempo – Devo ficar em tais perplexidades, sem saber qual curso tomar?

Referências Cruzadas

1 Samuel 18:29 – temeu-o ainda mais e continuou seu inimigo pelo resto de sua vida.

1 Samuel 24:19 – Quando um homem encontra um inimigo e o deixa ir sem fazer-lhe mal? O Senhor o recompense com o bem, pelo modo como você me tratou hoje.

Neemias 2:2 – Por isso o rei me perguntou: “Por que o seu rosto parece tão triste, se você não está doente? Essa tristeza só, pode ser do coração! ” Com muito medo,

Ester 7:6 – Respondeu Ester: “O adversário e inimigo é Hamã, esse perverso”. Diante disso, Hamã ficou apavorado na presença do rei e da rainha.

Jó 7:12 – Sou eu o mar, ou o monstro das profundezas, para que me ponhas sob guarda?

Jó 9:19 – Se é questão de força, ele é poderoso! E se é questão de justiça, quem o intimará?

Jó 9:27 – Se eu disser: Vou esquecer a minha queixa, vou mudar o meu semblante e sorrir,

Jó 10:15 – Se eu fosse culpado, ai de mim! Mesmo sendo inocente, não posso erguer a cabeça, pois estou dominado pela vergonha e mergulhado na minha aflição.

Jó 23:8 – “Mas, se vou para o oriente, lá ele não está; se vou para o ocidente, não o encontro.

Salmos 7:2 – para que, como leões, não me dilacerem nem me despedacem, sem que ninguém me livre.

Salmos 7:4 – se fiz algum mal a um amigo ou se poupei sem motivo o meu adversário,

Salmos 8:2 – Dos lábios das crianças e dos recém-nascidos firmaste o teu nome como fortaleza, por causa dos teus adversários, para silenciar o inimigo que busca vingança.

Salmos 9:6 – O inimigo foi totalmente arrasado, para sempre; desarraigaste as suas cidades; já não há quem delas se lembre.

Salmos 10:18 – Defendes o órfão e o oprimido, a fim de que o homem, que é pó, já não cause terror.

Salmos 17:9 – dos ímpios que me atacam com violência, dos inimigos mortais que me cercam.

Salmos 22:7 – Caçoam de mim todos os que me vêem; balançando a cabeça, lançam insultos contra mim, dizendo:

Salmos 31:18 – Sejam emudecidos os seus lábios mentirosos, pois com arrogância e desprezo humilham os justos.

Salmos 38:17 – Estou a ponto de cair, e a minha dor está sempre comigo.

Salmos 42:10 – Até os meus ossos sofrem agonia mortal quando os meus adversários zombam de mim, perguntando-me o tempo todo: “Onde está o seu Deus? “

Salmos 44:14 – Fizeste de nós um provérbio entre as nações; os povos meneiam a cabeça quando nos vêem.

Salmos 74:10 – Até quando o adversário irá zombar, ó Deus? Será que o inimigo blasfemará o teu nome para sempre?

Salmos 74:18 – Lembra-te de como o inimigo tem zombado de ti, ó Senhor, como os insensatos têm blasfemado o teu nome.

Salmos 77:2 – Quando estou angustiado, busco o Senhor; de noite estendo as mãos sem cessar; a minha alma está inconsolável!

Salmos 94:18 – Quando eu disse: “Os meus pés escorregaram”, o teu amor leal, Senhor, me amparou!

Salmos 116:3 – As cordas da morte me envolveram, as angústias do Sheol vieram sobre mim; aflição e tristeza me dominaram.

Salmos 123:3 – Misericórdia, Senhor! Tem misericórdia de nós! Já estamos cansados de tanto desprezo.

Salmos 142:4 – Olha para a minha direita e vê; ninguém se preocupa comigo. Não tenho abrigo seguro; ninguém se importa com a minha vida.

Salmos 143:3 – O inimigo persegue-me e esmaga-me ao chão; ele me faz morar nas trevas, como os que há muito morreram.

Provérbios 15:13 – A alegria do coração transparece no rosto, mas o coração angustiado oprime o espírito.

Eclesiastes 5:17 – Passa toda a sua vida nas trevas, com grande frustração, doença e amargura.

Jeremias 8:18 – A tristeza tomou conta de mim; o meu coração desfalece.

Jeremias 15:18 – Por que é permanente a minha dor, e a minha ferida é grave e incurável? Por que te tornaste para mim como um riacho seco, cujos mananciais falham?

Jeremias 45:3 – Você disse, ‘Ai de mim! O Senhor acrescentou tristeza ao meu sofrimento. Estou exausto de tanto gemer, e não encontro descanso’.

Lamentações 1:5 – Seus adversários são os seus chefes; seus inimigos estão tranqüilos. O Senhor lhe trouxe tristeza por causa dos seus muitos pecados. Seus filhos foram levados ao exílio, prisioneiros dos adversários.

Lamentações 1:9 – Sua impureza prende-se às suas saias; ela não esperava que chegaria o seu fim. Sua queda foi surpreendente; ninguém veio consolá-la. “Olha, Senhor, para a minha aflição, pois o inimigo triunfou. “

Miquéias 7:8 – Não se alegre a minha inimiga com a minha desgraça. Embora eu tenha caído, eu me levantarei. Embora eu esteja morando nas trevas, o Senhor será a minha luz.

Mateus 26:38 – Disse-lhes então: “A minha alma está profundamente triste, numa tristeza mortal. Fiquem aqui e vigiem comigo”.

Lucas 22:53 – Todos os dias eu estava com vocês no templo e vocês não levantaram a mão contra mim. Mas esta é a hora de vocês — quando as trevas reinam”.

João 16:6 – Porque falei estas coisas, o coração de vocês encheu-se de tristeza.

Romanos 9:2 – tenho grande tristeza e constante angústia em meu coração.

Filipenses 2:27 – De fato, ficou doente e quase morreu. Mas Deus teve misericórdia dele, e não somente dele, mas também de mim, para que eu não tivesse tristeza sobre tristeza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *