Como faço uma escolha moral

No final deste artigo, darei quatro passos muito práticos que dou ao entrar na arena de cada dia onde devo fazer escolhas morais. Mas mais importante do que eu recomendar a você esses passos é explicar o fundamento sobre o qual eles são dados. Se eu não lhe der as raízes e o caule, a flor murchará rapidamente em sua mão. Portanto, a maior parte do que tenho a dizer será um esforço para desnudar as raízes das quais brota a flor de minhas escolhas morais.

O método que seguirei será fazer quatro perguntas, cada uma sendo uma forma mais precisamente definida da anterior. Depois de responder à quarta pergunta, darei os passos práticos que sigo para fazer escolhas morais. 

Questão um

“Como faço uma escolha moral?”

O primeiro passo para responder a esta pergunta deve ser definir os termos “escolha” e “moral”.

Escolha: Vou expor minha definição de “escolha” de três maneiras.

  1. Uma escolha é aquele ato pelo qual prefiro uma coisa a outra.
  2. Ou seja, é o ato pelo qual considero uma coisa preferível ou mais desejável que outra.
  3. Ou, finalmente, minha escolha é ficar mais satisfeito com uma coisa do que com outra.

Moral: Eu chamo um ato de preferência de “moral” quando pode ser corretamente julgado como certo ou errado. Em geral, minhas preferências por chocolate em vez de baunilha ou listras em vez de xadrez não são uma escolha moral. Mas minha preferência por ser honesto em vez de enganar é uma escolha moral porque pode ser corretamente julgada como certa ou errada.

Questão dois

Com base nessas definições, a pergunta que se torna agora: “Como posso preferir uma coisa a outra de tal maneira que a preferência possa ser julgada corretamente como certa?”

Para responder a esta pergunta, o termo “certo” deve ser definido. Ou seja, devemos perguntar: “O que constitui a correção de uma escolha moral?”

Neste ponto, tenho que trazer a estrutura cristã de meu pensamento e vida. Vou assumir aqui (o que acho que poderia ser razoavelmente defendido se tivéssemos tempo) que o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus existe e que ele se revelou e sua vontade nas Escrituras cristãs. Dentro dessa estrutura, gostaria de mencionar primeiro uma resposta inadequada e, em seguida, o que considero adequada à pergunta: “O que constitui a correção de uma escolha moral?”

  1. Uma resposta inadequada – A resposta típica que alguém escolhe corretamente quando escolhe a vontade de Deus é ambígua e, portanto, inadequada. Se a vontade de Deus é concebida como atos externos como não matar, não roubar e dizer a verdade independentemente do motivo pelo qual os atos são feitos, então fazer a vontade de Deus pode não ter nenhum valor moral. Deus pode querer coisas que, quando os homens as realizam, são pecado.

    Por exemplo, Deus quis que os assírios destruíssem o Reino do Norte de Israel ( Isaías 7:17-19 ), mas eles pecaram ao fazer isso de acordo com Isaías ( Isaías 10:12) porque o fizeram com arrogância. Portanto, é inadequado dizer que o acerto de uma escolha moral consiste em preferir fazer o ato que Deus quer que seja feito. Uma coisa feita sem um bom motivo não tem nenhum bem moral.
  2. Uma Resposta Adequada (até onde posso ver) – Uma escolha ou preferência é acertada quando motivada por uma verdadeira percepção e deleite na beleza moral do ato escolhido. Dito de outra forma, para escolher corretamente, devemos preferir um ato não apenas porque Deus quer, mas também porque temos um profundo acordo com Deus de que o ato é moralmente belo e louvável.

    Por exemplo, uma escolha de não mentir, que em certo sentido é a vontade de Deus, não tem valor moral a menos que seja feita para uma verdadeira percepção e deleite na beleza moral de dizer a verdade.

Ou ainda, Romanos 12:13 nos admoesta a contribuir para as necessidades dos santos. Mas 2 Coríntios 9:7 nos diz para não fazermos isso “por obrigação, porque Deus ama quem dá com alegria”. Ou seja, o mero ato de dar aos pobres pode não ser um ato moralmente bom. É bom quando o doador vê e se deleita na beleza moral da generosidade. Como Paulo diz em 1 Coríntios 13:3 “Se eu der todos os meus bens para alimentar os pobres . . . e não tiver amor, isso não me aproveita de nada.”

(Uma vez que o amor “não busca os seus interesses”, mas “se alegra com a verdade”, ele nos levará a ser generosos não por interesse próprio, mas por deleite na verdade de que a generosidade para com os necessitados é moralmente bela.)

Questão 3

Tendo definido a correção de uma escolha moral dessa maneira, nossa pergunta agora se torna: “Como posso realmente perceber e me deliciar com o moralmente belo?”

Aqui, novamente, várias definições estão em ordem. O que é “beleza moral”? Sugiro uma definição tripla:

  1. A beleza moral de um ato humano é a harmonia entre esse ato e a totalidade da realidade;
  2. um ato é moralmente belo se for adequado ou adequado à luz da verdade;
  3. um ato é moralmente belo se for apropriado em vista de nossa verdadeira situação humana.

Nesta definição de beleza moral, usei os termos “realidade”, “verdade” e “situação humana”. Estes devem ser definidos e aqui é onde minha compreensão das Escrituras Cristãs se torna crucial. Começo com a percepção básica de que tudo em todo o universo, desde o menor inseto na grama até a maior constelação, pertence a Deus, porque ele o fez ( Salmo 50:10-12 ). Segue-se que tudo o que temos é um dom de Deus, não merecemos o nascer diário do sol ou a ressurreição de uma vez por todas de Jesus ( 1 Coríntios 4:7 ; Tiago 1:17). Deus é movido a abençoar os homens não por causa de qualquer característica neles, mas por causa da plenitude transbordante de sua glória. Mostrar essa glória a todas as suas criaturas no céu e na terra é seu objetivo em tudo o que faz. Ele faz isso fundamentalmente (embora não apenas) derramando sobre nós as riquezas de sua bondade em nossa total indignidade. 

Uma vez que Deus é a fonte e sustentador de tudo o que existe ( Atos 17:28 ), seus objetivos na criação e redenção, bem como suas formas de alcançar esses objetivos, são a realidade , a verdade e a situação humana com a qual todo comportamento humano deve acordo se é para ser moralmente belo. O conceito bíblico de andar segundo o Espírito significa, da mesma forma, trazer pensamentos e ações em harmonia com a mente e os caminhos de Deus.

Para ser mais específico, a verdade fundamental sobre a condição humana que pode influenciar nosso comportamento é que somos beneficiários da grande misericórdia de Deus. Não importa quão grandes ou pequenos sejam nossos prazeres, não os merecemos. Eles vêm da misericórdia de Deus como um presente, não um salário. Portanto, o único comportamento moralmente belo é aquele que convém a um beneficiário da misericórdia. Se uma escolha moral não se harmonizar com o fato fundamental de que cada segundo de cada benefício que desfrutamos é um presente imerecido, então a escolha é má.

Questão quatro

Tendo definido a “beleza moral” dessa maneira, nossa pergunta agora se torna:  “Como posso realmente perceber e me deliciar com as ações que convém a um beneficiário da misericórdia?”

Tentarei responder a esta pergunta descrevendo duas condições que você deve cumprir se quiser ver e deleitar-se em ações que convêm a um beneficiário da misericórdia.

A primeira condição

Você deve acreditar em seu coração que você é um beneficiário da misericórdia e deve estar feliz por isso. Pois se você se ressente de ser um beneficiário da pura misericórdia e prefere pensar em si mesmo como merecedor e merecedor do que tem, então não terá desejo de harmonizar suas ações com a realidade da misericórdia. Em vez disso, seu comportamento tenderá a se harmonizar com sua concepção de seu próprio mérito.

Saber que você é um beneficiário da misericórdia de Deus e depositar alegremente suas esperanças nessa misericórdia é o que o Novo Testamento significa por fé. E o processo de se tornar esse tipo de pessoa é chamado de novo nascimento, nova criação, tornar-se como uma criança, etc. É um milagre realizado no coração pelo Espírito de Deus. Esta é a primeira condição que você deve cumprir se quiser ver e se deliciar com as ações que convém a um beneficiário da misericórdia.

A Segunda Condição

A transformação efetuada no novo nascimento é decisiva, mas incompleta. Portanto, somos chamados a ser transformados pela renovação de nossas mentes para que possamos aprovar o moralmente belo ( Romanos 12:2 ). Este processo contínuo de tornar-se novo resulta em uma sensibilidade crescente para nossa própria condição verdadeira como beneficiários indignos de misericórdia e uma consciência crescente de que tipo de comportamento se harmoniza com tal condição. 

Há uma dupla função da Bíblia em relação a essa transformação. Primeiro , é precisamente a partir da Bíblia que nos tornamos sensíveis à nossa indignidade diante de Deus e de sua grande misericórdia para conosco. De acordo com 2 Coríntios 3:18 , quanto mais meditarmos na glória de Deus em Cristo, mais seremos transformados à sua semelhança. As Escrituras são o foco desta meditação e, portanto, o meio de nossa transformação.

Em segundo lugar , os mandamentos e as admoestações das Escrituras são todas descrições de comportamento que convém a um beneficiário da misericórdia. Dessa forma, eles fornecem diretrizes pelas quais podemos medir o nível de nossa novidade em Cristo. O ideal bíblico para a pessoa moral é que a lei seja escrita em seu coração ( Jeremias 31:33).) para que ele não precise ser pressionado com comandos de fora. Assim, quanto mais mandamentos fazemos por um prazer espontâneo em sua beleza moral, maior o grau em que somos transformados à semelhança de Cristo. No entanto, enquanto ainda somos imperfeitos e sujeitos ao auto-engano, não podemos dispensar as diretrizes externas das Escrituras. Eles continuam sendo uma parte necessária de nossas vidas, acelerando nossa sensibilidade estética para o que é moralmente belo e nos reprovando quando somos insensíveis demais para ver e nos deliciar com as escolhas morais que convém a um beneficiário da misericórdia.

Passos práticos para fazer escolhas morais

  1. Eu oro para que Deus santifique seu nome em e através de mim; que ele aumentará meu amor por sua glória; que ele não me deixará ficar insensível à sua misericórdia, mas fará com que eu a valorize como mais querida do que qualquer coisa no mundo; e que por tudo isso ele não me deixará cair em tentação, mas me conduzirá pelas veredas da justiça por amor do seu nome.
  2. Tento meditar nas Escrituras dia e noite, desejando saturar meu pensamento com a estrutura do pensamento de Deus. Eu tento ficar alerta para os testes que me tiram de algum sono de pecado em que eu possa ter caído. Eu tento prestar atenção especial àqueles lugares onde a realidade de Deus explicitamente afeta meu comportamento (por exemplo, A Parábola do Servo Inclemente, Mateus 18:23-35 ). A Palavra de Deus é a ferramenta que Deus usa para responder à oração que faço: nelas vejo que estou sendo transformado (muito lentamente) em uma pessoa que vê e se delicia com um comportamento digno de um beneficiário da misericórdia.
  3. Eu conscientemente coloco minha esperança na promessa de Deus de trabalhar em tudo para o meu bem ( Romanos 8:28 ; Jeremias 32:40-41 ), para que minha mente e meu coração descansem em sua misericórdia. Na medida em que desfruto desse contentamento da alma dado por Deus, posso ficar livre do orgulho e do medo que podem me levar a manipular ou abusar das pessoas para meus próprios fins, uma vez que meus fins já são atendidos na misericórdia de Deus.
  4. Ao confrontar escolhas morais durante o dia, se o tempo e as circunstâncias permitirem, tento entender os efeitos de cada escolha na vida das pessoas. Então, com base nesse entendimento e em tudo o que aconteceu antes, eu escolho o que me parece nessa situação ser digno de um beneficiário da misericórdia e, assim, dar glória a Deus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *