Estudo de 1 Timóteo 5:5 – Comentado e Explicado

Mas a que verdadeiramente é viúva e desamparada, põe a sua esperança em Deus e persevera noite e dia em orações e súplicas.
1 Timóteo 5:5

Comentário de Albert Barnes

Uma viúva de fato e desolada – A palavra traduzida como “desolada” significa “solitária, sozinha”. Não implica necessariamente a idéia de desconforto que atribuímos à palavra desolado. O sentido é que ela não teve filhos ou outros descendentes; ninguém de quem ela pudesse depender de apoio.

Confia em Deus – Ela não tem mais ninguém a quem olhar, exceto Deus. Ela não tem confiança terrena e, destituída de marido, filhos e bens, sente sua dependência e constantemente olha para Deus em busca de consolo e apoio.

E continua em súplicas e orações noite e dia – continuamente; compare anotações em 1 Timóteo 2: 1 ; veja também a descrição de Anna em Lucas 2: 36-37 . O apóstolo considera isso uma das características daqueles que eram “viúvas, de fato”, a quem ele teria recebido na classe para ser mantido pela igreja, e a quem a responsabilidade dos membros mais jovens da igreja poderia ser confiada.

Comentário de E.W. Bullinger

desolado . Grego. monoomai . Só aqui.

trusteth = esperava. Implicando esperança continuada. pol. App-104.

continua . Grego. prosmeno . Ver 1 Timóteo 1: 3 . súplicas. App-134.

orações. App-134.

Comentário de John Calvin

5 Ela, que é realmente uma viúva, expressa seu significado mais claramente do que antes; pois ele mostra que são realmente viúvas que são solitárias e não têm filhos. Ele diz que essas pessoas esperam em Deus, não que isso seja feito por todos ou somente por eles; pois podemos ver muitas viúvas que não têm filhos e que não têm parentes, mas que são altivas e insolentes e totalmente ímpias de coração e de vida. Por outro lado, então, estão aqueles que têm muitos filhos e que não são impedidos de ter sua esperança depositada em Deus; como Jó, Jacó e Davi. Mas, para isso, ( p???te???a ) uma multidão de crianças seria uma maldição, enquanto as Escrituras sempre a reconhecem entre as notáveis ??bênçãos de Deus. Mas Paulo diz aqui que as viúvas “esperam em Deus”, da mesma maneira que escreve em outros lugares, que os solteiros estudam apenas para agradar a Deus, porque seus afetos não são divididos como os de pessoas casadas. ( 1 Coríntios 7:32 .) O significado, portanto, é que eles não têm nada para perturbar seus pensamentos, olhando apenas para Deus; porque não encontram nada no mundo em que possam confiar. Por esse argumento, ele os elogia; pois, quando a ajuda humana e todo refúgio lhes falta, é dever da Igreja estender a mão para prestar assistência; e assim a condição da viúva, sem filhos e desolada, implora a ajuda do pastor.

Continua em orações . Este é o segundo fundamento de louvor: eles se dedicam continuamente à oração. Daí resulta que eles devem ser aliviados e apoiados às custas da Igreja. Ao mesmo tempo, por essas duas marcas, ele distingue entre o digno e o indigno; pois essas palavras são da mesma importância como se ele determinasse que somente serão recebidas quem não procurar ajuda dos homens, mas confiar somente em Deus e, deixando de lado outros cuidados e empregos, são sinceramente dedicados à oração; e que outros são pouco qualificados e não têm vantagem para a Igreja. Mais uma vez, essa constância na oração exige liberdade de outros cuidados; pois aqueles que estão ocupados com o governo de uma família têm menos liberdade e lazer. Todos somos, de fato, ordenados a orar continuamente; mas deve ser considerado o que é exigido pela condição de cada pessoa, quando, para orar, é exigida a aposentadoria e a isenção de todos os outros cuidados.

O que Paulo elogia nas viúvas, Lucas ( Lucas 2:36 ) afirma como Anna, a filha de Fanuel; mas o mesmo não se aplicaria a todos, devido à diversidade de modos de vida. Haverá mulheres tolas – macacos, e não imitadores, de Anna – que correrão de altar em altar e não farão nada além de suspirar e murmurar até o meio dia. Nesta presença, eles se livrarão de todos os assuntos domésticos; e, voltando para casa, se não encontrarem tudo o que desejarem, perturbarão toda a família com gritos ultrajantes e, às vezes, sofrerão golpes. Lembremo-nos, portanto, de que existem boas razões pelas quais é um privilégio peculiar daqueles que são viúvos e sem filhos ter lazer para orar de noite e de dia; porque estão livres de obstáculos legais, o que não permitiria que aqueles que governam uma família fizessem o mesmo.

E, no entanto, esta passagem não presta nenhuma atenção aos monges ou freiras, que vendem seus murmúrios ou seus barulhos altos, a fim de levar uma vida fácil e ociosa. Tais eram antigamente os euquitas ou psalianos; pois os monges e os padres papistas não diferem em nada, exceto que os primeiros, orando continuamente, pensavam que ninguém além de si mesmos eram piedosos e santos, enquanto os segundos, com atividade inferior, imaginavam santificar a si mesmos e aos outros. Paulo não pensava em nada desse tipo, mas apenas pretendia mostrar quanto mais livremente eles podem ter tempo para a oração que não têm mais nada para perturbá-los.

Comentário de Adam Clarke

E desolado – ?a? µeµ???µe?? · Deixado totalmente sozinho – não tendo filhos nem parentes para cuidar dela.

Confia em Deus – Ao descobrir que ela não tem outro ajudante, ela continua em oração e súplica, para que ela possa derivar de Deus que, no curso de sua providência, ele a privou entre os homens.

Comentário de Thomas Coke

1 Timóteo 5: 5 . Noite e dia. isto é, continuamente; manhã e noite, e em todas as ocasiões apropriadas, seja de noite ou de dia.

Comentário de John Wesley

Agora, aquela que é viúva e desolada, confia em Deus e continua em súplicas e orações noite e dia.

Viúvas, de fato – que não têm relações próximas para sustentá-las; e que são totalmente devotados a Deus.

Desolado – Não tendo filhos, nem netos para aliviá-la.

Referências Cruzadas

Rute 2:12 – O Senhor lhe retribua o que você tem feito! Que você seja ricamente recompensada pelo Senhor, o Deus de Israel, sob cujas asas você veio buscar refúgio! “

Salmos 91:4 – Ele o cobrirá com as suas penas, e sob as suas asas você encontrará refúgio; a fidelidade dele será o seu escudo protetor.

Isaías 3:26 – As portas de Sião lamentarão e prantearão por causa disso; e sem nada, ela se assentará no chão.

Isaías 12:2 – Deus é a minha salvação; terei confiança e não temerei. O Senhor, sim, o Senhor é a minha força e o meu cântico; ele é a minha salvação! “

Isaías 49:21 – Então você dirá em seu coração: ‘Quem me gerou estes filhos? Eu estava enlutada e estéril; estava exilada e rejeitada. Quem os criou? Fui deixada totalmente só, mas estes… de onde vieram? ’ “

Isaías 50:10 – Quem entre vocês teme o Senhor e obedece à palavra de seu servo? Que aquele que anda no escuro, que não tem luz alguma, confie no nome do Senhor e dependa de seu Deus.

Isaías 54:1 – “Cante, ó estéril, você que nunca teve um filho; irrompa em canto, grite de alegria, você que nunca esteve em trabalho de parto; porque mais são os filhos da mulher abandonada do que os daquela que tem marido”, diz o Senhor.

Lamentações 1:13 – Do alto ele fez cair fogo sobre os meus ossos. Armou uma rede para os meus pés e me derrubou de costas. Deixou-me desolada, desfalecida o dia todo.

Lucas 2:37 – e então permanecera viúva até a idade de oitenta e quatro anos. Nunca deixava o templo: adorava a Deus jejuando e orando dia e noite.

Lucas 18:1 – Então Jesus contou aos seus discípulos uma parábola, para mostrar-lhes que eles deviam orar sempre e nunca desanimar.

Lucas 18:7 – Acaso Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele dia e noite? Continuará fazendo-os esperar?

Atos dos Apóstolos 26:7 – Esta é a promessa que as nossas doze tribos esperam que se cumpra, cultuando a Deus com fervor, dia e noite. É por causa desta esperança, ó rei, que estou sendo acusado pelos judeus.

Romanos 1:5 – Por meio dele e por causa do seu nome, recebemos graça e apostolado para chamar dentre todas as nações um povo para a obediência que vem pela fé.

Romanos 1:12 – isto é, para que eu e vocês sejamos mutuamente encorajados pela fé.

Romanos 1:20 – Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis;

1 Coríntios 7:32 – Gostaria de vê-los livres de preocupações. O homem que não é casado preocupa-se com as coisas do Senhor, em como agradar ao Senhor.

Efésios 6:18 – Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos.

1 Timóteo 5:3 – Trate adequadamente as viúvas que são realmente necessitadas.

1 Pedro 3:5 – Pois era assim que também costumavam adornar-se as santas mulheres do passado, que colocavam a sua esperança em Deus. Elas se sujeitavam a seus maridos,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *