Estudo de Deuteronômio 28:58 – Comentado e Explicado

Se não cuidares de observar todas as palavras desta lei, consignada neste livro, em sinal de reverência pelo nome glorioso e temível de Javé, teu Deus,
Deuteronômio 28:58

Comentário de Albert Barnes

Quinta série de julgamentos. O desenraizamento de Israel da terra prometida e sua dispersão entre outras nações. Examine as referências marginais.

Comentário de Albert Barnes

Neste livro – ou seja, no livro da Lei, ou no Pentateuco, na medida em que contém mandamentos de Deus para Israel. Deuteronômio está incluído, mas não se destina exclusivamente. Então Deuteronômio 28:61 ; compare Deuteronômio 27: 3 e observe Deuteronômio 31: 9 .

Comentário de John Calvin

58. Se você não observar para fazer todas as palavras desta lei . Na medida em que mesmo os crentes, embora estejam dispostos a uma obediência voluntária à Lei, e se aplicam com sinceridade a ela, ainda são impedidos e retidos pela enfermidade de sua carne de cumprir seus deveres, aqui é exigido cuidado e atenção; para “observar ( custodire ) fazer” é equivalente a dar atenção sedutora e diligente. Agora, Deus declara que, a menos que os israelitas se dediquem completamente à observância da Lei, a vingança está preparada para sua negligência. É de fato uma ameaça severa e severa, pela qual a transgressão, sob qualquer aspecto, é sem remissão; para a perfeita obediência é exigida pelas palavras “fazer todas as palavras que estão escritas na Lei”. Mas é necessário que tenhamos em mente o que já mostrei, que Moisés foi tão severo em suas exações, para que o povo, convencido de sua condenação, se dirigisse à misericórdia de Deus; pois ninguém anseia por Cristo, a menos que primeiro abandone toda a confiança em suas obras e repouse toda a sua esperança de salvação em perdão gratuito. A maldição aqui registrada aguarda os transgressores da Lei, que, embora Deus perdoe Seus filhos, Ele às vezes os castiga e executa sobre os réprobos a vingança que eles merecem. A fonte da obediência é indicada quando se diz: “para que tema o Senhor”; pois todas as virtudes são apenas fumaça, que não brota do temor de Deus. Além disso, para que seu desprezo seja sem desculpa, o nome de Deus é chamado de “glorioso e medroso”; pois é uma marca de estupidez grosseira, quando a majestade e a glória de Deus são abertamente colocadas diante de nós, para não ser afetadas com a reverência, a fim de nos humilharmos diante dele. Ele, no entanto, ameaça algo mais terrível do que antes, quando diz que as pragas serão maravilhosas não apenas para os pais, mas também para seus filhos e descendentes; ao invés do que alguns interpretam, (250) Ele aumentará de maneira maravilhosa; e outros, Ele deve separar; mas isso é muito restrito e obscuro. A palavra ??? , phela , significa ser maravilhosa, ou secreta e oculta: assim, na minha opinião, ele quer dizer modos extraordinários e incríveis de vingança que ultrapassarão a compreensão da mente humana. Ele coloca pragas e doenças em apelo, explicando por elas qual é a natureza das pragas; a menos que, talvez, se possa pensar que a espécie esteja anexada ao gênero , o que parece ser mais provável. Além disso, ele chama as pragas de verdadeiras ou fiéis; ou porque certamente ocorrerão, ou porque continuarão até o fim; pois a palavra hebraica ?????? , (251) neumanoth , é explicada de ambos os modos; e, sem dúvida, às vezes significa veracidade, ou o que não engana, às vezes firme e estável, ou perpétua; e esse sentido me parece mais adequado aqui, para que a duração contínua seja acrescentada à grandeza das pragas.

Ele menciona novamente “as doenças do Egito”, não aquelas que eles mesmos sofreram no Egito, mas aquelas sob as quais viram os egípcios trabalhando. Ele diz, portanto, que a severidade de Deus contra os incrédulos, dos quais eles haviam sido espectadores, deveria recair sobre suas próprias cabeças, se fossem seguidores de sua impiedade; pois era natural que eles tremessem diante dos julgamentos de Deus, dos quais haviam sido testemunhas oculares; e não apenas isso, mas com o que tremiam de medo.

Comentário de E.W. Bullinger

escrito. Veja nota em Êxodo 17:14 .

este livro. Veja App-47 e Compare Deuteronômio 28:61 abaixo.

nome. Colocado pela Figura do discurso Metonímia (do Adjunto) para Aquele que o suporta. App-6.

Referências Cruzadas

Exodo 3:14 – Disse Deus a Moisés: “Eu Sou o que Sou. É isto que você dirá aos israelitas: Eu Sou me enviou a vocês”.

Exodo 6:2 – Disse Deus ainda a Moisés: “Eu sou o Senhor.

Exodo 20:2 – “Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te tirou do Egito, da terra da escravidão.

Exodo 34:5 – Então o Senhor desceu na nuvem, permaneceu ali com ele e proclamou o seu nome: o Senhor.

Levítico 26:14 – “Mas, se vocês não me ouvirem e não colocarem em prática todos esses mandamentos,

Deuteronômio 6:13 – Temam o Senhor, o seu Deus, e só a ele prestem culto, e jurem somente pelo seu nome.

Deuteronômio 28:15 – Entretanto, se vocês não obedecerem ao Senhor, ao seu Deus, e não seguirem cuidadosamente todos os seus mandamentos e decretos que hoje lhes dou, todas estas maldições cairão sobre vocês e os atingirão:

Neemias 9:5 – E os levitas Jesua, Cadmiel, Bani, Hasabnéias, Serebias, Hodias, Sebanias e Petaías conclamavam o povo, dizendo: “Levantem-se e louvem o Senhor, o seu Deus, que vive para todo o sempre. “Bendito seja o teu nome glorioso! A tua grandeza está acima de toda expressão de louvor.

Salmos 50:7 – “Ouça, meu povo, pois eu falarei; vou testemunhar contra você, Israel: eu sou Deus, o seu Deus.

Salmos 72:19 – Bendito seja o seu glorioso nome para sempre; encha-se toda a terra da sua glória. Amém e amém.

Salmos 83:18 – Saibam eles que tu, cujo nome é Senhor, somente tu, és o Altíssimo sobre toda a terra.

Isaías 41:10 – Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; Eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa.

Isaías 42:8 – “Eu sou o Senhor; esse é o meu nome! Não darei a outro a minha glória nem a imagens o meu louvor.

Jeremias 5:12 – Mentiram acerca do Senhor, dizendo: “Ele não vai fazer nada! Nenhum mal nos acontecerá; jamais veremos espada ou fome.

Jeremias 7:9 – ” ‘Vocês pensam que podem roubar e matar, cometer adultério e jurar falsamente, queimar incenso a Baal e seguir outros deuses que vocês não conheceram,

Jeremias 7:26 – Mas eles não me ouviram nem me deram atenção. Antes tornaram-se obstinados e foram piores do que os antepassados deles’.

Mateus 10:28 – Não tenham medo dos que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Antes, tenham medo daquele que pode destruir tanto a alma como o corpo no inferno.

Hebreus 10:30 – Pois conhecemos aquele que disse: “A mim pertence a vingança; eu retribuirei”; e outra vez: “O Senhor julgará o seu povo”.

Hebreus 12:28 – Portanto, já que estamos recebendo um Reino inabalável, sejamos agradecidos e, assim, adoremos a Deus de modo aceitável, com reverência e temor,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *