Falando de volta para Deus: Como Suas Promessas Provocam Nossas Orações

É um dos momentos mais audaciosos e inspiradores de toda a Escritura.

Na esteira da rebelião chocante de Israel contra Deus – violando descaradamente a aliança que Deus acabou de fazer com eles – Moisés humildemente ousa mediar entre Deus e seu povo. No clímax de sua intercessão e de seu diálogo cuidadoso, porém determinado, com o Deus vivo, Moisés faz o que talvez seja o maior e mais perspicaz petição que uma criatura pode fazer ao seu Criador.

E é, afinal, uma oração – um pedido modesto, mas ousado, feito pelo homem, a Deus Todo-Poderoso: “Por favor, mostre-me sua glória”.

Que este é, em certo sentido, um momento especial é claro. Não estamos nas sandálias de Moisés. Não somos profetas chamados para mediar uma aliança, nem vivemos sob esse pacto do Sinai. No entanto, a oração de Moisés ainda funciona como um modelo para os piedosos depois dele. Não será a última oração nas Escrituras para uma visão da glória de Deus, e com razão os fiéis a ecoam hoje. O que nós, que estamos em Cristo, podemos aprender sobre nossas próprias orações com a incrível sequência de Moisés pressionando a Deus em Êxodo 32–33 ?

Deus pode e vai perdoar?

Antes de lutar com a oração em si, precisamos primeiro reconhecer a pergunta obsessiva de Moisés: Deus poderia e perdoaria ao povo uma violação tão horrível da aliança? Moisés ainda não tinha certeza. Ele ouviu histórias de seus antepassados, encontrou Deus na sarça e testemunhou as pragas no Egito e o resgate no Mar Vermelho. Moisés conhecia um Deus poderoso que havia libertado seu povo, mas ele também os perdoaria?

A princípio, parecia que não. Quando Deus pela primeira vez informou a Moisés, no monte, que o povo havia se “corrompido”, fazendo e adorando um bezerro de ouro (32:7-8), Deus disse: “Deixe-me em paz, para que minha ira se acenda contra eles e eu posso consumi-los. . .” (32:10). Quando Moisés começou a pleitear que Deus retivesse a destruição, estava longe de ser claro que qualquer relacionamento de paz pudesse ser totalmente restaurado.

Deus cedeu em consumir imediatamente o povo (32:14), mas a aliança permaneceu quebrada. Embora Moisés tenha descido a montanha, confrontado o povo em sua rebelião, queimado o bezerro, disciplinado o povo (32:15-20) e supervisionado a purgação dos três mil que lideraram a rebelião (32:21-29), Moisés sabia que isso não restaurava o que estava quebrado. No dia seguinte, ele voltou ao encontro de Deus na montanha.

O que impulsiona a seqüência de oração de Moisés em Êxodo 33 é a pergunta que ele começa a fazer em 32:32: O Senhor pode e perdoará? Deus restaurará o relacionamento e habitará entre eles, depois de terem adorado o bezerro de ouro? E, como veremos, Deus tira a oração de Moisés e então se move para responder à pergunta de Moisés, de uma maneira muito mais poderosa e memorável do que se não houvesse um relacionamento com Deus que se desenvolve, se desenvolve e se aprofunda.

Moisés, ensina-nos a orar

Êxodo 33 começa com Deus declarando ao povo que, embora lhes dê a terra prometida a seus antepassados, o próprio Deus não subirá no meio deles (33:3). Eles lamentam essa “palavra desastrosa”. Eles o querem , não apenas a terra prometida. Eles se humilham diante de Deus, tirando seus ornamentos “do monte Horebe em diante” (33:6).

Mesmo que o povo tenha ouvido essa palavra desastrosa, Moisés continua desfrutando de um notável favor de Deus. Em uma tenda armada longe do acampamento, Deus fala com Moisés (33:9), e o versículo 11 comenta: “Assim o Senhor falava com Moisés face a face, como um homem fala com seu amigo”. Isso prepara o cenário para a notável oração intercessória de Moisés em 33:12-18.

1 – A oração responde a Deus

O Deus vivo toma a iniciativa. Ele primeiro anunciou a Moisés a quebra da aliança do povo (32:7-10). E ele revelou seu favor duradouro a Moisés, levando o profeta a responder. Assim também para nós. Nós não apenas “discamos” para Deus em oração quando assim desejamos. Primeiro, ele fala, como se revelou em seu mundo, e em sua palavra, e em seu Filho, o Verbo. Na oração, respondemos a ele à luz de sua revelação para nós. Primeiro, ouvimos sua voz nas Escrituras; então acessamos seu ouvido em oração. Oramos à luz do que ele prometeu.

2 – A oração pleiteia a reputação e a glória de Deus

Quando Deus anuncia a Moisés o pecado dos povos, e a intenção de destruí-los e recomeçar com ele, o reflexo de Moisés é se apoiar na própria reputação de Deus. Este é um bom reflexo. “Por que os egípcios diriam: ‘Com má intenção ele os tirou, para matá-los nos montes e consumi-los da face da terra’?” ( Êxodo 21:12 ).

Moisés ora para que Deus se afaste da ira justa e ceda “deste desastre contra o seu povo ”, por amor do próprio nome de Deus. Moisés não defende o valor do povo – ou sua humanidade, feita à imagem de Deus – mas a escolha e a palavra de Deus. Ele os escolheu como seu povo .

Hoje estamos em boa companhia para orar pela própria reputação de Deus no mundo, e tomar conhecimento e orar pelas promessas de Deus de volta para ele. Deus ama que seu povo ore à luz do que ele nos disse, para fazer nossas súplicas em resposta às suas promessas. E orar por sua glória não diz respeito apenas à reputação de Deus no mundo, mas também, e mais significativamente, ao nosso próprio conhecê-lo e desfrutá-lo. No fundo da oração a tal Deus está nosso anseio por sua face, não apenas as provisões de sua mão.

3 – A oração pode ser incremental e sequencial.

Podemos até chamar a oração de Moisés de “dialógica”. É impressionante como seu processo e sequência de oração são relacionais nesses capítulos.

No centro do “diálogo”, por mais reverente que seja, está de quem são os israelitas, um tópico que Deus introduz e atrai Moisés. Primeiro, a Moisés, Deus os chama, depois de seu pecado, “ seu povo , que você tirou da terra do Egito” (32:7). Então Deus introduz a surpreendente tensão de seu contínuo favor sobre Moisés. Deus consumirá o povo e “fará uma grande nação” de Moisés (32:9-10). Esse favor, combinado com chamar a nação de “seu povo”, apresenta a Moisés um convite para responder em oração.

Moisés pede para saber mais sobre esse Deus – “por favor, mostre-me agora os seus caminhos” (33:13) – para discernir se Deus perdoará sua nação de dura cerviz. E Moisés humildemente, mas importante, acrescenta isso a este primeiro apelo: “Considera também que esta nação é o teu povo ”. Deus responde positivamente, embora brevemente: “Minha presença irá com você, e eu lhe darei descanso” (33:14). A resposta curta convida Moisés a pressionar ainda mais, pelo bem do povo. Seu “eu” se move para “nós”. Ele implora por “eu e seu povo”; então novamente “nós . . . Eu e seu povo.” Moisés se identifica com o povo, pedindo que o favor de Deus sobre ele se estenda a eles.

A oração, por pessoas humanas ao Deus vivo e pessoal, é muito mais do que transacional. É relacional e muitas vezes incremental, com ousadia medida e humilde. Deus nos conduz, como Moisés, à oração. Fazemos nossos pedidos. Ele responde na hora. Aprendemos mais dele, o que nos leva a pedir para ver mais dele .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *