Estudo de Hebreus 12:6 – Comentado e Explicado

pois o Senhor corrige a quem ama e castiga todo aquele que reconhece por seu filho {Pr 3,11s}.
Hebreus 12:6

Comentário de Albert Barnes


Por quem o Senhor ama, castiga – Esta também é uma citação de Provérbios 3 . Significa que é uma regra universal que Deus envie provações àqueles a quem ele realmente ama. Evidentemente, isso não significa que ele envie um castigo que não é merecido; ou que ele a envia “para o mero propósito” de infligir dor. Aquilo não pode ser. Mas isso significa que, com seus castigos, ele mostra que tem um cuidado paterno por nós. Ele não nos trata com negligência e desinteresse, como um pai costuma fazer com seu filho ilegítimo. O próprio fato de ele nos corrigir mostra que ele tem em relação a nós os sentimentos de um pai e exerce em relação a nós um cuidado paterno. Se ele não o fizesse, ele nos deixaria continuar sem atenção e nos deixaria seguir um curso de pecado que nos envolveria em ruínas. Restringir e governar uma criança; corrigi-lo quando ele erra, mostra que há uma solicitude dos pais para ele e que ele não é um pária. E como existe na vida de todo filho de Deus algo que merece correção, acontece que é universalmente verdade que “a quem o Senhor ama, ele castiga”.

E açoita todo filho a quem recebe – a quem recebe ou reconhece como seu filho. Isso não é citado literalmente do hebraico, mas da Septuaginta. O hebraico é: “como pai, filho em quem se deleita”. O sentido geral da passagem é mantido, como é frequentemente o caso nas citações do Antigo Testamento. O significado é o mesmo que na parte anterior do versículo, de que todo aquele que se torna filho de Deus é tratado por ele com aquele cuidado vigilante que mostra que ele sustenta em relação a ele a relação paterna.

Comentário de E.W. Bullinger

ama . Grego. Agapão. App-135. Ver Apocalipse 3:19 .

castiga o grego. paideuo. Veja 1 Coríntios 11:32 .

açoite . Grego. mastigoo. Ver João 19: 1 .

Comentário de John Calvin

6. Por quem o Senhor ama etc. Essa parece não ser uma razão bem fundamentada; pois Deus visita os eleitos e os réprobos indiscriminadamente, e seus flagelos manifestam sua ira com mais frequência do que seu amor; e assim a Escritura fala, e a experiência confirma. Mas, no entanto, não é de admirar que, quando os piedosos são abordados, o efeito dos castigos que eles sentem, é mencionado sozinho. Por mais severo e irritado que seja um juiz, Deus pode mostrar-se para com os réprobos, sempre que os castiga; no entanto, ele não tem outro fim em vista dos eleitos, mas promover a salvação deles; é uma demonstração de seu amor paterno. Além disso, os réprobos, como não sabem que são governados pela mão de Deus, geralmente pensam que as aflições acontecem por acaso. Como quando um jovem perverso, saindo da casa de seu pai, vagueia para longe e se esgota com fome, frio e outros males, ele de fato sofre um castigo justo por sua loucura e aprende com seus sofrimentos o benefício de ser obediente e submisso a seus pai, mas ele ainda não reconhece isso como um castigo paterno; o mesmo acontece com os ímpios, que de alguma maneira se afastaram de Deus e de sua família, não entendem que a mão de Deus os alcança.

Lembremo-nos, então, que o gosto do amor de Deus por conosco não pode ser experimentado por nós sob castigos, exceto que estamos plenamente convencidos de que são flagelos paternais pelos quais Ele nos castiga por nossos pecados. Tal coisa não pode ocorrer às mentes dos réprobos, pois são como fugitivos. Também pode ser acrescentado que o julgamento deve começar na casa de Deus; embora, então, ele possa atacar estrangeiros e domésticos, ele ainda assim estende a mão a estes para mostrar que eles são os objetos de seu cuidado peculiar. Mas a anterior é a verdadeira solução, mesmo que todo aquele que sabe e está convencido de que é castigado por Deus deve ser imediatamente levado a esse pensamento, que é castigado porque é amado por Deus. Pois quando os fiéis vêem que Deus interpõe em seu castigo, eles percebem uma garantia certa de seu amor, pois, a menos que ele os amasse, não seria solícito quanto à salvação deles. Portanto, o apóstolo conclui que Deus é oferecido como Pai a todos que sofrem correção. Pois aqueles que chutam como cavalos inquietos, ou resistem obstinadamente, não pertencem a essa classe de homens. Em uma palavra, então, ele nos ensina que as correções de Deus são apenas paternas, quando nos submetemos obedientemente a ele. (248)

Comentário de Adam Clarke

Por quem o Senhor ama, castiga – Aqui está a razão pela qual não devemos negligenciar a correção, nem desmaiar com ela: é uma prova do amor paternal de Deus Todo-Poderoso, e mostra seus mais graciosos desígnios para conosco; a partir do qual podemos estar plenamente convencidos de que a aflição provará os meios do bem para as nossas almas, se fizermos uso adequado dela.

E açoita todo filho a quem ele recebe – ?ast???? de pa?ta ????, ?? pa?ade?eta? . Esta é uma citação, literatim da Septuaginta, de Provérbios 3:12 , da qual coloca nossa versão: Assim como o pai, o filho em quem se deleita. Mas, por mais próximo que pareça ser o hebraico, ele quase não tem afinidade com as palavras do apóstolo. O texto hebraico é o seguinte: ???? ????? ???? uchab ethben yirtseh . Agora, ???? pode ser um substantivo, composto da conjunção ? vau “e” a partícula comparativa ke “, como” ou “semelhante”; , “and.” e ?? ab , “um pai”, ou pode ser a terceira pessoa preterite kal de ca?? caab “, ele estragou, desperdiçou, estragou, estragou, ulcerou”, combinado com a conjunção ? vau “e”. E, nesse sentido, a Septuaginta evidentemente a entendia; e é tão entendido pelo árabe; e ambas as leituras parecem ser combinadas pelas versões siríaca e caldeu. E quanto a ??? ratsah , um de seus principais significados é aceitar, receber graciosamente, levar em favor; a tradução, portanto, da Septuaginta e do apóstolo é perfeitamente consoante com o texto hebraico e com a nossa versão de Provérbios 3:12 ; está errado.

Comentário de Thomas Coke

Hebreus 12: 6 . Por quem o Senhor ama, etc. – Parece haver uma bela gradação nessas palavras: receber, aqui significa ter uma consideração particular. Comp. Isaías 42: 1 no LXX. e veja Provérbios 3: 11-12 .

Comentário de Scofield

senhor

Jeová. Provérbios 3:12 .

Comentário de John Wesley

Por quem o Senhor ama, castiga e açoita todo filho a quem recebe.

Pois – tudo brota do amor; portanto, nem desprezamos nem desmaiamos.

Referências Cruzadas

Deuteronômio 8:5 – Saibam, pois, em seu coração que, assim como um homem disciplina o seu filho, da mesma forma o Senhor, o seu Deus, os disciplina.

2 Samuel 7:14 – Eu serei seu pai, e ele será meu filho. Quando ele cometer algum erro, eu o punirei com o castigo dos homens, com açoites aplicados por homens.

Salmos 32:1 – Como é feliz aquele que tem suas transgressões perdoadas e seus pecados apagados!

Salmos 73:14 – pois o dia inteiro sou afligido, e todas as manhãs sou castigado.

Salmos 89:30 – Se os seus filhos abandonarem a minha lei e não seguirem as minhas ordenanças,

Salmos 119:71 – Foi bom para mim ter sido castigado, para que aprendesse os teus decretos.

Salmos 119:75 – Sei, Senhor, que as tuas ordenanças são justas, e que por tua fidelidade me castigaste.

Provérbios 3:12 – pois o Senhor disciplina a quem ama, assim como o pai faz ao filho de quem deseja o bem.

Provérbios 13:24 – Quem se nega a castigar seu filho não o ama; quem o ama não hesita em discipliná-lo.

Isaías 27:9 – Assim será perdoada a maldade de Jacó, e será este o fruto da remoção do seu pecado: Quando ele fizer com que as pedras do altar sejam esmigalhadas e fiquem como pó de giz, os postes sagrados e os altares de incenso não ficarão de pé.

Jeremias 10:24 – Corrige-me, Senhor, mas somente com justiça, não com ira, para que não me reduzas a nada.

Hebreus 12:7 – Suportem as dificuldades, recebendo-as como disciplina; Deus os trata como filhos. Pois, qual o filho que não é disciplinado por seu pai?

Tiago 1:12 – Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam.

Tiago 5:11 – Como vocês sabem, nós consideramos felizes aqueles que mostraram perseverança. Vocês ouviram falar sobre a paciência de Jó e viram o fim que o Senhor lhe proporcionou. O Senhor é cheio de compaixão e misericórdia.

Apocalipse 3:19 – Repreendo e disciplino aqueles que eu amo. Por isso, seja diligente e arrependa-se.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *